Quebrado o recorde em comprimento linear no Porto de Santos

24

prague-express-9450399-DGZR2-104014dwt--8749dwt-maiden-call-santos-ml-15-11-15-2 copyO Porta container alemão M/S ‘Prague Express’, em viagem de descarga, procedente de Port Kelang. Malásia,  atracou por BE no início da noite do dia 15/11/2015 no Terminal da Embraport 1, quebrando o recorde de comprimento linear por navio do Porto.

hanover-express-9343716-DFGX2-ml-18-01-13-10 copy

(Modelo 1/700 do M/S ‘Hanover Express‘, mesma classe do navio)

Em sua primeira escala no complexo portuário Santista, a embarcaçao pertecente ao armador Hapag Lloyd AG, de Hamburgo, Alemanha, quebrou o recorde de comprimento linear do Porto de Santos, com seus 335,94 m de comprimento total e com 13,90 m de calado, se tornando o maior navio a atracar em Santos até o momento.

prague-express-9450399-DGZR2-104014dwt--8749dwt-maiden-call-santos-ml-15-11-15-20 copy

O recorde anterior pertencia ao trio da mesma classe Hanjin Seattle, Hanjin Long Beach e Hanjin Rotterdam, com 335,63 m, quebrado em 01/08/2013.

Para ver todas as imagens (25) e informações sobre:

prague-express-9450399-DGZR2-104014dwt--8749dwt-maiden-call-santos-ml-15-11-15-50 copy

Fotos: Marcelo ‘MO’ Lopes – 15/11/2015

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
douglasfalcao

qual deslocamento?

Franz A. Neeracher

Douglas!

Está na reportagem, leia com mais calma…..:-) 104.014 DWT

Sergio Cintra

MO
Fazer a curva da Ponta da Praia com um “treco” desses é fácil ou é osso?
Abraços

Maico

Recorde quebrado por 31cm… eheheh

Fernando "Nunão" De Martini

Interessante, entre as informações do link para o Santos Shipphotos, é o grande motor de combustão interna que proporciona quase 80.000 hp num eixo único, levando o navio a 25 nós. Para uma comparação, a soma da potência das duas turbinas a vapor do NAe São Paulo dá pouco mais de 120.000 hp, levando o navio a cerca de 32 nós (quando ele navegava, evidentemente). Quando se fala em mudar a propulsão do NAe São Paulo com motores diesel, esta poderia ser uma possibilidade para velocidades de cruzeiro superiores a 20 nós (com transmissão / engrenagens compatíveis para transmitir a… Read more »

Franz A. Neeracher

MO

Somente para torrar a sua paciência; voce tem certeza que esse Prague Express é da mesma classe desse modelo, o Hannover Express??

Eu pensava que o Prague Express é de uma classe de 3 navios construídos depois dos 8 da classe Hannover Express….mas posso estar errado…..

Delfim

Fico pensando no dia em que navios cargueiros se tornarão tão grandes, a ponto de não usarem mais propulsão convencional e sim nuclear. Aí apenas 5 países dominarão os mares, não apenas militarmente mas tb comercialmente.

Franz A. Neeracher

Ja existiu navios cargueiros movidos a energia nuclear…..mas não deu certo!

Os custos, risicos, pessoal qualificado, muitos países não permitem a entrada de navios movidos a energia nuclear…simplesmente não compensa.

Os navios mercantes, na minha opinião já atigiram o tamanho máximo…..muitos portos não possuem calado, espaço para manobrar ou guindastes suficientes para vários poderem carregar/descarregar em curto prazo navios desse porte gigantesco.

Outro problema, o Canal do Panama mesmo sendo ampliado recentemente como foi, não permite a travessia de navios deste porte…..

No momento existe um excesso de capacidade no mercado mundial de transporte; muitos armadores quase não ganham dinheiro…..

carlos alberto soares

MO sorvendo seu gosto dá gosto, parabéns véio !

carlos alberto soares

“Mais interessante, talvez, seria um NAe novo que ….. ” UFA ………… tomei um susto, quase infarto ! (rs).

“carlos alberto soares em 18/11/2015 as 18:13
“Mais interessante, talvez, seria um NAe novo que ….. ” UFA ………… tomei um susto, quase infarto ! (rs).”

Enfartaria à toa. Estou apenas colocando em debate (embora aparentemente ninguém tenha se interessado) uma questão técnica relacionada a sistemas de propulsão, que já foi tema de debate aqui por diversas vezes. Não tive intenção alguma de atacar ou defender (embora pudesse fazer tanto uma quanto outra coisa, se bem entendesse) a remotorização do atual NAe ou a construção de um novo, assunto que causa tanta celeuma e riscos de infartos.

Augusto Marques

Se um porta contêiner da classe E da Maersk for a Santos ele encalha.

carlos alberto soares

MO, uma pergunta:
O maior profundidade/calado de portos no Brasil é o de SEPETIBA/RJ ?
Obrigado, um abraço e reitero meus cumprimentos pelo seu trabalho.
Estendido aos EDITORES por publica-los.

Roberto

Nunão, então vou aproveitar a deixa…. Sabe dizer qual exatamente são os motores diesel que pretendem (se um dia realmente sair) instalar no A12 ?

Luiz Monteiro

Prezado Nunão,

Se um dia o PMM do NAe “São Paulo” for levado a diante, a propulsão passaria a ser diesel-elétrica.

Interessante você falar sobre um futuro navio-aeródromo com 3 eixos. O projeto da DCNS para o PA2, e que certamente será o projeto da DCNS para a eventualidade do PRONAe sair do papel, possui 3 eixos e deslocamento próximo de 55.000 toneladas.

Abraços

Fernando "Nunão" De Martini

Caro Luiz Monteiro, boa tarde. Bem lembrada a existencia de tres eixos no projeto frances de NAe convencional. Nao me lembrava disso, foi apenas uma proposta logica de minha parte no caso de um hipotetico sistema de propulsao em tres eixos que fizesse uso de um desses grandes motores diesel de mercantes como o da materia, de forma simples e direta (e economica) num so eixo, deixando mais dois para turbinas, prescindindo assim de complicadas transmissoes. Mas seria uma solucao que precisaria, ao mesmo tempo, de longas linhas de eixos para uma ilha que incorporasse chamine mais ou menos a… Read more »

Roberto Bozzo

Prezado Luiz Monteiro, boa tarde.

Se a troca da propulsão do A12 ser realizada, já se sabe quem seria o fornecedor e o modelo utilizado ?
Grato.