u513-7

Após uma expedição realizada no último fim de semana, eis que surgem as primeiras imagens do submarino alemão U-513, afundado no litoral de Santa Catarina em 1943.

Liderada por Vilfredo Schürmann, a expedição passou 48 horas sobre os destroços do submarino – o primeiro U-Boot afundado na costa brasileira a ser encontrado – e utilizou um pequeno robô mergulhador para realizar filmagens e fazer fotografias. O resultado final deverá ser um documentário, a ser lançado em 2015.

U-513

O U-513, comandado pelo Kapitänleutnant Friedrich Guggenberger – um dos mais bem-sucedidos submarinistas da Segunda Guerra Mundial, com 17 navios afundados que totalizaram 66.848 toneladas – foi afundado em águas brasileiras no dia 19 de julho de 1943, quando foi atacado pelas cargas de profundidade de uma aeronave PBM Mariner norte-americana. Guggenberger, ganhador das Folhas de Carvalho da Cruz do Cavaleiro, foi um dos únicos sete sobreviventes do desastre, sendo trazido para a prisão no Brasil e posteriormente levado para os Estados Unidos.

Seu submarino permaneceu oculto sob as ondas até o dia 14 de julho de 2011, quando foi localizado na costa catarinense a 75 metros de profundidade. Outros dez submarinos alemães ainda permanecem desaparecidos em águas brasileiras.

u513-1

u513-2

DCIM106GOPRO

DCIM110GOPRO

DCIM110GOPRO

u513-6

FONTE: Sala de Guerra / Imagens: Cristian Dimitrius e Heitor Cavalheiro.

SAIBA MAIS:

Tags: , , , ,

Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

2 Comentários para “Liberadas as primeiras imagens do submarino alemão U-513, afundado no Brasil”

  1. daltonl 2 de junho de 2014 at 10:34 #

    Dos 17 navios afundados por Guggenberger sempre é bom lembrar do NAe HMS Ark Royal, quando ele estava no comando do U-81, um tipo VIIC.

  2. Soldat 2 de junho de 2014 at 17:13 #

    Guggenberger

    O cara é um grande comandante…….D+

    Lindas fotos.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

O futuro da Aviação de Asa Fixa na MB (Parte I/III): a dependência de um porta-aviões capaz de operar

AF-1_A-12

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa No Brasil, os préstimos da Aviação Embarcada dependem do papel […]

Navantia fechou contratos com Grupo Synergy e estaleiro Eisa para assistência técnica

EISA 006a

21 abril 2015 – O estaleiro espanhol Navantia, assinou um contrato com o Grupo Synergy e outro com sua subsidiária […]

‘Barrigada do ano’: em ‘O Globo’, jornalista chama de ‘conspirador’ almirante que ajudou a garantir a democracia

Roberto Lopes e o Almirante Alfredo Karam

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa “Barrigada”, no jargão jornalístico, significa a veiculação de uma notícia […]

Almirante submarinista assumirá Comunicação Social da Marinha

O Contra-Almirante Flavio Augusto Viana Rocha

Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa O Comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Leal Ferreira, convidou o […]

Compre e baixe agora a versão digital da revista Forças de Defesa 13ª edição

Anúncio Forças de Defesa Digital

Agora ficou mais fácil ler a melhor revista de Defesa do Brasil de qualquer lugar do mundo, no computador, no […]