Guarda Costeira do Japão encomenda mais três helicópteros EC225

6

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, a Eurocopter veiculou nota sobre a encomenda de três novos helicópteros EC225 pela Guarda Costeira do Japão. A assinatura do acordo “tripartite” para a aquisição dessas três aeronaves adicionais, que além da Guarda Costeira envolve o Grupo Eurocopter e a Eurocopter Japan, acontece após intensas missões de resgate relacionadas ao terremoto e tsunami ocorridos no país.

Segundo a nota da empresa, estes serão os primeiros helicópteros civis a serem equipados com o mais avançado sistema de missão, para emprego em missões de busca e salvamento (SAR) assim como de aplicação da lei.

A encomenda foi decidida após a Guarda Costeira do Japão realizar de forma eficiente os esforços de resgate e ajuda que se seguiram ao terremoto e tsunami de 11 de março, desastres que, infelizmente, causaram a submersão e perda de aeronaves. A aquisição deverá recompor a frota com novos helicópteros com tecnologia e capacidade para desempenhar missões SAR complexas, assim como de antipirataria.

A Guarda Costeira do Japão adquiriu dois EC225 em 2006 em uma concorrência aberta, para complementar sua frota de  AS332 L1 em missões SAR de longo alcance e operações embarcadas.

Mais da metade dos helicóptoros utilizados nas operações de ajuda após o desastre de 11 de março, por Bombeiros, Polícia e Guarda Costeira, eram de origem Eurocopter.

O  EC225 é um helicóptero da categoria de 10-11 toneladas, possui piloto automático digital, cabine para 25 pessoas e grande autonomia. Sua versão militar é o EC725 e ambos, segundo a empresa, tornaram-se referência para missões SAR civis e militares, transporte de passageiros e missões “off-shore” não só no Japão como ao redor do mundo.

Entre modelos EC225 e EC725, há um total de 240 encomendas, das quais metade já foi entregue. Nos próximos dois anos, a taxa de produção deverá ser aumentada em 60% para atender à demanda do mercado.

FONTE / FOTO MENOR: Eurocopter

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Pelo visto o EC só não serve para o Brasil, já que no Mexico ele tambem teve uma encomenda inicial e depois um segundo lote…..

Abraços,

Augusto

Pois é… foram (e ainda são) muito criticados aqui pelos “entendidos”, mas tanto o México quanto o Japão insistem em encomendar mais “jacas”. Que venham mais EC para o Brasil!

Luis

Pelo preço que se pagou pelos EC725, se compraria mais unidades do Blackhawk. Mais moderno e mais barato, podendo já vir armado com a metralhadora Gatling.

Mauricio R.

Afastem de nós esse cálice, digo, droga de helicóptero!!!
Prefiro sem sombra de dúvida, S-92; Merlin e BH.
Com a saída do Jobim, bem que podiam fazer um rapa no MD e fechar de vez, o “balcão de negócios”, que só trouxe prejuízos ao Brasil e as suas ffaa.

luizcascaldi

Ele se suja de mais ou é impressão minha?

Joker

Qlqr equipamento que seja usado em muitas horas, especialmente a região onde são expelidos os gases de combustão ou com fuligem irão apresentar esse ton mais escuro.E como tmb foi dito na postagem eles foram muito utilizados em virtude do desastres naturais de assolaram o Japão.Sem contar que parte da pintura é branca.