Navio dos EUA entra no Golfo Pérsico para possível ação no Iraque

9

USS Mesa Verde action

USS Mesa Verde leva 550 marines. Pentágono já havia enviado porta-aviões para a região no sábado.

ClippingNEWS-PAO navio norte-americano USS Mesa Verde entrou nesta segunda-feira (16) no Golfo Pérsico para apoiar uma possível ação dos Estados Unidos em auxílio ao governo do Iraque, informou a emissora CNN. No total, 550 marines estão na embarcação.
O governo xiita do Iraque está em combate a uma insurgência islamita sunita que ocupou uma ampla área no norte do país.

“O secretário de Defesa Chuck Hagel ordenou ao navio de transporte anfíbio ‘USS Mesa Verde’ que entrasse no Golfo. O navio já está no Estreito de Ormuz”, afirmou o porta-voz do Pentágono, contra-almirante John Kirby, em um comunicado.
Os marines poderão participar, se necessário, de operações de evacuação da embaixada americana em Bagdá, se a situação por acaso se agravar, segundo um funcionário do Pentágono.

O USS Mesa Verde se junta ao porta-aviões USS George H.W. Bush, que estava no norte do Mar Arábico e foi enviado pelo Pentágono ao Golfo no sábado (14). O USS George H.W. Bush foi acompanhado pelo cruzador de mísseis guiados USS Philippine Sea e o destroyer USS Truxtun.

Determinada pelo secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, a ação acontece em meio a apelos para conter com ataques aéreos uma ofensiva relâmpago realizada por militantes islâmicos sunitas que ameaça Bagdá e o governo liderado pelos xiitas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na sexta-feira (13) que ele levaria vários dias para determinar como os EUA irão ajudar o Iraque a lidar com a insurgência. Mas descartou enviar as tropas norte-americanas de volta ao combate e disse que qualquer intervenção dependeria de um envolvimento maior das autoridades iraquianas.
O Pentágono está preparando uma série de opções para Obama, incluindo ataques aéreos. Tais ações seriam destinadas a ajudar o Iraque contra militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ou ISIL.

FONTE: G1/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

A defesa antimíssil (hard-kill) da classe San Antonio é composta só de dois lançadores de mísseis RAM.
Nisso eles são inferiores à classe de LSDs, que além dos lançadores RAM têm 2 CIWS Phalanx.

daltonl

Talvez a US Navy pense que ter um RCS menor compense
a falta dos Phalanx nos San Antonios, ou mais provavelmente, a falta de dinheiro é que pesou mais, pois há mais espaço nos San Antonios do que nos LSDs inclusive espaço para VLS, 16 silos, 4 ESSMs em cada um, como originalmente planejado.

GUPPY

Off-Topic:

Alguém pode informar qual o navio da MB está no porto de Recife-PE, hoje? Vi uma reportagem no Jornal Hoje agora, sobre um marinheiro que caiu no mar de um “porta buneco” entre Fortaleza e Recife e, na reportagem, aparece um navio de guerra, aparentemente uma fragata classe Greenhalgh.

daltonl

Guppy…

é a Rademaker F 49, que conforme anunciado aqui após o Tropicalex/Copa 2014 permaneceria no Nordeste.

Estava atracada no Porto de Recife quando semana passada partiu para resgatar um tripulante de um barco de pesca japones que sofreu ataque de tubarão, retornando ao Recife onde o tripulante que havia recebido os primeiros socorros a bordo da fragata foi encaminhado a um hospital.

abraços

daltonl

Complementando:

O nevio pesqueiro é de bandeira japonesa mas o tripulante em questão é indonésio e corre o risco de perder parte do braço, o que é pouco, pois não fosse o resgate feito pela Rademaker em condições de mar adverso certamente o tripulante perderia a vida.

GUPPY

Obrigado, Admiral.

De fato, na reportagem que mencionei, está visível o “9” do indicativo F49. Eu deveria ter pesquisado antes de perguntar até porque a imagem deixava claro se tratar de uma fragata da classe que citei e como o último algarismo do indicativo visual estava visível…
Obrigado também pelas outras informações. Esses tubarões da minha terra vivem aprontando. Penso que eles afugentam turistas das praias pernambucanas.

Abraços

Ivan

Pois é, conterrâneo.

Estes nossos ‘bichinhos de estimação’ são ‘terríveis’…

Abç.,
Ivan, do Recife.

GUPPY

Prezado Ivan,

Conseguiu ver a Rademaker F 49 atracada ou ao largo?

Abraços

Ivan

Negativo.
Faltou tempo.