Livreto ‘Construindo hoje a Marinha de amanhã’, de 1974

15

Marinha do Manhã 1974 008

Mais uma raridade encontrada por Ezequiel Ferreira Leite, na feirinha da Praça XV no Rio de Janeiro. O livreto “Construindo hoje a Marinha de amanhã”  publicado em 1974, tratando do Plano de Renovação e Ampliação dos Meios Flutuantes de 1965.

A publicação traz muitas informações e imagens raras dos sistemas da classe “Niterói”, grande novidade tecnológica daquele programa naval.

O quadro de silhuetas de navios tem algumas diferenças em relação ao publicado no Nomar de dezembro de 1973. Clique nas imagens para ampliar e salvar.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marc

Esta marinha eu conheço, estive la trabalhei com estes fabulosos navios os contratorpedeiros …

GUPPY

Embaixo da fotografia do submarino S11 informa Classe Balao mas este da foto era da Classe Tench que também ficou conhecida como Classe Corsair. Trata a foto do segundo Submarino Rio Grande do Sul -S11 que a MB operou, um GUPPY II.

MO

estas classes são variantes do Balao, levemente diferentes, Guppy me desculpe mas to morrendo de prigrissas de ir la ver no US submarines An Illustrated Design History, do Norman Fridman … me desconta esta pls …

as infos estão corretas, Guppy II era isso tudo modernizado, versão definitiva final destes navios especificamente falando

JOSÉ HENRIQUE

Prezado GALANTE, as fotos dos CTs MARANHÃO e MATO GROSSO mereciam ser escaneadas em um tamanho maior e postadas para os colecionadores pois são fotos raras.Um abraço do MENDES.

Dalton

Um verdadeiro achado, gostei principalmente do quadro com as silhuetas dos meios operativos que mostra entre muitas outras coisas: – as diferentes silhuetas do Barroso e Tamandaré; – o Allen M Sumner não beneficiado pelo FRAM, o Mato Grosso mas a silhueta mostra corretamente o lançador do seacat retirado do antigo Mariz e Barros; – os 4 NVs novos, os outros 2 seriam incorporados apenas em 1975; – os 4 Allen M Sumner modernizados que ainda estavam em negociação e que efetivamente vieram em 1973. O único reparo que faria seria quanto aos Oberons que ainda não haviam sido recebidos… Read more »

GUPPY

MO, Quem sou eu para discordar de você. Claro que o que você falou está correto. O que eu quiz foi ser bem específico, bem rigoroso, na classificação dos submarinos envolvidos: sim, a Tench Class é uma Balao Class melhorada que por sua vez é uma Gato Class melhorada que já é um boa melhorada da classe antecessora (acho que Mackarel), etc. Agora, sabemos que os nossos GUPPYs, eram Balaos ou Tenches. Os Tenches, após a construção do USS Corsair, ficaram conhecidos como Classe Corsair e, no Brasil, tanto Balao como Tench eram conhecidos como Classe Guanabara. Mais isto tudo… Read more »

MO

Siim Guppy, este é o problema de escrever sem se falar as vezes temos uma intenção, mas sai de outra maneira = isso era para evitar alguma confusão dos ‘sapiencias navalis’ tipo “ué nao são Guppys ????” … rsss

Dalton

Guppy…

o Mackerel que vc mencionou não pode ser considerado um antecessor, já que foi um submarinos experimental, apenas dois foram completados e de tamanho relativamente pequeno.

Os “gatos” os anteriores e posteriores a eles derivam de fato da classe “P”.

abs

GUPPY

Perfeito Dalton, obrigado pela correção. Estou sem tempo para pesquisar.

Abraços

GUPPY

Caramba, agora que eu fui me dar conta, já viajei em 4 diferentes navios constantes deste quadro que tem silhuetas, a saber: Ary Parreiras-G21, Rio Grande do Sul-S11, Duque de Caxias-G26 e um Contatorpedeiro Allen M. Sumner que, já expus aqui no passado, não consigo ter certeza já que não está na minha CR (eu estava destacado, não fazia parte da guarnição) mas tudo indica que foi o Mato Grosso-D34. Alô Galante, não me recordo do lançador de Seacat.

GUPPY

Não lembro com exatidão Galante. Acho que foi em 1978. Talvez o meu irmão saiba já que fez a mesma viagem em outro CT, no caso o Mariz e Barros-D25, o Gearing. Lembro que nos cumprimentamos num exercício entre os dois navios, acho que de transferência de carga leve. Vou perguntar ao meu irmão (SO-EL Ivan Reformado) pra ver se ele tem na CR dele já que ele era da guarnição do D25.

Abraços

José da Silva

Notar a montagem tosca do Duque de Caxias (classe De Soto County).

Usaram um classe Terrebone Parish que parece igual mas na verdade é bem diferente.

GUPPY

Alguém consegue descobrir quais os navios que participaram das Operações Unitas de 1973, 1974 e 1975?

MO

sim, o Ze, tem isso tudo mastigado, questão de ele ver e ter saco pra responder