Aviso de Patrulha ‘Albacora’ é incorporado

22

A Marinha do Brasil incorporou, em 24 de setembro, o mais um Aviso de Patrulha (AviPa), construído pela Indústria Naval do Ceará S.A (INACE).

A solenidade, realizada no píer do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), marcou o batismo do navio, que recebeu o nome de AviPa Albacora, e sua transferência para o Setor Operativo.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; acompanhado do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Augusto de Sousa; do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Airton Teixeira Pinho Filho; do Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Júnior; e do Diretor-Presidente do INACE, Antônio Gil Fernandes Bezerra.

Atracada ao píer, a nova embarcação recebeu o tradicional banho de champanhe, após o acionamento do dispositivo por sua madrinha, a Sra. Vera Lucia Afonso Ramos, esposa do Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos.

Lançado ao mar no dia 09 de agosto, o AviPa contribuirá nas ações de Patrulha e Inspeção Naval e deve, também, ser utilizado em manobras de reboque de embarcações de porte semelhante, em tarefas de Busca e Salvamento (SAR) e em apoio a operações de mergulho livre e autônomo, ao longo do litoral sob jurisdição do Comando do 1° Distrito Naval, cuja sede fica localizada no Rio de Janeiro.

O nome da embarcação é originário de um peixe semelhante ao atum, encontrado em toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste.

O Aviso de Patrulha possui casco e superestrutura construídos em alumínio, 22,80 metros de comprimento e alcança uma velocidade máxima de 15 nós, com autonomia de três dias e um raio de ação de 300 milhas náuticas (cerca de 777 quilômetros). A sua tripulação é formada por um Oficial e cinco Praças.

FONTE e FOTOS: MB

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Ok. É notícia naval, é importante, mais uma embarcação distrital, etc…, etc…, etc…

Mas quando meu Deus ! Eu vou ver solenidades assim para o recebimento em tempo razoável de meios navais de linha ! Tudo bem que uma Marinha de Guerra se faz também de meios distritais, mas só isso também não !

No quadro atual de nossas escoltas me dói ver tanto aparato, tantas platinas, para tão pouco…

Fabio

Quais as armas desta belonave?

luiz otavio

Olá Fabio, sou leigo como você, mas acho que a principal arma é a velocidade mesmo, para interceptações, vigilância e não ataque, mas dá para ver uma metralhadora alí.

Dalton

Fabio…

o que encontrei é que este aviso patrulha da classe Marlim está
armado com duas metralhadoras MAG 7,62.

abs

Fabio ASC

Obrigadosss

Dalton

Mas tenho uma pergunta também !

Mudaram o indicativo do casco de LP para esta “sopa de letrinhas”
GptPNSE…alguém sabe o significado ??????

sds

claudio/Itajaí - SC

Boa tarde pessoal.

Não acredto que 15nós seja lá muita velocidade para um Aviso de Patrulha. A corveta Barroso chega em 27nós(segundo o site da marinha).

Porém desconheço em qual cenário a embarcação será utilizada.

Dalton

Claudio…

acho que há um erro aí. 15 nós não seria a velocidade máxima, e sim a economica para manter uma autonomia de 3 dias. A velocidade máxima é de 25 nós.

abs

claudio/Itajaí - SC

Dalton,

Agradeço a correção.
Se for dessa maneira concordo que a velocidade é uma aliado do Aviso de Patrulha.

J.Claro

Trata-se de uma bela embarcação
aos poucos nossa MB vai avançando.

Wiltgen

Dalton,

GptPNSE: Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste

Abraços,

Dalton

Obrigado Wiltgen !!!!

Leandro Requena

Tem que comprar mais uns 50 desses pra espalhar pelo nosso litoral e fronteiras. Só assim acabar com o tráfico de armas e contrabando través das vias fluviais e também marítimas. Pois pra quem não sabe, tem um monte de navios estrangeiros que param em alto mar e descarregam muamba em barcos menores durante a noite. A Polícia federal já anda combatendo isso. E até a PM carioca realiza esse trabalho. http://www.defesanet.com.br/01_lz/urb/01_mar.htm Sendo que essa deveria ser uma função da Marinha, através de uma Guarda Costeira, ou no nosso caso pela Capitania dos Portos, que cá entre nós, são muito… Read more »

Ricardo_MGA

Prezado ozawa Concordo com o que o Leandro falou, hoje muti se fala no pré sal e em FX2, mas o nosso principal problema (e portanto mais urgente) é o trafico de drogas e ele se combate com meios distritais como esse para evitar o trafico através dos rios brasileiros. Escoltas desse tipo aliadas a helis e ST da FAB ajudam muito a combater o trafico de drogas obs: sei que um caça tipo o SH, rafaele ou gripen podem ser usado pra combater o trafico, mas contra traficante o ST ta de bom tamanho pra bombardear pistas clandestinas e… Read more »

Asimov

Meio off mas interessante: Tradução Google http://www.usinenouvelle.com/article/transferts-de-technologie-la-methode-dcns.N138872 L’usine Nouvelle Construção naval Método de transferência de tecnologia DCNS Em 28 de setembro de 2010 por Maucourt Remy Para a transferência de tecnologia para um país do cliente, não é suficiente para postar uma série de planos. A DCNS, o processo está maduro. Em setembro de 2009, a DCNS assinou um contrato grande com a Marinha do Brasil. 6.700.000.000 € por quatro submarinos convencionais (Scorpene tipo), um submarino com propulsão nuclear (com excepção da propulsão), uma base militar e um estaleiro. Todos estes elementos serão construídos no Brasil por uma joint venture… Read more »

Zorann

Desculpem-me perguntar, mas qual o custo de uma embarcação dessas? Esse é um dos navios de 500t anunciados anteriormente?

Se o custo for baixo, seria muito interessante e necessário muitas unidades destas espalhadas por nosso litoral (como citou o Leandro), afinal não temos Guarda Costeira e todo pliciamento acaba sendo feito mesmo pela nossa Marinha.

Raptor

Uma palestra interessante para se pensar em pesquisas e monitoramento da Amazônia Azul:

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/john_delaney_wiring_an_interactive_ocean.html

Lucas de Matos

Zorann ,

amigo , não são os NPA de 500t , são avisos de Patrulha de 45t , o custo deles são baixos considerando que sua autonomia é de apenas 3 dias no mar

Biel

Esta prevista a aquisição de mais embarcações como esta ?

Dalton

Biel…

quatro já foram incorporados, Marlim, Barracuda, Dourado e Albacora e mais dois o serão ainda este ano, Anequim e Pargo.

abs

Paulo

A autonomia não seria pequena para o porte da embarcação? Pergunta de leigo.

MVMB

concordo com a necessidade de mais unidades desse porte para os distritos navais e APOIO – eu disse APOIO as atividades de busca de drogas e policiais.

mas, 15 nós e metralhadoras 7,62. QQ avião de boca de fumo tem mais poder de fogo que isso.

Uma ultima pergunta… Pq só o INACE constroi navios para a marinha?