General Dynamics recebe US$ 1,2 bilhão para mais um submarino classe Virginia

5

A U.S. Navy liberou US$ 1,2 bilhão à General Dynamics Electric Boat, para a construção do 14° submarino nuclear de ataque, SSN-787, da classe “Virginia”. Dessa maneira será possível construir dois submarinos nucleares da classe por ano.

A classe “Virginia” é uma versão “downgraded” da classe “Seawolf” de submarinos nucleares de ataque, otimizada para as ameaças pós-Guerra Fria. Diferentemente da classe “Seawolf”, os “Virginia” fazem grande uso de equipamentos COTS (Commercially available Off-The-Shelf) e tem desempenho mais modesto, embora sejam mais silenciosos.

Os SSN classe “Virginia” deslocam 7.800 toneladas, têm comprimento de 115m e boca de 10,3m. Podem navegar a velocidades de até 25 nós e mergulham normalmente até a profundidade de 800 pés (244m). São armados com torpedos Mk.48 e mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Há um estudo para “esticar” futuros “Virginias” em cerca de 30 metros
com uma seção atrás da vela e que conteria outros 4 tubos com capacidade para 6 ou 7 tomahawks cada um, sem falar na flexibilidade
de trocar misseis por veiculos não tripulados ou qualquer outra carga.

Resolveria em parte o problema que será gerado quando os 4 SSGNs
forem descomissionados pós 2020 e que normalmente transportam
mais de 100 tomahawks cada um.

Franz A. Neeracher

Dalton!

Outra opção seria converter os 4 SSBN mais novos em SSGN; assim a USN manteria a capacidade até pelo menos até 2040…..

Mas isso depende de quando os 12 futuros SSBN entrarem em serviço!

daltonl

Pouco provavel franz… os 4 submarinos que vc mencionou teriam que ter iniciadas suas conversões já a partir de 2014 e até agora nada se ouviu sobre isso estando todos completos em 2020 e como os atuais SSGNs devem permanecer em serviço até 2024-2027 os EUA teriam em 2020 8 SSGNs e 10 SSBNs. Descomissionar mais cedo os 4 SSGNs atuais á medida que os 4 novos convertidos entrassem em serviço implicaria uma redução na frota de SSBNs para 10 unidades por cerca de 10 anos e pior, não haveria uma margem de segurança caso o programa do SSBN(X) sofra… Read more »

Control

Senhores

Entendi mal ou os Virginia custam 1,2 bilhões de dólares, cada?
E quanto estão custando para o Brasil os subs franceses, visto que o contrato é da ordem de 12 bilhões de dólares?
Alguém pode esclarecer melhor isto?

Sds

daltonl

Control…

um SSN “Virginia” custa cerca de 2,2 bilhoes de dólares. O 1,2 bilhão é um “adiantamento” que permitirá a aquisição de materiais e serviços a serem utilizados na construção programada para iniciar-se no segundo semestre.

Quanto ao nosso caso, os 12 bilhões são o total do acordo com a França que prevê estaleiro, submarinos convencionais e helicopteros também.

abraços