Limite mínimo de investimentos poderá ser modificado no Plano Estratégico Nacional de Defesa

86

Segundo nota do jornal O Estado de São Paulo, presidente pediu retirada do item que estabelecia limite mínimo de 2,5% do PIB para investimentos:

Direto da Fonte – Sonia Racy

Lula pediu, por prudência, a retirada de dois itens contidos no Plano de Estratégia Nacional de Defesa durante reunião, terça-feira, no Planalto. Nelson Jobim fez a apresentação do projeto para José Alencar e os ministros Dilma Roussef e Mangabeira Unger. Lula já conhecia o texto.
O primeiro: limite mínimo de 2,5% do PIB para investimentos na Defesa. O segundo: a tabela remuneratória. Somados, os dois itens chegariam a gastos de R$ 30 bilhões já de cara. Lula pediu que ambos os itens fossem refeitos e então reapresentados para discussão em reunião do Conselho de Defesa Nacional.
O presidente deixou claro que não se trata de cortar investimentos do ministério, só não quer o engessamento de mais essa fatia do Orçamento.

 NOTA (VISUAL) DO BLOG:

v33-lanc-sem-mm40.jpg

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Garcia

No Brasil orçamento nunca foi impositivo, por isso nunca funcionou direito, sofrendo com os cortes a vontade de governos.

É assim que se encaminha o Plano de Estratégia Nacional de Defesa, ou seja, é só pra ver, não pra por em prática.

Ozawa

No mesmo diapasão, e muito ilustrativo como política de defesa comparada, segue trecho de matéria em que fuzileiros navais franceses reclamam da obsolecência e inadequação de seus materiais no conflito ocorrido no Afeganistão. Deve ser triste, muito triste, viver num país como a França, que, segundo seus soldados, não os valoriza…, muito triste… “Os soldados do 8º RPIMa (8ème Battalion Parachutiste de Infanterie de Marine) choram os seus mortos e denunciam a obsolescência dos seus equipamentos. Dois dias antes da emboscada de 19 de agosto último, que vitimou dez soldados franceses, num confronto com talibãs um soldado francês havia recebido… Read more »

RL

Garcia. Falou tudo.

Acredito que o governo tenha lá suas razões, más acima de qualquer razão, esta a nação, o povo, as riquezas. Se for pra aumentar de forma insignificante o investimento na Defesa, então deixa do jeito que esta mesmo. Pra que gastar um “pouquinho” a mais se não vai resolver o problema?

Ainda continuo acreditando nesse plano, más confesso que pelo andar da carruagem, sei não.

Más…Pensamento positivo, uma hora ou outra, ele sai, e ai toma forma. Depois, talvez fique até mais viável pleitear um novo aumento para que realmente chegue na casa dos 2.5% do PIB.

GustavoB

E a pergunta que não cala, ainda mais hoje no aniversário: CADÊ O BIN LADEN?

Igor

O Meireles e as marionetes(ministros): Peraí, muita calma nessa hora!

LeoPaiva

“O presidente deixou claro que não se trata de cortar investimentos do ministério, só não quer o engessamento de mais essa fatia do Orçamento”.

Lula não quer o engessamento dessa fatia do PIB para poder contingenciar mais tarde, como sempre.

Essa nota visual do blog vale mais que mil palavras.

Raphael

E tem gente que acha que o Brasil desencalha!! hehehe

RL

Galante. Nada a ver com o tópico, más….

Kd o blog terrestre?

Começa ai com uma matéria interessante como por exemplo, a modernização dos sistemas Astros, ou a possível volta do Osório, ou quem sabe, uma possibilidade de compra de sistemas antiaéreos S400 da Rússia.
E o veículo Gaúcho? Será que isso ai vinga com a Argentina?

Poxa, Galante. Tranforme de vez esse blog no maior centro de debates das FA´s brasileiras e assuntos militares.

Abraços.

cesar

engessamento? é lógico q o molusco ignorante ñ o quer, afinal têm q sobrar grana pro superavit primário, dívida interna, bolsa esmola, bolsa isso, bolsa aquilo (e a massa continua apoiando o cumpanheiro “tabaiador” (filho de mãe q nasceu analfabeta, segundo ele mesmo declarou)e last but not least, “PROPAGANDA OFICIAL”. vcs já viram o aumento de verba p/ o sr. franklin(ñ sei se a grafia esta correta-foda-se)martins propagar aos 4 cantos do mundo o progresso da nação brasileira?

cesar

enquanto isso… “lá pra cima das cabiceira”, segundo o defesanet, apareceram 02 passarinhos raros por estas plagas… lá na terra do huguito chapolim colorado. blackjack.

Bin Laden

o anuncio do PND nem foi apresentado ainda e ja o estao amputando-o…
e so aqui mesmo
to na area pessoal…

gaitero

Este Lula vai a #$@#$% presidente #$#$#$%%%##@, primeiro cancelou o Fx, agora quer acabar com este plano que durou 1 ano para ser concluido %$#@#@$, ele simplismente pediu para retirar os 2 itens mais importantes do plano de modernização da FA, presidente de %$#@##@.

cesar

aí gaitero, é melhor tomar cuidado c/ a abin-kgb, eles podem estar de olho.
Rs.

Igor

Opa valeu por censurar meu comentário, e olha que tem uns aqui piores!

Thiago Sala

Todos vcs tem razão!!! escrevi em outro lugar aqui do Blog, eu só acredito vendo, e como sempre não vejo nada!!!

Ozawa –
O texto q vc escreveu demonstra uma série de coisas, mas imagine só se isso tivesse acontecido no Haiti, o q teria acontecido???
O q vcs acham???

Fui tenente do EB sei das deficiências, mas sei da qualidade q temos, e isso é uma só: o material humano!!!

E para finalizar estou com o RL, kd o blog terrestre???

Abraços

pablo

blog terrestre !!!!!

tomas

Estou farto de palavras ao vento e só acredito vendo!!!

Jorge Lee

blog terrestre, sim.
Mas, temos que contribuir com o esforço dos amigos moderadores, afinal, são eles que passam boa parte do tempo selecionando postagens para nós. Por isso vamos apoiar este blog, o blog aéreo e o – futuro – blog terrestre com nossas doações.

pablo

pelo andar da carruagem, to ate com medo desse plano. fizeram um puta aue sobre esse plano, divulgatam internacionalmente que no dia 7 de setembro esse tal plano(se e que existe) iriam divulgar o tal… chegou o grande dia e o grande molusco disse que em respeito a hermana que era convidada de honra para o desfile nao iria divulgar o mesmo… a data passou para dia 8, depois dia 9… agora estamos sem data… hj me aparece que ja querem amputar o plano, tirar a porcentagem minima do PIB direcionado para a Defesa. li outro dia que o projeto… Read more »

gaitero

Se essa #$#@#$ de abin estiver me vendo eu quero que ela va a #@$%@@#$%%# junto com o Lula.
O ministro da defeza saiu na metade da reunião e disse que estava com problemas de estômago, estava nada, deve ter ficado revoltado com o governo Lula assim como eu estou, $$#%$%#@#$##@#$%#.

König

Se ele tivese nesni ia bater de frente com ele…
Nem quem devia se preocupar com nossa defesa esta preocupado estamos relegados a ser colonia para sempre?
Saudações

pablo

creio que sim Konig…
pessoal, ha algo que possamos fazer(ir na justica, abaixo assinado) a respeito desse plano ??
afinal ele sera pago com o nosso dinheiro, entao temos direito de saber como ele sera gasto.
nao nos precisa ser passado dados tecnicos/sigilosos, apenas o que vai comprar, quanto vai comprar, para que sera usado.
e possivel ??
ou temos de nos contentar de bracos crusados ??

Wilson Johann

Wilson Johann em 11 Set, 2008 às 16:34
Ola pessoal!!

Faz alguns dias que não participo com comentários. Só que dizer que, assim como eu, os céticos tinham razão. Cadê o plano? Cadê o plano? CADÊ O PLAAAANNNNOOOOOOOOOOOOOO?

Prá quem nunca acreditou nesse governo, isso é mais uma demonstração de que estavam certos. Enrolaram os militares direitinho durante um ano, e de adiamento em adiamento vão enrolar até o próximo governo….

Desisto, tchau!!

Wagner_ASW

Um presidente sem visão para um futuro… realmente colocaram lá no congresso um baita ……. não vou dizer o nome pra não ofender muito !!!! Trágico para uma Nação do tamanho do Brasil. Acho que ate o Fernandinho Beira Mar se presidente, teria mais visão estratégia do que o molusco e quem sabe nossas FAs já teriam tido o respeito que merecem!!!! O palanqueiro realmente é um id…….

Marine

Ozawa,

So pra esclarecer, o 8 RIPMa sao para-quedistas do exercito Frances, fazem parte da 11 Brigada PQD e nao sao fuzileiros da marinha francesa.

Sds.

Wagner_ASW

O Molusco vai enrolar os militares até o fim do seu mandato, com toda certeza!! Ele quer que o Brasil pegue fogo mesmo!!! O que vale é o salário no final do mês e da ajuda prestada a todos os seu cumpanheiros neste vários anos de mandato como “presidente do Brasil” !!!!!!!!!!!!!! Agora todo mundo ta com os bolsos cheios, viajaram bastante… o Brasil ta ótimo !!!!! E os militares e seus materiais… Sugestão: Hora de um golpe militar!!! Acho que o governo ta precisando balançar um pouquinho !!!!!!

cesar

pra que tanto stress pessoal? brasililililililil!!!
2014 copa do mundo. brasilililililili!!!
em 2016 teremos as ” olimpíadas dos pobres ” – conforme declarou a GRANDE BESTA ” NOÇO LÍDER “.
além do mais o CARNAVAL tá chegando!!!
parafraseando a ex-ministra e atual candidata lingua “plesa” cara -de-museu-de-cera MARTA SUPLÍCIO: RELAXA E GOZA!
BRASILILILIILILILILIL!!!

Ozawa

Grato Marine ! O título “Infatarie de Marine” me induziu ao equívoco.

Douglas

VEM CÁ…. A quarta frota foi motivo de “cobrança diplomática”, a US Navy fez uma mudança administrativa em Newport lá perto da Disneylandia e o negócio esquentou em Brasilia (disseram que era pra invadir o pré-sal…rsrsrsrs). Pergunto: Aqui pertinho tem 2 Backfire, com capacidade de destruir o congrssso nacional (tem que ser catastrofico nesses comentários não é?, não é assim? tem que fazer um clima..rsrsrs), chegará o “Pedro o Grande” o maior e mais poderoso cruzador NUCLEAR do mundo, cortando pelo limite do nosso litoral. Cade a cobrança diplomatica???? Tem que haver dedo na cara, cobrança, chamamento na boa e… Read more »

gaitero

Vamos invadir o Planalto xD
Vamos matar tudo aqueles vagabundos, só assim para resolvermos o problema Do Brasil.

Marine

Ozawa,

Sem problema…e um erro comum, esse titulo Marine na Franca quer dizer tropas do exercito que servem “overseas”, alem-mar protegendo as suas colonias pelo mundo.

Sds!

tomas

Se é verdade que o ministro Jobin saiu na metade da reunião e disse que estava com problemas de estômago, ao que parece deve ter sido por revolta com o governo Lula. Pois de agora em diante o ministro Jobim foi colocado em maus lençois perante as tres Forças que a princípio gerencia.
Sendo ele, pediria afastamento do ministério como protesto.

Em outra palavras e indo no popular: ” vão cozinhar o galo”… neste caso
“o galo” são as nossas Forças Armadas.

Falta alguém para dar “porrrrraaaaaada” na mesa!!!

LM

Prezados, Estamos confundindo o Plano Estratégico de Defesa com o Programa de Reaparelhamento da Marinha (PRM). Apesar de estarem interligados, um é diferente do outro. O Plano Estratégico de Defesa, surgiu para reorganizar as FFAA, criando uma nova doutrina de emprego e tentando garantir os recursos orçamentários necessários. Ele não irá, diretamente, definir quais meios serão adquiridos pelas forças. Quem estabelece isso são os programas de reaparelhamento. Dessa forma, não esperem anúncios de aquisições juntamente com o Plano Estratégico. Tentando esclarecer melhor… A cerca de um ano atrás, por determinação do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, foi… Read more »

König

Douglas hoje se fizermos isso até eu daria razão pra eles se a resposta deles fosse “Sim, ai é a casa da mãe joana”.
Espero que não tenha festinha de debutante do F-X ja que o Submarino Nuclear ja passou faz tempinho.
Saudações

Fábio Max

O fato é que o governo pode até anunciar verbas para as FA, e em caso extremo, até carimbá-las, como direcionar à elas os royalties do petróleo e um x% do pré-sal. Mas no primeiro aperto fiscal que ocorrer, vai cortar, basicamente porque com toda a bonança econômica dos últimos 5 anos, o gasto público aumentou sempre acima dos índices de arrecadação, e gastos ruins, ou melhor, PÉSSIMOS, como contratação de uma verdadeira horda de cargos em comissão, aqueles que não precisam de concurso público e são presentados a gente ligada à classe política, quase sempre incompetente. Eu penso que… Read more »

Mahan

O texto que o Sr OZAWA disponibilizou diz tudo. Especificamente quando o Soldado Françês fala:”…não deveriámos apenas adquirir equipamento FRANÇÊS (!) se o americano é melhor e nos protege de maneira mais eficaz…” É muito fácil se mostrar entendido no assunto, mas não são os falsos PTriotas que estarão lá na linha de frente quando um colete e o fuzil que você carrega são tudo que te separa da morte…

Fábio Max

E concordo com o Tomás aí em cima:

Jobim, seja homem, peça demissão!!!

João-Curitiba

Se o Jobim e o Mangabeira pedirem demissão, então teremos certeza de que se trata só de enrolação.

RL

Alguem ai mencionou em “Abaixo Assinado?”. Defendo esperar mais um pouco para ver no que vai dar. Quero acreditar que esse plano vai sair e para melhorar, potencializar nossas forças. Se não sair. Serei o primeiro a assinar. Ainda que já muito desgastado como todos aqui, eu continuo acreditando. Se sou um completo imbecil ou não, nem sei. Más quero acreditar que sim, ele vai dar certo. Apenas o estão lapidando. Más como disse. Caso não saia, ou se sair, for uma farsa para mais uma vez deixar os lobbystas de sorrisos na orelha. Me chamem. Eu assino quantas vezes… Read more »

THIAGO

7 de setembro de 2050

RLobo

Acabei de saber por fontes confiaveis do gabinete do ministro de defesa que o plano estrategico de defesa será assinado pelo presidente lula numa grande solenidade no palácio do planalto no dia 31/02/2009. Será um evento marcante onde nosso presidente aproveitará a solenidade para liberar toda a verba contigenciada das forças armadas.
Finalmente vai sair. Confiem!
31 de fevereiro é o grande dia!!!

João-Curitiba

RLobo

Acho que há um equívoco quanto à data. 31 de fevereiro de 2009 cairá num domingo. Não haverá políticos em Brasília nesse dia para presenciar o magnífico evento.

Thiago

MAIS UMA VEZ CAIMOS NO CONTO DO VIGÁRIO MELHOR DO LULA E SEUS SEGUIDORES AGORA QUERO VER OS PUXA -SACO DELE DEFENDE-LO 1 ANO DE ESTUDOS E MAIS UM ANO DE OBSOLENCIA E DESLEIXO COM AS FAAS

Tiago Jeronimo

Por isso nunca coloquei Fé nesse tal de “Plano de Defesa” podem ir se contentando com oa Niterois, Barrosos, Mirage-2000, F-5BR…

König

È vai ter bailinho de debutante do FX…
de 31 de Fevereiro vai pra Junho,Julho e então Agosto… de Deus…

König

Ah e até mesmo a Polonia estara lançando um plano de defesa de 17 bilhões de Euros.

Nunão

LM, aproveitando o seu lúcido comentário, o lado bom da coisa é que muitas das ações previstas no PRM já estão sendo iniciadas (inclusive a modernização dos SSM, que tem a ver com a imagem usada para ilustrar o artigo acima). A meu ver, a parte ostensiva do PRM, ou seja, as linhas gerais, era muito boa e também adequada ao que até agora surgiu sobre o PEND (o que também tem o seu lado óbvio, já que a MB trabalhou duro em ambos). A sua afirmação de que apenas alguns ajustes foram necessários creio que confirma essa minha opinião.… Read more »

Wilson Johann

Cara sr. RLobo,

dia 31 de fevereiro de 2009, se não houver nenhum presidente visitando o palácio! Porque se tal ocorrer, para não tirar o brilho da visita assuntos de defesa ficam prá outro dia. Afinal, defesa é só um detalhe!!!
Sabe como é, no Brasil dos “Lula lá” tudo pode acontecer, como um dia 31 de fevereiro e uma visita presidencial na mesma data.
Só aqui mesmo.

Abraços!!

tomas

Minha gente, vocês estão acompanhando o que está ocorrendo na Bolívia? Esta encrenca ainda vai sobrar para nós caso não seja resolvida em breve. Estamos extremanete dependentes do fornecimento de gás natural da Bolívia. Nosso consumo total depende aproximadamente de 50% deste fornecedor, um pais historicamente instável politicamente. Conforme o sr. Marco Aurélio Top Top Garcia declarou: o Brasil não permitirá que seja interrompida a legalidade institucional democrática na Bolívia. Meu Deus!!! O que quer dizer isto??? Vamos interromper um eventual golpismo na Bolívia? Mandaremos tropas para a região de Chuquisaca e Tarija para preservar o gasoduto e o fornecimento… Read more »

João-Curitiba

Prezado Tomas Muito bem lembrado esta crise. O Brasil só mandaria tropas para lá caso a OEA ou a ONU autorizassem. Quanto a uma intervenção de Hugo “El Loco” Chavez, que tipo de armamento novo ele já tem? Além disso, como ele mandaria tropas para lá? Se for por via aérea, precisaria de autortização de ou Brasil ou Colômbia/Peru. E ainda assim iriam poucos soldados, uma vez que a Venezuela não dispõe de meios aéreos para um deslocamento maciço. Por terra igualmente precisaria pedir autorização desses mesmos países. O cara só tem garganta. Ele faz essas bravatas porque sabe que… Read more »