mig-29k-landing

Um caça MiG-29KUBR da Marinha Russa embarcado no porta-aviões Admiral Kuznetsov caiu no mar em 13 de novembro. A aeronave é um dos quatro Fulcrums navais operados pelo 100° Regimento Embarcado de Aviões de Combate.

Segundo algumas fontes, o incidente ocorreu por volta das 14.30Z e envolveu um Fulcrum biposto em uma formação de três MiG-29 que operavam a partir do navio-aeródromo no Mediterrâneo Oriental ao largo da Síria. Enquanto um dos aviões conseguiu pousar no Kuznetsov, um terceiro foi desviado por razões desconhecidas para a Síria.

O piloto da aeronave acidentada foi ejetado com segurança e resgatado por um helicóptero, enquanto a Marinha Russa transmitiu por rádio a todas as embarcações próximas para permanecerem afastadas 5 milhas náuticas (5NM) do ponto de queda.

O incidente se desenrolou enquanto vários aviões e navios de guerra da OTAN monitoram de perto as operações a bordo do único porta-aviões russo.

FONTE: The Aviationist/Combat Aircraft

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Space Jockey

Um foi pra Siria e não pode pousar no navio ?

Luciano

No caso de um IPM indicar falha do piloto, qual a punição máxima q este pode receber?

Arnaldo Nenco

Tripulação da OTAN, só de butuco de olho!

Bueno

Bom que o piloto consegui ejetar . Risco que se corre, em guerra ou exercícios , acidentes com equipamento militar acontecem. Nosso piloto não teve a mesma sorte,

Ivany Junior

Deu ruim a propaganda. A despeito da fumaça de ambos (Kusnetzov e Fulcrum), é um incidente lamentável. Parece que China e Índia estão muito mais treinadas nos modelos navais de Flanker e Fulcrum.
Seria interessante ver algums Yak-38 na filosofia antiga, bem como, se o Yak-141 tivesse vingado…
.
Saudações.

rustam bogaudinov

Important people alive is the most valuable for our fleet – and the plane is the iron that we buy!
___

Pessoas importantes vivo é o mais valioso para a nossa frota – eo avião é o ferro que comprar!

Carlos Crispim

Ainda bem que o piloto se safou, a perda de vidas é que é lamentável, o avião eles substituem fácil, bola pra frente, isso só acontece com quem treina sempre, parabéns pelo resgate.

kfir

se fosse um f 22 no mar, haveria corrida para ver quem arrasta os destroços?

MadMax

rustam bogaudinov
What Happened?
Do you know?

ScudB

Duvido..
Normalmente é instalado o perímetro de segurança bem guardado 🙂 ..
Inclusive , os destroços deste Mig-29 já localizaram e recolheram.
Um abraço!

kfir

ScudB

obrigado por responder minha provocação ^^ mas me lembro de dois casos o do avião f117 e de um sub russo perdido achado pelos amis.

MadMax

rustam bogaudinov
Are there any information at Russia?

rustam bogaudinov

MadMax,

Technical fault when returning to the carrier, the plane crashed 3 km from the deck in the Mediterranean Sea
__

Falha técnica quando voltar para a transportadora, o avião caiu 3 km a partir do convés no mar Mediterrâneo

fidalgo

A noticia não está bem clara, um aterrou, outro caiu ao mar e o terceiro foi desviado para a Síria? Terá sido por razões de segurança, aterrou em terra?
tanta fumaça do porta-aviões deve ter confundido os pilotos… ainda bem que se ejetaram.

cronos

Realmente… a culpada foi a fumaça!!!
Os pobres pilotos tiveram uma crise de tosse!!!!
Gente… tenham paciência, pelamordeDeus!!!!!!
Respeitem minha inteligência, e de quem tiver bom senso!!!!!

Carlos Alberto Soares-Israel

No A 12 nunca aconteceu isso ….
Ué, o Urso era o infalível, nunca dá pobrema, etc e tal ….
“….enquanto vários aviões e navios de guerra da OTAN monitoram de perto as operações a bordo do único porta-aviões russo.”
E ainda querem se comparar com os ….. (rs)

timuskukii

Era só o que faltava, esses russos são uma piada.

Valim

Sempre há um preço para se chegar à excelência em combate. Por isso os treinamentos tem que continuar, à despeito dos acidentes. Felizmente o piloto sobreviveu.

Leandro Costa

Pode ser com Russo, Americano, Inglês, Indiano, Brasileiro, Chinês… aviação embarcada é algo de alto risco mesmo em tempos de paz. A nação que optar por aviação embarcada tem que estar preparada para perdas, que infelizmente acontecem. É, infelizmente, comum de acontecer.

Nonato

Onde eles estão mesmo? Na ida, falaram que estavam treinando para chegarem na Síria nos cascos.
Mas parece que ou não estão bem treinados ou deu bode mesmo.
Muito louco isso.
Decolar e pousar num curtíssimo espaço.
E essas paradas por cabo?
O sacolejo deve ser grande e o avião deve sofrer um bocado.

Jorge F

Apenas especulando: Embora acidentes na aviação naval não sejam raros, faz-se mister identificar a fase em que o sinistro ocorreu. As operações de pouso e decolagem a bordo revestem-se de grande complexidade e não raro acabam em tragédia apesar do grande empenho em manter as tripulações treinadas, no entanto ocorrências em formação dependendo do tipo de exercício podem denotar falta de perícia, imprudência ou negligência. Nesse sentido, pode-se traçar paralelos do acima exposto quando se analisa os acidentes ocorridos no NAe Minas Gerais pelo antigo Esquadrão Cardeal, onde os mais marcantes envolveram operações de pouso em que as aeronaves acabaram… Read more »

Trollbuster

Tem que ensinar a turma pousar IFR…

Sem isto não vai dar certo.

Juarez

Operações aeronavais embarcadas requerem uma doutrina apurada e não tolera erros.
Caiu a 1 MN do PA.
Sera q não foi pá e seca?

G abraco

diego

Pane seca pode ter sido a causa, lamentável acidente.

Airacobra

Rapaz, a bruxa realmente está solta em 2016 na aviação naval mundial, caiu o tubarão chinês em um J-15, cairam alguns Super Hornets da US Navy, Hornets dos Marines, AF-1B da MB, e agora esde Mig-29K, esse ano realmente ta brabo hein!

Valim

E teve gente que “malhou” nossos pilotos quando do acidente do AF-1 (Falcão). Acidentes ocorrem no mundo inteiro. E este é parecido com o que aconteceu aqui – estavam voando em formação.
E até mesmo a aviação da US Navy sofre com acidentes.

RENAN

Acho que pode ter sido um teste de interferência eletrônica. Para ter ocasionado a preocupação de enviar um para síria. Sinal que não estavam seguros naquele local.
Acho que seria uma grande oportunidade para otan realizar testes de armas discretas

Ivany Junior

Pois é Juarez
Estou pensando nesta hipótese também, já que eles decolam com o mínimo de combustível e armamentos possível para cumprir a missão (coisa de decolagem auxiliada por ski-jump, diga-se de passagem).
.
Aos demais, decolagem auxiliada por catapulta e ski-jump poderia aumentar o peso máximo de decolagem em navios, ou a rampa serviria como freio dinâmico e prejudicaria a performance do lançamento?
.
Saudações.

Juarez

Valim, a diferença é que eles operam full embarcado, a MB faz o que exatamente com seus A 4??????

G abraço

Space Jockey

Leandro Costa:
:Pode ser com Russo, Americano, Inglês, Indiano, Brasileiro, Chinês… aviação embarcada é algo de alto risco mesmo em tempos de paz”
Nós temos aviação embarcada ??! não tenho conhecimento, onde está operando o Nae e seu grupo agora ??

Jagderband#44

Pelo menos caiu operando embarcado, já os A4KU da MB caem e… nem piloto é achado.

Jorge F

Off topic (me desculpo antecipadamente pelo comentário)
Space Jockey
Temos NAe sim, ele fica do lado do Aeroporto Santos Dumont e serve a pelo menos 7 anos como alternativa de pouso para o mesmo…

Leandro Costa

Acho que vocês entenderam o que eu quis dizer, mas para os chatos, é bom avisar que aviação embarcada também engloba helicópteros em navios de guerra.
.
Para os que acham moleza, dêem uma checada nesse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=NJIZTL2ZyEw
.
E continuam seguindo os votos para que um dia nossa aviação embarcada de asa fixa possa novamente voltar à operação.

Reinaldo Deprera

Se os rebeldes na Síria tivessem acesso ao mesmo armamento anti navio que os rebeldes no Iêmen e essa mini FT entrasse no envelope de tiro; Ou, se os rebeldes na Síria fossem provisionados com lanchas rápidas capazes de farem o lançamento de mísseis anti navio afim de encurtar a distância do alvo e a plataforma de lançamento; O impacto do primeiro acerto, por si só, já daria conta de acabar com o restante da frota embarcada nesse grupinho de batalha.

Se continuar desse jeito o grupo de batalha capitaneado pelo Kuznetsov será vencido pela natureza, literalmente.

Save Ferris!

donitz123

Segundo o Jornal Gazeta RU, um cabo arrebentou durante o pouso de um MiG-29 e a tripulação não foi capaz de substituí-lo a tempo para o pouso do seguinte.
.
São as dores do parto de se operar um porta-aviões.
.
Teria sido o caso dos russos terem lançando um MiG-29 equipado com um sistema de reabastecimento em vôo, reabastecesse a aeronave em vôo permitindo que ela alternasse por um aeroporto em terra até que o problema fosse resolvido com o tanker fazendo o mesmo procedimento. A aeronave teria caído de pane seca.
.
Vivendo e aprendendo.

Jorge F

http://rbth.com/defence/2016/11/23/why-did-a-russian-mig-29k-crash-into-the-mediterranean_650231

Pane seca em decorrência de problemas técnicos a bordo do PA… Aparentemente ainda falta um amadurecimento dos procedimentos de segurança nas operações no Kuznetsov.

Felipe

Grupinho de batalha Sr. Reinaldo? E o cruzador Kirov, os dois destroyers Udaloy e Sovremmeny, as fragatas e corvetas que também acompanham o Admiral Kuznetsov nao iam fazer nada? Uma lanchinha rápida é suficiente? Na guerra da Georgia houve algo parecido com o que citou, uma lancha da marinha da Georgia partiu pra cima do grupo naval russo e nao soube nem o que aconteceu…o grupo destacou o menor de seus navios, uma corveta creio e mandou a lancha pro fundo.