DCNS-Fremm4 -2014.06.24

A fragata multi-missão (FREMM) Normandie, segunda da série encomendada pela Organização Conjunta de Cooperação Armamento (OCCAR) em nome da DGA francesa (Direção-Geral de Armamento) e da Marinha Francesa, completou cinco semanas de atividades intensas ao largo da costa de Toulon. Estes ensaios permitiram a validação do desempenho do sistema de combate da fragata antes de sua entrega à Marinha francesa no final de 2014.

A série de ensaios para a FREMM Normandie, que acaba de ser concluída no Mediterrâneo, foi principalmente dedicada à verificação do sistema de combate do navio. Para executá-los, a fragata foi integrada em vários cenários, permitindo o progresso nas suas capacidades em todas as áreas de guerra (guerra antiaérea, guerra antissubmarino).

Estes ensaios de qualificação foram realizados graças a inúmeros recursos de apoio disponibilizados pela DGA e a Marinha Francesa (balizas de resposta radar, aviões de combate, aviões de patrulha marítima, helicópteros, navios de superfície, submarinos). Esse apoio permitiu, por exemplo, o emprego do sistema de guerra eletrônica do navio (interceptação, chamarizes e de bloqueio) e o estabelecimento links de dados táticos.

“No total, foram realizados cerca de cinquenta ensaios na FREMM Normandie, graças ao envolvimento ativo de todas as equipes DCNS, da Marinha francesa, DGA e OCCAR. Estes ensaios contribuem para a boa integração de diferentes sensores e armas da fragata no sistema degerenciamento de combate SETIS® de última geração, desenvolvido pela DCNS”, disse Anne Bianchi, diretora do programa FREMM.

A presença da fragata em Toulon também permitiu a realização de certa experimentação relativa à plataforma e teve, como o ponto alto, o primeiro pouso no convoo do helicóptero NH90 Caïman.

Depois de um teste final realizado com o apoio da FREMM Aquitaine na terça-feira 24 de junho, permitindo a verificação da interoperabilidade entre as duas fragatas, a fragata Normandie navegou para o site da DCNS em Lorient. O trabalho de acabamento final será realizado no navio durante o verão, antes de sua entrega à Marinha francesa, esperado para o último trimestre de 2014.

DCNS-Fremm1 -2014.06.24

O programa FREMM: um grande programa para a DCNS e seus parceiros

Para a DCNS, o programa FREMM representa doze unidades, com onze para a Marinha Francesa e uma para a Marinha Real Marroquina.

Para lembrar, em novembro de 2012, a DCNS entregou com êxito a FREMM Aquitaine, a primeira unidade da série FREMM de fragatas multi-missão. A segunda unidade do programa, a FREMM Mohammed VI, foi entregue à Marinha Real Marroquina em 30 de janeiro de 2014, em conformidade com o contrato firmado.

A DCNS está construindo outras cinco fragatas multi-missão em Lorient, todas em diferentes estágios de avanço:

  • A FREMM Normandie, terceira unidade da série, iniciou suas provas de mar em outubro de 2013 e será entregue à Marinha Francesa, no final de 2014.
  • A FREMM Provence foi lançada em setembro de 2013 e irá realizar sua primeira excursão do mar, no terceiro trimestre de 2014;
  • A quinta e sexto fragata da série estão sendo montadas.
  • O corte da primeira chapa de metal para a sétima foi realizado no final de 2013.

DCNS-Fremm3 -2014.06.24

Características técnicas FREMM

As fragatas FREMM são amplamente armadas e equipadas, sob a gestão de projetos da DCNS, com os sistemas mais capazes de armas e equipamentos, tais como o radar multifuncional Héraclès, o míssil de cruzeiro naval, o Áster, mísseis Exocet MM 40 e torpedos MU 90.

FREMM

  • Comprimento total: 142 metros
  • Largura: 20 metros
  • Deslocamento: 6.000 toneladas
  • Velocidade máxima: 27 nós
  • Tripulação: 108 pessoas (equipe do helicóptero incluída)
  • Capacidade de alojamento: 145 homens e mulheres
  • Alcance: 6.000 milhas náuticas a 15 nós

Tags: , , , , , ,

Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista especializado em temas militares, editor-chefe da revista Forças de Defesa e da trilogia de sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres. É também fotógrafo, designer gráfico e piloto virtual nas horas vagas. Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/alexandregalante

4 Comentários para “DCNS: mais de 50 testes de sistema de combate realizados na FREMM ‘Normandie’”

  1. daltonl 26 de junho de 2014 at 19:25 #

    A FREMM francesa opera com apenas um helicoptero e
    há um hangar com apenas uma porta ao contrario da FREMM italiana então o desenho mostrado acima deve ser de uma configuração anterior.

    Gostei do “slogan” Ready for tomorrow, available today e
    traduzindo para quem ainda não matriculou-se no CCAA
    : ) …Pronta para o amanhã, disponível hoje !

  2. Oganza 26 de junho de 2014 at 21:03 #

    Dalton,

    tem tb a torre de 35 mm que pelo visto foi deletada do projeto frances.

    Os italianos colocaram ali uma 3 pol.

    Pergunta: O texto fala em míssil de cruseiro. O SCALP naval já está operacional?

    Sds.

  3. daltonl 26 de junho de 2014 at 21:15 #

    Estará operacional até o fim do ano e é o que continua sendo sustentado.

    abraços

  4. Oganza 26 de junho de 2014 at 21:53 #

    Dalton,

    tomara… aguardemos.

    Sds.

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

FREMM Aquitaine realiza com sucesso seu primeiro disparo de Míssil de Cruzeiro Naval

FREMM Aquitaine dispara Míssil de Cruzeiro Naval - foto Marinha Francesa

Além do MdCN, também chamado de ‘Scalp Naval’, a fragata francesa também disparou pela primeira vez o míssil antinavio MM40 […]

Empresa Chinesa CEIEC vence licitação para reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF)

Estação Antártica Comandante Ferraz

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECURSOS DO MAR RESULTADO DE JULGAMENTO CONCORRÊNCIA Nº 2/2014 Processo nº 61165.000287/2014-93 Espécie: Reconstrução […]

BAE Systems vai fornecer cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para a Marinha do Brasil

BAE_Bofors_40_Mk_4_Naval_Gun_System

Karlskoga, Suécia – A BAE Systems fechou um contrato para produzir e entregar cinco canhões navais Bofors 40 Mk4 para […]

Seis F-35B pousam no ‘Wasp’

F-35 operando no USS Wasp 18-5-2015 - foto 3 USMC

Aeronaves serão testadas em conjunto antes de serem declaradas ‘prontas para o combate’ – Seis caças F-35B pousaram no navio […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e pague quanto quiser

FD Capas

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]