Parnaíba - canhão de 76mm - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

ClippingNEWS-PAO Monitor Parnaíba, meio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou no período de 15 a 18 de outubro, exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra. Durante o exercício foi empregado o canhão de 76,2mm e as metralhadoras antiaéreas Oerlinkon MK-4, da defesa avante e defesa a ré, cujos mecanismos foram colocados à prova com a alta cadência empregada em cada rajada. Foram utilizadas 50 granadas de exercício para o canhão, e 800 cartuchos de exercício para a metralhadora, onde tal fato possibilitou o adestramento de todos os militares que guarnecem os reparos de bordo.

Parnaíba - munições 76mm - 40mm - 47mm salva - 20mm - foto 3 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

O exercício precedido de interdição de área e ativação de espaço aéreo, publicado em Aviso aos Navegantes e disseminado pela Força Aérea Brasileira, contou ainda com a presença ilustre do Contra-Almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. O dia anterior ao tiro reservado aos preparativos do Navio para a realização do exercício contou com o apoio da 3ª Companhia de Fronteira/Forte Coimbra, ao destacar militares do EB para orientar o grupo do navio responsável por “clarear” a vegetação e confeccionar o alvo no Morro da Marinha.

Parnaíba - canhão 40mm BE - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Simultaneamente foi realizada uma “corrida seca” para verificação de procedimentos de segurança e estado do material de proteção individual, corroborando para a presteza de todos os militares envolvidos durante a ação, somado a rotina de manutenção planejada que demonstrou eficiência ao não ter nenhum “NEGA” durante todo o exercício. “O Poder, a Glória e as Tradições da Marinha no Pantanal”

FONTE: Correio de Corumbá

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Filho

Off topic;

256 Bilhões de dolares para manter a frota de Tridents da RN???

http://mobile.reuters.com/article/newsOne/idUSKCN0SJ0EP20151025

joseboscojr

Só lembrando que a peça da terceira foto é o canhão de 40 mm e não a “metralhadora” de 20 mm citada no artigo.
Belo navio!!!

MO

Boscorelli,vc tem o livro do navio que o Fernandinho Fez, muuuuuito bom !!!

joseboscojr

Não tenho não MO.
Vou ver se adquiro!
Esse navio é pesadamente armado e tomara que ainda fique na ativa por um bom tempo.

MO

Sim Bosco, não teria motivos para desativa-lo, ele é excelente em sua função, salvo uma avaliação tecnica melhor sobre casco e maquinas, mas aparentemente nada consta …. Mas tem uns dos aviaozinhum de araque que aaprecem por aqui para zoar ele, tipo sabendo tudo sobre o assunto ou mesmo interessados no tema … rsssss O livro foi obra nossa do PN e pra variar o povo “cagou” … disponibilidade baixa, acho que os remanecentees estao com a gente – coisa de algumas unidades … estão com o Zé, Fernandinho e comigo, mas é uma bela obra, diferente do padrao de… Read more »

wwolf22

uma curiosidade, esse canhão utiliza apenas munição de impacto ??

joseboscojr

Wolf, Canhões de 40 mm como esse 40L70 utilizam munição 3P na função antiaérea, como o Trinity das corvetas ou das fragatas Niterói. No Parnaíba e nos navios patrulha esses canhões desempenham função exclusiva contra alvos de superfície e não utilizam esse tipo de munição. A munição 3P também é interessante de ser utilizada contra alvos de superfície, mas o navio teria que contar com um diretor de tiro compatível de modo a programar a espoleta, o que não é o caso do Parnaíba. O mesmo em relação ao canhão de 76 mm. Obuseiros de 105 e 155 mm podem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco, No Parnaíba, tanto os canhões de 40mm quanto as metralhadoras de 20mm têm função antiaérea, além do tiro de superfície. O sistema de mira é simples, local, mas até onde sei essa modalidade de tiro também é treinada desde os tempos em que nem eram esses os modelos (antes eram dois 40mm/L60 sobras da IIGM, instalados no fim dos anos 50). Evidentemente, sem um sistema de mira que passe automaticamente os dados de programação para a espoleta, a eficácia é menor, mas vale lembrar que mesmo esses reparos 40mmL70 do Parnaíba chegaram a ser adaptados, no tempo em que… Read more »

joseboscojr

Valeu Nunão.
Não fui muito feliz no meu comentário quando disse que tinha função “exclusiva”.
Foi um lapso. rrssss

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco, acrescentei algumas informações ao comentário enquanto você respondia.

Vale também acrescentar aqui que todas as munições de 40mm citadas, AE-T-AD, EX-AA, PFAE, 3P, além da EX-T (munição de exercício traçante) são fabricadas pela FAJCMC, também conhecida como Fábrica de Munições da Marinha, gerenciada pela Emgepron.

No catálogo consta até mesmo a antiga 40mmL60, nos tipos EX-T e AE-T-AD.

https://www.emgepron.mar.mil.br/index/pdf/municao40_70.pdf
https://www.emgepron.mar.mil.br/index/pdf/municao40_60mm.pdf

wwolf22

Bosco e Nunao,

agradecido pela aula.

Fernando "Nunão" De Martini

MO e demais, Se não me engano, hoje quem quiser o livro pode entrar em contato com dois locais: No Rio de Janeiro, na Banca do Osny – Rua São José, em frente ao nº 90 – Centro – RJ, Telefone (21) 2220-0553 Em São Paulo, na Agência Look – Av. São Luiz 258 Loja 27 – República, Telefone (11) 3256-0435 O principal objetivo da produção do livro, que foi uma encomenda do 6º Distrito Naval, foi cumprido com a entrega em Ladário da quantidade encomendada. O que disponibilizamos aqui e nessas duas lojas foi uma quantidade limitada, adicional à… Read more »

MO

ah, esqueci do Tiozinho … la tem tbm, deixaram mtos la ?

Fernando "Nunão" De Martini

Aproveitando:

Além do livro, há uma matéria especial na revista Forças de Defesa número 8, que pode ser acessada aqui (com pagamento da versão digital desse número e/ou outros disponibilizados a critério de quem baixar):

http://www.naval.com.br/blog/2015/05/19/baixe-7-edicoes-da-revista-forcas-de-defesa-e-doe-quanto-quiser/

A matéria tem foco principal os 70 anos da participação do navio na IIGM, abordando também o período anterior e posterior (até hoje). Serve como complemento do livro, trazendo informações e imagens adicionais, além de uma interessante entrevista com o seu comandante à época.

Fernando "Nunão" De Martini

Ainda tem na loja, que entrega para todo o Brasil. Se o estoque dele esgotar, tenho um pouco aqui para repor.

Agência Look – Av. São Luiz 258 Loja 27 – República, Telefone (11) 3256-0435

andreas

Uma coisa que a Marinha precisa melhorar e muito é o serviço de Comunicação dela… Era uma ótima oportunidade para colocar uns vídeos sobre esse exercício. Aliás, de todos os exercícios e manobras dela. Você quase não encontra material dela sobre suas atividades. Isso é frustrante…

XO

Prezado Andreas, dê uma olhada em http://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/index.html#… muito material é divulgado nas contas do Facebook e similares… abraço…

andreas

Prezado XO, obrigado. Conheço esses meios, sigo ela no facebook, mas acho que as fotos e vídeos são muito, digamos, “corriqueiros”… Raramente tem um vídeo de armas sendo lançadas e disparadas. Sei que isso ocorre com pouquíssima frequência, dado o custo disso. Mas, quando ocorre, não há divulgação ampla disso (fotos e vídeos), só muuuito de vez em quando. Aliás, isso não é exclusividade dela, todas as nossas Armas fazem pouca divulgação de suas operações.

XO

Tenho de concordar com voce… ja vi alguns videos do VF-1 apenas por causa de amigos de Turma ou contemporaneos

XO

Nao fique surpreso se uma boa fonte for o Youtube, por causa de postagens particulares… abraco…

bento

Senhores Boa tarde! Aproveitando a oportunidade dos comentários abertos, gostaria de aproveitar para fazer uma observação, quanto à artilharia do Parnaíba. Já que ele se destina muito mais a um apoio a tropas, sejam desembarcadas ou efetivos terrestres, não seria mais lógico o dotar de uma peça de 105 mm, modelo Light Gun, já em dotação nas forças brasileiras, criando a facilidade da logística, do que o manter dotado de uma peça de 76 mm da década de 30 do século passado, e que destinava a combate de superfície. Na verdade, dada a possibilidade de disparos a partir das margens,… Read more »

Joker

Bento,

Bem lembrado das minas em rios.