Base Fluvial de Ladário - foto Nunão - Forças de Defesa

ClippingNEWS-PA  A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval realizará no dia 16 de Janeiro uma cerimônia de entrega de três balsas salva-vidas a Armada Boliviana com o objetivo de estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre a Marinha do Brasil e a Armada do País Lindeiro. As balsas serão empregadas pela Armada Boliviana para adestramento de sobrevivência no mar.

O evento acontecerá em frente ao prédio do Comando do 6° Distrito Naval às 9h e será presidido pelo Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho que entregará as balsas ao Comandante do 5° Distrito Naval da Marinha Boliviana.

FONTE: Diário de Corumbá

Tags: , ,

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

15 Responses to “Marinha do Brasil entrega balsas salva-vidas para Armada Boliviana” Subscribe

  1. Oganza 17 de janeiro de 2014 at 20:47 #

    Todas as vezes que ouço o termo “Armada Boliviana” não posso deixar de rir…

    E me lembro da novela QUE REI SOU EU?

    Lá tinha-mos o reino de Avilã, que NÃO tinha MAR, mas tinha um “Ministério da Marinha” e seu Ministro é claro, que atendia por Bidê…. rsrsrsrsrsrs

    Sds.

  2. Requena 17 de janeiro de 2014 at 21:52 #

    Nos tornamos a maior “mulher de malandro” do lado debaixo do Equador…

  3. MO 17 de janeiro de 2014 at 21:55 #

    apenas informando há navios oceanicos de bandeira boliviana, incruzivel ja houve um ex brasileiro …

  4. Oganza 17 de janeiro de 2014 at 23:57 #

    Oh MO,

    e eles vão para que porto? Algo como o Peru?

    Sds.

  5. MO 18 de janeiro de 2014 at 4:53 #

    nada, World Wide, mas a bandeira bolivieca eh de conveniencia, usada geraçmente nas ultimas antes do navio ir para scrap, o nosso em questao era o L/L Coõmbia, um classe Sd 14 Mk III, de 14.900 dwt (o famoso Lelê Colombia (ainda não colocamos no NMB), seu nome eta Milacku e porto de registro La Paz

  6. Carlos Alberto Soares 18 de janeiro de 2014 at 5:27 #

    O MAG defende grandes parcerias e acordos com “los hermanos” bolivarianos.

    Doamos balsas, C 130, UH-1 e outras benesses.

    Perdoamos duas vezes a dívida externa deles com o Brasil.

    Tomaram a PETROBRAS Bolívia da gente, roubaram mesmo, todo investimento lá foi com dinheiro do contribuinte brasileiro.

    Temos milhares de carros na Bolívia que foram roubados no Brasil e recentemente o governo bolivariano “legalizou” por portaria esses carros.

    Ache um carro lá que foi roubado aqui e tente trazê-lo de volta, você vai preso ou vai ter que sair de lá rapidinho ou se refugiar no consulado ou na embaixada brasileira.

    Ai na hora de comprar avião presidencial, hélis eles compram de quem ? Da França.

    Perderam feio uma guerra para o Chile (Guerra do pacífico 1879-1883) por ganância querendo impor impostos há época impagáveis as empresas britânicas-chilenas. Se f¨d$*@m.

    Esses caras se fazem de morto pra comer o c…do coveiro isso sim.

    Saída para o Pacífico, jamais terão.

    Essa é a minha alegria.

    Marinha boliviana, dá uma olhada ai no link e divirta-se:

    http://www.youtube.com/watch?v=EKrJBPkVYxE

    Aliás esse MAG, o GF e os quadrilheiros vão conseguir colocar a nossa em pé de igualdade com eles.

  7. Carlos Alberto Soares 18 de janeiro de 2014 at 5:30 #

    Corrigindo:

    Aliás esse MAG, o GF e os quadrilheiros vão conseguir colocar a nossa MB em pé de igualdade com eles.

    Vai mais um:

    http://www.youtube.com/watch?v=rxjA-3bmlTU

    Em passo de ganço, faz me rir, kkkk rsrsrsrs …..

  8. aldoghisolfi 18 de janeiro de 2014 at 6:25 #

    São ridículos esses bolivarianos cocaleros… mas fico pensando o que não fariam conosco se tivessem forças militares mais poderosas.

  9. Vader 18 de janeiro de 2014 at 10:19 #

    Armada Boliviana não tem como não rir…

  10. Oganza 20 de janeiro de 2014 at 19:13 #

    MO,

    meu caro, eu realmente não entendi. Como assim a “bandeira Boliviana é de conveniência”? E é só para levar para o desmanche? E o pior… o porto de registro é La Paz? rsrs…

    Explica ai para esse ignorante aqui MO, vai por favor.

    Sds.

  11. MO 21 de janeiro de 2014 at 0:11 #

    Bandeiras de conveniencia sao nações que emprestam suas bandeiras para otras nações arvorem suas bandeiras la, com isenção fiscal e trabalhista, nos temos navios brasileiros da transpetro com bandeira de ;bahamas, por exemplo e 90 % das plataformas da petrobras so de bandeira estrangeira de conveniencia, principalmente panama e Ilhas Marshall, no entanto saõ da petrobras

    bandeiras sub standard que permitem navios navegarem sob sua nacionalidade, e algumas tambem nao sub standard (relacionei apenas de nações que nao possuem fronteiras com o mar, mas existem bandeiras destes locais abaixo relacionadas, tem mais, mas de paises que tem mar)

    Ricas: (Bandeiras com força e detalhe suiça nao eh de conveniencia)
    Suiça = Porto de registro = Basel
    Luxermburgo = POR Luxemburg

    ver a bandeira suissica e por basel neste exemplo:
    http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/11/ms-luzern-hblu-um-handy-max-suico.html

    Remelas
    Bolivia = POR La Paz
    Mongolia = POR = Ulan Baatar (como eles escrevem)

    Ver este outro exemplo, o que citei =

    Vessel Name From Until
    Milacku 05 September 2000
    Lantic Ruby 12 October 1999 04 September 2000
    Amity Union 19 March 1996 11 October 1999
    Procyon 21 May 1995 18 March 1996
    L/L Colombia 06 February 1979 21 May 1995

    Flag Bolivia Bolivia , From: 05 September 2000

    Flag History
    Flag From Until Call Sign MMSI Port of Registry
    Bolivia 05 September 2000 CPC338 720 La Paz(BOL)
    Malaysia 19 March 1996 04 September 2000 9MCD8 533
    Cyprus On 21 May 1995 18 March 1996 P3MG6
    Brazil On 06 February 1979 On 21 May 1995

  12. MAD DOG 21 de janeiro de 2014 at 20:22 #

    “As balsas serão empregadas pela Armada Boliviana para adestramento de sobrevivência no mar.”

    …. kakakakakaka….

  13. Fernando "Nunão" De Martini 22 de janeiro de 2014 at 13:24 #

    Independentemente da justificativa oficial das balsas ser “adestramento de sobrevivência no mar” e da Bolívia não ter saída para o mar (apesar de todos os anos comemorar um dia para isso, de forma a manter suas pretensões e pressões frente ao Chile), percebo um pouco de desconhecimento básico de geografia e história, em vários comentários, ao se questionar a necessidade da Bolívia ter uma armada.

    Ou será que uma marinha só serve para águas azuis? Também não se navega em rios?

    Um mapinha do nosso amigo Ivan “mapento” está fazendo falta aqui para o pessoal ter uma visão da bacia do rio Paraguai e das riquezas que nela são transportadas, colocando isso também numa perspectiva histórica (afinal, houve uma guerra entre Bolívia e Paraguai em pleno século XX, com operações fluviais incluídas) Afinal, não é só de águas azuis que se faz a necessidade de embarcações militares, e questões econômicas / geográficas / históricas precisam ser balanceadas.

    Qualquer dúvida dêem uma procurada no tamanho das instalações portuárias que a Bolívia tem para exportação de grãos bem pertinho de Corumbá (na foto da matéria, está a Base Fluvial de Ladário, no Brasil, não muito longe da fronteira com a Bolívia), e pensem nisso como apenas um dos pequenos aspectos que tornam importante se pensar na defesa desse acesso ao mar por meio do rio Paraguai / Prata (frente a diversas ameaças possíveis, lembrando que nada é consolidado como pacífico, quando se pensa em defesa).

    A leitura da matéria especial sobre o monitor Parnaíba, na edição número 8 da revista Forças de Defesa, também pode ajudar a entender a importância da região e da defesa de suas vias fluviais, seja na perspectiva de um único país ou de uma coalizão, ontem e hoje.

    Saudações a todos!

  14. Carlos Alberto Soares 23 de janeiro de 2014 at 6:49 #

    Legal Nunão, blz mesmo.

    Mas dai nós ficarmos fazendo caridade com quem tomou a Petrobras Bolívia da gente é outra história.

    Prejuízo estimado U$$ 1 Bi, se fosse o Peru ou o Chile ?

    Eles estavam ….. pontinhos …..

    Quanto as pretensões deles em relação ao Pacífico, podem esperar sentados.

    Vai ser mais fácil a Lua se espedaçar na Terra.

  15. MO 3 de fevereiro de 2014 at 21:29 #

    meio atrazado, mas parte de uma rela de navios boliviecos =

    Search Results

    VVessel IMO Flag Vessel Type Status Year of Build GT DWT Contact

    Andria 7363504 Bolivia General Cargo Dead 1974 1932 3948 Theomare Management S.A.

    Angela 7353303 Bolivia Bulk Carrier Dead 1973 23256 41751 Igen Ship Trading L.L.C.

    Atenea 7119991 Bolivia General Cargo Live 1971 1649 3178 Mediterranean Shipping & Trading Company S.A.

    Balcar 7224875 Bolivia General Cargo With Container Capacity Dead 1972 1562 2927 Turkish Breakers

    Benjamas 7432173 Bolivia General Cargo Live 1977 1895 2595 Unknown Owners

    Bolivia 6515332 Bolivia General Cargo Dead 1965 10699 12544

    Brother 2 7628045 Bolivia General Cargo Dead 1977 5685 9135 Chinese Breakers

    Bshair 7526364 Bolivia Landing Craft Live 1942 2319 3861 Al Jazya Marine & Shipping Agencies

    Candoi Bolivia Tug Dead Unknown Owners

    Carl Phillip 7604714 Bolivia Product Tanker Live 1943 498 863 Denistank Limited

    Cetus 5295480 Bolivia General Cargo Live 1958 201 298 Fairway Nav. Lines S.A.

    Chelsea 7003752 Bolivia General Cargo Live 1965 516 Cargo Logistics USA

    Cia Blu 7012466 Bolivia Passenger Ro/Ro Dead 1970 13134 3940 Grimaldi Group Genova

    Ciriotto 5088772 Bolivia General Cargo Dead 1958 688 888 Sieman Shipping & Trading

    Coast Star 1 6603971 Bolivia Water Tanker Dead 1966 4569 7272 Emirates Shipping
    Company Limited

    Confidence 7381831 Bolivia Chemical Tanker Live 1975 1597 2729 Jiu Li Shuen Trading Company Limited

    Crystal Sea 7932666 Bolivia Reefer Dead 1980 12703 9606 Joint Stock Shipping Company Vostoktransflot

    Dendro 7701768 Bolivia Product Tanker Live 1977 903 1528 J. Oceanic Corporation

    Destinee 6810031 Bolivia Tug/Supply Live 1968 676 714 Schurger Diving & Salvage Incorporated

    Divino Nino 5105049 Bolivia General Cargo Live 1960 391 571 Transporte Maritimo Divino S.A.

    Dolphin 6704878 Bolivia Water Tanker Dead 1967 4741 8642 Intamico Shipping Limited

    Don Edgar 5374248 Bolivia General Cargo Live 1959 495 696 Edgar Ensign Aaon Villalba

    Dong Tai 8931463 Bolivia General Cargo Live 1994 905 1470 Kingson Shipping Company

    Ekawat Pattana 8125947 Bolivia Trawler (All Types) Live 1981 666 Sirichai Fisheries Company Limited

    Ekawat Pattana 2 6820438 Bolivia Fishing (General) Live 1968 580 632 Sirichai Fisheries Company

    El Carmelo 5370369 Bolivia General Cargo Live 1962 400 500 Transporte Maritimo Los Andes CA

    Elsie 8014186 Bolivia Bunkering Tanker Live 1980 6482 10597 Aegean Bunkering Services Incorporated

    Emden III 7909516 Bolivia Bulk Carrier Dead 1980 15689 21933 Indian Breakers

    Family Island 7637345 Bolivia General Cargo With Container Capacity Live 1978 952 1100 Marine Sale & Trading SA

    Fanee 6706462 Bolivia Trawler (All Types) Dead 1966 2528 2253 Indian Breakers

    Fang Ni 2 5426716 Bolivia Bulk Cement Carrier Live 1963 4023 6785 Guangxi Fanggang
    Marine Company Limited

    Farahan 6921309 Bolivia General Cargo With Container Capacity Dead 1969 4795 7460 Fanaki Maritime Company

    Four Corners-I 7216309 Bolivia Supply Live 1966 282 298 Four Corners

    Frini 5209417 Bolivia General Cargo Dead 1962 1500 2200 Carpathian Navigation S.A.

    Fuji 7335674 Bolivia Tanker (Unspecified) Live 1970 498 1252 Lunmar Naviera S.A.C.

    Geneos 5264807 Bolivia General Cargo Live 1956 487 681 Unknown Owners

    Gilbert Sea 6610546 Bolivia General Cargo Dead 1966 405 537 C.H. Shipping

    Gina 5232218 Bolivia General Cargo Live 1947 495 686 Unknown Owners

    Goa 7392529 Bolivia Bulk Carrier Dead 1976 20989 37616 Marwan Shipping & Trading Company LLC

    God is Good 6703161 Bolivia Fishing (General) Live 1967 359 Amilien/Oskar

    Gold Coast 7303982 Bolivia Fishing (General) Live 1973 958 Seatech International Incorporated

    Guniz 8205694 Bolivia Ferry Dead 1982 228 Unknown Owners

    Haj Omar 6407559 Bolivia General Cargo Dead 1963 999 2052 Turkish Breakers

    Heng Hong No. 998 Bolivia General Cargo Live 2012 2998 Huasheng Holding Group Incorporated

    Her Chang 7115323 Bolivia Product Tanker Live 1971 1687 2999 Bai Yun Shipping S.A.

    Hounslow 6801951 Bolivia Sludge Carrier Dead 1968 2132 2471 Pakistan Breakers

    IB Corumba Bolivia Tug Live 1961 485 Interbarge S.A.

    IB Rosario Bolivia Tug Live 1961 485 Interbarge S.A.

    Iesus 7001302 Bolivia Fishing (General) Live 1969 579 676 Pesca Ecuatoriana C. Limitada

    Iguazu 416 Bolivia Barge Dead 1951 Unknown Owners

    e tem mais oito paginas ….

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Navios-patrulha que Brasil fornecerá a Angola serão de 500 toneladas

Brasil vai apoiar desenvolvimento do Poder Naval de Angola   Brasília, 05/09/2014 – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso […]

Conheça a história e o futuro da Força de Submarinos da Marinha do Brasil

Nunca antes neste país publicaram uma série de matérias sobre o tema nesta profundidade! A Força de Submarinos da Marinha […]

‘Modelo exportação’: Brasil deverá construir navios-patrulha para Angola

O ministro Celso Amorim (Defesa) assina hoje com o angolano João Manuel Lourenço termo de cooperação para construção de 7 […]

FMM aprova investimentos de R$ 4,4 bilhões em projetos

Estão inclusos no montante valores para novas embarcações de cabotagem e seis embarcações de apoio offshore O Conselho Diretor do […]

Navio-Patrulha Oceânico ‘Araguari’ será aberto à visitação pública neste final de semana no porto de Natal-RN

O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” (NpaOc Araguari), subordinado ao Comando do 3º Distrito (Com3ºDN) será aberto à visitação pública, no porto […]

Eisa quita salários e sinaliza recuperação

Sergio Barreto Motta O Estaleiro Ilha S/A (Eisa) conseguiu empréstimo no exterior de US$ 40 milhões e quitou três meses […]