‘Tikuna’ chega ao Porto de Itajaí para treinamento

7
Submarino Tikuna na BACS

Submarino Tikuna - S34 na BASC em Mocanguê, Niterói-RJ

Submarino Tikuna na BACS

Um submarino chegou neste sábado ao Porto de Itajaí, na região do Vale, mas o público não poderá ver a embarcação de perto. Chamado de ‘Tikuna’, o navio um dos cinco submarinos da Marinha brasileira e vai ser utilizado em um treinamento .

A embarcação tem 62 metros de comprimento e 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares. “É um submarino muito moderno, foi o último construído no Brasil, no arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi lançado em 2005 e está no final do seu primeiro ciclo operativo, mas absolutamente íntegro e ativo”, disse o comandante Alexandre Madureira de Souza.

O submarino está no Porto para ser abastecido. Depois vai ser utilizado num treinamento de duas semanas, com 49 marinheiros. Como a extensão não é grande, é preciso se adaptar aos pequenos espaços. Em um ambiente de 10 metros quadrados, por exemplo, vão dormir 13 pessoas. “É uma questão de adaptação. Todos aqui gostam do que fazem, inclusive eu também”, acrescentou o comandante.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins

No site do Porto de Itajaí da para ver o Tikuna (na verdade um pedacinho dele) atracado no pier da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí

http://www.portoitajai.com.br/novo/webcam

Luiz Monteiro

Por falar em Força de Submarinos,

Achei o S-80 da Armada Espanhola, muito semelhante ao S-BR.

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Monteiro,

Até onde sei, o DNA é o mesmo.

Luiz Monteiro

Prezado Nunão,

Ambos têm origem no “Scorpéne” (Projeto da França e Espanha).

Quando a sociedade França e Espanha foi desfeita. Houve uma ação judicial onde a França permaneceu com o “produto” Scorpéne e a Espanha produziria uma nova classe de submarinos, o S-80.

Pelo que vejo o S-80 nada mais é que o “Scorpéne” de dimensões maiores. A diferença está no “recheio”: AIP alemão e sistemas e armas de origem norte americana.

Ficou realmente muito parecido com o Riachuelo (S40) em construção em Itaguaí.

Abraços

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Monteiro, Imagino que, se algum outro cliente internacional resolver comprar o Scorpene com a seção extra do AIP MESMA (o que, se também não me engano, nenhum fez até hoje) ficará bem parecido com nosso futuro S40. Ou então, vai que a ideia brasileira de ter a seção extra sem AIP (mas com tanques de combustível adicionais e melhorias na habitabilidade) pega, e teremos vários “clones” do S-BR por aí. Com o comprimento maior, ficou submarino mais bonito, linhas clássicas, esguias, embora outros tenham aspecto mais “moderno” com suas velas maiores e com aqueles ângulos de desenho furtivo que… Read more »

MO

“Chamado de Tikuna” …

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ps o Tikuna eh o mais feinho deles os outros sao bem mais bunitinhos de buniteza mesmo !!!!