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Mais informações sobre o acidente com caça AF-1 da Marinha

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AF-1M

A Marinha do Brasil, em complemento à Nota publicada anteriormente, informa que duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata “Liberal”, a cerca de 100 Km ao largo do litoral de Saquarema-RJ. Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar.

As operações de busca e salvamento foram iniciadas imediatamente com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ.

Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves.

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saydjarrad
3 anos atrás

O P-3 Orion foi acionado ?

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Saydjarrad, mesmo que tenham sido acionados (e acredito que foram) não acredito que tiveram tido tempo de chegar até o local das buscas.

Luis
Luis
3 anos atrás

“Provável ejeção”
Detalhe terrível. O local de queda parece não ser o problema pra localização.
Torcida redobrada pelo piloto.

Glauco Callia
Glauco Callia
3 anos atrás

Sim. É difícil . Mas com certeza usarão todos os meios. O tempo é crucial . Temperatura da água a 20 graus. É torcer.

Antonio Carlos Jr Zamith
3 anos atrás

Agora explicado! Os 2 únicos A-4 modernizados se chocaram no ar. O espaço aéreo para eles e conseguiram isso. agora a aviação naval da Marinha de Guerra do Brasil só tem um A-4 modernizado. Pelo menos não foi pane que foi a EMBRAER que fez o serviço.

Caio
Caio
3 anos atrás

É confiar no equipamento de sobrevivência do nosso piloto e na agilidade do resgate , além de claro uma ajuda divina, esperar que dois episódios vom nossas aeronaves dw combate, em menos de dois meses não sejam um mal sinal.

Thiago Colt
Thiago Colt
3 anos atrás

As cadeiras dos caças AF-1 são projetadas para flutuar?
Há algum dispositivo de rastreamento na cadeira ou no traje do piloto?

JP
JP
3 anos atrás

NPAOC APA, F Liberal, Greenhalgh, Constituição e União no local…

Tamandaré
Tamandaré
3 anos atrás

Antonio Carlos, a aeronave que caiu era modernizada. A outra eu não sei se era modernizada, mas apesar do choque, conseguiu pousar em segurança.
.
Boa noite a todos!!

Glasquis 7 ex Glaxs7
3 anos atrás

Gente, a Nota é clara “…com a provável ejeção do piloto…” ou seja, nem mesmo se tem certeza de se aconteceu a ejecção ou não. a Fragata Liberal tem um helicóptero embarcado, acredito que o correto é ter ele em prontidão durante o exercício. Normalmente se adota esta medida nas Marinhas. Pelo que parece, na realidade, o piloto não ejetou, se fosse assim, não deveria ser problema localizá-lo.

Vamos torcer pra ele se safar desta!

Felipe
Felipe
3 anos atrás

Vamos torcer para que o piloto esteja bem e seja salvo logo. Esse tipo de acidente acontece em qualquer marinha de guerra.

Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues
3 anos atrás

A aeronave e o menor dos problemas, importante e que o piloto consiga voltar para a familia dele, força guerro estamos orando por voce.

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
3 anos atrás

Espero que o piloto esteja bem!

Benedito Matos
Benedito Matos
3 anos atrás

Tem 2 Fragatas (Liberal e Greenhalh) e o Apa, na área e mais 5 navios em direção a área de buscas (F Constituição e União entre eles e mais os RAm Tagaz, Sien Atlas e outro que não aparece a identificação) Fonte: Marine Traffic

MO
MO
Reply to  Benedito Matos
3 anos atrás

Apenas como adendo o Tagaz e Siem Atlas são PSV, sem capacidade de reboque

by Mauro
by Mauro
3 anos atrás

Que DEUS proteja este piloto, DEUS no comando.

Madmax
Madmax
3 anos atrás

Irmãos, cadê o moço?

Miguel
Miguel
3 anos atrás

Torcida pelo piloto, pagar com a vida voando nestas porcarias velhas comprados de milésima mão da Força Área do Kuwait, imaginem o desespero dos familiares.

Glasquis 7 ex Glaxs7
3 anos atrás

Miguel,

Foi uma batida não uma falha.

Nestes dias estive lendo um informe sobre o problema que se gera nos cadetes da FAB pela falta de um lift devido à baixa do Xavante. pra fazer a ligação entre o A29 e os caças. Os índices de reprovação chegariam na caça dos 50%. No comentário do Galante postava dados que indicavam que o tempo de reação das turmas era muito lento se comparado com as exigências dos caças da FAB.

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

Na torcida para que o SAR seja bem sucedido e o piloto esteja bem, o que mais me preocupa é a info “…com a provavel ejeção do piloto…” agora não é só torcer para ser resgatado, mas tbm para que tenha ejetado com sucesso, acredito não conhecer o piloto, pois os que conheci são na maioria das primeiras turmas, que já não voam mais.
Que Deus dê força e perseverança para que ele aguente bem até o resgate chegar e que conforte a familia até que ele chegue são e salvo em casa.

Rommelqe
Rommelqe
3 anos atrás

Esperamos que o piloto esteja ileso! Aguardemos seu retorno sao e salvo!

Rommelqe
Rommelqe
3 anos atrás

Esperamos que o piloto esteja ileso! Aguardamos seu retorno são e salvo!

Ednardo de oliveira Ferreira
3 anos atrás

Qual o equipamento que o piloto tem à disposição para ser localizado na água? O acionamento é automático? Pode acontecer de na ejeção ter ficado inconsciente.

kfir
kfir
3 anos atrás

me lembro de um video em que um piloto russo ejeta e o assento dele infla um bote, havia este recurso no jato da marinha?

Gerson
Gerson
3 anos atrás

É mais fácil achar o avião e ver se o piloto ejetou ou esta ainda no avião!

Alias, Já deviam ter comprado mesmo que usados caças mais novos e modernos para a MB!

Farias Cardoso
3 anos atrás

Sucatas adquiridas do Kwait em 1998 durante o governo do FHC ( o projeto desses aviões é de 1952) obsoletos. Em 26 de julho outros dois colidiram durante treinamento. É UM PERIGO para os pilotos. Quanto não gastaram para reformar essas porcarias?

MO
MO
Reply to  Farias Cardoso
3 anos atrás

Perdão, para comprender, o fato de ser a aeronave nova ou antiga influencia em uma colisão em voo ? (principalmente em manobras cnjuntas em formação com outra aeronave ??

Por favor, fiquei meio perdido com esta afirmassaum …

O que seria uma sucata, e o que seriauma aeronave para desenvolvimento de aviação de asa fixa de combate em uma Marinha, F 35´s ???

Jagderband#44
3 anos atrás

Se não conseguiu ejetar, presto condolências à família e amigos deste aviador naval. Se ejetou, espero que tenha sobrevivido a esta madrugada com água a 19C.

A6MZero
A6MZero
3 anos atrás

Segundo alguns boatos, a segunda aeronave que após a colisão ainda conseguiu pousar, ficou bastante avariada sofrendo até mesmo um pequeno incêndio após o pouso.

Alguém pode confirmar a veracidade dessa informação?

Dalton
3 anos atrás

Farias… os A-4 adquiridos do Kuwait foram entregues novos em folha a partir de 1977 e eram de uma versão bem superior aos A-4s utilizados então pela Argentina ou seja as aeronaves voaram menos de 20 anos com as cores do Kuwait e estavam perfeitamente conservadas até porque o clima seco e o fato de não operarem a partir de NAes ajudou na preservação. . O problema é que passados 20 anos da compra pelo Brasil apenas duas aeronaves foram modernizadas de um total de apenas 12 selecionadas quando originalmente se pensou em modernizar 18 aeronaves todas a serem entregues… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Enxergo tanto os Skyhawk quanto o São Paulo como mantenedores de doutrina. Coisas para deixar a chama viva até que se consigam condições para realmente se ter uma aviação de asa fixa embarcada.
.
Falando nisso a quantas andam a modernização dos Traders?

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

Mo, não influencia em muita coisa, ainda mais que ambas as aeronaves foram recentemente modernizadas e se as aeronaves estão voando, é porque equipes de terra deram o OK para o vôo. . Eu acho a aviação embarcada simplesmente fascinante e uma ferramente extremamente versátil com a qual o Brasil deveria poder contar sempre, o que infelizmente não condiz com a realidade de repasse de verbas que temos. . E aviação embarcada de asa fixa não se faz apenas com caças, é bom que isso fique claro, assim como aviação militar em geral não se faz apenas com caças. Poucos… Read more »

MO
MO
Reply to  Leandro Costa
3 anos atrás

Oi Leandro, sim, presumia isto, era mais em relação a critica sobre a aeronave e sua “pafirmada” qualidade de sucata …

é o tal negocio né, se voa e é a jato e é militar = caça

se voa, é a jato e é civil,= é boeing

E assim vamos indo com a nata dos entusiastas militares locais

Agradeço ao amparamento a minha pergunta e raciocinio, …. alias cade o pessoal do dicionário agora para enriquecer os debates ?

Abs !

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

MO e Dalton, sempre “hararão” uns e outros “especialistas” de plantão para falar asneiras, ao invés de estar preocupado com a integridade e o bem estar do irmão de farda, bem como também pra lamentar que o avião perdido já era um dos modernizados. Vale ressaltar que nesses quase 20 anos de operação do AF-1 na MB essa foi o primeiro acidente com perda da aeronave, o que é um grande marco, enquanto que na USNavy sempre cai todo ano alguns F/A-18 E/F Super Hornet, esse ano mesmo houve uma colisão com perda das aeronaves, agora o que tem a… Read more »

MO
MO
Reply to  Airacobra
3 anos atrás

Oi P 39

foi o que falei, aquele lance ciclico, de tempo em tempos …

Abs !!!

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

Leandro Costa, concordo em genero numero e grau.

Jagderband#44
3 anos atrás

Airacobra, na USN cai tantos F8 não? Ah claro! Esqueci do fato que eles possuem mais ou menos 600 F/A 18 e o USMC mais ou menos uns 250!!!

Jagderband#44
3 anos atrás

*F18

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

É bem por ai MO, e jagderband#44, quanto mais anv se opera e voa mais propicio a acidentes se está, mas independente da pequena frota da MB quase 20 anos sem um mízero acidente é um grande marco, que atesta a excelente qualidade dos oficiais, praças e servidores civís envolvidos na operação da anv, mesmo a despeito da idade do AF-1, avião só voa se estiver com revisões e inspeções em dia, tem algo que não está 100% groundeia, aviação principalmente naval é assim, e todos profissionais envolvidos que deram sangue e suor por essas excelentes marcas estão mais que… Read more »

Jagderband#44
3 anos atrás

Concordo Airacobra!

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

Jagderband#44, quando eu li seu “nega de dedo” quando escreveu F8 querendo escrever F18 me bateu um saudosismo do gunfighter, e lembrei que o crusader operou por muito tempo no convôo do foch, belo avião.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás

P-39, JV44, eu concordo que, com o aumento da frequência de vôos e até da complexidade e risco dos vôos em si, aumenta-se a possibilidade de acidentes, claro. Mas o aumento da frequência e complexidade dos vôos em si tende à diminuir a propensão de acidentes, por incrível que pareça. . Quanto mais o piloto voa, ele conhece melhor os limites da aeronave, o que ela é capaz ou não de fazer, fica com os sentidos cada vez mais afiados para lidarem com emergências em vôo, sem contar que o próprio piloto passa à se acostumar mais com as exigências… Read more »

Airacobra
Airacobra
3 anos atrás

É vero Leandro

Glasquis 7 ex Glaxs7
3 anos atrás

Como suspeitava, o piloto não ejetou. Ele foi encontrado na nacele da aeronave.
Meus sentimentos à Família e ao Corpo de Aviadores da Marinha.

Glasquis 7 ex Glaxs7
3 anos atrás

Bom dia,

A informação de que o piloto foi encontrado na nacele do caça é falsa. Nem o piloto, nem o avião foram encontrados.

Ainda estamos na torcida.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
3 anos atrás

Airacobra,

A maioria dos acidentes na US Navy, sao com os antigos F-18 (legacy), gastos ate os ossos.

Eu penso que o desgaste mecanico e as forcas aerodinamicas, sao fatores que com o passar do tempo, comprometem a integridade operacional da aeronave.

Voce comentou que os A/F-18 Super Hornets caem todos os anos. Eu nao me lembro de que os Super Hornets tenham sofrido acidentes por causa de fatiga mecanica ou colisoes.

Leandro Costa
Leandro Costa
3 anos atrás
Dalton
3 anos atrás

Tadeu… os F-18s “legacy” estão passando mais uma vez por programas que aumentarão ainda mais a vida útil deles em razão dos atrasos na entrega de FA-35B para o USMC e F-35C para a US Navy então não quer dizer que as aeronaves que estão voando estão “no osso” o que ocorre é que nem todos os “legacy” receberão tal tratamento razão pela qual a US Navy já enfrenta e haverá até uma piora na disponibilidade de aeronaves. . Quanto aos acidentes envolvendo o “Super Hornet” há vários casos desde pelo menos 2005 quando 2 colidiram, um “E” e um… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
3 anos atrás

Obrigado ao Capitão de Corveta, que colocou sua vida em risco pelo amor ao país e deu sua contribuição à aviação naval brasileira. Infelizmente, parece que o pior aconteceu.
Que esteja com Deus. Que Ele dê todo o conforto necessário à família.

ELEAZAR MOURA JR.
ELEAZAR MOURA JR.
3 anos atrás

E esta aeronave já havia sido modernizada pela EMBRAER e recebida recentemente!