Coreia do Sul posiciona suas forças navais

0

As tropas da Coreia do Sul próximas às águas fronteiriças com a Coreia do Norte receberam aviso de alerta máximo nesta quarta-feira, depois que Pyongyang aumentou o tom das ameaças, decretou o fim do armistício que encerrou a Guerra das Coreias em 1953 e ameaçou atacar militarmente a vizinha de península.

Enquanto a Coreia do Sul tenta pressionar por uma resolução punitiva do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), o país já se prepara para a escalada de tensão regional e um confronto que não parece impossível diante dos desafios reiterados nesta semana do regime comunista às críticas internacionais.

A ameaça de guerra da Coreia do Norte foi uma retaliação por aderir à iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa (PSI, na sigla em inglês). O recado é que haverá reação militar caso as forças de Seul tentem interceptar algum de seus navios.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, agradeceu à população a ‘maturidade’ com que está recebendo as ameaças norte-coreanas.

Uma fonte militar afirmou à agência Yonhap que seu país tem superioridade naval e repelirá qualquer ataque.

A península coreana é uma das áreas mais militarizadas do mundo, com 1 milhão de soldados da Coreia do Norte, 655 mil da Coreia do Sul e outros 28.500 militares americanos assentados em território de seu aliado sul-coreano desde o final da Guerra da Coreia.

Resposta

O Exército sul-coreano afirmou nesta quarta-feira que está pronto para responder a um ataque armado da Coreia do Norte e tentará conter os choques para não chegar a um confronto aberto, disse uma fonte do Ministério da Defesa da Coreia do Sul à agência local Yonhap.

“Nossa principal prioridade é manter a atual superioridade armada sobre a Coreia do Norte” no mar Amarelo, onde as marinhas de ambos os países se confrontaram após o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

Segundo a fonte anônima, a Coreia do Sul “devolverá o golpe com rapidez e tentará deter a extensão dos choques rumo a um conflito aberto”.

A Marinha sul-coreana deslocou um destróier para a fronteira marítima com a Coreia do Norte e intensificou a vigilância na zona, informou a Yonhap.

Nos últimos meses, a região foi testemunha de um aumento da atividade militar, inclusive da Força Aérea norte-coreana, assinalou a fonte do Ministério da Defesa do vizinho do sul.

“A preparação norte-coreana para a guerra está em seu máximo nível”, acrescentou.

Entenda a escalada da tensão

A escalada da tensão começou com o teste nuclear anunciado na segunda-feira (25) pelo regime norte-coreano e que originou uma grave crise internacional. Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança concluiu que o segundo teste nuclear feito pela Coreia do Norte violou a resolução emitida pelo conselho em 2006, quando o regime norte-coreano fez seu primeiro teste nuclear.

Analistas afirmam que a Coreia do Norte quer pressionar Washington e o governo do novato Barack Obama para ter uma posição privilegiada ao exigir o fim das sanções econômicas e o reconhecimento diplomático na mesa de negociações pela desnuclearização.

A Coreia do Norte lançou também nesta quarta-feira (terça-feira no Brasil), pelo terceiro dia consecutivo, um míssil de curto alcance em sua costa leste, informaram fontes oficiais sul-coreanas citadas pela Yonhap, agência estatal de notícias da Coreia do Sul.

Fontes da Presidência da Coreia do Sul disseram à Yonhap que, pouco depois de 9h (21h desta terça-feira no horário de Brasília), a Coreia do Norte disparou outro míssil de terra em direção ao mar do Leste.

Fontes sul-coreanas disseram à Yonhap que o regime de Kim Jong-il estaria preparando lançamentos adicionais na costa oeste de mísseis anticruzeiro KN-01, similares aos Silk Worm e com um alcance máximo de 160 quilômetros. O objetivo seria desencorajar sobrevoos espiões sul-coreanos e norte-americanos no país. Fontes da defesa sul-coreana estimam que a Coreia do Norte tem, no total, 800 mísseis, entre eles alguns de longo alcance Taepodong, como o que lançou em 2006, e 200 Rodong, com alcance de 1.300 km

Reator

A Coreia do Norte voltou ainda a processar combustível nuclear para produzir mais plutônio com fins militares, informa a imprensa sul-coreana.

O jornal “Chosun Ilbo” afirma que testemunhas viram a saída de vapor recentemente de uma área de Yongbyon, ao norte de Pyongyang, um sinal de que foram reativadas as instalações que produzem plutônio, que pode ser utilizado na fabricação de bombas nucleares.

A Coreia do Norte anunciou em 14 de abril a retirada das negociações do Grupo dos Seis (Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e China), o fim da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a reativação das instalações nucleares, depois que o país foi condenado no Conselho de Segurança da ONU pelo lançamento de um foguete no último dia 5 de abril.

Pyongyang havia se comprometido em fevereiro de 2007 a fechar as instalações de Yongbyon que produzem plutônio, material que pode ser utilizado na fabricação da bomba nuclear.

O “Chosun Ilbo” destaca que se Coreia do Norte processar 8.000 barras de combustível de Yongbyon pode obter entre seis e oito quilos de plutônio, o suficiente para fabricar uma bomba nuclear.

FONTE: Folha Online

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hudsom

Se a Coréia do Norte tentar alguma coisa ( eu creio ser dificil) ele vão ser massacrados pela sua vizinha do sul.

Lecen

O problema é que há muito tempo que a Coréia do Norte se tornou um regime deliquente.

Uma coisa é um país como a China, França, Índia e outros possuírem ogivas nucleares, outra é a Coréia do Norte.

Se a China fizer vista grossa, a guerra será possível. A razão pelo qual nem o Japão e nem a Coréia do Sul atacaram o regime comunista criminoso é devido a proteção implícita da China.

Está mais do que na hora a reunificação da Coréia, e de preferência sob um regime democrático.

Callia

Quem está cutucando quem?Um povo morto de fome sem nada a perder , um regime fanatico e um ditador maluco com armas nucleares e misseis de longo alcance , ninguem nega a superioridade numerica da aliança e nem o resultado final da guerra mas uma ou duas biribas atomicas já causariam um impacto mundial rasoável…é isso que o mundo quer?Mais bloqueios , mais cercos?

acho que como sempre não vai dar em nada…

Rodrigo

Isso é fogo de palha… so querem chamar a atenção… Não vai dar em nada…

Sem contar que esse barulho todo é coisa da imprenssa. As coisas não são tão apocalipticas assim. A Correia do Norte sabe que não tem chance e está fazendo isso para obter espaço para negociar e para testar a capacidade do Obama em liderar os EUA e seus aliados naquela região.

Ninguém vai se arriscar em um momento crítico da economia como este. Isso é só um artifício diplomático para futuras negociações.

zocca

o que eu paenço e que todas essas armas que a no mundo,tanto comvencionais, como de destruição em massa,um dia vão ser usadas,afinal e pra isso que são mantidas atualizadas e prontas para o uso, ta so faltando um louco pra apertar o botão., ou sera que tava .

Guarda Marinha

Srs,

Até o presente momento o Conselho de Segurança da ONU se posicionou sobre este 2º teste de Missil da Coreia do Norte?
E qual seriam as atitudes tomadas?

Excel

O problema é mais embaixo: a China.
Se ela não interferir tudo bem, mas se ela quizer fazer molecagem, a coisa fica seria e toma dimensões mundiais.
Eles deviam fritar pasteis e nada mais.

João Curitiba

Caro Excel

O que a China poderia fazer?

J Roberto

Se a Coréia do Norte iniciar uma guerra com a vizinha sul coreana,que já tem tropas posicionadas na fronteira,com certeza a máquina militar norte-coreana será massacrada,mas tb a Coréia do Norte deixará a sua marca, já que tem o Japão e os EUA(mas precisamente o Alaska),na mira dos seus mísseis balísticos com alcance de até 6000Km que podem até levar ogivas nucleares,causando graves consequências mundiais,já que o mundo já se encontra em crise e iniciar um conflito agora não seria benquisto para qualquer país.Isso poderá se transformar numa 3º Guerra Mundial.

Marcos T.

Certas culturas só respeitam a força,(isso é comum nas culturas orientais, basta olhar a História) e neste exato momento A Coréia do Norte tá testando a adm Obama, nada maís. Pode ser que o fato de Obama ter demonstrado interesse em negociar com o Irãn, pode ter visto isso como sinal de fraqueza, uma oportunidade de conseguir alguma conceção, sei lá. Gerar instabilidade é a unica ferramenta de barganha que a CN tem no momento, e eles vão usar isso. Eu particularmente, posicionaria uma frota com alguns Naes e começaria exercicios de guerra, por dois motivos: -Deixar claro que a… Read more »

PC

A China históricamente intervem em conflitos nos estados satélites às suas fronteiras.
Foi assim na Guerra da Coréia – quando as forças da ONU (leia-se US)começaram a repelir o ataque norte coreano e pintou o fantasma da derrota total. A China rápidamente interviu e quase lançou os americanos ao mar.
Os chineses também não tem medo de enfrentar os americanos – se o fizeram naquela época, quando o risco de uma guerra nuclear era muito grande, com certeza terão peito para faze-lo agora, já que com o fim da guerra fria esse risco diminuiu em muito.
Sds

COMANDANTE MELK

Senhores, tem um ditado que diz assim, “póte que tanto vai a fonte, um dia volta quebrado´´, a Coreia do Norte tem ido muito a fonte a tempos, isso uma hora vai quebrar o póte dela. Agora façamos um exercicio do pós Coreia do Norte, imaginem a Coreia reunificada, já pensaram nisso? De como seria uma Coreia rica e próspera, com uma das maiores forças armadas do mundo e ainda por cima detentora de artefactos nucleares, sim porque a Coreia do Sul ficaria com todo o espolio nuclear da antiga Coreia do Norte??!! Esta é uma situação que com certeza… Read more »

Excel

Caro João Curitiba, Existem dois motivos pelo qual a China tem interesses em intervir no futuro da península coreana: Os EUA e a Manchuria. A primeira é obvia: qualquer atitude que os EUA tomem em relação à Coreia do Norte, se eles acharem que pode representar algum perigo para eles, vão querer intervir piorando (e muito remotamente melhorando) a presente situação. Não foi por isso que eles intervieram na guerra da Coreia? A segunda é histórica: A divisão da península coreana não serve apenas para criar uma zona de “segurança” para a China contra o sul “marionete” dos EUA (segundo… Read more »

PC

Em tempo;
Também os russos participaram daquela guerra pois pilotos de MIGs, voluntários, voaram contra os americanos (embora “secretamente”).
Realmente aquela península é o maior melê.
Sds

Caipira

Na minha opinião a desativação do programa nuclear norte coreano (e uma estabilidade ainda que momentânea na região) está antes de mais nada nas mãos da China, eles fornecem quase tudo para a CN (desde comida a petróleo) além de ser a única “voz” de Kim Jong-il no conselho de segurança da ONU por exemplo(apesar do louco usar os testes nucleares e de mísseis para barganhar, diplomaticamente sua única representação é Pequim).
Se a China endurecer ele seria obrigado a parar com as demonstrações de força…

Um abraço aos amigos dos 3 blogs.

Henrique

O líder Norte Coreano é um insano, poderia entrar para a história como o homem que reunificou as duas Coréias mas prefere manter seu país pobre, sensurado e a beira de um colapso militar pois se a coisa realmente entrar para o confrontamento a Coreia do Sul + Japão, EUA (e OTAN) não vão deixar barato como no primeiro conflito.
Abraço.

Marcelo Ostra

Marinha Norte Coreense – padrao 2005 For S 22 SS classe Romeo 29 SSC classe Sang O 30 Mini SS classe Yukp e P 4 8 navios tender para mni SS For Sup 1 FF classe Soho 2 FFG classe Najin 3 CV classe Sariwon 1 CV classe Tral For Patru 6 FPBG cçasse Osa 4 FPBG classe Huang Fen 6 FPBG classe Komar 6 FPBG classe Sohung ‘0 FPBG classe Soju 19 PC classe So 1 6 PC classe Hainan 7 PC classe Taechong 5 PC classe Taechong II 12 PT classe Shanghai II 6 PC clase Shong Ju… Read more »

Carlos Eduardo Góes

Estive aqui vendo todos estes comentários. Muitos aqui acreditam que tudo não passa de um blefe. Pode até ser. Mas o real problema é que neste momento, muitas forças militares na região estão em alerta máximo. Esta situação gera uma grande tensão e stress entre os combatentes na area, e é ai que mora o perigo. Quanto maior a pressão, maiores as chances que alguem cometa um erro, e consequentemente, deflagre as hostilidades. Obviamente que a superioridade militar dos aliados derrotará a Coreia do Norte, mas o verdadeiro perigo será seu vizinho, a China. Ela não irá enviar tropas para… Read more »

Excel

Caro João, Só depois que postei a resposta anterior é que percebi que não tinha entendido corretamente a sua pergunta. O que a China pode fazer em relação à Coreia do Norte é uma das seguintes opções: 1) Nada, e deixa a coisa ir para o PQP com uma possível guerra e/ou ver surgir uma outra potência nuclear na região ameaçando o seu poder; 2) Continua fazendo a mesma coisa, e com isso permite que um estado praticamente falido e morto continue perturbando a vida dos outros (e com isso garante os seus interesses na região); 3) Fica ao lado… Read more »

Excel

Gente,
Tem uma ótima matéria na Forbes que pode dar uma idéia de como a presente situação pode ser resolvida de forma diplomática e satisfatória para todos, principalmente para os EUA:

http://www.forbes.com/2009/05/25/kim-jong-il-nuclear-china-obama-hu-jintao-opinions-columnists-north-korea.html

muscimol

“Ninguém vai se arriscar em um momento crítico da economia como este. Isso é só um artifício diplomático para futuras negociações.”

O problema e se os generais do norte nao compreenderem que e tudo um bluff e lancarem um ataque por nervosismo …por vezes basta um tiro dum soldado mais nervoso para dar em merd….

RoLoUcO

qual e o tamanho das forcas armadas da coreia do norte? em avioes, carros de combate e navios, e quais sao?

João Curitiba

Caro Excel

Os teus dois comentários foram muito lúcidos. Eu não tinha me tocado quanto à Manchuria. E o comentário do COMANDANTE MELK também foi excelente ao lembrar de uma única Coréia com poder nuclear, que deve tirar o sono do Japão.

Eu já comentei nalgum outro lugar que uma solução deveria passar por um acordo entre China, EUA e Rússia. Se estes 3 quiserem, a região acalma na hora.

Abraços

Baschera

Realmente é um caso geopolítico complicado. A Coréis do Norte participa, já a anos, de um grupo de trabalho composto por Rússia, Coréia do Sul, China, Japão e USA. As negociações pareciam estar evoluindo quando os parceiros conseguiram um compromisso palpável para os N. Coreanos receberem ajuda humanitária, remédios básicos, combustíveis sem custo, esclusão da lista americana de países do “eixo do mal”,etc…concordaram inclusive em desmobilizar ser reator nuclear, tendo até mesmo implodido a torre de resfriamento deste. Mas do nada , voltaram a chantegear, amedrontar e exigir. O problema parece ter sido a “doença” do ditador Norte Coreano e… Read more »

Das Profundezas Abissais

Evidente que a Coréia do Norte quererá o conflito. Pergunta-se então até onde a Comunidade Internacional retaliará sem armas. A Coréia do Norte intenta galvanizar um anti-americanismo, ainda e sempre, reinante no mundo e contra toda a potência hegemônica existente em todas as gerações, no caso, grande parte do mundo islãmico, e naquela região uma dissimulada China. Espero que os líderes mundiais não mordam a isca, é preciso, por mais doloroso que seja, que a Coréia do Norte dê claros sinais de agressão despropositada, e não apenas indícios ou provocações. Ela tem que dar o 1º tiro e a Coréia… Read more »

Jonas Rafael

Que a Coréia do Norte cai em caso de guerra eu não tenho dúvidas. Mas não sem antes fazer um estrago danado. Pra começar me parece que Seul fica bem próxima da fronteira. Ao alcance de fogo de artilharia. Eu vi não me lembro onde certa vez que a Coréia do Norte tem gazilhões de peças de artilharia, dá pra fazer um estrago bem considerável… Agora em caso de uma invasão com apoio dos americanos eu imagino que ou seria bem rápido ou demorado e sangrento… Depende de quanto a lavagem cerebral cativou o povo à causa do baixinho careca… Read more »

Carlos Eduardo Góes

Todos aqui falam da guerra lá, mas alguem já se perguntou em suas consequencias aqui? Lógicamente que dificilmente o Brasil participará dela, mas suas consequencias, principalmente na area economica poderá a médio e longo prazo, causar conflitos regionais em todos os continentes. O sistema economico mundial tem enfrentado uma grave crise, principalmente na questão do credito, da qual seus efeitos estão bem a mostra. Imaginem agora uma guerra envolvendo principalmente os EUA! Teremos como consequencia, primeiramente uma elevação do dolar, afetando diretamente exportações e importações. Junto, virá um aumento do petroleo, encarcendo principalmente o frete. Todos estes aumentos terão que… Read more »

Excel

Gente, Na Coreia as pessoas não parecem estar muito preocupadas com todo este alboroço. Apesar dos alardes nos notidiários reina a impressão de que tudo não passa de espetáculo político e que o norte nunca fará mal aos seus irmãos do sul. Humm…. a coisa está calma demais apesar da gravidade da situação. Um partido de oposição declarou publicamente que o país deveria cancelar o processo de retomada do controle operacional do exército coreano em época de guerra que até 2011 vai pertencer aos EUA mas depois passará à Coreia do Sul. Acham que a Coreia ainda não está preparada… Read more »

João Curitiba

A Coréia do Norte está cutucando a onça com vara curta.

Alessandro

Os comentarios dos amigos acima estão perfeitos.
Só acho que essa história de que a Coréia do norte perderá fácil ou tera sua máquina de guerra massacrada!! Isso não é o que mostra a história, na própia guerra das coréas, no vietnam, na ofensiva nazista contra a ex-URSS, onde os nazistas acharam que seria fácil tb, e etc…
Acho que uma guerra entre as coréas agora seria um verdadeiro baho de sangue.
Pos a coréa do norte não é militarmente falando um iraque.

Noel

E o Brasil??? Não quer um banquinho no Conselho de Segurança???

RdoCosta

Caro Alessandro,

A historia nos conta que: O General MacArthur empurrou os Coreanos do Norte até quase a fronteira com a China e queria bombardear até a China pelo apoio aos Coreanos do Norte. O problema foi que os EUA recuou, demitiu o general e hoje o problema esta posto.
Quanto a ofensiva nazista na Russia… a Russia teve muita ajuda dos EUA para conseguir derrotar os alemães. Se a Russia não tivesse contado com ajuda americana, não sei não, poderia até ganhar a guerra, mas seria muito mais complicado.

Abraços

RdoCosta

Caipira

Alessandro

Acho que se houver conflito armado a NATO(EUA) vão realizar uma operação muito parecida com a desert storm em 93 e o grosso das operações em terra ficaria por conta das tropas da Coréia do Sul…
Será que as forças da CN aguentam o tranco(imagine o estrago que os B2 fariam por exemplo)?

alessandro

Caipira abraços…. Concordo que o B2 são aéronaves formidavéis. Eu ontem por curiosidade busquei na internet informações sobre as forças norte-coreanas. (seu Inventário) Achei vários sites em inglês, como meu inglês não é para inglês nenhum ver ou ouvir, gostaria de uma confirmação se possível. Pelo que eu entendi eles possuem muitos mísseis (de médio alcance uns 800 pelo menos) de todos os alcances possívéis, e só de mbt eles tem 1600.( variam entre uma versão modernizada dos T60 ao T-72). Aviões seriam pelo menos 1500 a 1800, sendo que caças são mais de 1000. (variam entre migs19 ao 29… Read more »

konner

Não há respostas fáceis para a questão. Agora é a vez de Barack Obama tentar.

O perigo em relação à Coreia do Norte é que, dada a natureza militarista do regime, seu colapso, ou o medo dele, pode levar a uma guerra.

Caipira

alessandro

Caramba… mesmo que estes números estejam “inflados” são formidáveis hein…a dúvida que surgiu pra mim com estas info que o amigo postou seria a operacionalidade de tais meios(manter digamos 500 caças e MBTs operacionais em um país com dificuldade de abastecimento como a CN deve ser quase impossível…)
Se o conflito acontecer vai ser algo de proporções maiores do que eu imaginava…
Mas na minha opinião a chance de conflito armado ainda é pequena…

Abraço!

Dalton

Alessandro, Estive lendo os mesmos sites que vc, portanto seus numeros estao corretos, apenas acrescento, que nao há como saber em que estado estarao estes armamentos, pois sabe-se que há muito material antigo, ou mesmo fora de uso. Temos que lembrar que durante a guerra da Coreia (1950-1953) os norte coreanos puderam contar com a ajuda chinesa e russa, e o mesmo nao ocorrerá hoje em dia. A fronteira entre ambas Coreias é pesadamente defendida, incluindo aí milhoes de minas e a Coreia do Sul estando na defensiva levaria vantagem. Embora tropas americanas possam rapidamente reforçar os sul coreanos, nao… Read more »

Tiago Jeronimo

A questão é que a capital da Coreia do Sul está a poucos quilometros da fronteira e sob o alcança da artilharia norte-coreana, eu estava lendo num forum estrangeiro que é incrivel o numero de projeteis com que a Coreia do Norte pode bombardear a capital Seul nor primeiros 10 minutos de uma guerra, causando enormes baixas civis, também há aqueles que dizem que no caso de uma ofensiva norte-coreana com seu imenso exercito e a enorme quantidade de tanques que possui só poderia ser parada com o uso de armas nucleares táticas(Tática essa comparavel a que se pretendia usar… Read more »

Jonas Rafael

Pelo que andei lendo a CN tem muitas das suas bases e mesmo partes da indústria abaixo do solo. Assim, não creio que os B-s fosse de muita valia. Eles também possuem um exército muito numeroso e uma Marinha que, apesar de obsoleta possui muitos submarinos e minas. É o suficiente pra negar o uso do mar por algum tempo. Sendo assim, o calcanhar de aquiles deles é memso a força aérea. Por mais numerosa que seja (não acredito em 1600 aeronaves deve ser menos que isso) não pode contrapor a da CS pela defasagem tecnológica e tática. Se os… Read more »

2demaio

O que ocorre entre as duas Coréias é teatral. O risco esta em que algum maluco sem ordem superior de o “primeiro tiro”, ai vem uma avalanche talvez incontrolavel. O que é bizarro é que os dois povos são etnicamente iguais e falam a mesma lingua, porém a politica com o apoio de uns e de outros força a divisão do povo coreano em dois paise, coitados! Se a Coreia fosse unida, com um regime democratico seria um pais economicamente comparavel ao Japão.