logomarca_atlantico.jpg

A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 12 a 26 de setembro de 2008, a Operação Combinada “Atlântico”, no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, coordenada pelo Ministério da Defesa e comandada pelo Comandante de Operações Navais, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para um eventual emprego em defesa da soberania de nosso País.

A Operação “Atlântico” é o resultado de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Combinado, composto de oficiais e praças das três Forças Armadas, que visa fundamentalmente a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste. Nesse sentido, a operação transcorrerá em uma região de extrema importância econômica para o Brasil, por concentrar parcela significativa da infra-estrutura portuária, de Indústria Naval e da Marinha Mercante brasileira.

Estarão envolvidos nesta operação mais de 9.000 militares nas atividades operacionais, aproximadamente outros mil em atividades de apoio à população e na simulação de combate, e meios da Marinha do Brasil (Esquadra, Força de Fuzileiros da Esquadra, 1º Distrito Naval, 2º Distrito Naval, 5º Distrito Naval e 8º Distrito Naval), do Exército Brasileiro (Comando Militar do Leste, Brigada de Infantaria Pára-quedista, Brigada de Operações Especiais, 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada de Aviação do Exército) e da Força Aérea Brasileira (IIª, IIIª e Vª Forças Aéreas).

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando a integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Dentre as ACISO, destacam-se atendimentos médicos e odontológicos, reformas em escolas e prédios de utilidade pública e aulas de primeiros socorros e higiene.
Em uma outra vertente da operação, busca-se destacar a importância de nossa “Amazônia Azul”, de igual ou maior importância que a Amazônia verde, em todas as suas características: econômica (petróleo e gás, pesca e recursos minerais), ambiental e científica, além de fortalecer a mentalidade marítima da sociedade brasileira.

Uma Operação Combinada vem a ser um moderno conceito de aplicação de forças militares de mar, terra e ar, de forma coordenada, para atingir um objetivo que seja de interesse para o país, como, por exemplo, a defesa de áreas de grande atividade econômica.

NOTA DO BLOG: Para acompanhamento da operação veja o link oficial.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Louvável, me atendo apenas ao plano naval da operação, o grau de prontificação – se real pois não verifico in loco tal situação – dos meios navais ultimamente. Francamente, perdi a conta das comissões, isoladas ou conjuntas, divulgadas ultimamente pela MB, de suas belonaves. Mas, há sempre um “mas”, e transcende o aspecto técnico, atingindo o político: aos militares compete a proficiência dos meios, navais, aéreos e terrestres, que o poder civil lhes disponibiliza (ponto), mas não esperemos que eles sejam capazes de “fazer jorrar água da rocha”…

Tiago Jeronimo

Essa operação vai mostrar apenas 2 coisas:

1- O quanto nossas forças armadas estão sucateadas.

@- O quantos nossos militares são perseverantes e permanecem motivados e bem treinados(Pelo menos o núcleo de cada força) apesar das circustâncias.

Felicio

POR SORTE DEUS É BRASILEIRO.

[…] entre os seis países, a FAB também participará com a Marinha e o Exército brasileiros da Operação Combinada Atlântico, que será realizada de hoje (12) a 26 de setembro no litoral dos estados do Rio de Janeiro, São […]

Walderson

Concordo com vcs, amigos.
Espero que se consiga mostrar o quanto estamos necessitanto de equipamentos para a defesa de qualquer coisa que seja. Espero que os comandantes militares consigam fazer ver.
Um abraço a todos.

Vassily Zaitsev

Vi agora a pouco, na Record uma matéria sobre a Operação Atlântico e, uma das imagens veiculadas mostrava um A-4 lançando um míssil; e o mesmo parecia ser um Sidewinder. Mas os AIM-9H adquiridos juntamente com as aeronaves não estavam com seus ciclos de vida vencidos? suas baterias já não haviam se esgotado a alguns anos?
Parabéns para as três Forças. É preciso que mais e mais exercícios conjuntos como este sejam realizados. Já passou-se o tempo em que Exército, Marinha e Aeronautica tinham que lutar a mesma guerra em separado, cada um por si, sem um mínimo de cooperação.

CorsarioDF

A idéia do Exercício é fantástica, pena que como o Osawa e o Tiago falaram, vai nos mostrar como nossas FA estão sucateadas, é muito triste essa situação. Pois se fosse real, nossos homens (Heróis) morreriam logo no 1º dia, pq derrubar caças e porta-aviões com estilingue e zarabatana não dá!!! Sds.

[…] Folha de São Paulo o almirante Edlander Santos, chefe do Estado-Maior do comando combinado da operação Atlântico, foi indagado sobre a Quarta Frota. Veja o trecho […]

Marco

NÃO TEM A4 PARTICIPANDO. OU SERÁ QUE TEM? https://www.mar.mil.br/atlantico/html/meios_fab.html Meios da Força Aérea Brasileira na Operação A-29 Super Tucano – Aeronave Leve de Ataque C-130 Hércules – Aeronave de Transporte Pesado H-34 Super Puma – Aeronave de Transporte Pesado R-99A Guardião – Aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle C-95/SC-95 Bandeirante – Aeronave de Transporte Médio P-95 Bandeirulha – Aeronave de Patrulha C-99A Condor – Aeronave de Transporte de Passageiros e de Carga C-105A Amazonas – Aeronave de Transporte Médio MEIOS DA MARINHA F40 – Fragata “Niterói” F46 – Fragata “Greenhalg” F48 – Fragata “Bosisio” F49 – Fragata “Rademaker” V30… Read more »

maria rita matos

BRASIL PRECISA MODERNIZAR NOSA DEFESA ACORDA BRASIL EU TE AMO

[…] Poder Naval Online esteve ontem na apresentação da Operação Atlântico, realizada no Centro de Adestramento Almirante Marquês de Leão (CAAML), na Base Naval do Rio de […]