A Fragata Constituição (F-42), é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil e a terceira unidade da classe Niterói a ser construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.

Teve sua quilha batida em 13 de março de 1974 sendo lançada e batizada em 15 de abril de 1976, tendo como Madrinha a Sra. Stella de Oliveira Campos, esposa do Embaixador do Brasil na Inglaterra Dr. Roberto de Oliveira Campos.

Entre 31 de outubro e 15 de dezembro, realizou suas primeiras saídas para o mar a fim de realizar a provas de casco, maquinas e sistemas a cargo do estaleiro construtor e nessa ocasião, foram navegadas 3.175.5 milhas e feitos 14.5 dias de mar, iniciando em 10 de março as provas finais de aceitação.

A Fragata Constituição foi incorporada em 31 de março de 1978, quando assumiu o primeiro comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Heitor Alves Barreira Júnior.

Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Armando de Moura Ferraz.

NOTA do EDITOR: Conheça mais sobre a história do “Urso” acessando o NGB.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Navio João Cândido

Agora parece que vai. Pelo menos os rebocadores o estão manobrando.

Daglian

Lindo navio. Os fragatas da classe Niterói são muito bonitas mesmo. O problema é que a frota está envelhecendo… e, não sei vocês, mas a cada notícia deste tipo, fico um bocado mais triste com o sucateamento da frota.

Sobre o João Cândido, existe algum link onde possamos acompanhar notícias Marcos, ou você as lê na imprensa em geral? Muito obrigado!

GUPPY

E como anda o projeto de substituição das Fragatas Classe Niterói? Elas estão atingindo uma idade pra lá de ideal para serem substituídas. E as FREMMs (italianas ou francesas), KDX, as espanholas, sejam quais forem, quando serão adquiridas? Temo que isso vire o que muito já se especulou: FX-Naval.

ricardo_recife

Caramba, 34 anos!!! Daqui a pouco a Marinha vai fazer as Bodas de Rubí do navio.

Apesar de ser um belo navio já era para ter sido tirado de serviço a muito tempo.

Abs,

Ricardo

cristiano.gr

Está mais que na hora de se mexerem para a compra de navios que substituam a Classe Niterói, pois se forem navios novos levaram uns 5 anos no mínimo para serem entregues e mais um ano para ser comissionado. 34+6=40 anos terá esta fragata quando, possivelmente, fosse substituída se seguissem esse cronograma e a compra fosse feita este ano.

Possivelmente a Classe Niterói chegará aos 50 anos na MB. O que não seria totalmente ruim se fosse usada como uma segunda linha e modernizada.

João l. de oliveira

Fragata Constituição teve a honra de ter tido como primeiro comandante um grande brilhante oficial. O conheci de perto, pois servi sob seu comando.