As ilhas Senkaku (Japão) ou Diaoyu (China) REUTERS

vinheta-clipping-naval Uma fragata chinesa, que patrulhava as águas perto das ilhas de Diaoyu (Senkaku), travou seu radar em um contratorpedeiro japonês que se encontrava na mesma área com missão análoga. O incidente, que se tornou notícia agora, aconteceu em 30 de janeiro.

O navio chinês apontou para o japonês o radar destinado a avaliar as dimensões do alvo e a distância para ele. Habitualmente, esta operação precede a abertura do fogo. Os marinheiros japoneses contiveram-se e não tomaram medidas de resposta.

Os peritos afirmam que o apontamento do radar de pontaria a um navio de guerra estrangeiro é um fenômeno muito raro e extremamente perigoso, capaz de provocar um ataque inadiável.

FONTE: Voz da Rússia

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Dois cães gigantes rosnando um para outro… Mas nenhum com disposição suficiente pra começar a briga… Não se sabe como ela pode terminar. Até porque os EEUU como aliados estratégicos do Japão, serão empurrados para dentro de um eventual conflito entre o seu maior credor e o seu segundo maior credor…

Giordani

Voz da russia…

Ozawa

A matéria foi divulgada ontem na Globo News, inclusive com imagens de emebarcações das duas marinhas e discurso inflamado do 1º ministro japonês, o qual não entendi nada logicamente, mas fiquei atento, e entenderia perfeitamente, se ele dissesse: “tora, tora, tora…”

Renato Oliveira

Isso cheira mal, muito mal… significa que, por pura sorte, não começou a 3ª Guerra Mundial… e ainda tem gente que critica os gastos com Defesa…

cristiano.gr

Pouca vergonha 2 potências brigando por essas porcarias de pedras. Deviam sentar e negociar as questões de todas as ilhas que vivem reclamando.

julio cezar barreto leite

Apontar os radares de Direção de Tiro (DT) para um navio de guerra é um ato de guerra. Essa simples atitude justificaria o ataque pelo navio do Japão. Porquê será que a China fez essa provocação? Da próxima vez teremos engajamento certo!

Mauricio R.

O problema é que c/ os chineses, ninguém tem certeza de quem é que mandou fazer:

a) se o comitê central do partido,

b) se o capitão do navio, exasperado c/ a presença do navio japonês,

c) se o operador do radar, acometido de excesso de zelo patriótico.

Qnto aos americanos:

(http://nation.time.com/2013/02/08/china-to-find-a-target-rich-environment/)

Estão se mexendo, sem alarido, nas sombras.