MONTEVIDÉU – O governo do Uruguai denunciará para órgãos internacionais a presença ou trânsito por suas águas territoriais de um submarino militar nuclear inglês que partiu rumo ao Atlântico Sul, em um momento de tensas relações entre a Argentina e Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas.

“Se este submarino passa por nossas águas e conseguimos detectá-lo, não temos outra alternativa que não seja denunciar o fato”, disse o vice-ministro da Defesa Nacional, Jorge Menéndez, em entrevista ao jornal La Republica.

Os ministros da Defesa dos países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) declararam a zona do Atlântico Sul “livre de armas nucleares”, dias depois que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, rechaçou a presença de um navio de guerra nuclear da Marinha britânica.

Menéndez destacou que as embarcações “de natureza militar não são bem-vindos em nossas águas nem em nossos portos”, a não ser que estejam desenvolvendo “ações humanitárias ou científicas”.

O governo uruguaio considera as Malvinas, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, “uma possessão colonial inglesa na América Latina”.

FONTE: Portal Ansa Latina

Tags: , ,

Jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

5 Responses to “Uruguai denunciará presença de submarino britânico em suas águas” Subscribe

  1. eriksondb 24 de maio de 2012 at 11:11 #

    “Se este submarino passa por nossas águas e conseguimos detectá-lo, não temos outra alternativa que não seja denunciar o fato”, disse o vice-ministro da Defesa Nacional, Jorge Menéndez, em entrevista ao jornal La Republica.

    Político é totalmente sem noção né, ele acha que a ANU vai detectar com o que? Será que ele acha que aquele único Beechcraft 200T “lata velha” que eles tem vai detectar um SN no meio do Atlântico? É brincadeira, os Ingleses estão morrendo de medo, ou melhor de dar risada! Bem, talvez algum acessor militar explique a ele como se faz ASW e com que equipamento é necessário.

  2. wallace 24 de maio de 2012 at 13:11 #

    Off-topic:
    Incêndio em submarino nuclear americano deixa sete feridos
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1094960-incendio-em-submarino-nuclear-americano-deixa-sete-feridos.shtml

  3. aldoghisolfi 24 de maio de 2012 at 15:37 #

    É… realllllllmente os ingleses se borraram todos. Espero que a Dilma e quejandos não digam as mesmas bobagens que os castelhanos.

    ERIKSONDB: mas me conta, e se os castelhanos detectarem o nuke inglês em águas castelhanas? Não vale dizer que os ingleses deixaram…

  4. giordani1974 24 de maio de 2012 at 19:38 #

    O que esse político da cisplatina disse é um exemplo de como agem os políticos brazileiros, ou seja, eles falam sobre coisas que nem ao menos fazem noção sobre o quê estão falando…pergunte a eles por que o avião voa e talvez o tiririca de a resposta mais sensata: Por que tem asas…
    Não é à toa que as forças armadas cisplatinas e brazileiras estão na penúria, sucateadas, eternamente enroladas…mas se os políticos não fazem noção das condições de suas FFAA´s, imaginem então o povo…

    Agora vê se tem cabimento o vice-ministro da defesa da cisplatina dizer uma coisa dessas! Localizar um SN com beechcraft?!?!?! Se isso acontecer, ou os ingleses deixaram ou a doutrina está totalmente errada!!!

  5. GUPPY 25 de maio de 2012 at 18:17 #

    E desde quando um submarino nuclear a caminho das Falklands/Malvinas precisa passar pelas águas territoriais uruguaias? Lembrando o conterrâneo Ivan, olhem o mapa! Da Inglaterra até as referidas ilhas não tem necessidade de adentrar águas uruguais. E se os britânicos quiserem, jamais os uruguaios ficarão sabendo. Se brincar, passa na superfície e não é descoberto: a noite, chovendo forte e com um jogo da Celeste Olímpica (ou do Nacional) no Estádio Nacional, em Montevideo.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Suecos investigam presença de submarino estrangeiro perto de sua capital

Submarino estrangeiro estaria operando no Arquipélago de Estocolmo, do qual faz parte a capital da Suécia, o que levou ao […]

Mora em Brasília ou está na cidade? Então experimente um simulador da Marinha

Simulador de Aviso de Instrução, utilizado pelos aspirantes da Escola Naval no Rio de Janeiro (RJ), além de maquete da […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Marinha de Guerra do Peru confirma a aquisição de cinco helicópteros SH-2G Super Seasprite

A Marinha do Peru materializou através do Canadian Commercial Corporation, a aquisição de cinco helicópteros Kaman SH-2G Super Seasprite. O […]

Obras do Núcleo do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste são iniciadas

Estrutura pertencente ao desativado Serviço de Sinalização Náutica em Santos-SP – Em nota divulgada em 5 de outubro, a Marinha […]

Do canhão à imagem

Acima, foto do navio hidrográfico Garnier Sampaio (H 37) levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no tradicional Círio […]