ghadir

O Irã incorporou mais um mini-submarino, chamado Ghadir 948. O Irã diz que é de projeto nacional, mas na verdade este submarino midget é do projeto italiano MG110, do estaleiro Cosmos, de Livorno.  Os MG110 têm cerca de 28m de comprimento, deslocam 105 toneladas e tripulação de 6 homens. São também utilizados pelo Paquistão.

Podem carregar até 8 mergulhadores e dois torpedos pesados externamente. A velocidade na superfície é de 16km/h e pode ficar sob a água por 8h consecutivas, navegando com baterias. A autonomia é de 5 dias.

Uma fonte militar iraniana diz que “o submarino é difícil de ser detectado, pois é equipado com tecnologia que evita a detecção por sonar e pode ainda disparar mísseis e torpedos simultâneamente.”

Na verdade, esse tipo de submarino é voltado para operações de infiltração de forças especiais e de mergulhadores de combate. Podem atacar navios atracados ou fundeados em bases inimigas, lançando homens-rã ou commandos. Podem atuar também de forma limitada em operações de minagem, operações de barreira em águas rasas (especialmente no Estreito de Hormuz), missões de inteligência e de piquete.

Os MG110 podem navegar 1.000 milhas na superfície usando propulsão a diesel ou 40 milhas submersos, usando baterias. Podem mergulhar a 100m no máximo.

ghadir-948

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amilton

Prezado Galante,
Um grande abraço e parabéns pela página. Com relação ao minisub eu creio que devamos verificar a informação dos torpedos pesados carregados externamente, de um olhada no link. Podemos ver que na proa há o que me parece duas comportas de torpedos e não identifiquei nenhum “cabide” que pudesse transportar torpedos externos. Não conheço o projeto do midget italiano mas o projeto do Iran pode ter grandes alterações em relação ao MG110.
Um grande abraço
http://theasiandefence.blogspot.com/2009/06/iran-commissioned-three-new-ghadir.html

Fernando

Se operarem no Estreito de Ormuz esta bem adaptado, acredito eu, devido a profundidade ou falta dela, no caso, onde Subs maiores teriam problemas.

Esdras

Esses caras são uns grande blefadores.

gaspar

o Ira esta de Parabens…
mas convenhamos, stealth ?!?!?!?!?! dificil de de detectado ??? com essa linhas quadradas ??!?!?!?!
esse sub ta mais para os sub’s cocaleiros das FARC do que pra outra coisa…

Bosco

Mini? É maior que um Mk48!
Rsrss……

Jacubão

Parece até uma lata de sardinha.

muscimol

Mas com essa velocidade de ~8 nos nem da para ir atras dum barco de pesca…e mais …40 milhas submersos nao da para atravessar o estreito de Ormuz e regressar!!…so usando em missao suicida!!

Ulisses

Galera,eles são mulçumanos,entenderam?(Podem usar a tatica suicida,igual os japoneses na 2°GM).

Sds.

Henrique

Pobre de quem tem que navegar nesta coisa !!!

Rodrigo Rauta

Disparar misseis e torpedos simultaneamente??? Ta d sacanagem neh 02!!!!!!!! Os caras são muitos fanfarroes mesmo…Olha a Helice do Motor!!!! Parece uma Helice de liquidificar Gigante!!!! Fala Serio…

Abraços a todos!!!

João Curitiba

Vamos atentar para um detalhe. Independente do que eles estejam construindo, se é bom ou ruim, o importante é que eles estão tentando e com isto, adquirindo tecnologia própria. Acredito que em no máximo 10 anos o mundo não vai mais rir deles.

Fernando Cabral

É um submarino bomba, fica óbvio que só serve para missões suicidas e sem essa de mísseis e torpedos, não precisa ser especialista para duvidar dessas capacidades.

J Roberto

Submarino “Kamikaze”!!!

konner

Em 2007, a Coréia do Norte se comprometeu em enviar quatro mini-submarinos ao Irã. Seria algo como parte do pagamento de uma dívida de centenas de bilhões de dólares. Embora não tenha sido revelado o modelo dos submarinos, a notícia aumentou o nível de alerta entre os países vizinhos da República Islâmica. A preocupação na época se referia à possibilidade de o Irã utilizar os submarinos norte-coreanos como uma ameaça para os navios americanos que operam na área do estreito de Ormuz. Foi falado também sobre um submarino de tamanho médio que a Marinha norte-coreana havia retirado do serviço ativo.… Read more »

Leo

Acho incrível a soberba de nós brasileiros, e capacidade que temos de menosprezar o desenvolvimento de outros povos.

Ulisses

Leo

Você acha que outros países também não fariam(ou fazem)?Eu acho.

Abraços.

Esdras

Não é menosprezo e sim ser realista. Quem viaja pelo mundo sabe disso.
Tudo que os Irnaianos tem apresentado, vc pode observar que não passa de uma maquiagem de algum outro equipamento russo ou amricano modificado, além disso as fotos são sempre de qualidade duvidosa demonstrando a alteração nas mesmas.
Quem lembra daquele F-5 modificado com dois lemes???? e foi mostrado como uma grande projeto nacional.

Callia

Patriota

è exatamente isso que eu acredito , que sejam usados numa estratégia de defesa costeira. Assim como os alemães tentaram utilizar seus mini subs na segunda guerra , ou mesmo como os Italianos utilizaram com suceso os MAiali.

SDS!

Callia

è um sub para aguas rasas , acho a ideia muito interessante coloca dois torpedos em cada um e qualhza a agua deles , é de meter parafuso na cabeça de qualquer comandante de navio!Os mini subs alemães foram pouco utilizados na normandia e mesmo assim dos 5 lançados um botou a pique um destroir polones. Outro uso interessante foi o dos maiale italianos.Responsável pelo afundamento do Queen Elisabet , 100.000 t de navios transporte e um cruzador pesado da classe Zara que havia caido em mãos alemãs apos o armisticio. Imaginem operações combinadas de pequenas corvetas lança misseis,baterias terrestres… Read more »

Patriota

Callia tambem existe a possibilidade de se usar estes subs para minar o estreito de Ormuz, no caso acredito eu que estes mini subs vão apenas servir de apoio para missões de patrulha nas aguas iranianas. Não podemos esquecer que o Irã possui 3 submarinos de ataque convencionais classe Kilo, que embreve poderão ser modenizados. Ulisses sem querer te ofender Caro colega eu acredito que seria pouco inteligente acusar todos os muçulmanos de serem terroristas, geralmente generalizações deste tipo podem acabar sendo um gravissimo erro. Mas pensando na possibilidade do Irã utilizar uma estrategia parecida com a dos japoneses, existiriam… Read more »

Angelo Nicolaci

Amigos, Eu primeiro gostaria de pedir aos colegas que respeitem as capacidades industriais e de defesa de qualquer nação. por mais que possa parecer ridiculas, são passos dados após muito estudo após muita perseverança, lembrem que os EUA bloqueiam a venda de tecnologia ao Irã, mas mesmo assim ele mantem a muito custo os seus f-4 e f-14 voando, eles tem criado misseis balisticos e se mantem em busca de desenvolver tecnologia autonomamente, mesmo que possa ser copia de algum outro similar russo ou ocidental, trata-se de engenharia, de inteligencia. Pois os russos e americanos viviam copiando uns aos outros… Read more »

Mauricio R.

“Independente do que eles estejam construindo, se é bom ou ruim, o importante é que eles estão tentando e com isto, adquirindo tecnologia própria.”

João Curitiba,

Concordo contigo, foi assim c/ os diversos foguetes constridos, testados e de certa forma desconsiderados pelo Ocidente, e agora o Irã tem sólida capacidade de construí-los. e emprega-los.

carlos argus vieira

..tentando, os iranianos estão fazendo o caminho p terem tecnológia própria,temos de faer o mesmo caminho, trilhar as msm sendas , poder crescer..É temos um longo caminhos p pecorrer.

LUTZ

Acredito que o irã esta tomando diateira em temos de tecnologia.é uma pequena demostração do que pode vir no futuro. Mas poderá conquistar espaço no oriente médio. Todo pais inicia assim com pequenas invensões. depois vem o NO HALL.