Família Schürmann encontra submarino alemão U-513 depois de dois anos de buscas

14

A família Schürmann encontrou nesta quinta-feira, no Litoral Norte de Santa Catarina, o submarino alemão U-513, naufragado em 19 de julho de 1943. Ele foi encontrado a 75 metros de profundidade. Foram dois anos de buscas até encontrar a embarcação nazista conhecida como Lobo Solitário.

O comunicado foi feito via satélite na noite de quinta-feira direto do veleiro Aysso pelo velejador e capitão da expedição, Vilfredo Schürmann. A família deve chegar em Itajaí nesta sexta-feira, quando irá mostrar imagens e aprofundar as informações.

Desde a 2ª Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra, pelo menos 10 submarinos alemães afundaram na costa brasileira. Apenas este foi encontrado. Ele pertencia ao capitão Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Adolf Hitler com a Cruz de Ferro por ter abatido um porta-aviões inglês — e capturado pelos aliados justamente em Santa Catarina.

FONTE: Zero Hora

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins
daltonl

O “porta-aviões inglês abatido” foi o HMS Ark Royal, pelo U-81, na época comandado pelo Capitão Tenente Guggenberger.

Baschera

Bacana seria se pudesse tirar o U-boat da água e preservá-lo…se bem que não deve ter sobrado muita coisa depois do bombardeio que o afundou.

Interessante é que a data do afundamento ocorreu em 19/07/1943….e foi “encontrado” quase no mesmo dia e mês…. há 68 anos!

Sds.

Baschera

Alías, bacana este infográfico do U-513….

Sds.

allyssonvieira

Já se sabia que esse submarino estava aqui, próximo de São Francisco do Sul, a muitos anos. Agora a sua localização exata foi descoberta. Bem que poderiam trazer algum item para colocar aqui no Museu Nacional do Mar, junto com a vela do Submarino Bahia – S 12, ex-USS Sea Leopard – SS 483.

martins

No site http://www.uboat.net/boats/u513.htm tem até as coordenadas onde ocorreu o afundamento do submarino

GUPPY

À 75m de profundidade tá relativamente fácil de trazê-lo à superfície. É só haver interesse.

Guilherme Poggio

Só nós mesmo.

70 anos para encontrar um U-boat que estava a apenas 70m de profundidade e a localização aproximada bastante conhecida.

Vai ter interesse assim pela história lá na ….

Luiz Padilha

País sem memória é assim mesmo. Infelizmente é a nossa realidade.

daltonl

Talvez…e mesmo assim, um grande talvez, se o U-513 tivesse sido caçado e afundado por navios brasileiros, ainda mais se fossem, os valentes caça submarinos, ao invés de ter sido afundado por uma aeronave, ainda mais, americana, teria havido um interesse maior ? Bem, não havia CSs em grande número, os DEs ainda levariam um ano para gradualmente serem incorporados…e a realidade é que o nr de navios afundados estava caindo rapidamente, “apenas” 9 navios brasileiros torpedeados em 1943 e 2 em 1944, apesar das promessas de Doenitz de renovar a campanha submarina. Palcos secundários como Atlantico Sul e Itália… Read more »

daltonl

No gráfico da matéria, usado pela fonte e compreensivelmente mantido
na integra pelo blog, há um erro, de legenda, pois o canhão de vante era um de 105 mm e não um mero 37 mm.

sds…de novo.

GUPPY

Amanhã, no Fantástico, haverá uma reportagem sobre este achado.

Marcos marquesini

Tem restos mortais dentro do submarino, submarino virou cemitério de tripulação, respeito aos mortos, não mexer nada e nem retirar submarino.

Walfrido Strobel

Se tiverem algum interesse no submarino por questões históricas, pode se retirar os osso e devolver a Alemanha para que sejam enterrados em algum cemitério de mortos em guerras, não é obrigado a manter no fundo do mar.