Nota da Marinha sobre o adiamento do submarino nuclear brasileiro

54

Senhor jornalista,

Em relação à matéria divulgada hoje, 19 de junho, no site da Jane’s Defence Weekly, intitulada “Brazil’s nuclear submarine project faces postponement” a Marinha do Brasil esclarece que, diferentemente do que foi publicado, o PROSUB não foi suspenso nem está sofrendo alteração de cronograma. Não houve atrasos de pagamentos relacionados ao PROSUB entre os anos de 2012 e 2013.

O lançamento ao mar do primeiro submarino convencional, o Submarino “Riachuelo”, continua previsto para 2018. Os demais submarinos convencionais têm previsão de serem entregues em 2020 (S-BR2), 2021 (S-BR3) e 2022 (S-BR4). O Submarino com propulsão nuclear deverá ser lançado ao mar em 2027.

Atenciosamente,

FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA
Contra-Almirante
Diretor

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
paralelo 18

se todo o dinheiro desviado, roubado atraves de propinas no brasil pelo PT, fosse usado em algo util por exemplo modernização das fas, hoje seriamos uma enorme potencia belica e militar no mundo. enquanto nos mesmo continuarmos a eleger ladroes corruptos safados como os que estão hoje no poder, a gente não pode exigir nada, pois nos mesmos somos os cupados desses bastardos estarem lá fazendo a festa com nosso dinheiro. vcs acham mesmo que esses ladroes estão interessados em modernizar as fas, as policias, ou até mesmo dar uma melhor infra estrutura para os brasileiros?? logico que não, o… Read more »

Ronald Golias

Gentem.

O Jane’s disse que o projeto poderá ser suspenso. Não disse que está suspenso.

Ou seja, o jornal estrangeiro está mais bem informado que a MB huasuhsauhsauhsuahuhsahusa

zorannGCC

As notas da MB nem sempre sao verdade.
.
O caso mesmo do Ocean foi negado em nota oficial.

Marcandrey

LORDELO 19 de junho de 2017 at 15:50

Certinho! A MB bem que poderia comprar um pelo Mercado Livre! 3 dias para montar e 2 para entrega via sedex!Em 5 dias já teríamos um navegando em nossas águas!

TEREU

por que a demora para construir um submarino nuclear sendo que tem 25 metros a mais do que o escorpene…a idéia não era essa…scorpene foi escolhido por que possui hidrodinâmica baseada em sub.nuclear…
não vem com essa que é complexo…a dcns se comprometeu transferir toda tecnologia de um sub nuclear (fora o reator) para o SNbr do brasil…
reiventando a roda…faz o simples e cada sub nuclear que produzir vai adicionando melhorias…
9 bilhões…é muita grana…

falei um monte besteira, desculpa..
abraços…

Marcilio

Daqui ha uns 350 anos esse submarino nuclear ta pronto…isso ja virou piada a muito tempo!!!

Celso

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….Brasil, pais de todos (L)……….kkkkkkkkkkk

Nunão

Negativo, Marcandrey.
Os correios não vão mais manter o serviço de e-sedex, agora só por sedex mesmo, que é mais caro. Não tem mais verba pra essa entrega agora.

Alex Nogueira

Impressionante como a falta de “visão” e a péssima gestão pública são problemas crônicos no Brasil… O país tem muito $$$, pois arrecada demais…mas o “ralo” é gigante e todo ano aumenta mais… maldita corrupção que está entranhada no “aparelhamento” público que acaba com o $$$ que deveria ser bem investido em prol de nós cidadãos… As forças armadas precisam ser “pé no chão” e principalmente a MB precisa gerir esse projeto de modo a acaba-lo, pois da maneira que está esse SUB vai estar defasado quando entrar em serviço e pior, vamos ter uma guarda-costeira somente, pois navios os… Read more »

Valmir Aparecido da Costa

Gente, confio nos militares brasileiros
Como nós através de notícias, sabemos que não se confia a segurança de um país porque certas nacoes dizem nada interessar
Estamos vendo movimentos diferentes
E nossos militares estão sabendo disso e o cronograma é de interesse de quem vai defender o país, nas três forças …fazer algo nosso ja torna para um provável inimigo equipamento desconhecido e não obsoleto
Mesmo porque nossos engenheiros não são qualquer um, se não nós estaríamos la …

Luiz Floriano Alves

A CADA DEZ ANOS SE CRIA UMA GERAÇÃO NA TECNOLOGIA DOS ARMAMENTOS. ESSE SUBMARINO JÁ NASCE OBSOLETO. DEVERIAMOS TER OS PÉS NO CHÃO. NO MOMENTO QUE TODAS AS MARUNHAS PROCURM DESENVOLVER PROPULSÃO AIP O BRASIL QUER TER UM NUCLEAR DE PRIMEIRA GERAÇÃO!!!!
DEVERIAMOS ANTES DE MAIS NADA CRIAE E FABRICAR TORPEDOS INTELIGENTES E MISSEIS DEFENSIVBOS DE MÉDIO ALCANCE. ESSAS SÃO AS NOSSAS GRANDES LACUNAS E TEMOS BASE INDUSTRIAL E TÉCNICA PARA DESENVOLVER MUITO NESSE CAMPO.

kfir

O BRASIL TEM 8000 km de litoral… só um sub nuclear…
vamos nessa…

Soldat

O sonho dos Âmis é que esse projeto nunca avance……aiaia….

Obs..

Concordo com os colegas em relação ao dinheiro empregado nacionalização dos torpedos Já….e a volta de desenvolver os sub 209 Alemães que o projeto o Brasil á domina a muito tempo.

Luciano

TEREU, me atendo somente à parte técnica – planos no Brasil são feitos p/ serem alterados – o SN-BR não é apenas um Scorpene alongado ele deverá ter 100 m de comprimento x 10 m de diâmetro ( o Scorpene tem 6 m ), o reator é o maior desafio ( compacto, potente, confiável e sobretudo, seguro ), mas não é o único, por exemplo, não adianta ele gerar e a transformação de energia elétrica em mecânica não ser eficiente, ou ser ruidosa, e por aí vai. Sem querer entrar na velha discussão se o projeto deveria ou não ser… Read more »

Manuel Flávio

Alguém aí da MB poderia dizer se a obtenção de um NAe ainda é a terceira prioridade da Marinha (depois do PROSUB, das 4 Tamandarés)?

Daglian

Realmente Soldat, os americanos estão tremendo de medo da poderosa MB quando (se) ela estiver armada com o todo poderoso SN-BR, submarino de tecnologia jamais vista no planeta Terra. Aposto que o submarino só não foi lançado ao mar ainda por sabotagem americana.

Abraços.

horatio nelson

resumindo…espere 10 anos para ver!

donitz123

Papel aceita qualquer coisa. A USS Enterprise estará viajando pelas galáxias indo audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve e a MB estará tentando tirar esse submarino nuclear do papel.

822 Da Silva Cia apoio1984

Quando esse submarino ficar pronto os outros países já vão estar construindo cruzadores intergalaticos.

Tomcat3.7

Como diria Lord Vader;
_ “Sua falta de fé é perturbadora!!!”

Antonio Palhares

Mais uma triste noticia. Um país que vem sendo roubado por toda sua classe política.
As obras mais caras do mundo. O Judiciario e Legislativos mais caros do planeta.
mais de duzentos bilhões de reais roubado todo ano. Não existe projeto de desenvolvimento que aguenta uma coisa dessa. Fora isto. Um grande contingente daqueles do quanto pior melhor.
É muita falta de vergonha na cara.

Fábio leal

Caros amigos,
Realidade, se o Brasil pegasse briga com a marinha chilena ou a sul africana tenho a certeza que sairia ganhando mas, não tenham dúvidas, pouca coisa sobraria flutuando.
A marinha não definiu bem as suas prioridades (opinião de leigo), é preciso ter primeiro o escudo e a espada, antes de afiar a ponta da lança. Sem fragatas multirole nem subs convencionais e modernos e, em quantidade, para que um (1)sub nuclear?
E o problema da propina não é exclusivo do governo PT. O poder corrompe, nalguns países mais que em outros. O meu é igual..
Fábio leal

Guizmo

Prioridades…….sempre disse que a MB era a mais mal administrada das Armas.

É o mesmo que a FAB passar 40 anos desenvolvendo um bombardeiro stealth estratégico com capacidade nuclear, sem ao menos ter aviões de carga, patrulha, caça, ataque, treinamento etc etc

Dalton

A “prioridade” me parece clara são os submarinos. Uma nova base não apenas maior como muito melhor localizada que à atual e um estaleiro corroboram isso. . Claro que o ideal é se ter uma marinha bem balanceada, mas, se isso não é possível ao menos à médio prazo, melhor investir em submarinos que são os meios mais adequados para negar o mar ao adversário. . Muitos criticam até mesmo as fragatas de 6000 toneladas por serem “grandes” demais, quando na verdade são consideradas o mínimo para se ter um “principal” combatente de superfície minimamente eficiente, só que as tais… Read more »

Adriano Luchiari

Srs., sejamos realistas. Como já comentei em outros posts, é indiscutível o valor estratégico de SubNuc para qualquer Marinha do mundo. Só que poucas nações tem condição de bancar seu desenvolvimento, operação e manutenção. São países que, mesmo passando por eventuais crises financeiras, pelo fato de já terem atingido um nível de excelência em ciência e tecnologia, educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e etc., mantêm a qualidade desses serviços e podem investir em defesa sem comprometer outras áreas da vida nacional. No caso específico do Brasil, há tanto ainda a se fazer e as necessidades básicas são tão prementes que,… Read more »

Marcelo Andrade

Gente, as vezes me pergunto se os comentaristas do G1 não vem aqui pra falar alguma besteira???

Isso aqui não é um blog para os entusiastas de Defesa??

Porque tem umas peças que não se encaixam no perfil, parece até aqueles comentaristas de papo no ônibus!!!

Pela madrugada!!!

MO

Deveria ser de entusiastas navais, mas ai tem os de defesa … kkk ai …. kkkkkkkk

Ádson

Caro Adriano, a pesquisa da Marinha em Aramar traz incríveis desenvolvimentos em áreas como fármacos, medicina, energia, etc, etc, etc. O desenvolvimento dessa tecnologia nacional faz com que todos estes problemas citados por vc passem também por esta pesquisa, além de contribuir imensamente com nossa soberania, e de troco ainda receberia-mos um subnuc. Programas como este é o do Gripen com sua transferência de tecnologia não poderiam nunca sofrer contingênciamento e muito menos ainda ser paralisados.

Guizmo

O custo investido versus o tempo discorrido falam por si. Negar o uso do mar pode ser feito com sub convencionais em maior quantidade. Não me parece prioridade algo que nao acontece ha 40 anos. O Brasil nao nega o uso do mar à ninguem. Isso é bravata, resquícios de uma era onde Arg e Brasil lutavam sua propria guerra fria com militares de ambos os lados no poder.
Que marinha desbalanceada é essa com 8mil km de litoral para proteger com meia duzia de meios + 1 (UM) sub nuc? França não é parametro, eles tem esse balanço/equilibrio

Jorge Alberto

Para mim… grande perda de tempo e recursos!!
.
Almirantado quer “fazer bonito”, arrotando ter um Sub Nuclear… Mais valia seria, termos o dobro de subs que temos hj, todos com AIP…

Uboot

Ádson, Concordo que o desenvolvimento desta tecnologia traz benefícios ao país. Além disso, a própria pesquisa e desenvolvimento de um submarino já é altamente benéfica. . Porém, além de não entender porque cargas d’água a Marinha ainda faz medicamentos (como omeprazol), penso que tal pesquisa, nuclear, pode e é feita em áreas civis. Eu mesmo, por acaso, estou com um (na realidade, dois) caso desses nas mãos. É algo complexo, que tem um custo alto, uma legislação imensa (é aqui que eu entro) e… não passa pela Marinha. Quer dizer, no caso, é dinheiro público combinado com privado em pesquisas… Read more »

Marcelo Andrade

Foi o mesmo feito com o a Missão Espacial Completa Brasileira. Anos para desenvolver um veículo lançador, sofrendo todos os embargos possíveis e impossíveis, tendo que assinar TNP, MCTR, etc. Um grande acidente e colocaram tudo a perder, tirando o Brasil do mercado de lançamento de artefatos.

A Índia começou seu programa na mesma época, década de 60 e hoje lança satélites.

A Embraer só não foi para o ralo porque foi privatizada, apesar do choro da esquerda ballantines do país. Graças a Deus!!!

Roberto F Santos

Dezzzzzzzzzzz anos, será que estarei vivo pra ver ?

JotaT

Boa tarde a todos. Concordo com o Uboot. E mais , acredito que o nosso Subnuc é o “F35” da MB . Irá sugar todos os recursos de todas as areas. Irá dizimar toda o orçamento da MB. Quem não vê isso? Obviamente não sou contra o Subnuc , afinal trata-se da maior arma de dissuasao naval. O santo graal da guerra submarina. Mas a que custo? Como correlação , é como se a FAB decidisse projetar e construir um caça stealth de 5ª geração , incluindo a turbina!! Ou o EB projetar e construir um Armata ou Abrams ,… Read more »

Carlos Alberto Soares

Albert Einstein:
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Fui ….

Space Jockey

Se todo candidato à cargo eletivo tivesse que reunir os mesmos documentos e certidões de alguem que vai comprar uma arma o problema da corrupção cairia 2/3.

Uboot

Sabe o que me estranha? Aqui, além de chutar os “entusiastas”, os “paisanos”, os “civis de toda linha”, é bastante comum chutarem até sangrar os “petistas”, os “da esquerda” (e olha que há doentes mentais que colocam PSDB na esquerda mas…)…. . Só que, até onde eu lembre, a ideia desse submarino com propulsão nuclear não foi ideia dos paisanos, dos civis, dos entusiastas, dos trabalhadores ignorantes que pagam impostos e bancam as festas, o futebol, as fainas eternas para uma guerra que todos sabemos que nunca vêm. . Sinceramente, acho que é preciso alguns “entendidos”, alguns “fanáticos” fazerem uma… Read more »

Agnelo

Levando-se em conta q mais de 1 TRILHÃO é arrecadado em imposto e 1 TRILHÃO é sonegado… acho q teria $ sobrando pras necessidades básicas e as elucubrações… Aliás… Ainda bem q nosso litoral não é rico, não temos reservas de água potável imensas, nosso entorno estratégico tende a ficar mais tranquilo, a ORCRIM paulista não está virando um cartel, nossos movimentos ditos sociais não possuem armamento, não há uma tríplice fronteira como base de apoio ao terrorismo internacional e por ai vai… Saúde, educação , emprego e segurança pública deve estar tranquilo, porque ainda tem gente defendendo essa podridão…… Read more »

Ádson

Uboot, a pesquisa do reator não tem nada a ver com compra de tecnologia, é pesquisa mesmo, é nacional. Pesquisar tal área é militarmente estratégico. Farmacos, energia é sub produto. O valor que foi e esta sendo gasto é em pesquisa e desenvolvimento, uma segunda ou terceira unidade seria infimamente mais barata. quanto ao casco é outra historia. Agora, quanto aos IKls, também acho que podíamos estar construindo e desenvolvendo nossos subs a partir do ToT alemão dos anos oitenta, mais deixamos que esse conhecimento se perdesse. Sobre o PSDB, é esquerda, centro esqueda mas é esquerda, rsrs.

Uboot

Ádson, Felizmente, existe vida inteligente fora dos jurunas. É triste ver muitas âncoras no peito e pouco estudo… Conheci vários assim na MB: reclamavam que um engenheiro não sabia nada de prática mas… apenas sabiam repetir o que lhes fora ‘instruído’. . De fato, o reator é importante por vários motivos. Porém, não é exclusividade militar e nem justificaria, per si, tanto investimento na área na medida em que civis também estudam e desenvolvem tal C&T. É apenas uma observação sobre o argumento. . Sobre os IKL, é aquele papo: muito “especialista” reclamou e muito “especialista” foi a favor; no… Read more »

Ádson

Ufa, rsrs

Dalton

Uboot… . você que foi da marinha responda-me essa pergunta que já fiz a integrantes da marinha em uma das ocasiões que estive no Rio de Janeiro: Independente de quem estava no poder em 1999, o FHC, não era lógico na época querer substituir o velho “Minas” por outro NAe até maior e mais capaz mesmo que fosse para servir como uma ponte para um NAe novo que entraria em serviço em meados da década de 2020 ? . Parece-me que “pegam no pé” do FHC injustamente aí, até porque, a decisão de comprar um NAe não partiu do FHC… Read more »

helio henrique silva pereira

esse jornalista FDP esta a servico de alguma potencia pra influencia nossos politicos ladroes.

helio henrique silva pereira

esse papo de esquerda,direita,centro,etc… esquece no brasil e uma zona ninguem e de ninguem.rsrs

Uboot

Danton, Apesar de saber que tomamos, no Brasil, decisões sem o devido planejamento, nem tudo é feito nas coxas. Muito provavelmente houve debates no alto escalão, à época, para avaliar a compra de oportunidade. Como não fiz/faço parte desses círculos, não tenho essa credseg, não posso afirmar com toda certeza como se deu o processo (e se soubesse, provavelmente não diria aqui publicamente). . De qualquer forma, como alguém que vê de fora e em retrospectiva, me parece que foi uma decisão acertada sim. O custo dele foi baixo, o potencial ainda era razoável e a doutrina precisava ser mantida.… Read more »

Jodreski

Tenho 32 anos e me questiono se verei esse submarino algum dia pronto e operacional..

zorannGCC

Olá JotaT! . Você tem razão ao dizer que nenhum projeto anterior teve continuidade. Mas não concordo quando diz que o projeto do SubNuc irá dizimar o orçamento da MB. oque dizima o orçamento da MB são outras coisas. O orçamento da Mb deste ano deve passar de R$ 30 bilhões. . Acho que não é questão de ser a favor ou ser contra (eu era contra quando assinou-se lá o contrato do ProSub exatamente por não haver continuidade). A questão é cumprir oque foi planejado. Planejaram desenvolver um submarino nuclear, determinaram que a prioridade 1 da MB é negar… Read more »

Uboot

A questão, pra mim, fica cada vez mais clara: se vamos produzir algo aqui, que seja de verdade, pra produzir quase tudo aqui e ainda exportar.
.
Produzir por produzir, gastando mais apenas pra ficarmos felizes de ouvirmos “made in Brazil”, é *oda. Gastamos mais, demoramos mais e… não damos continuidade.
.
Já começo a achar que deveríamos investir o máximo em submarinos mesmo, já produzindo uns 3 nucleares. É isso ou nada. Quem não produz em série, quem não se consolida no mercado, vai ser sempre novo entrante, sempre alguém que não vende pra ninguém.

Antonio Palhares

Com esta roubalheira não tem planejamento que resista. Não tem programa que vá adiante.
Por melhor e mais adequado que seja. O país esta anestesiado.

Uboot

Antônio, Há corrupção em todos os países. No Brasil, desde antes de Cabral já havia corrupção… (ou alguém acha que os índios, que viviam guerreando entre si e se vendiam por espelhos, eram santos?). . No Japão há corrupção; na Alemanha há corrupção; na Inglaterra, idem; nos EUA, putz. . Para mim, o diferencial é o investimento em C&T, o desenvolvimento, produção e exportação de itens de alto valor agregado e uma alta produtividade de uma mão-de-obra especializada e disciplinada. . Japoneses fazem jornadas quase dobradas em relação aos brasileiros; alemães nem conhecem seus amigos de escritórios depois de anos… Read more »

Antonio Palhares

Uboot.
Concordo contigo. Porém, corrupção igual neste país, não existe. Não vou mais me aprofundar,neste momento penalty a favor Gremio. Perdeu.