050909-N-8154G-180 Gulf of Mexico (Sept. 9, 2005) Ð The Mexican Navy amphibious ship Papaloapan (P-411) sits off the coast of Mississippi preparing to assist with Hurricane Katrina relief efforts along the Gulf Coast. The Mexican and Dutch Navy, have sent ships to augment joint U.S. military forces in the area. The Navy's involvement in the humanitarian assistance operation is being lead by the Federal Emergency Management Agency (FEMA), in conjunction with the Department of Defense. U.S. Navy photo by PhotographerÕs Mate Airman Jeremy L. Grisham (RELEASED)

NDCC Papaloapan (A411) da Marinha do México

Operação reunirá Fuzileiros Navais de oito países da América

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), realizará entre os dias 15 e 24 de novembro a Operação Unitas Amphibious 2015. A Operação é um adestramento militar conjunto entre Fuzileiros Navais de diversos países da América.

No período de 15 a 18 de novembro, na Ilha do Governador, serão realizadas oficinas de adestramento de tiro, operações militares em área urbana, operações com aeronaves, operações com viaturas anfíbias, instrução sobre direitos humanos, entre outras atividades.

Já no período de 19 a 23 de novembro, na Ilha da Marambaia, será realizada a fase de emprego tático da Operação, na qual haverá uma Incursão Anfíbia, em um ambiente hostil simulado, a fim de libertar e prestar assistência humanitária a refugiados. Participam do exercício cerca de 1000 Fuzileiros Navais dos seguintes países: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Peru.

CFN

Serão empregados diversos meios da MB, como um Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC), uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral (EDCG), helicópteros e Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf). A Marinha do México participará com um NDCC e helicópteros. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA participará com helicópteros e com aviões de decolagem e pouso vertical, denominados “Osprey”.

A Unitas Amphibious tem o objetivo de incrementar a interoperabilidade e a capacidade de planejamento e execução de Operações Anfíbias entre as Forças dos países participantes. Além disso, a Operação visa proporcionar a troca de informações e experiências, contribuindo para fortalecer as relações diplomáticas e estreitar, ainda mais, os laços de cooperação mútua existentes entre as forças de Fuzileiros Navais desses países.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego

Quem dera o G-40 já estar transferido… poderia até haver treinamento com os Ospreys!

Um abraço.

Oganza

O Canadá não tem uma força denominada “Fuzileiros Navais” (Marines).

Será que o Chile traria o LSDH-91 Sargento Aldea, o Foudre deles? Ai poderíamos dar uma olhada no Irmão do nosso futuro Bahia… 😛 mas acho que se eles trouxerem alguma embarcação vai acabar sendo algum LST da Classe BATRAL mesmo.

Grande Abraço.

MO

Ow Oganzales, me dizu ma coisa pq vc e os cara coloca o indicativo nafrente do nome ?? o navio eh Sargento Garcia, LSDH 91 e nao ao contrario … kkkk

Essa coisa de A 12 Sao Paulo e afins eh coisa de buneco … kkkkkkk

kkkkkkkkkkk #cozadidhoido ….rssss

Abs

Nonato

Nesses casos, quem organiza atividades a serem realizadas?
Existe verdadeira troca de experiência?
Falo isso porque países amigos hoje podem se intrigar amanhã.
Aí se o que está em melhor situação hoje ensina todos os seus trunfos hoje, amanhã pode estar em desvantagem.
Se alguém com experiência puder opinar…

Braz

Salvo engano ou omissão, os Osprey não poderiam operar a bordo do “Bahia”. As turbinas detonariam o convés de vôo do navio.

A operação desta aeronave exige um convés com pavimentação mais reforçada e refratária ao calor das turbinas.

[]´s

MO

Boa Observação Braz !

Airacobra

E nossa querida briosa sem um NDD para participar, ai vai no maximo um NDCC, quase certo o Saboia, senão, o Garcia, saudades das epocas de operação dragão com 2 NDDs, 2 NDCCs, 2 NTrTs, eu era feliz e não sabia

Luiz Monteiro

Prezados,

Informo que, além dos navios citados na matéria, também participará da Operação o Navio Plataforma de Desembarque Móvel “Big Horn”, dos Estados Unidos.

Abraços

MO

o Big Honrn nao é um N/T classe HJK ?

Luiz Monteiro

Por falar no “Big Horn”, a Armada do Chile possui um navio muito semelhante a este, utilizado pelos chilenos como NApLog, o “Almirante Montt”

Abraços

MO

Sim chefe, um Henry J. Kaiser, um sonho (meu) de consumo

Mauricio R.

O Canadá sem NApLog disponível no momento, tem arrendado tanto o navio chileno, como o espanhol.

Franz A. Neeracher

O “Big Horn” é um navio tanque.

Luiz Monteiro

Prezado MO,

O Big Horn é um navio da Classe HJK.

Abraços

Dalton

Além do USNS Big Horn a US Navy está trazendo o NAe
USS George Washington da classe Nimitz que coincidentemente está mudando de oceano depois de ter passado 7 anos baseado no Japão e recém terminou a fase do Pacífico da UNITAS 2015.

O NAe está escoltado pelo DDG USS Chafee e um segundo
DDG o USS McFaul está a caminho após concluir uma missão no Mar da Arábia fechando uma missão de 7 meses
com a UNITAS 2015.

Marcelo Andrade

Oba!!! Mais uma visitinha pra Baia da Guanabara!!!!

Juarez

E ta chegando a patronagem, MO teremos aviaozinhu tambem…..

G abraço.

MO

olha ver um HJK, se eventualmente iesse aqui era TDB !!!!m se conseguir um buneu do Chifrudo então …. jizuis …

Em tempo e por falar em chegar, chegaram porraamaveis (kkkkk) dos bunecos (os aviaozinhums do mar)

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2015/11/mv-empress-9hje9-inicia-temporada-de.html

Juarez

MO não tira fotos da HJK, porque se nao os mimoso puxa saco daquele beicudo Francófilo UQTR com perfil gay
vai dizer que ele e velho, feio e big.

G abraco

Oganza

MO,

ok… ok… lição aprendida e sem desculpas. Sargento Aldea, LSDH-91 e NUNCA mais o contrério… 🙂

Ps.: Mas será que ele vem?

Grande Abraço.

MO

Sinceridade Oganza … conhece lei de Murphy né … e mesmo que venha sera eventualmente e supunhetadamente RRJ , ou seja, da na mesma = nada

Portanto, estou desligado quanto a isso, nem ler o post li, nao quero me aborrecer …

Juarez … eh cra, tem razão, masssssssssssssssssssss, mesmo que, ja viu né, dificil por aqui né, e se alguem o fizer, pode ter certeza que algo saiu errado, tipo tava fotografando o pasarinho, peixinho e sem querer pegou o navio …

Abs a todos !

Airacobra

O Kaiser realmente é um NT/NApoLog de respeito, e de pensar que quando da epoca que o Chile comprou o dele fiquei na esperança que o mesmo ocorresse com o Brasil mesmo que fosse SH, mas decidiram pelo PMG do Marajó, que no meu ponto de vista nada mais foi que enxugar gelo

Seal

Só de imaginar que um Aircraft Carrier da classe Nimitzs tem mais poder de fogo que toda a Marinha da AL, a Marinha Brasileira devia colocar todo o seu poder de fogo da Armada e do corpo de Fuzileiros Navais neste exercício, para impressionar os anfitriões e a imprensa.

jagderband#44

Impressionar os anfitriões e a imprensa?
Fala sério.

joao.filho

Haha!!! Deveriamos é fazer justamente o oposto. Devemos esconder nossos F-5, pois o que vamos causar serão gargalhadas…

Luiz Monteiro

Prezados, Segue em primeira mão para o pessoal do Poder Naval: A Marinha do Brasil adquire um Navio Doca Multipropósito (NDM), com todos seus sistema e subsistemas, duas Embarcações para Desembarque de Viaturas e Material (EDVM), uma Embarcação de Desembarque de Carga em Geral (EDCG), sobressalentes, ferramentas especiais, instrumentos e equipamentos de teste, documentação técnica, armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de mísseis), equipamentos de salvatagem, combate à incêndios e controle de avarias, junto à Marinha Nacional Francesa, por € 80.066.721,00 (oitenta milhões, sessenta e seis mil, setecentos e vinte e um euros) Segue abaixo a íntegra da TJDL N.º 2/2015… Read more »

Gerson

Airacobra

“E nossa querida briosa sem um NDD para participar, ai vai no maximo um NDCC, quase certo o Saboia, senão, o Garcia, saudades das epocas de operação dragão com 2 NDDs, 2 NDCCs, 2 NTrTs, eu era feliz e não sabia”

Faço minha suas palavras! Saudades da Op. Dragão participei de três final dos aos 80 e inicio anos 90. Naquela época tínhamos muitos escoltas mesmo velhos mais ainda operacionais.

Espero que nas condições atuais a MB possa ao menos fazer mais compras de ocasião, pois, os navios escolta que temos em funcionamento não da pra muita coisa!

enfermeromorenoClaudio Moreno

Será que haverá tempo para o Siroco novo Bahia chegar a tempo do exercício?

CM

MO

não amigo, ainda havera adaptação da guarnição, certificação, comissionamento, vai levar um tempo ainda

juarezmartinez

Não, ele só chega por aqui depois que passar por uma “revisão!(nem vou chamar de PMG para não dar azar e quebrar no caminho) e isto deve ser lá por final janeiro com sorte, e ainda deverá passar por treinamentos e qualificações aqui no Brasil, então vamos lá, lá por abril com boa vontade e $$$$.

G abraço

juarezmartinez

Voltando a vaca fria, o Newport Mexicanélico tá bonitão de visual hen MO

G abraço

enfermeromorenoClaudio Moreno

Marcelo “Ostra”,

Como anda a saúde meu amigo?

Saudações a ti e a família.

MO

Oi Claudio, me recuperando de femur quebrado, 6 meses, perspectivas de 6 meses a 1 ano para recuperação (acidente moto), tirando isso, firme e forte, ccomo um prego em um pudim

Agradeço a preucupação, vamos indo !!! chego la …

TKS !!!!!!

Luiz Monteiro

Prezados,

O CVN “GEORGE WASHINGTON” visitará a cidade do Rio de Janeiro, no período de 23 a 27NOV2015.

Abraços

Claudio Calabria

Luiz Monteiro,

O George Washington chega antes acho, para participar do UNITAS 2015 que começa dia 16. Depois farão um exercício com a FAB, USABRA.
Por gentileza, você confirma a precisão dessa informação?
Abraço!

Luiz Monteiro

Prezado Cláudio Calabria,

O Navio-Aeródromo “GEORGE WASHINGTON”, pertencente à Marinha dos Estados Unidos da América, realizará o Trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras, nas proximidades da cidade de Rio Grande – RS, no período de 13 a 16 de novembro de 2015, e visitará a cidade do Rio de Janeiro – RJ, no período de 23 a 27 de novembro de 2015.

Abraços

juarezmartinez

Alm.LM, amanha teremos dois SH 60 na ilha do Terrapleno em Rio Grande.

G abraço

Gilmar Leal

Neste momento temos 2 V22 e 2 C130 Na Base Aerea de Belém. mais um V22 e outro C130 sendo aguardados. Pernoitaram por aqui e devem partir ainda hoje. Comenta-se que um dos V22 teve uma pane, por isso não sabemos o horário de decolagem.

Israel Karadbicheviski

Eu acho estranho que até a Inglaterra vem meter o nariz por aqui, oura coisa que eu estive pensando…porque essas forças armadas estarão aqui justo no período que o povo brasileiro estão falando de derrubar o governo do pt? Vcs estão achando isso normal?. Na verdade eu nunca confiei nos EUA, eles são traíras. E uma pena mas, a força aérea brasileira no momento só pode competir com a Argentina e o Uruguai.

Visitant

Acabei flagrar sem querer um osprey passando aqui em brasilia