Operação recebeu o nome de “Odisséia do Amanhecer”, segundo a Globo News

O Marinha dos EUA lançou seus primeiros mísseis contra território líbio, informaram as redes de TV CNN e NBC news. Segundo o jornal Folha de São Paulo, reproduzindo notícias da CNN e da Fox News, foram lançados mísseis de cruzeiro.

ATUALIZAÇÃO – VIA FOX NEWS (tradução – Poder Naval)

A Marinha dos EUA disparou os primeiros mísseis de cruzeiro americanos Tomahawk contra as defesas aéreas do líder líbio Kadafi neste sábado, conforme informação de uma fonte militar à Fox News.

Segundo autoridades dos EUA, esses  ataques  abrem o caminho para aeronaves europeias e outras estabelecerem uma zona de exclusão aérea, destinada a deixar no chão a força aérea de Kadafi e diminuir sua capacidade de inflingir mais ataques contra os rebeldes.

Horas depois que a Secretária de Estado Hillary Clinton compareceu a uma conferência internacional em Paris, que autorizou ações militares contra Kadafi, os EUA se incumbiram de lançar seus ataques sobre as instações de mísseis terra-ar e de radares ao longo da costa do Mediterrâneo, para proteger os pilotos encarregados da zona de exclusão aérea de ameaças terrestres.

Uma autoridade dos EUA, falando em condição de anonimato para poder tratar de assunto sensível, disse que a administração Obama pretende limitar seu envolvimento – ao menos nos estágios iniciais – à ajuda na proteção de missões aéreas francesas e outras.

ATUALIZAÇÃO – 17h40: segundo a Sky News e o The Telegraph um submarino britânico da classe “Trafalgar” também disparou 4 mísseis Tomahawk contra as baterias antiaéreas líbias.

ATUALIZAÇÃO – 18h05: segundo a CNN, foram disparados mais de cento e dez mísseis Tomahawk, por unidades navais da Marinha dos EUA e da Marinha Real, contra 20 alvos do sistema de defesa antiaérea da Líbia. Fontes do Departamento de Defesa dos EUA mencionaram alvos ao redor de Trípoli e Misrata.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Huummm

Se eu fosse o GENERAL LÍBIO, com a missão de salvar o regime nesse momento:

Meu movimento estratégico seria o seguinte:

1) Reunir todas as tropas disponíveis, e marchar até a fronteira com o Chade.

2) Preparar as tropas para uma invasão norte-americana por terra, elas ficariam sob intenso treinamento de dia.

3) De noite, com todos exaustos, dormindo, EU COLOCARIA UMA PERUCA E UM OCULOS GROUCHO MAX, EU SAIRIA CORRENDO PELA FRONTEIRA E DESERTARIA PARA O CHADE !!

Gostaram de meu movimento estratégico ?

🙂

Baschera

Hahahah…. o Kadaffi já está tomando uma injeções de botox para sair disfarçado ….. de Hebe Camargo…RSSSS.

Sds.

Wagner

Ouvi dizer mesmo que ele vai ser contratado pelo SBT para substituir a Hebe…

Programa ” Domingos ditatoriais” …

Baschera

Errata: Umas … e não “uma”… desculpem-me.

O caso foi o seguinte, o Obama estava comendo uns bolinhos com suquinho de laranja no Alvorada com a Dilma e disse.. “me dá uns destes prá levar na viagem”… a Dilma respondeu: yes, mister president, quantos ?? …e o Obama, entretido com seu assessor militar sobre os ataques na Líbia, respondeu: “uns 100 ou 110 tá bom”…… e o militar americano entendeu que era sobre quantos tomahawks era para disparar sobre o Kadaffi….

KKKKKKK…

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini

Pra você ver, Baschera, o nome da operação, conforme revelaram há pouco, é “Odisséia do Amanhecer”, embora alguns jornais estejam traduzindo como “Odisséia da Alvorada”.

Será que, por essa suposta autorização do lançamento dos mísseis pelo Obama aqui no Brasil, não mereceria o nome “Odisséia DO Alvorada”????

Baschera

KKKKK …. Nunão…ia ser difícil de pronunciar…. vc já viu um gringo tentando soletrar a palavra “Alvorada” ???

Sds.