Incêndio no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

Incêndio no Navio de Desembarque-Doca ‘Ceará’

908
29

IMG-20150731-WA0037

Um incêndio atingiu o Navio de Desembarque-Doca “Ceará” atracado na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém, no Estado do Pará. O navio seguia para o Haiti, mas está em Belém para reparos após apresentar problemas técnicos em abril. Militares que estavam no navio relataram pelo WhatsApp, que o combate às chamas durou cerca de quatro horas, no fim da tarde desta quinta-feira. A Marinha informou que investiga as causas do incêndio, que teria começado num colchão, e que nenhum dos 259 tripulantes ficou ferido.

Em nota, o Comando do 4º Distrito Naval informou que o incêndio foi de pequenas proporções no Navio de Desembarque-Doca “Ceará” (NDD “Ceará”), que tem a missão de transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti.

IMG-20150731-WA0040

IMG-20150731-WA0038

IMG-20150731-WA0036

IMG-20150731-WA0035

 

29 COMMENTS

  1. O incêndio foi de pequenas proporções e levaram quatro horas para apagar?

    Fosse outra força naval, diria que foi um caso fortuito, mas isso ai é a cara da atual Marinha do Brasil.

  2. Se foi no colchao isso eh preocupante e da mais uma vez a dimensao exata das coisas q ora andam acontecendo nesta forca (raquitica)…sera q um marinheiro omisso estava fumando qdo estava deitado…..sera q a tripulacao esta muito aquem do compromisso e da seriedade q eh estar numa embarcacao militar….sera q a disciplina esta no fundo poco….sera q mesmo nesta situacao a tripulacao longe de casa a mais tempo desde q o navio foi rebocado nao pode ir embora…ta parecendo mesmo uma pequena rebeliao ou motim como alguns podem imaginar…..isso ta cheirando a coisa muito pior……c a palavra os colegas…..Sds

  3. É, foram avisados, não sei o que esperam para dar baixa neste navio, talvez estejam esperando ter caixoões e velas pretas.
    Não adianta, equanto a empáfia, o orgulho e as tradições se sobreporem sobra a razão estas coisas só vão piorar.

    Grande abraço

  4. Vergonhoso, uma Marinha que já foi no passado orgulho, hoje pena com navios velhos e velhos Almirantes, que só pensam em se dar bem, estão se lixando para os praças e a corporação.

  5. Celso,

    Parece que o incêndio ocorreu no alojamento da tropa (navais). Agora eu não sei se é necessário ou tem navais enquanto a guarnição participa do reparo.

    O último incêndio que teve no alojamento do NAe SP (que infelizmente vitimou um marinheiro), foi constatado problemas elétricos no ventilador do compartimento.

    Só lembrando que o navio foi incorporado na USN em 1956, ou seja, fazem quase 60 anos! Não sei se nesse tempo foi realizado alguma modernização dos sistemas elétricos.

  6. Sem contar que gastaram cerca de R$ 97 milhões para realizar o PMG do navio durante 2007 à 2014.

    Cada mais vejo que o problema na MB é gestão e planejamento.

  7. Na Marinha que conheço, os incêndios são originários de praças de máquinas, paióis de MR, fundos de tanques, espaços de condutos de ventilações, ventilações da cozinha, passagens de gases, aquecimento em espaços entre anteparos e locais não frequentados ou que ficam isolados, mas incêndios em colchões de alojamentos são novidades com características de encontradas em presídios. alguma está errada neste navio……..

  8. Oi Pessoal, voltei, depois de so ler os comentários aqui no blog. Um grande abraço ao antigos e que sejam benvindos os novos e que possam enriquecer os nossos conhecimentos por aqui.

    Quanto a esta notícia, A MB está passando por um periodo macabro da sua história….

  9. Como pode uma marinha que esta neste estado lastimável, pretender ter um submarino nuclear e um porta-aviões, quando sequer o mínimo esta operando?
    Esse navio NDDCeará já está dando o recado a vários anos…”Quero me aposentar…”…Será que vão pará-lo só quando houver uma tragédia? Já anunciada!!! Marinheiros “presos” a quase três meses sem poder ir para seu lar por incompetência administrativa….

  10. Esse navio é essencial a marinha ? , se não porque não dar baixa do serviço ativo para o fim de salvaguardar vidas, pois o que logo vai acontecer é tentar salvar este navio a todo custo e alguém vai acabar se dando muito mal.

    S.O.S – Marinha do Brasil está ficando á deriva …

  11. Um incêndio cuja causa nada tem a ver com a idade do navio.
    E um monte de “especialistas” aqui bradando a aposentadoria do navio.

  12. Em meados de 2008 o USS George Washington, NAe classe Nimitz mudando do Atlântico para o Pacífico sofreu
    um incêndio causado por tripulantes que estavam “fumando”…causa mais provável e que custou dezenas de milhões de dólares, atrasou a ida do navio ao Japão e o mesmo não pode nem participar do RIMPAC.

    Há dezenas ou centenas de casos assim…incêndios, infelizmente são “companheiros” dos marujos seja em navios velhos ou novos.

  13. Assim como na base da Antártica eu as vezes fico pensando se a culpa não é do Capeta. Do “cigarrinho do capeta”, puro achismo meu.

    Abraços

  14. Prezados amigos, de fato o CEARÁ já deveria ter dado baixa a muito tempo, mas dizer que o incêndio aconteceu porque o navio está velho e no mínimo uma acusação leviana pois como alguns amigos já disseram pode ter sido um cigarro ou um curto em um ventilador ou outro fato qualquer que acontece diariamente em muitos navios pelo mundo mas tudo que acontece aqui com as nossas Forças Armadas o pessoal cai de pau o que só agrada aos ABUTRES DE PLANTÃO.

  15. Está na hora desse navio e do NAe SP virarem coral artificial, não só isso deveria ir para o fundo do mar, como também essas “missões” pro Haiti e Líbano, que na verdade nada tem de missão e sim passeios pela Europa e Caribe e que no final todos recebem uma grande bolada para passear, isso tá parecendo esses programas de tv que o apresentador ganha pra viajar, que maravilha.

  16. Minha irmã é da marinha… ela tem um amigo q serve no Ceará. Ele disse a ela que foram mais de 6 horas de combate a incêndio…

  17. Robert e Mendes…….especialistas acredito q nao tem por aqui e nem acola. Mas opinar ainda eh livre e nao precisa ser burro para analisar fato tao simples….enfim, obrigado por dar sua opiniao de especialista. Mendes, ufanismo nao cabe nesta situacao gravissima, contra fatos nao existem argumentos ou desculpas cabiveis. O q acontece eh fato notorio e publicado a muito tempo……..nao precisa ser abutre, mas no caso tem qser cego, surdo e nem saber ler o vem nas entrelinhas….nao adianta caro, a coisa eh muitissimo pior do q aquilo q esta sendo ventilado…….o gato ja subiu no telhado a muito tempo…….Sds

  18. deus nos livre e nos guardem dessa e de outras tantas mazelas, não consigo entender, o que um navio desse ainda se encontra em atividade, servi nesse navio em 2007, onde fui para a reserva, naquela ocasião esse navio e outros tantos da esquadra, já apresentavam muitos problemas de manutenção, até pela escassez de recursos, ainda mais quando o governo promove corte de verbas destinadas a conservação desses meios, tropa mal remunerada, sendo humilhadas pelo governo que aí está, o alto comando vive calado sem apresentar uma justificativa que convença a tropa diante dos problemas financeiros instalados no meio militar que chega ser revoltante diante das dificuldades que nos militares nos encontramos.

  19. mendes 1 de agosto de 2015 at 13:52 #

    Prezados amigos, de fato o CEARÁ já deveria ter dado baixa a muito tempo, mas dizer que o incêndio aconteceu porque o navio está velho e no mínimo uma acusação leviana pois como alguns amigos já disseram pode ter sido um cigarro ou um curto em um ventilador ou outro fato qualquer que acontece diariamente em muitos navios pelo mundo mas tudo que acontece aqui com as nossas Forças Armadas o pessoal cai de pau o que só agrada aos ABUTRES DE PLANTÃO.

    Mendes, eu vou falar por mim, esta tua ladainha de Abutres já encheu o saco pro aqui, quem sabe tu te filia aoÇPt e bota a culpa do icêndio do Ceará no FH, nusamericanu, no PIG, Juarrez e não sei mais em quem.
    Cara, deixa de ser imbecil, incêncio acontece, nós todos sabemos, o que se discute é que ele poderia ter sido debelado rapidamente não o foi por falta de prontidão ou de equipamento, o que leva mais uma vez a questionarmos a atual situação da MB, entendeu, ou quer que eu desenhe.

    Grande abraço

  20. Alang, Aliaga, Chittagong, Gadani, Changjiang, Browsville já.
    Escolham e levem esse ferro velho flutuante do Brasil.

  21. Provavelmente o incêndio e a posterior demora para debelá-lo, se devem à falta de prontidão da tripulação e/ou material em quantidade/qualidade para fazer o serviço. Esse é um dos maiores problemas que nossas OM apresentam atualmente. Lembram do submarino que afundou atracado??? Triste imagem da “gloriosa”…

  22. Vcs como sempre argumentando baseado no achismo. Não sabem como essa. tripulação vem sofrendo e lutando por esse navio. Amigo da minha amiga disse, parem de ser carniceiros.

  23. Fui ordenança de comandante no CEARÁ entre 97 e 99 e naquela época já achávamos q ele tinha q ter ido junto com o ARY PARREIRAS…

LEAVE A REPLY