M-113 e SK-105 Kürassier do CFN prontos para a Operação Atlântico

0

edv-m-113-sk-105-kurassier-cfn.jpg

No saída da BNRJ, no dia 12, fotografamos 3 EDVMs (embarcações de desembarque de viaturas e material), que provavelmente embarcaram no NDD Rio de Janeiro (G31) para a Operação Atlântico. Cada EDVM levava um M-113 e SK-105 Kürassier do CFN.

edv-m-113-sk-105-kurassier-cfn-a.jpg edv-m-113-sk-105-kurassier-cfn-c.jpg

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
direto do fundo do mar

Golf 31 = Rio de Janeiro e não Ceará. O NDD Ceará está em PMG.

Marcelo Ostra

qualquer duvida consultar o PN – seção NGB

heheehehheheheh

MO

Joaca

Pô Galante
comendo bola…

almte. Doenitz

Eterno PMG diga-se de passagem. DFaí já pode ir para a sua aposentadoria.

Vassily Zaitsev

Qual a blindagem do SK-105??? Pelo fato de ele não ser um tanque e sim um caça-tamque, acho que a mesma não passa dos 60mm na frente e uns 35mm na lateral, pois ele é muito leve. Já estive dentro de um M-113 em uma exposição aqui na cidade onde moro, sentei na posição onde fica o atirador, manobrei a .50 orgânica e fiquei imaginando eu, em um conflito qualquer, vendo as tropas inimigas á frente, eu atirando sem parar e gritando não sei para quem: Tráz mmunição, tráz mais munição que está acabando!!!!! Suas paredes são feitas de alumínio,… Read more »

Vassily Zaitsev

Quantos EDVM a MB tem?

E EDCG, quantos?

Galante

Vassily, a MB tem apenas 3 EDCG e poucas EDVM também, não são muitas.

Mahan

Vassily, vc foi otimista,a blindagem do M 113 não “segura” 7,62 mm perfurante. Apesar que nunca foi uma Vtr de combate propriamente. O CFN deveria ter sua missão modificada. Parece que são apenas “auxiliares” do pessoal dos barquinhos. Deveriam ser encaradas como a tropa de choque do Brasil, “FIRST TO FIGHT” pelo DIREITO e pela LIBERDADE, quer em terra, ar ou mar. Voluntários de altíssimo nivel em motivação, treinamento e equipamento. Como “A TROPA” expedicionária, deveriam ser dotados de ao menos de 01 esquadrão CC médio/pesado e VCI.

LeoPaiva

A quantidade de EDCG e EDVM que o Brasil possui é irrisória, considerando o grau de mobilidade do qual o CFN deve ser dotado, e nada justifica essa quantidade uma vez que são aparentemente fáceis de construir e manter.

O que me chamou a atenção na compra do SK-105 foi a baixa quantidade adquirida pelo Brasil, enquanto a Argentina comprou 120, o Marrocos 110, e até a Bolívia comprou 34, o dobro do Brasil que possui 17 . Acho esse número muito aquém do necessário considerando o efetivo do nosso CFN.

Sds.

Galante

Parece que a quantidade de blindados adquirida para o CFN não prevê o emprego efetivo deles, a idéia deve ser apenas treinamento. Não dá para se pensar seriamente com apenas 17 carros de combate…

LeoPaiva

Ok Galante, obrigado pelo esclarecimento, mesmo assim não entendi a filosofia dessa compra, para mim isso só se justificaria caso houvesse pretensão de adquirir um lote maior posteriormente, ficar só treinando e formando equipagens que não possuem meios não me parece muito lógico.

Sds.

Galante

Mas Leo, quase todas as unidades de combate do país são “simbólicas”. Ou podemos pensar numa guerra com 12 Mirages?
O que temos no Brasil são núcleos de combate, que servem para treinamento. Para uma guerra mesmo, o pessoal mais informado sabe que não temos número.
É o mesmo caso dos jatos da Marinha. Como pensar em guerra com o embarque previsto de 6 a 10 AF-1?
É só comparar o número de esquadrões HSs e VFs que a US Navy tem e os esquadrões da MB. Aqui só temos um esquadrão de cada tipo, VF-1, HS-1 etc… salvo exceções.

Paulo Costa

O CFN tentou comprar mais unidades,mas a Austria disse que
não podia ceder mais unidades,a blindagem é leve,mas o canhão
de 105mm,visão termica,e o carregamento dos projeteis é um tipo
de caixa com 5 tiros,automatica,a capsula ejeta para a trazeira.
O CFN deve estar na fila para futuras aquisições.
O M-113,suporta o 7.62 e estilhaços,é um faz tudo,pois é de esteira,
anfíbio,é o mais vendido do ocidente,foi concebido para ir atras dos MBT.Sua produção continua ate hoje.

LeoPaiva

Você tem razão, quando olhamos para o todo, percebemos que isso acontece com muitos outros meios em todas as armas.

Vamos torcer pelo novo plano…

SDS.

airacobra

para o CFN sempre fui + a favor do BMP-3 russo, do que o sk-105, ainda melhor na verão modernizada, que alem do canhão de 100mm ainda tem outro de 30mm, de ação coaxial com o 100(que ainda pode lançar missil anti-carro), e o melhor de tudo é anfibio e ainda pode levar tropa (7 soldados), a unica vantagem do sk-105 esta na blindagem pois a do bmp-3 é de 35mm(só lembrado que ele não é um MBT) enquanto a do sk-105 é de 40mm caracteristicas sk-105 peso 17.7 ton comp. 5.58 m trip. 3 blindagem 40mm arm. primario 105… Read more »

Marine

Pessoal, concordo que o numero de 17 nao e muito mas pensemos por este lado…Todas as MARDIV so tem um batalhao de tanques cada com cerca de 50 Abrams, a doutrina diz que em conflito esse batalhao seria dividido em companhias e espalhados a apoiar os regimentos de infantaria. Cada companhia possui cerca de 14 tanques. Quer dizer para cada regiemto (3 batalhoes) esta disponivel uma companhia de tanques de 14 abrams, entao com esse pensamento, doutrina e “table of organization & equipment” TO&E o proprio CFN e basicamente uma “Marine Expeditionary Brigade” com 3 batalhoes de infantaria, entao dessa… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves

a quantidade e pequena mesmo.mas eu li sobre o blindado russo Bm-3 e achei que a MB poderia comprar um lote deste. Temo que no futuro aja um problema com a falta de padrão entre os blindados leves da MB e do exercito. Vi num artigo que a Alemanha tem gerpardo em estoque , poderia o exercito e marinha fazer uma compra de oportunidade. Penso a te que ponto poderiamos reiniciar a engesa e fabricar os nossos proprio blindados.

Baschera

SR. Paulo Costa,
Tendo $$$$ din-din a Áustria vende até a mãe. A MB é que não mostrou mais as verdinhas, então babau juvenal !!!!
Falando nisto, no ano de 2007 o mundo gastou 1,3 trilhão de dólares com compras de materiais militares, sendo 42% só os USA.
Sds.

CorsarioDF

É um bom tanque de emprego rápido, mas o BPM-3 seria melhor utilizado, pois ainda levaria um pelotão e é melhor armado. Não podemos esquecer que a marinha adquiriu os Piranha-III para utilizá-los no Haiti! Agora uma força com pelo menos cinco esquadrões seria muito mais presente. A do Rio, mais uma no Sul, outra em MS, outra no AM, e outra no Nordeste. Daria muito mais mobilidade ao CFN. Lembrando que eles tem que ter apoio aéreo, de preferencia AH-1 Cobra ou o Mi-35 Hind (ideal), eles precisam mais desse vetor do que a FAB. Sds.

maria rita matos

todos nois do brasil temos que se unir para fazer do brasil uma super potencia viva a unasul

André

Viva a Unasul???

Paulo Costa

Ok,Baschera,dinheiro faz a diferença,mas na epoca da compra destes tanques,foram comprados dos estoques do exercito austriaco,pois
a produção ja havia encerrado,dai eles não liberaram mais na epoca.
São bons tanques,otimos para o CFN…

Vassily Zaitsev

E CLANF`s , quantos o CFN opera?

Desde já, OBRIGADO Galante, Mahan e Leopaiva. esclareceram minhas dúvidas.

Marine

Vassily,

Tbm deve ser o equivalente a uma companhia, o numero certo so os mestres do blog pra te dizer.

Sds.

cesar

alguém sabe a quantas anda a op atlântico? aqui na região só vi uma faixa dizendo “esse mar é nosso”, um esquilo da mb aterrissado, o sobrevôo de um sapão, uma viatura toyota ou land rover (à noite na rodovia ñ pude distinguir) e um unimog do cfn.

Bhava

O M113 suporta 7,62 e os atuais em operação no iraque suportam 50mm e as granadas antitanque, eles possuem uma blindagem extra. É o veiculo de combate mais utilizado no mundo.