Sem gargalos, porto de Santos poderia movimentar 19% mais carga

28

Porto de Santos - foto Nunão

vinheta-clipping-naval O porto de Santos, a 72 km de São Paulo, bateu mais um recorde de movimentação de cargas em maio, mas poderia ter movimentado 19% a mais, não fossem os gargalos existentes. O cálculo é da estatal federal que administra o complexo portuário santista, a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

Para chegar a esse resultado, a Codesp usou como parâmetro o melhor mês da história do porto: agosto de 2012, quando houve recorde de volume de carga para um único mês (10,5 milhões de toneladas), sem ocorrência de paralisações de trabalhadores ou filas de caminhões nas estradas que dão acesso ao porto.

Se todos os meses de 2013 fossem como agosto do ano passado, o porto de Santos poderia movimentar 126,6 milhões de toneladas ao longo deste ano. Na verdade, nos cinco primeiros meses deste ano, o movimento foi de 44,5 milhões de toneladas. Nesse ritmo, o maior porto do Brasil conseguirá fechar o ano, no máximo, com 106,7 milhões de toneladas –18,6% menos do que poderia.

Segundo a Codesp, o resultado seria maior com uma melhor logística para o transporte de cargas e mais investimentos em ferrovias e navegação de cabotagem (de um porto a outro).

“A questão está na infraestrutura dos acessos externos ao porto e no equacionamento da chegada das cargas”, afirmou a Codesp, por meio de sua assessoria.
Trocar caminhões por trens e navios

Atualmente, aproximadamente dois terços das cargas chegam e saem de Santos em caminhões, ante 24% por trens, e de 5% a 10% por dutos. De acordo com a autoridade portuária, a troca da forma de transporte traria maior eficiência ao porto.

Outra questão consiste no agendamento da entrega de mercadorias desde a origem, como os grãos oriundos de fazendas do Centro-Oeste. Quando os produtores enviam cargas de forma massiva e além da capacidade de armazenamento dos terminais portuários, há congestionamentos em rodovias, e no trânsito urbano de Santos e cidades vizinhas.
Maio: novo recorde

O porto de Santos teve o melhor mês de maio em seus 121 anos de história, com 9,9 milhões de toneladas movimentadas.

De janeiro a maio, os 44,4 milhões de toneladas movimentadas superaram em 15% o total do mesmo período do ano passado. Também na comparação com os primeiros cinco meses de 2012, as exportações aumentaram 22%, e as importações, 0,7%.

Os produtos mais movimentados no ano foram soja (10,1 milhões de toneladas), com alta de 4,3%; açúcar (6,5 milhões), com crescimento de 77,5%; e milho (1,6 milhão), em um salto de 558,3% em relação ao mesmo período do anterior.

FONTE: UOL

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MAD DOG

Há mais de 25 anos, escuto e aprendi na escola, que se fazia necessário uma continuidade em infraestrutura logística em nosso País. Me recordo que era feita uma comparação por exemplo, da malha ferroviária brasileira com a dos EUA, o quanto economizava-se em custos de transporte, capacidade de carga e economia em custos comparados há uma estradas pavimentadas, caminhões, combustível e por aí vai. Em relação aos nossos aeroportos, estaleiros, PORTOS, sistemas energéticos e de comunicações, enfim, tudo aquilo referente a infraestrutura que um país necessita. Inclusive uma indústria bélica sólida, (Não considerando somente a produção de artefatos bélicos para… Read more »

MAD DOG

Desculpem os vários erros de concordância e pontuação, fui escrevendo e não revisei!!!

nunes neto

Já está na hora desse país pensar e executar portos mais ao norte do país ,como o sonhado porto do espadarte em Curuça -PA, 25m de calado natural, mais próximo dos mercados da Europa e EUA, desculpem mas Santos já deu o que tinha que dar, vamos mudar a musica esse litoral é imenso, com várias possibilidades, joguem ai na NET Porto do Espadarte .Abçs

MO

e exportar o que por espadarte NN, produtos acreenses ??? … rssssss

Observador

nunes neto disse: 8 de julho de 2013 às 0:53 MO disse: 8 de julho de 2013 às 15:07 O Porto de Espadarte seria ótimo para exportar os produtos de todo o Brasil SE a ferrovia Norte-Sul, que ligará o Pará ao Rio Grande do Sul, estivesse pronta (está em obras desde 1987), e SE houvesse houvesse ligação ferroviária entre o porto e a dita ferrovia. E isto não é nada: existe o projeto definido e aprovado da Ferrovia D. Pedro I, ligando Porto Alegre a Florianópolis. O projeto foi aprovado através do Decreto 4.689 de 10 de fevereiro de… Read more »

nunes neto

Muito me admira sua observação caro MO, os portos do Norte ficam muito mais próximos para a exportação dos produtos agrícolas do centro-oeste que os do Sudeste, quando vc coloca a proximidade dos mesmos com as regiões compradoras do hemisfério norte isso fica evidente, fora a exportação de minérios, o porto da ponta da madeira ,não vai dar conta do aumento da produção de minérios , e a descoberta de uma província mineral maior que a de carajás no Tocantins.Observador a Norte -Sul vai até o Porto Barcarena na região metropolitana de Belém (projeto) no Porto da Alubras-Alunorte de lá… Read more »

MO

Não a situ não esta insuportavel, o que está são as condições, aqui tudo é levado na brincadeira, qqr coisa principalmentea infraestrutura para se realizar os serviço de deste jeito capenga bate recorde atras de recorde, imagina se fosse levado a ´serio. alguns portos do N, tipo itacoatiara exportam soja de MT, utilizando este sistema, genericamente falando, o que mais …

quanto a ser bairrista, isso eh caracteristica de todo santista natural, tanto que pra mim da conselheriro nebias pra lá é São Visselva … kkkk

nunes neto

MO , fora brincadeira vc já foi ao Acre?

MO

Nein, nunca

nunes neto

Exportação de produtos agrícolas via BR163/ Porto de Santarém, e via Norte-Sul /Hidrovia Araguaia Tocantins/Porto de Barcarena/Espardate, só olhar no mapa, só não sai por interesse de alguns …..Abçs

Colombelli

Enquanto isso, há um grande projeto do atual governo em andamento, o único allás: reeleição

Observador

nunes neto disse: 8 de julho de 2013 às 20:35 …a Norte -Sul vai até o Porto Barcarena na região metropolitana de Belém (projeto)… …são apenas 140km… Caro Nunes, pela velocidade da implantação das ferrovias Norte – Sul e Transnordestina, o norte ainda vai demorar décadas para receber as mercadorias do Sul e Sudeste. Como bem frizou o Colombelli, o único projeto deste governinho de m…rda é a reeleição da “Presidenta Incompetenta”. Tem muita incompetência e má-fé na (des)organização logística brasileira, mas a má-fé não é só de quem está no Sul e Sudeste não. Há alguns anos, acompanhei a… Read more »

Vader

nunes neto disse:
8 de julho de 2013 às 20:38

“MO , fora brincadeira vc já foi ao Acre?”

Cuma?

Alguém já foi ao Acre? 🙂

nunes neto

Observador, desculpa a ignorância, mas existe alguma ligação via rio entre o Sul e o Amazonas?Eu nunca ouvi falar;se for via marítima chegasse em Belém, não tem porque gastar uma semana para ir a Manaus e mais alguns dias para voltar a Belém e deixar a mercadoria, já de vc já passou por Belém! Vader, kkkk sempre vou lá, e gosto de lá,kkkk

nunes neto

Quando se olha no mapa o projeto Norte-Sul fica na cara que o objetivo da construção dessa ferrovia é o escoamento de produtos pelos portos do Pará e Maranhão (neste caso via EFV).Abçs

nunes neto

A Cuiabá – Santarém está sendo asfaltada no Pará (MT já estava toda asfaltada), logo ,logo a soja do MT vai sair por lá (já sai, mas em pouca quantidade)

MO

Se nao me engano boa parte ou uma boa quantidade de soja do MT vai pelo porto de Itacoatiara/AM

Observador

nunes neto disse:
9 de julho de 2013 às 18:54

Pois é. Parece piada.

Mas não é.

Não sei se o negócio mudou mas, na época, o navio passava direto por Belém, ia até Manaus, a mercadoria era desembarcada e colocada em uma balsa para fazer a viagem de volta até Belém.

Um deslocamento INÚTIL, somando ida e volta, de mais de 3200 km.

nunes neto

MO sei não,olha no mapa a localização do município do amazonas,seria um deslocamento inútil ,subir o amazonas, para depois descer, Santarém fica na reta da BR163, o deslocamento desta carga para Itacoatiara, para depois descer o amazonas, passando por Santarém e depois Belém, é meio dispendiosa, jogar dinheiro fora, o mais lógico saida por Santarém e Belém , como já cansamos de falar com o valor gasto com os elefantes brancos da copa, vc implementava essa “nova velha via de escoação” reduzindo em uns 30 o valor com o transporte.Abçs

MO

ah sim, mas que sai soja por itacoatiara sai, so nao sei dereito de onde, pode ser transhigienica alienigena feita em Cruzeiro do Sul , 4a dimesão er digo Acre. POr um acaso, vc ja verificou se Santarem opera um Supramax, Panamax, Kamsarmax ou Post Panamax ?, os principais tipos que carregam soja no Brasil (eu nao verfiquei, estou perguntando mesmo)

nunes neto

30%

nunes neto

MO , “Os navios para exportação são do tipo PANAMAX, com 60 mil toneladas de capacidade bruta. Movimentação do porto de Santarém …… ”
Dê uma lida achei bem legal
http://www.sema.pa.gov.br/download/RIMA%20CARGILL_2010.pdf

MO

ih… rss como imaginei .. eles escreveram errado um panamax eh de 75.000 dwt alguns 72 .. outros 76 … rsss vou ler respondi antes de ler o link = mas pelo jeito algum santarenico buneco escrevendo sobre navio … rsss

nunes neto

Inclusive lá tem uma mapa dos caminhos da soja no Brasil e realmente sai pelo Porto 4º dimensão de Itacoatiara, kkkk.Abçs

nunes neto

KKKKK, MO, tu és flórida , deixo com o especialista, sou buneku nesse assunto, mas não sou santarenico, mas realmente só estava discutindo a questão logística, mas já li um estudo de um professor do MT, que diz que Santarém não é viável , que deveria sair através de Santana -AP. Abç cumpanheiro,kkkk

nunes neto

Cumpanheiro me dá um feeback sobre o link, se a povo viajou!Abçs

MO

NN, eh mais bla bla bla quye algo pratico, quero achar uma coisa que tenho e te mandar, eh bem mais pratico ee direto ao assunto

nunes neto

Deve ser mais propaganda da Cargill que outra coisa,kkk,mas o cerne da questão fica, sei que com organização e investimento, o porto de Santos, pode receber bem mais navios, e escoar melhor os nossos produtos, e receber o que comprar-mos, sem atropelos , mas não podemos ficar refém de 2 ou 3 grandes portos no país, se os portuários de Santos resolverem fazer uma greve estamos f….dos, então, não vamos colocar todos os ovos numa unica cesta. Abçs,não volto mais para esse tópico!