USS Truxtun Departs Crete

O contratorpedeiro da classe Arleigh Burke, USS Truxtun (DDG 103) suspendeu ontem (06) da Baía de Souda, na Grécia, rumo ao Mar Negro, onde realizará treinamentos e operações de segurança em conjunto com forças navais da Romênia e da Bulgária.

Durante a passagem pela região, o navio fará escalas e manobras de rotina já previstas antes mesmo de o DDG 103 deixar os Estados Unidos. O Truxtun, com tripulação de aproximadamente 300 pessoas, atualmente viaja como parte do Grupo de Ataque do navio-aeródromo USS George H.W. Bush (CVN 77), prestando apoio em operações de segurança marítima e em esforços de cooperação na área de jurisdição da 6a Frota, da Marinha americana, baseada em Nápoles, na Itália. A área de operações abrange a Europa e a África, conforme a política de presença e projeção global da US Navy.

O George H. W. Bush chegou à Grécia no último dia 04. A Convenção de Montreux, assinada em 1936 impede a passagem de porta-aviões pelo Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e delimita a fronteira marítima entre Europa e Ásia.

FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , , , , , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

2 Comentários para “Contratorpedeiro USS ‘Truxtun’ (DDG 103) suspende para o Mar Negro”

  1. GUPPY 8 de março de 2014 at 1:09 #

    Convenção de Montreux? O PA que agora é chinês terminou passando.

  2. Jacubão 8 de março de 2014 at 18:37 #

    Uma coisa eu acredito que vá acontecer com isso tudo!
    Se a Rússia continuar insistindo com a ocupação na criméia aposto que o caldo vai ferver e teremos conflito armado a vista!

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha dos EUA compra helicópteros usados do Japão

Mh-53E Sea Dragon Port-au-Prince

A Marinha dos Estados Unidos (USN) adquiriu dois helicópteros usados MH-53 Sea Dragon, além de outros sobressalentes, que pertenciam às […]

Crise derruba verbas e cronograma do projeto AF-1B; 2ª aeronave só em 2016…

AF-1M

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa As restrições orçamentárias que se abateram sobre a Marinha […]

Reforma do AMRJ: no futuro, Oficina de Submarinos servirá à construção de navios de superfície

NAPAOC Amazonas no AMRJ - foto V Cardoso

A Marinha já traça planos para as áreas do seu Arsenal, no Rio de Janeiro (AMRJ), que ficarão liberadas de […]

Marinha suspende até setembro execução do contrato que rege construção da classe Macaé

Navio-Patrulha Macaé

  A Marinha do Brasil suspendeu, até a terceira semana do mês de setembro, a execução do contrato nº 45000/2008-004/00, […]

Guerra entre China e EUA pode ser inevitável, segundo jornal chinês

bandeira da china

Uma semana depois de a Marinha chinesa ameaçar um avião americano que operava voos de reconhecimento em águas internacionais, o […]