Fragata francesa ‘Courbet’ interrompe operação de minagem líbia em Misratah

Fragata francesa ‘Courbet’ interrompe operação de minagem líbia em Misratah

161
3
SHARE

Na noite de 28 a 29 de abril, uma aeronave Atlantic 2 da Marine Nationale detectou vários barcos em alta velocidade em direção ao porto de Misratah. A fragata francesa Courbet, envolvida na operação “Unified Protector” da NATO, guiada por aeronaves de patrulha marítima, interceptou as embarcações.

Suspeitando uma ameaça, sua tripulação deu ordem para que os barcos parassem e deram vários tiros de advertência.

Diversas embarcações deram meia-volta e os marinheiros franceses, ao se aproximarem da área, descobriram uma mina flutuante. Após uma investigação mais aprofundada, duas outras minas foram descobertas. Outras investigações estão sendo conduzidas.

Esta operação interrompida pela fragata Courbet foi, provavelmente, levada a efeito pelas forças do coronel Kadafi para minar o porto de Misratah e, assim, impedir a entrega de suprimentos humanitários em benefício da população civil.

FONTE: www.defense.gouv.fr / FOTO: Marine Nationale

NOTA DO EDITOR: Neste mês de maio de 2011, a Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil fará 50 anos. As minas navais podem ser usadas contra e a favor de qualquer país, pois é o meio mais barato de negação do uso do mar. É importante que notícias como essa lembrem nossos tomadores de decisão que o Brasil não pode prescindir de uma Força de Minagem e Varredura moderna e eficiente, pois nosso País respira pelo mar.

3 COMMENTS

Deixe uma resposta