Navio-escola ‘Gorch Fock’ da Marinha Alemã na Bahia

31

Salvador, 02.01/2010 – Já está em Salvador o navio-escola Gorch Fock da Marinha da Alemanha. A embarcação chegou ao porto da cidade na manhã dessa terça-feira, 02.11, e já começou seus preparativos para receber a população da capital baiana. No sábado (06.11) e no domingo (07.11), o público terá a oportunidade de vê-la bem perto. Das 15h às 17h, será realizado um „Open Ship“: os interessados poderão andar pelo navio, ver os artefatos que compõem a embarcação e conhecer um pouco mais do dia a dia em alto-mar. A entrada é franca.

Chegada

Após 26 dias de viagem, a chegada a Salvador encerrou um período que vai entrar para a história do Gorch Fock: nunca antes a embarcação havia ficado por tantos dias seguidos em alto-mar.
Mas se o clima era de missão cumprida, havia ainda muito a ser feito. Ao longo de toda a terça-feira, a tripulação limpou, pintou e reparou o que foi danificado durante os primeiros três meses de viagem. Os primeiros encontros oficiais, desta vez com representantes do Governo da Alemanha no Brasi, também foram realizados. Devido ao feriado de Finados, os encontros com as autoridades brasileiras foram adiados para esta quarta-feira (03.11).

Coletiva de Imprensa

Nesta quarta-feira, a partir das 15h30, o Comandante Norbert Schatz e o Embaixador da Alemanha no brasil, Wilfried Grolig, concederão uma entrevista coletiva à bordo do Gorch Fock. Um interpréte estará à disposição dos jornalistas e fotógrafos que, após a coletiva, também poderão fazer uma passeio exclusivo pela embarcação, conversar com marinheiros e conhecer um pouco mais do dia a dia em alto-mar.

Viagem

O Brasil é o terceiro destino da viagem que começou em Kiel, na Alemanha, no dia 20 de agosto, e já passou pelas cidades de Bremerhaven (Alemanha) e Las Palmas (Espanha). À bordo do navio-veleiro encontram-se, além da tripulação formada por 85 pessoas, cerca de 145 oficiais em formação, três dos quais marinheiros vindos de Montenegro, do Azerbaijão e da Tailândia.

A parada brasileira significará um momento especial no percurso do Gorck Fock: em Salvador terá lugar a primeira troca de pessoal da viagem. Após quase três meses em alto-mar, a primeira turma de jovens oficiais retornará para a Alemanha, onde continuará sua formação em terra firme, dando lugar ao segundo grupo de marinheiros, que também permanecerá cerca de três meses à bordo do navio.

O Gorck Fock deixará o Brasil na quarta-feira (17.11), seguindo viagem em direção à Argentina. A embarcação, que passará ao todo quase um ano em alto-mar antes de voltar para a Alemanha em junho de 2011, passará ainda por portos no Uruguai, Chile, Peru, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal.

FONTE e FOTOS: Glaucimara Silva / Embaixada da República Federal da Alemanha

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
@wagner

Esse é o mesmo que a Kriegsmarine usava, aquele que tem a foto no livro do Richar Humble, da renes ?

Crusader

Eu vou dá uma visitada nele no domingo. Não tenho nada para fazer no fim de semana, pelo menos me divirto um pouco…

Vader

Linda embarcação.

Dalton

O Gorch Fock original , o da foto da coleção Renes,” A marinha alemã”
pg 30, foi afundado pelos proprios alemães no fim da guerra mas foi
recuperado pelos sovieticos e usado como navio de treinamento, até
a dissolução da URSS quando por falta de fundos para a manutenção
acabou indo parar na Alemanha que o transformou em um navio museu
inclusive, rebatizando-o com seu nome original.

O atual, conhecido como Gorch Fock II, foi comissionado em 1958.

abs

ednardo ferreira

Quando criança montei uma miniatura revell deste navio!

Belíssimo!

Fernando de Noronha

@wagner ======= Exatamente o que o Dalton diz. Porém apos a guerra o navio foi dado a União Soviética com idenização e em 1947 o navio foi recuperado pelo fundo do mar e lavado ao um estalero para recuperação e manutenção. Em setembro de 1949 ela foi batizada com nome “Towarischtsch” (Товарищ) o que significa comrado e em julho de 1951 a “Towarischtsch” foi incorporado a marinha soviética na base naval Cherson. Apos a extinção da União Soviética em 1991 ela foi transferida para a marinha da Ucrânia, onde foi desativado em 1993 por falta de dinheiro. Em 1995 ela… Read more »

RatusNatus

Uma beleza. que tal um tópico com fotos dos veleiros das marinhas pelo mundo.

MO

Apenas aproveitando o gancho da escala do Gorch Fock (pena nao ter nenhum salvadorenho shiplover para fotografar a chegada/escala/saida dele … vai aqui uma dica para quem curte N/M´s Brasileiros, com parte de nossas fotos no FDS passado: http://santosshiplovers.blogspot.com/

Se eventualmente tiver algum salvadorenho shiplover que tenha (por painho) fotografado sta bela embarcaçao, nõs (o pessoal leitor aqui do PN e os Shiplovers agradeçemos !!!)

Alberto

Amanha, vou visitar o navio com meus filhos. Devo tirar varias (!!) fotos a bordo. Se o “Poder Naval” tiver interesse, envio as fotos no domingo.

“Salvadorenho”? : ) SOTEROPOLITANO.

MO

Uia, so foi falar

Ponto pros salvadorenhos !!!!

Boa Alberto, manda sim, por gentieza !

Nois, os cara e ate os pseudos habitantes do lendario estado do Acre (se é que ele existe, claro … agradece)

Alberto

Amanha nao. Desculpem SABADO. Sabado, vou visitar o navio. Mando as fotos no domingo.

Soteropolitano é o gentílico de quem nasce na cidade de Salvador da Bahia. Salvadorenho é para o habitante ou natural do pais El Salvador. Eu tambem chamava o povo de Salvador de salvadorenho… e todo mundo ficava p…..

🙂

MO

Verdade Alberto, mas isso eh em portugues

meu idioma escrito and falado é ostres, em ostres salvadoriano é salvadorenho 🙂

Boa visita and fotos !!!!

GUPPY

MO,

Em “ostres”, qual o gentílico de quem nasce no Estado do Acre?

Abraços

Joker

GUPPY

O Acre não ecziste!!! É uma estrutura de um portal intergalatico muito parecido com o quadrado das calças…

MO

Acreano ou Acretino

eh o suposto gentiliconiano dos lendarios abitantes do Acre

GUPPY

Xiiiii MO,

Nem quero lembrar que o Acre foi da Bolívia.

Abraços

angela

Sai de Camaçari para visitar o navio e chegando lá fui informada que o mesmo não seria aberto a visitação… frustração geral da criançada e minha tb. Muito chato.

Alberto

Angela,

Visitei o navio ontem…belíssimo. Mandei as fotos para o editores do poder naval…espero que publiquem.

suzy

quem tiver fotos do navio gostaria de receber por email nao visitei mas gostaria de ver as fotos da tripulacao .maria.suzan.a@hotmail.com obrigada

suzy

quem tiver fotos do navio gostaria de receber por email nao visitei mas gostaria de ver as fotos da tripulacao .

Fernando de Noronha

ACIDENTE FATAL A BORDO DA “Gorch Fock”
====================================

No domingo, 07/11/2010, aconteçeu um acidente fatal a bordo da “Gorch Fock”, uma jovem aspirante oficial caiu do mastro do veleiro de grande altura e bateu no convés. Ela recebeu imediatamente os primeiros socorros e foi transferido para um hospital em Salvador. Mas infelizmente ela não resistiu ao graves ferimentos e faleceu.

Fonte: http://www.marine.de (Marinha Alemã)

su

meu sentimentos pela jovem acidente , fatalidade que Deus lhe der paz onde quer que vc esteja !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alberto

Perai!!! So vi quatro mulheres a bordo…tirei foto de tres delas….meu Deus!!! Qual o nome da oficial que faleceu? Mandei as fotos para o editores do blog e nada de colocarem no ar. Talvez eu tenha tirado a ultima foto da menina com vida….

suZY

A QUE FALECEU SE CHAMAVA SARAH VC PODERIA ENVIAR AS FOTOS QUE VC TEM PRA MEU EMAIL AGUARDO RESPOSTA

Alberto

Suzy,

As imagens estao em meu orkut: alberto s. betzler. Creio que tirei uma foto da menina..acho que é uma de cabelo preto (brunette).

suzy

oi alberto sou colega de kaline aki da marinha eu sei quem foi a militar ela nao era morena nao e sim loira e muito bonita qual quer coisa meu email e oukut é maria.suzan.a@hotmail.com fiquei muito abalada com o acontecimento mas fazer o que ne fatalidades acontece .

Bernhard

gostaria saber se a Gorch Fock passa pelo porto de santos nesta viagem-alguem sabe?

MO

nada previsto

Lavand

E pensar que tínhamos um navio gemeo e deixamos por incopetencia nossa ou falta de recurso na época deixar o navio praticamente se acabar em nossas mãos, ainda por sorte vendemos o que restava do navio para os portugueses e hoje é o cisne branco deles SAGRES só pelas fotos quando se vê é de babar. e os acentos deixei pra lá.

Alberto

Ele nao vai passar em Santos. Vai suspender dia 17/11 e vai para a Argentina.

KURT

como meu amigo diz sr. bernhard,

gostaria saber se a Gorch Fock passa pelo porto de santos nesta viagem-alguem sabe? se não pderemso marcar na proxima viagem. temos mais gente agui no sul , qurem conhecer a GORCH FOCK. E triste o acidente.

abraços