Siroco - foto Marine Nationale

PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL – DOU

DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

TJDL N.º 2/2015; Objeto: Obtenção por “oportunidade” de um Navio Doca Multipropósito (NDM), com todos seus sistema e subsistemas, duas Embarcações para Desembarque de Viaturas e Material (EDVM), uma Embarcação de Desembarque de Carga em Geral (EDCG), sobressalentes, ferramentas especiais, instrumentos e equipamentos de teste, documentação técnica, armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de mísseis), equipamentos de salvatagem, combate à incêndios e controle de avarias, junto à Marinha Nacional Francesa. Valor: C = 80.066.721,00 (oitenta milhões, sessenta e seis mil, setecentos e vinte e um euros), equivalentes à R$ 350.844.364,75 (trezentos e cinquenta milhões, oitocentos e quarenta e quatro mil, trezentos e sessenta e quatro reais e setenta e cinco centavos). Enquadramento Legal: IncisoXXIX do art. 24 da Lei nº 8.666/93. Processo nº 63007.003053/2015-27. Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa; Ratificação: V Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 06/11/2015, nos termos do art. 26 da Lei nº 8.666/1993.

MANOEL R. MACHADO FRANÇA
2º Gerente de Obtenção de Meios Distritais e da DHN

COLABORARAM: Luiz Monteiro e Marcelo

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marujo

Que armamentos são esses? Quando o contrato de compra será assinado? Quando o Ceará der baixa (parece que não vai demorar muito) é possível outra compra de oportunidade? Do Rotterdam, por exemplo, que segundo a revista Forças de Defesa teria sido examinado pela MB?

wwolf22

todo esse equipamento que vem junto com o Siroco eh novo, seminovo, usado ou muuuuuuito usado ??(lanchas)

Jr

wwoolf22 são usados, mas muito melhor de tudo que temos por aqui, inclusive as embarcações de desembarque são maiores que as nossas. Marujo quanto ao armamento eu escrevi na última matéria do Siroco aqui no blog e só da uma procurada. Possível sempre é, desde que o dinheiro apareça no caso do Rotterdam, mas pode apostar que a disputa vai ser acirrada na compra desse navio por parte do Chile e Portugal.

wwolf22

Jr,
era essa a minha duvida… queria saber se as lanchas seriam mais modernas que a atuais que possuímos…

Pedro

Percebam que os quase 81 milhões de Euros são pela compra do navio. A Marinha ainda não divulgou quanto irá custar o PMG que vem sendo realizado pela DCNS.

alguém arrisca o valor?

wwolf22

Pedro,
pagaremos o valor de uma FREEM

josé henrique mendes

Ele virá com canhões de 30mm que na minha opinião assim que for possível deveriam ser substituídos pelos de 40mm para haver uma padronização.

joseboscojr

Os armamentos são os canhões de 30 mm e os lançadores de mísseis Mistral.

José,
Mas a MB já adota o calibre na classe Amazonas.

BrancoF-16

Reforme o siroco e ganhe uma Freem isso ??? kkkkk

Tirando a brincadeira, não é o que a esquadra mereceria, não é novo, não é o mais moderno, porém me arrisco a dizer, que vai ser a melhor compra pelos próximos 5 anos e que vai carregar muito piano, diante disso, acho que foi sim uma boa compra, já que não veremos grana entrar para as forças armadas por um bom tempo.

juarezmartinez

Pois é , taí o dito cujo, não se falou ainda se neste valor está incluso o custo do PMG, ou não, e ainda já ficou claro que os motores Semt Piesltick vão permanecer, e se não existir contrato de manutenção junto a MAN que assumiu a Semt já sabem o que vai acontecer daqui a pouco né, vai virar outro enfeite de cais.

Este navio pode ser mais um prego num caixão chamado Nae SP.

G abraço

camargoer

Olá colegas. A despeito da intencional ironia de alguns colegas, o preço de uma FREMM nova é da ordem 500 milhões de euros (dependendo do que estiver embarcado). O G40 Bahia custou 80 milhões de euros, ou 15%. Claro que são navios para diferentes usos e com diferentes deslocamentos (um FREMM desloca 6000 ton e o G40 12.000 ton) e é bem complicado comparar um equipamento novo com outro com 20 anos de uso. Contudo, é preciso um pouco de cuidado com as ironias para não propagar erros e mitos.

Sequim

Uma pergunta: é possível instalar sistemas modernos de combate tipo AEGIS ou Pantsir naval no Bahia?

BrancoF-16

Boa tarde, Sequim
Vamos ver se posso te auxiliar com essas duvidas.
Se o sistema Aegis do qual você se refere for os utilizados nas fragatas e cruzadores, acredito que não por fugir da característica do navio que se trata o NDM Bahia.
Já em relação ao sistema ZRPK “Pantsir-M” que seria o modelo naval do Pantsir, este na minha opinião seria um bom incremento como defesa de ponto do navio.
No entanto tem um problema, não sei se seria possível sua instalação e se haveria compatibilidade entre o sistema francês com o russo do qual tem origem o “Pantsir-M”.

Gerson

Para mim esta de excelente tamanho tendo em vista que tudo que o governo promete fica meio so na promessa então vamos de compras de oportunidade como essa do Bahia que vai ser muito útil a MB por pelo menos mais uns 20 anos. agora que venham as OHP!

Bosco

Sequim, Esse tipo de navio só adota, em regra, armas de autodefesa. Nesse caso o Pantsir seria possível mas o sistema AEGIS é completamente impraticável . Ele é um sistema de defesa aérea de área e não de autodefesa. Há uma sugestão de se usar como base um LPD-17 com um sistema AMDR e mísseis SM-3 mas aí ele deixaria de ser um navio de desembarque doca e passaria a ser um navio de defesa antimísseis. Nesse contexto, não há como dotar o Bahia com o AEGIS sem descaracterizá-lo completamente e aí no caso seria muito mais efetivo e barato… Read more »

carlos alberto soares

PMG ? Caro JM nada como um dia após o outro e uma noite entre dois dias. Podes ficar antenado que desse mato vai sair coelho$. Quanto ao motor tu já mencionou várias vezes, sinceramente ….. vai dar _______….. o tempo mãe de todas as razões se fará presente !

COMENTÁRIO EDITADO.

José Luiz

O Brasil ainda não assinou o contrato da compra do navio NDM L 9012 Siroco (G 40 Bahia),conforme o ministério da defesa da França diz a imprensa.

americomatheus

Mais uma embarcação de segunda mão para a nossa guarda costeira bolivariana.

carlos alberto soares

Mais uma vez, não usarei linguagem subliminar, antes era admitida, não é mais …. Ok, sigamos a regra !

carlos alberto soares

Voltarei somente ao NDD Bahia quando ele “docar” por tempo indeterminado, o JM será contratado para dar um “jeito” nos motores ! (rs).

André Trix

Sou contra !
A prioridade é encontrar alguma Fragata de segunda mão, acelerar a construção do navios patrulha Nacionais gerando empregos, instalar armamentos nas OPV compradas na Inglaterra.

MO

nasce um almirante … kkkkkkkkkkkkkkkkkk