Transpetro

A Petrobras decidiu colocar em seu programa de desinvestimento para este ano a venda de participação na Transpetro, subsidiária de transportes da estatal (com navios petroleiros e por gasodutos e oleodutos). O diretor financeiro da companhia, Ivan Monteiro, informou que o assunto de como poderá ser feita a venda de ativos da Transpetro foi iniciado na última quinta-feira.

— Ontem (quinta-feira) tivemos a primeira apresentação do banco que foi contratado para nos dizer qual a visão dele sobre a Transpetro. Isso está no início do início — afirmou Ivan.

Esse estudo do banco será levado à área de negócios da Petrobras, que fará uma avaliação técnica para apresentar o resultado de seus estudos e avaliação para a diretoria colegiada. O processo só terá início caso a diretoria aprove.

Monteiro disse que não está nada definido sobre como será a venda de participação na Transpetro, que poderá ser dividida: a parte do transporte de petróleo e derivados por navios e a operação dos gasodutos e oleodutos. Movimento semelhante foi feito com a Gaspetro para a venda de 49% do seu capital, mas referente apenas à parte na qual a Petrobras tinha participação nas distribuidoras de gás estaduais.

— Pode acontecer de dar errado de ou aparecerem poucas propostas, ou nenhuma proposta que a gente imaginou. Não tem problema. A gente abandona, porque não dá para ficar chorando, e vai para outras coisas — afirmou o diretor.

Monteiro afirmou que estão em análise na companhia entre 20 e 30 projetos em seu programa de desinvestimento. Segundo ele, alguns estão em processo mais adiantado de análise e outros não. Se o conjunto de projetos não conseguirem alcançar a meta de US$ 14,4 bilhões, serão adicionados novos projetos.

— Entram e saem projetos. São vários processos andando em paralelo uns bastante maduros, outros menos e alguns na face de concepção — destacou o diretor.

Entre os projetos do programa de desinvestimento, Monteiro se disse surpreso com o interesse demonstrado por investidores em relação às unidades de fertilizantes da companhia. Isso mostra, segundo o diretor, que apesar do cenário internacional adverso, os ativos da estatal são interessantes, inclusive pelo fato de a Petrobras nunca tê-los colocado à venda. E a mudança dessa tradição está sendo feita pelo convencimento.

— Nós nos reunimos com as áreas e convencemos da importância daquele projeto ser vendido para a instituição. Isso não é feito pela força, e sim pelo convencimento — destacou.

FONTE: O Globo, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso

Mesmo q tardiamente, sera q agora e de vez por todas vao entender qual eh de fato o negocio principal desta empresa…….prospeccao, extracao e refino de petroleo…………ufa…esta historia ja eh mais velha q andar pra tras. Entra governo sai governo e esta corporacao fica cada vez mais enredada em escandalos e num baita cabide de cargos e salarios aos apaniguados inuteis de plantao. Esta empresa ja merecia a muito tempo uma devassa impiedosa do MP……mas como aqui nao temos um MP publico serio e corajoso, a coisa segue sempre no SE, QDO, QUEM SABE,……tudo na condiconal. Sds

Rommelqe

So uma “pequena” dúvida: os preços de venda serão maiores ou menores do que os preços de compra?

carlos alberto soares

Combinaram com os Sindicatos ?

Alex Costa

carlos alberto soares: Quem quer saber de sindicatos? Sindicatos são um antro de corrupção, roubo e um dos maiores atrasos deste país medíocre.

Leopoldo

Melhor caminho para o setor petrolífero começa pela privatização da Petrobras em seguida abrir todo o pré sal para o mercado estrangeiro e o preço dos combustíveis estar atrelado ao preço do barril de petróleo e deixar de lado essa ideologia de nacionalismo barato de esquerda de que o petróleo é nosso.

carlos alberto soares

Leopoldo 20 de janeiro de 2016 at 21:19
E ponto.

MARCELO ANDRADE

To contigo Leopoldo, Governo tem que cuidar de Saúde, Segurança e Educação. A privatização da Petrobras já passou da hora, chega de usar a empresa para favores políticos. Privatizada ela vai ter metas. A Vale foi e ninguém morreu!!!! Digo, 17, em Mariana, mais ai e outra história!!!

Vader

A pergunta que não cala é: É a PeTrossauro que é do Brasil, ou é o Brasil que é da PeTrossauro? Até quando o povo brasileiro vai ficar sustentando esse LIXO de estatal falida através da gasolina mais cara do mundo? A resiliente boçalidade esquerdo-nacionalista do brasileiro, particularmente de sua classe política, ao sustentar este modelo falido é algo de se entrar pros anais da antropologia mundial. A estupidez é incomensurável. No mais, a PeTrossauro já foi privatizada há muito tempo: pertence ao PT e seus aliados! Só que não apenas não vimos um centavo do dinheiro de sua venda… Read more »

Cris

Ja sabemos o que fazer , não percamos mais tempo , privatização já

João Marcelo

Isso ai entregar tudo, leso engano de quem pensa que o País vai se beneficiar com a venda do pré sal, quem assistiu o Globo Repórter sexta passada? Viram a Noruega? Pois é da uma inveja!!! Quem acha que o Brasil vai se beneficiar com Royalties do petróleo esta enganado, os navios tanque vão carregar em alto mar e se dirigir diretamente para seus países. O Brasil dançou!!! Em outros países fizeram e fazem guerra por causa do petróleo, no Brasil os servis baixam a calça ficam de quatro e são currados com orgulho e prazer, só pra não dar… Read more »