Uruguai denunciará presença de submarino britânico em suas águas

5

MONTEVIDÉU – O governo do Uruguai denunciará para órgãos internacionais a presença ou trânsito por suas águas territoriais de um submarino militar nuclear inglês que partiu rumo ao Atlântico Sul, em um momento de tensas relações entre a Argentina e Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas.

“Se este submarino passa por nossas águas e conseguimos detectá-lo, não temos outra alternativa que não seja denunciar o fato”, disse o vice-ministro da Defesa Nacional, Jorge Menéndez, em entrevista ao jornal La Republica.

Os ministros da Defesa dos países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) declararam a zona do Atlântico Sul “livre de armas nucleares”, dias depois que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, rechaçou a presença de um navio de guerra nuclear da Marinha britânica.

Menéndez destacou que as embarcações “de natureza militar não são bem-vindos em nossas águas nem em nossos portos”, a não ser que estejam desenvolvendo “ações humanitárias ou científicas”.

O governo uruguaio considera as Malvinas, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, “uma possessão colonial inglesa na América Latina”.

FONTE: Portal Ansa Latina

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eriksondb

“Se este submarino passa por nossas águas e conseguimos detectá-lo, não temos outra alternativa que não seja denunciar o fato”, disse o vice-ministro da Defesa Nacional, Jorge Menéndez, em entrevista ao jornal La Republica. Político é totalmente sem noção né, ele acha que a ANU vai detectar com o que? Será que ele acha que aquele único Beechcraft 200T “lata velha” que eles tem vai detectar um SN no meio do Atlântico? É brincadeira, os Ingleses estão morrendo de medo, ou melhor de dar risada! Bem, talvez algum acessor militar explique a ele como se faz ASW e com que… Read more »

wallace

Off-topic:
Incêndio em submarino nuclear americano deixa sete feridos
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1094960-incendio-em-submarino-nuclear-americano-deixa-sete-feridos.shtml

aldoghisolfi

É… realllllllmente os ingleses se borraram todos. Espero que a Dilma e quejandos não digam as mesmas bobagens que os castelhanos.

ERIKSONDB: mas me conta, e se os castelhanos detectarem o nuke inglês em águas castelhanas? Não vale dizer que os ingleses deixaram…

giordani1974

O que esse político da cisplatina disse é um exemplo de como agem os políticos brazileiros, ou seja, eles falam sobre coisas que nem ao menos fazem noção sobre o quê estão falando…pergunte a eles por que o avião voa e talvez o tiririca de a resposta mais sensata: Por que tem asas… Não é à toa que as forças armadas cisplatinas e brazileiras estão na penúria, sucateadas, eternamente enroladas…mas se os políticos não fazem noção das condições de suas FFAA´s, imaginem então o povo… Agora vê se tem cabimento o vice-ministro da defesa da cisplatina dizer uma coisa dessas!… Read more »

GUPPY

E desde quando um submarino nuclear a caminho das Falklands/Malvinas precisa passar pelas águas territoriais uruguaias? Lembrando o conterrâneo Ivan, olhem o mapa! Da Inglaterra até as referidas ilhas não tem necessidade de adentrar águas uruguais. E se os britânicos quiserem, jamais os uruguaios ficarão sabendo. Se brincar, passa na superfície e não é descoberto: a noite, chovendo forte e com um jogo da Celeste Olímpica (ou do Nacional) no Estádio Nacional, em Montevideo.