Caças AF-1 da Marinha

Acidente foi durante treinamento com outro caça a 24 milhas da costa. Marinha faz grande operação para encontrar o piloto.

Um caça da Marinha do Brasil caiu no mar da Região dos Lagos do Rio na tarde desta terça-feira (26). O acidente foi durante um treinamento padrão que era feito junto com outra aeronave, a 24 milhas da costa, cerca de 44 Km de distância do litoral.

Segundo a Marinha, o piloto ejetou da aeronave e caiu no mar com vida, mas ele ainda não foi encontrado. Uma grande operação de resgate está em curso com navios, helicópteros e outras embarcações.

A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça que fazia o treinamento, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde eles tinham saído. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

FONTE: G1

AF-1M

Caças da Marinha colidem na Região dos Lagos; piloto está desaparecido

Um caça da Marinha do Brasil caiu após se colidir com outro avião no mar próximo à costa de Saquarema, na Região dos Lados, no início da tarde desta terça-feira. O acidente aconteceu durante um treinamento militar, a aproximadamente 44 quilômetros da praia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto de uma das aeronaves conseguiu pousar em segurança, já o outro teve que ejetar e está desaparecido.

Segundo a Marinha, o piloto que ejetou caiu em mar com vida, mas ainda não foi encontrado. Os bombeiros e a Marinha estão realizando uma operação de resgate com navios, helicópteros e outras embarcações. O avião que não caiu voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde eles tinham saído.

A Marinha do Brasil possui 23 caças Skyhawk, modelo de ambos os aviões envolvidos na colisão. Eles foram adquiridos das Forças Armadas do Kwait em 1998. Ao todo, 12 deles devem ser modernizados até o fim de 2017, com investimento de US$ 140 milhões.

FONTE: Jornal Extra

NOTA DA MARINHA SOBRE O ACIDENTE

“A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar que, na tarde desta terça-feira (26), ocorreu um acidente envolvendo uma aeronave da Força, modelo AF-1B, obrigando o piloto a se ejetar. A aeronave caiu no mar, nas proximidades de Saquarema – RJ.

A Marinha deu início às buscas pelo piloto e está prestando todo o apoio necessário à família do militar.

O acidente aconteceu quando a aeronave retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas”.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leopoldo

Será que é do modelo já modernizado?

Jorge Tadeu

Lamentável incidente. Espero que encontrem o piloto em boas condições físicas.

saydjarrad

Pergunta?

Esse caça ja tinha sido modernizado?
Quantos caças a Marinha tem operacional hoje e quantos em modernização ?

Antunes

Nossa, na torcida que encontrem logo o piloto.

Mestre Galante, os AF-1 operacionais são apenas os modernizados? Grande baixa.

ZeMeerson

Espero que o piloto seja encontrado o mais breve e com vida. Uma coisa boa dessa Olimpíada, é que deve ter varias unidades de resgate de prontidão por perto.

Silvio

Os coletes operacionais dos pilotos não tem localizador?

Celso

Prezado Zemeerson, o bom mesmo destas operacoes olimpiadas, eh q nnao tem nada bom mesmo…rsrsr apos toda esta operacao c gastos e desgastes operacionais, a FAB c certteza vai ficar no gargalo para efetuar manutencoes, treinamentos, combustiveis e outros…….vao torcer pra chegar logo o proximo ano . Sds

Jules M B Silveira (@JulesMarcelo)

Colisão em voo

Celso

Mais uma coisa, todo piloto naval tem consigo a bordo equipamento para sobrevivencia na agua, alem de um radio localizador em frequencia de emergencia…..entao nao deve ser dificil localiza-lo….assim espero.

ALEX SILVA SCHWANKA

Infelizmente está uma oportunidade real de salvamento. Vamos ver a eficácia da marinha, sendo que 44km não deve ser difícil.

Carlos Silveira

Amigo fui deste esquadrão e agora sirvo no 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. Primeiramente peço respeito á vítima pois é meu amigo pessoal, e no quesito eficácia quase todos os dias temos SAR (Search and Rescue) resgatando vítimas em pesqueiros, veleiros e outros. Não venha questionar nossa competência até porque passamos por uma seleção muito grande e se estamos aqui é porque somos competentes. Caso contrário vc estaria no meu lugar.

Leandro Costa

Ainda torcendo pelo piloto aqui. E desconsiderando totalmente as informações recicladas pela grande imprensa em relação ao prazo de entrega das aeronaves modernizadas, alguém sabe à quantas anda o processo de modernização?

Marcelo

Prezado Carlos, quem era o piloto? estive com eles semana passada. e qual a aeronave, se foi um AF-1B, foi a 01 ou a 11?

Leandro Costa

Marcelo, acho que não é uma boa divulgar o nome do piloto por enquanto. É melhor esperarmos notícias oficiais da Marinha em relação à isso. Ainda aguardo informações para saber se o resgataram. Mas salvo engano, a nota da Marinha especifica a aeronave N-1001 como a AF-1B acidentada.

Glasquis 7 ex Glaxs7

Segunda aeronave de combate em menos de um mês se contarmos o F5 do outro dia. Se o piloto não tem um rádio e um sistema de localização deverá ser muito difícil encontrá-lo. Imagina à noite e mesmo que usem sistemas de intensificação e visão noturna encontrar uma pessoa no meio do oceano. Mesmo que o ala tenha marcado a posição as correntes devem arrastá-lo por alguns km. Normalmente os exercícios de treinamento sobre o mar, tem na base ou em algum navio próximo, uma unidade de resgate e não se medem esforços pra encontrar um piloto. Vamos torcer pra… Read more »

Marcelo

A nota não fala qual a aeronave. Quanto ao piloto, concordo, é que realmente fiquei muito chateado por ter estado no Esquadrão semana passada.

JONATHAN

O clima aqui na aviação naval é de muita consternação pelo incidente. O oficial aviador era um dos oficiais mais queridos e preparados da Asa fixa da Marinha.

Sérgio Lamarca leite

Que seja encontrado o mais rápido possível.

Luiz

Este é a realidade da nossa Marinha, se não investir nas Forças Armadas para que elas vão servir?

Olivio

Sou ComAndante de linha aérea,e velejador,torço pelo colega,e sei o quanto é dramática situação de um um náufrago.Mas torço para que seja encontrado logo,o que me preocupa é a temperatura da água.

Marcelo

Jonathan, estive com ele segunda feira da semana passada e confirmo o que disse. Duas horas de um bom papo onde aprendi muito. Está chegando uma frente fria no RJ com ressaca do mar e vento, isto pode ter afastado ele do ponto da queda e dificultar a localização, mas espero que em breve ele seja encontrado e esteja bem.Acredito que mesmo estando no inverno, as águas da região do RJ não cheguem a causar hipotermia.

Almendro

Em breve encontraremos nosso colega

José Maria do Nascimento Fonseca

Vamos adquirir logo esses caças suecos,acabar com esses problemas.

Otavio de Castro

TORCENDO PELO RESGATE DESSE PILOTO. COM CERTEZA, UM BRASILEIRO DE BEM E DEDICADO AO SEU PAÍS. ELE SERÁ ENCONTRADO, SE DEUS QUISER.

Marcos Gilbert

Quanto ao piloto estamos na maior torcida para que ele esteja bem, sabemos que esses homens são muito comprometidos com seu dever, com seu País, e sempre dão muito mais de si do que se espera então tenho certeza que o caça caiu o piloto não poderia ter feito mais nada para evitar a queda e rezamos para que encontre-no o quanto antes e bem de saúde. Quanto ao caça fica a sugestão para a Marinha adquirir os F18 do Kuwait que estão para ser substituídos e servir digamos de caça tampão até que possam comprar os novos Sea Gripem,… Read more »

Osvaldo Marcilio Junior

DEUS queira que nada tenha acontecido ao piloto e que ele seja rapidamente resgatado e quanto ao Skyhawk é uma pena, pois já temos tão poucos!!

Ricardy

Deprimente, ver uma elite dos jovens brasileiros, com uma formação de primeira, jovens cidadãos comprometidos com seu país, (exemplo para pelegos de UNE, DAs de Universidades) pilotos treinados, e colocados dentro de sucatas. A vida dos nossos jovens militares, a segurança do país realmente não vale nada para os comunistas que governaram o país nos últimos anos. Bilhões roubados, e os jovens aviadores, como alguém comentou, voam “fuscas com injeção eletrônica”. Deplorável!!!

pedro jdss

O brasil um pais grande com caça do tempo do meu avós queria que fosse um caça como o F18 ou o Gripen NG teria esta perda de piloto e do caça sem fala este piloto não tem sistema de edificação e localização por GPS

Irene e Marco

????

Alexandre

Na verdade a marinha do brasil comprou o a-4 skyhawk para retomar as suas operações com asas fixas, já que por decreto presidencial não poderia operar tal tipo de aeronave. Como existem oficiais comprometidos com a defesa do país, fizeram de tudo para que um novo decreto presidencial liberasse a nossa querida marinha para operar novamente aeronaves de asa fixa. Mas como o nosso orçamento é grande demais, para não dizer ao contrário, compramos o que o nosso dinheiro deu para comprar. O A4 skyhawk pode ser velho em tempo mas em uso está pouco rodado, e na sua categoria… Read more »

Oica

Boa noite!

De que a maioria esteja desejosa pela integridade física do piloto, não restam (nem restariam) as menores dúvidas. Também eu.

Gostaria, no entanto, de fazer uma indagação: como a Marinha pôde (ou pode) afirmar (garantir?) a ejeção do piloto ao mar?

Antecipando-me a uma eventual resposta.
Em caso de não se ter como garantir: por que assim o fez?????

Celso

Espero que tenhamos uma boa notícia do nosso Herói, pois se isso fosse nos EUA, toda a nação estaria preocupada e exaltando o seu militar, pois para mim esses militares são nossos bravos, temos é que aprender a valorizar os nossos,não são os tipos de equipamentos que fazem desses homens heróis e sim a paixão de defender essa nação com o que tem em mãos.
BRASIL

Alessandro C. A. A. P

E ae marinha do Brasil, Governo Federal, como esta a situaçao atual em relaçao ao resgate? Como?

Rafael

Alguem tem notícias?