Baixa do Serviço Ativo da fragata ‘Bosísio’ e da corveta ‘Frontin’

79

Bosísio - F48

Seguem abaixo as Portarias do Comandante da Marinha da desativação da corveta “Frontin” (que já se encontrava na reserva) e da fragata “Bosísio”.

COMANDO DA MARINHA
GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA Nº 433/MB, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015

Baixa do Serviço Ativo da Armada da Fragata, “Bosísio” e dá outras providências.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I, do Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, e de acordo com o disposto na Lei no. 7.000, de 9 de junho de 1982, resolve:

  • Art.1º Dar Baixa, do Serviço Ativo da Armada, da Fragata “Bosísio”.
  • Art.2º Designar a Empresa Gerencial de Projetos Navais para proceder à alienação do casco da ex-Fragata “Bosísio”.
  • Art.3º Esta Portaria entra em vigor no dia 29 de setembro de 2015.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

CV Frontin V33

PORTARIA Nº 432/MB, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015

Baixa do Serviço Ativo da Armada da Corveta, “Frontin”.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

  • Art. 1º Dar baixa do Serviço Ativo da Armada na Corveta “Frontin”.
  • Art. 2º O casco da ex-Corveta “Frontin” deverá permanecer com o Setor Operativo, para servir como alvo de exercícios operativos.
  • Art.3º Esta Portaria entra em vigor no dia 23 de setembro de 2015.
  • Art. 4º Revoga-se a Portaria nº 421/MB, de 28 de agosto de 2014.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso

Comecou a procissao……..nao vai dar tempo para qualquer adequacao dos meios nos proximos 2 anos…..o Brasil vai ficar a deriva na protecao de seu mar territorial e quem sabe nem podera cumprir seus compromissos no exterior…..treinamento entao, nem pensar…..triste marinha e seus comandantes. Sds………

Luiz Monteiro

Prezados,

O desgosto de ver estes dois navios serem retirados sem substitutos é de toda a Força.

Percebam que a “Frontin” será utilizada como alvo em exercícios futuros.

Abraços

Diego

Não é possivel… deram baixa em uma fragata e uma corveta sem substituição de meios… realmente existe um ministro da defesa nesse pais…será que trabalha ou fica só dando descupinha… vergonha no minimo!

Jorge Tadeu

Triste demais ver esses valorosos navios terem destino tão inglório… Venda como sucata ou alvo… E o pior de tudo, é a ausência de possibilidade de aquisição de navios para repô-los, ainda que mediante compras de oportunidade…SDS.

Fernando "Nunão" De Martini

Luiz Monteiro, boa tarde Quanto ao destino da Frontin, apesar de também sentir um grande desgosto pela baixa, eu considero uma solução (afundar como alvo) que pode ser interessante e gerar conhecimento. Afinal, o casco da corveta Barroso e das futuras (esperamos…) corvetas classe Tamandaré têm muito a ver com o da classe Inhaúma, incluindo a compartimentação. É uma oportunidade de se testar a resistência da estrutura ao impacto de diversos tipos de armamentos, a capacidade de se manter flutuando com x compartimentos alagados, além da eficácia dos armamentos empregados em atingir um alvo relativamente pequeno. É claro, desde que… Read more »

john paul jones

Mais triste é saber que o atual CM comandou os dois Navios !!!, um como Fragata e outro como CMG ….

Ele deve ter assinado estas baixas triste ….

Rafael Oliveira

Talvez eu tenha perdido alguma coisa, mas fiquei surpreso com a decisão de transformar a Frontin em alvo.

Pensava que, por ser um casco mais novo, poderia virar um NaPaOc ou mesmo ser revitalizada no futuro.

Vendo pelo lado positivo, é importante a MB dar baixa e “dar fim” aos seus navios “inúteis”. Assim, talvez, os políticos levem a sério o fato dela não ter navios suficientes para cumprir sua missão e resolvam comprar alguma coisa.

Renato

Comandante LM,
como está o quadro de marinheiros da MB?
Com estas reduções não teremos oficiais e praças em demasia?

Wellington Góes

Alvo?!?! Que decepção!!! Será que não poderiam transformá-la num NPOc sem turbinas e sem os sistemas de combate?!?!

A6M Zero

Triste as baixas e o encolhimento da esquadra, mas quanto a usar a Frontin de alvo acho que é um uso interessante para o casco.

No mais, espero que o exercício em que a Frontin seja atingida seja gravado e divulgado pela MB.

Roberto

bom…. na verdade as type 22 batch 1 já são sucata a muito tempo… e a ‘ajuda’ alemã na Classe Inhaúma mais prejudicou que ajudou o navio submarino…
que já nasceu errado! Meko ou Fremm chega de inventar!
não temos capacidade de produzir um navio 100% nacional, e não adianta ficarem brabinhos! “não somos capazes”.

joseboscojr

Pessoal,
Não fiquem sentimentais acerca da Frontin ser usada como alvo porque a julgar pelos estoques de munição ela ainda estará flutuando até a virada do século.

Roberto

visitei uma type 22, Greenhalgh em Itajai…. ferro-velho flutuante… ta mais pra alvo que qualquer outra coisa… ahhhh chegaaaaaaa

Roberto

mais pensando bem… as inhaúma poderiam operar na região amazônica? os meios que lá se encontram são cinquentenários não?

Luiz Monteiro

Prezado Nunao,

Meu comentário no que tange ao destino da Frontin foi ppssitivo e não negativo. Foi uma luta nossa a utilização desta como alvo.

O sentido de minha colocação, foi que é o único alento desta notícia.

Abraços

Luiz Monteiro

Prezado Renato,

Não costumo deixar de dar minha opinião, quando perguntado. Contudo, a decisão sobre o efetivo da MB é do CM, em conjunto com o Almirantado, sob aprovação do MinDef e da Presidência da República.

Por esta razão e, a fim de evitar desconfortos e mal entendidos, peço licença para não dar minha opinião.

Abraços

Roberto

será que nunca irei ver um catamarã do tipo: HSV-2 Swift nos mares Brasileiros, com bandeira Brasileira? #inveja …enquanto isso só navios deixando a marinha… baixas e mais baixas…….

Luiz Monteiro

Prezado Wellington,

As condições gerais do navio não permitiam.

Abraços

Fernando "Nunão" De Martini

“Luiz Monteiro
25 de setembro de 2015 at 17:55”

Luiz Monteiro, ficam então explicitados aqui os meus parabéns pela iniciativa de usar como alvo e por terem lutado e conseguido aprovar.

De fato, é o alento da notícia e espero que gere conhecimentos e experiências importantes num exercício.

Um abraço!

Flávio

Boa noite.

Existe algum motivo específico para não utilizar a Bosísio como alvo também?

Certamente serão canibalizadas certo ? O que pode ser aproveitado delas para as que ficarão em atividade ?

Obrigado, sds.

Mario Heredia

Comandante Luiz Monteiro, a observação do Roberto me parece pertinente. As corvetas Inhaúma não poderiam sofrer algum tipo de reforma e passarem a atuar na Bacia Amazônica?

As embarcações que lá servem parecem possuir capacidade muito inferior que as Inhaúmas. Além de serem mais antigas.

Marcelo

Quanto a Frontin vejo que em função da falta de recursos, não seria possivel a sua venda ao Uruguai ou um pais da Africa como Angola, para justificar o desembolso com o erario publico com a sua construção em 1992, pois afundar um navio que estaria em condições de uso é uma grande burrice…

Juarez

E senhores, o tempo mais uma vez sendo senhor de todas as verdades.
Eu fui chamado ate de cachorro quando falei junto com outros colegas de debate que a MB deveria descer do mundo encantado do MN e seus miquinhos amestrados e botar os pes no chao.
Tamandare deve estar se revirando caixao e o ultimo charlie mike verdadeiro, o alm. Guimaraes Carvalho deve estar chorando.

G abraco

Fernando "Nunão" De Martini

“Flávio
25 de setembro de 2015 at 19:20 # Edit
Boa noite.
Existe algum motivo específico para não utilizar a Bosísio como alvo também?”

Na verdade, para essa resposta é melhor colocar a questão sob outro prisma.

Um dos principais motivos para que nem todo casco desativado vire alvo, recife artificial ou mesmo museu flutuante é que assim não se pode conseguir algum recurso com a venda para sucateamento, que mesmo não sendo tanto dinheiro assim, em tempos de orçamentos cada vez menores faz diferença.

Ao menos conseguiu-se que a Frontin tivesse como destino virar alvo, nesses tempos bicudos.

Flávio

Nunão, muito obrigado.

Fernando "Nunão" De Martini

“Marcelo 25 de setembro de 2015 at 19:31 … afundar um navio que estaria em condições de uso é uma grande burrice…” Mas o navio foi desativado justamente porque não estava em condições de uso. O custo para colocá-lo em condições foi considerado excessivo, face à falta de recursos, e a decisão foi priorizar outros navios. “…não seria possivel a sua venda ao Uruguai ou um pais da Africa como Angola…” Se o Uruguai ou Angola tivessem os recursos e o interesse em gastá-los com o navio, o que inclui o alto custo da revitalização, seria possível. Mas é preciso… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Roberto 25 de setembro de 2015 at 17:50 mais pensando bem… as inhaúma poderiam operar na região amazônica? os meios que lá se encontram são cinquentenários não?” “Mario Heredia 25 de setembro de 2015 at 19:26 …a observação do Roberto me parece pertinente. As corvetas Inhaúma não poderiam sofrer algum tipo de reforma e passarem a atuar na Bacia Amazônica?” Se vocês estão pensando em operações fluviais, não são meios apropriados. As corvetas classe Inhaúma foram projetadas para o mar, não para rios. Apesar do Amazonas ser um rio muito largo em vários trechos, ter uma grande foz, aceitar a… Read more »

Roberto

ahhh nem sei, meu sonho sempre foi ver uma type 23 com bandeira Brasileira…. pra mim um navio lindo e capaz, e um sonho distante…. a cada perda da marinha não vemos nada de substitutos!

claro que sou fã da duke class, e pensar que deixaram o bonde passar, o chile comprou 3.

MO

uma tipo 23 seria muito bom aqui, desde que nao tivesse aquela “super criatividade” na nomeação e indicativos dos navios …

Seria legal um HMS Azambuja … agora um Swift ai ja eh coisa de aviaozinhum … kkkkkkkkkkkkkkk

Hildeliano Alves da Silva

Fui marinheiro, no Primeiro Distrito Naval, no Rio de Janeiro, e uma das coisas que gostava de fazer, quando não estava de serviço era visitar os navios da MB que ficam até hoje ancorados nessa importante base na cidade maravilhosa. Isso foi em 1980, e lembro que nessa época tínhamos alguns contratorpedeiros vindos dos EUA. A MB sempre procurou cumprir seus objetivos com os poucos e sempre usados meios que dispõe. É digno de registro o esforço gigantescos desses bravos marinheiros, sargentos, oficiais, enfim, todos que mesmo com meios sempre aquém do ideal para um país de dimensões continentais como… Read more »

Juarez

Conandante LM aproveita e de todas as mas noticias de uma so vez:

Baixa do Matoso Maia
Baixa do Ceara
Baixa da Defensora
E no segundo semestre de 2016 apos o aniversario de 100 anos da aviacao naval, a baixa do SP.

Jesus avisou que os delirios navais iriam terminar mal.

G abraco

Julio

Mario e Juarez o Luiz Monteiro é contra – almirante e não comandante.

Importante perguntar ao almirante se existe a possibilidade de se comprar algum escolta por oportunidade .

Luiz Monteiro

Prezado Mario,

O Nunao respondeu muito bem ao seu questionamento. A resposta dele é o que eu diria.

Abraços

Luiz Monteiro

Prezado Roberto,

As Type 23 vendidas para a Marinha do Chile não estavam disponíveis para a MB.

Estes meios foram oferecidos á marinha daquele país e adquiridos por eles.

Abraços.

Luiz Monteiro

Amigo Juarez,

O NDD “Ceará” passa por avaliação da DEN. O NDCC “Mattoso Maia” teve o PMG estendido diante de alguns problemas surgidos e a fragata “Defensora” teve seu PMG retomadoe voltará a Esquafra no próximo ano.

Quanto à Aviação Naval, acredito que esteja falando da de asa fixa e não da rotativa. Pois bem, aguardemos mais alguns meses para algumas definições

Abraços

Ze Abelardo

E o marxismo segue destruindo tudo a sua frente.

Requena

Dois navios da esquadra dando baixa sem substitutos.

Segue a passos largos a “guarda costeirização” da gloriosa MB.

Parabéns aos envolvidos.

Juarez

Sugiro enviar as congratulacoes a um ser ‘celestial’que hoje esta no pijama, mora no 11 andar de um exificio na orla do RJ, o grande responsavel por tudo isto.

G abraco

Juarez

Comandante, dada a hierarquia entendi nao deva e nao possa se manifestar de forma digamos mais aberta, mas e voz corrente que o M Maia vai virar panela, com a chegada do Bahia, o Ceara vai atras dele, seguindo a fila vauma Niteroi, a ultima Caboclo, dois varredores e mais alguns da fluvial, a fila vai ser grande. A Marinha so nao esta dando baixa antes afim nao afetar mais o moral do pessoal e ainda porque ordem do tomador de ‘Johnni’ do Mindef e nao trasparecer para a midia que o PT junto com o NJ e o MN… Read more »

Dalton

O Roberto Lopes quando fazia parte do PN já nos havia informado aqui que a baixa da Bosísio era esperada para setembro e quanto a Frontin a baixa ocorreu de fato ano passado apenas houve a revogação de uma portaria e substituída agora por outra conforme entendi no texto. Também o LM aqui já havia informado sobre o retorno da fragata Defensora em 2016/2017 o que dará um alívio à situação atual. Provavelmente outros navios serão retirados sem substitutos imediatos ou seja a esquadra irá encolher ainda mais para a duras penas retornar ao patamar atual para daí expandir-se o… Read more »

joao.filho

Triste isso, mesmo. A outrora belissima, grande Marinha já se converteu em Guarda Costeira Brasileira. E mesmo assim, pequenissima. E algums ainda ficam perguntando quando o Brasil vai exibir um porte mais duro na America Latina, ou ter um assento no Conselho De Segurança da ONU. Ja nao temos menhuma credibilidade no exterior, e ao caminhar das coisas estamos prestes a nos transformar em uma Super Grecia. Quem vai nos resgatar? A Venezuela? O Paraguay? Quando isso chegar, e vai ser daqui a pouco, sera que vai sobrar sequer um centavo para a defesa? Desde pequenininho sempre fui apaixonado pela… Read more »

Marcelo

O FIM DO BRASIL: O enfraquecimento militar do Brasil é uma das consequencias deste desgoverno, que vem trabalhando nesta linha de destruição ( é programada) associada ainda a uma maior ganancia mundial pelos recursos naturais do subsolo e solo, como petroleo, gas, minérios de ferro, bauxita, carvão, AGUA no estado liquido, ainda associada as grandes necessicidades de comida por parte da populações do planeta que não param de crescer, tornando este pais com grandes areas de solo agricultável, fazem do Brasil um campo CERTO de futuras investidas por parte de qualquer pais que queira se aventurar nestas conquistas, quem perde… Read more »

Danilo José

Acredito que a Marinha acertou em dar baixa do serviço ativo, meios que já não tenham condições de serem operados, Economiza-se, recursos valiosos e ainda mostra ao governo que não entende nada de força armada que uma Marinha sem navios não pode executar sua tarefa primordial, defender o Brasil e seus interesses no mar. Enquanto isso navios estrangeiros vem fazer “pesquisa” em águas jurisdicionais brasileiras com consentimento de nosso MD e CM, isso sim me deixa com vergonha a marinha não poderia fazer o papel destes estrangeiros com algum navio oceanográfico, nenhum meio da marinha é capaz pra esta tarefa… Read more »

Wellington Góes

É lamentável um navio relativamente novo já ser destinado a servir de alvo.

MO

DEstinado a servir de Alvo ? quem disse ?

Dalton

Não diria “relativamente novo” afinal foi incorporado em 1994 o que já é significativo para um navio ainda mais quando se tem em mente um máximo de 25 anos.

Modernizações e revitalizações permitem a um navio superar os 30 anos ou mesmo 40 ou até mais, mas, depende de quanto se queira gastar ou se vale a pena diante do orçamento à disposição.

Baschera

É com profundo desgosto e os olhos mareados que faço este comentário.

Parabéns aos traidores da Pátria que veem paulatinamente, destruindo as FAAs brasieiras. Vcs venceram !!

Destruir, separar, jogar uns contra os outros, mentir ROUBAR, aparelhar, regredir. Faz tempo que digo que as “saúvas” venceram.

Tristes tempos estes que vivemos.

Sds.

Dalton

MO…

está no texto…veja o artigo 2

“…servir como alvo de exercícios operativos.”

abraços

MO

Sorry, não tinha visto no texto

ou seja, falta de recurso, nem faz render nada como venda para desmanche … tamos bem mesmo ….

Dalton

Danilo…

o navio francês terá a bordo ao menos um brasileiro que
irá monitorar as ações se é que há necessidade de monitorar algo inofensivo.

Não é por exemplo algo semelhante a ter o USNS Impeccable um navio tipo catamarã também e usado para “pesquisas” que consta do inventário da “Battle Fleet” da US Navy que costuma “ouvir” submarinos chineses e que poucos anos atrás foi intimidado pelos chineses obrigando a US Navy a despachar para a área um destroyer, no caso o USS Chung Hoon…sim…é um navio da US Navy mesmo com este nome !!!!

abraços

Roberto

Bom isso deixa bem claro que a classe inhaúma já nasceu errada… e vai ser o mesmo destino de todos dessa classe… desperdício.

ps. tomara que venham logo os Saab Kockums, os caça-minas da Saab

Danilo José

Dalton
26 de setembro de 2015 at 13:14 #

Obrigado pela explicação, e agora é torcer para este navio Frances não descobrir nada de mais valioso em águas tupiniquins, e que este representante da MB fique de olhos bem abertos.

Abraço,

Adler Medrado

Que saudades da Marinha Imperial…

Antonio

Senhores, não sei se este comentário cabe aqui ou se seria mais vantajoso abrir um novo tópico no forum para tratar dele. Com essas baixas, qual é a situação atual dos navios (de superfície e submarinos) da Esquadra? Alguém consegue montar um quadro geral da situação atual indicando: a) Quais navios estão em plenas condições? b) Quais navios estão mais ou menos, mas “dão conta do recado”? c) Quais navios serão os próximos a dar baixa? d) Quais navios estão fora de condições de uso (seja por estarem passando por manutenção ou por estarem em péssimas condições ou por falta… Read more »

Eduardo

pessoal, Vocês ficam fantasiando as coisas demais. Brasil está numa crise financeira muito grave. ou seja não tem dinheiro nem pra comprar navios novos e muito menos para modernizar navios que já são sucatas. o que o comando da marinha brasileira fiz está correto. desativou esses navios que são caros de se manter está utilizando a pouca verba que o governo federal destinou a marinha, para que seja utilizado em projetos estratégicos como a construção quatro submarinos convencionais e do submarino de propulsão nuclear. ou seja com o pouco dinheiro que tem, esses navios sucatas não forem desativados sobrar dinheiro… Read more »