Filipinas negocia compra de escoltas italianas de segunda mão

1

Através de um acordo governo-governo, as Filipinas estão prestes a concluir uma negociação com a Itália para a venda de duas fragatas classe Maestrale. Caso a negociação seja concretizada, estas serão as primeiras unidades navais modernas e dotadas de mísseis da Marinha das Filipinas, que enfrenta forte pressão da China pela disputa do Mar da China Meridional.

As negociações estão aguardando a decisão final do governo em liberar cerca de US$ 1,7 bilhões, que já foi aprovado pelo Parlamento daquele país. Segundo o Secretário da Defesa das Filipinas, Voltarie Grazmin, os navios poderiam ser recebidos em 2013, após um programa de modernização.

Conforme informado pelo grupo Jane’s, as duas fragatas foram oferecidas por US$ 265 milhões. Também há negociações no sentido de vender outras duas corvetas da classe Minerva ou outro navio de pequeno porte.

Em função da grave crise econômica, a Itália anunciou recentemente que venderá ou doará até 28 navios nos próximos cinco ou seis anos. Segundo o comandante da Marinha Italiana, Binelli Mantelli, a Itália poderia livrar-se de sete fragatas, de seis a oito corvetas, quatro navios de treinamento, assim como de muitos rebocadores de alto mar, três caça-minas e dois navios de transporte costeiros.

Com informações das agências internacionais

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Uma fragata “Maestrale” cuja posição do lançador de Aspides facilmente a distingue das fragatas “Artigliere” que também estão sendo consideradas para venda pode ser vista na foto, atrás do destroyer
Francesco Mimbelli D 561.