base-val-de-caes-foto-2-mb

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que a operação de resgate dos destroços do avião da Air France, que caiu no Oceano Atlântico no último dia 31, trouxe ensinamentos para o país, entre eles a necessidade de uma base naval no Norte do país.

“A base naval brasileira hoje é exclusivamente no Rio de Janeiro. Temos que estabelecer uma base no Norte”, afirmou.

Jobim disse que estava na Namíbia quando ocorreu o acidente, e que, quando chegou, a FAB (Força Aérea Brasileira) já tinha montado todo o processo logístico, e foi definido o programa da Marinha. “A montagem de tudo mostra que temos capacidade, cabeça. Mostramos agilidade, integração e capacidade decisória.”

O ministro afirmou que ainda não sabe dizer o custo da operação. “Ainda não tenho esse custo. Como eu estou indo à França, pedi um levantamento aos nossos comandos da Marinha e da Aeronáutica. Já temos cerca de 100 horas de voo*. Pedi também o número de milhas percorridas pelos navios. Na operação, contamos com 12 aeronaves, sendo dois helicópteros. O acerto que se tem é que, para o resgate de corpos, que são trazidos pelos navios da Marinha até 250 milhas de Fernando de Noronha e de lá são resgatados pelos helicópteros.”

Além disso, segundo ele, outra informação do Comando da Marinha é que “já estão aparecendo corpos além da área sob responsabilidade brasileira, ou seja, já sob a responsabilidade de Dacar [capital do Senegal]”. “Mesmo assim, esses corpos estão sendo resgatados, e a operação continua.”

Jobim admitiu ainda que as Forças Armadas precisam se modernizar. “A operação mostrou que precisamos nos capacitar mais, ter mais R99 [avião da FAB equipado com radar], que é vital. Precisamos também desse projeto de fabricação dos helicópteros, que é fundamental, o do Super Cougar. Temos intenção de produzir no Brasil 50 Super Cougar. A estratégia para o equipamento das Forças está vinculada à capacitação nacional. Isso significa um enorme arrasto de tecnologia para o país.”

base-val-de-caes-foto-3-mb

Fonte: Folha Online / Agência Brasil

* Segundo Nota Oficial da Força Aérea Brasileira, na manhã de 11 de junho o total já era de 700 horas de voo somando aeronaves de outros países, com quase 600 horas só de aeronaves da FAB

Fotos (MB) e complemento do Blog: a foto do alto da matéria mostra a Base Naval de Val-de-Cães, em Belém, Região Norte do País. A de baixo mostra a capacidade de seu dique seco. Segundo a Marinha do Brasil, a Base dispõe dos seguintes meios para cumprir sua missão, vários dos quais podem ser vistos nas fotos:

  • Dique seco Almirante Raul Barros com 225m de comprimento, 25m de boca e 40.000 ton. de capacidade;
  • Carreira para embarcações de até 120 ton; Oficinas de Máquinas, Mecânica Naval, Estruturas e Metalurgia,Eletricidade, Motores e Refrigeração, Carpintaria e Fundição; Grupo de Reparos de Eletrônica e Armamento (GRETARM);
  • Guindaste de 12 ton. para apoio aos navios docados; Bacia de manobras, Rebocador de porto SCHRAMM, Chata de óleo;
  • Pier para atracação de navios com facilidades de apoio;
  • Heliponto, permitindo o pouso de todos os helicópteros existentes na Marinha do Brasil;
  • Frigorífica para apoio aos navios docados.
Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Falcon

Na minha opinião o Brasil deveria ter 3 bases navais, como já foi dito anteriormente; Por mim as bases ficaram distruidas da seguinte forma: 1º no Rio de Janeiro (a unica existente)que atenderia o sudeste e o sul do BRasil. 2º Uma base em Recife ou Salvador, para atender todo o nordeste brasileiro. 3º Esta base arrumaria no Foz do Rio Amazonas, uma aerea muito estrategica! O ideal seria dotar o Brasil de 3 Naes, com uma força aeronaval cosideravel, mais pelo aroxo financeiro imposto sobre nossas forças armadas, estaria de bom tamanho o Brasil com 2 Naes novos e… Read more »

Claudio Melo

Bom, estava no trabalho quando vi a matéria e não pude comentar. A afirmação do Sr. Ministro Nelson Jobim é apenas a exteriorização do que consta no Decreto nº6.703/2008, que instituiu a Estratégia Nacional de Defesa, que imprimi na íntegra e pretendo concluir a leitura nesse fim de semana. No que seria o capítulo que trata da Marinha de Guerra do Brasil, item 9, é textual: “A Marinha iniciará os estudos e preparativos para estabelecer, em lugar próprio, o mais próximo possivel da foz do rio Amazonas, uma base naval de uso múltiplo, comparável, na abrangência e na densidade de… Read more »

JSilva

É outro Gururu, com um Rebocador de Porto tipo Ten Marriog.

Marcelo Ostra

o Inace entregou a Barracuda – LP 06 em 27 de maio, estranho estas ai …

Outracoisa que EU nao estouy conseguindo enchergar, que embarcação eh aquela atracada no lado direito, paralelo ao Pará, me parece um NV, mas minha visao ta pessima …

Mod MO

alemarlon

Tenho visto muito barulho e pouca ação concreta. Muito barulho e pouca ação concreta.

Valtinho

Será que serão adquiridos novos R-99??? Seria ótimo!!!

Wilson Johann

O Ministro Jobim fala como se tivesse descoberto o fogo ou inventado a roda. A concentração dos principais meios navais brasileiros no Rio de Janeiro nos deixa mais vulneráveis do que estava Pearl Harbor à época do ataque japonês. Alguns poucos mísseis de cruzeiro acabariam com mais de 80 por cento do nosso poder naval, incluindo aí não apenas os meios flutuantes, mas também a infraestrutura militar associada à marinha. Não precisamos apenas de mais uma base no norte/nordeste, mas de várias outras, inclussive no sul do país. Ou será preciso que caia também um avião no meio do oceano… Read more »

Wilson Johann

Com minhas desculpas ao Jobim, onde saiu escrito “Ministra”, leia-se “Ministro”.

Até!

barbosa

sera quem virão novos R-99?
se sim que ótimo,o mais rápido póssivel

Jacubao

Será ótimo mesmo, novos R99 fará a FAB dar um grande salto em capacidade e o E99 não pode ficar de fora dessa. Também acho que precisamos ter as nossas bases do norte bem equipadas, e todas as outras bases da MARINHA, e temos que ter uma pequena esquadra em cada base que poderia ser equipada da seguinte forma: 2 DESTRÓIER 3 FRAGATAS 3 CORVETAS 2 SUBMARINOS 1 NAVIO TANQUE 1 NAVIO TRANSPORTE 1 NDD ou NDCC 8 NAVIOS PATRULHA Isso já garante uma boa cobertura do nosso mar territorial e garante uma boa capacidade dissuasória ao país. O que… Read more »

MOsilva

Jacubão
Sonhar não custa nada. Agora, manter uma frota destas…
Não que o país não precise de forças armadas capazes e com bons equipamentos. Mas com o atual orçamento das FFAA, nem pensar, infelizmente.
De qualquer forma, creio que a MB precisa ter, pelo menos, mais uma base para a frota (tendo assim, duas frotas) na Região Norte ou Nordeste.
Quem sabe, né?
SDS.

Coralsea

Bases a MB já tem….bem espalhadas pelo território nacional como Aratú/BA, Rio Grande/RS e Belém/PA….o que falta são os meios navais e talvêz uma ampliação e modernização das instalações..

Parthenon

Como o amigo Coralsea já citou, as Bases já existem, só necessitam os meios, por isso SOU CONTRA as construções de NOVAS BASES, é desperdiçio de dinheiro, e só visa ganhos POLITICOS PARA TAL ESTADO QUE VIER A REÇEBER, as ditas Bases (EX: Recife/PE, estado do nosso querido Presidente Lula), lembrando que a Bases de Aratú/BA é uma das melhores do País, inclusive para SUB´s, poís a plataforma continental no litoral baiano é a menor do país, e a Baia de Todos os Santos é bem mas funda que a de Guanabará. Sou a favor da Existencia destas mesmo 4… Read more »

Jonas Rafael

Será que ele quis dizer “Noredeste”? Porque uma base em Natal ficaria bem a calhar pela posição estratégica, bem na volta do Oceano e mais próxima da Europa e da África. Uma base maior em Belém só teria sentido se tivéssemos uma ameaça maior do americanos, o que não ocorre.

Jacubao

Não sei se a base de NATAL teria condições de abrigar uma pequena esquadra, me pareçe que o rio é muito estreito e raso, derrepente poderia sim pensar em uma nova base no nordeste e a base de natal ficaria apenas com os patrulhas.

AJS

Caro Wilson Johann

Só como colaboração, São Francisco do Sul é porto catarinense e não do Paraná.
Um abraço

Marcelo Ostra

Parthenon, apenas umas infos atualizadas para constar Recife = nao eh porto saturado e sim porto com tendencia a deixar de ser operacional, pois quase todas as escalas, a excessao de graneis e açucar foram para Suape Suape = creio ser a que tem a melhor area em relação a bacia de evolução, cais e espaço em terra Cabedelo = calado max de 9,14 m, para um navio de combate tudo bem, mas nao suporta o Nae, se for o caso, ou seja sob conceito de porto de esquadra não sei ate onde seria interessante Sobra: Fortaleza = (Entorno do… Read more »

RodrigoBR

Jacubão, A profundidade do canal do Rio Potengi em Natal está sendo aumentada para 12,5m e estará pronta até 2010. A profundidade do Porto de Recife será de 11,5m e a de Cabedelo na Paraíba(Outro ponto que pode ser cogitado) será de 11m. Porto de Natal-RN: http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=porto+de+natal&sll=-5.773498,-35.204186&sspn=0.011785,0.022745&ie=UTF8&ll=-5.770445,-35.200882&spn=0.023569,0.04549&t=h&z=15 Cabedelo-PB: http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=cabedelo&sll=-5.772345,-35.204852&sspn=0.011785,0.022745&ie=UTF8&ll=-6.969538,-34.838076&spn=0.047028,0.090981&t=h&z=14 Porto de Recife-PE(Acho que está saturado, não possui mais espaço): http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=porto+d&sll=-8.050604,-34.86685&sspn=0.011197,0.022745&ie=UTF8&t=h&radius=0.78&rq=1&ll=-8.045781,-34.86891&spn=0.011728,0.022745&z=16 Porto de Suape-PE: Porto: Suape Terminal: Tecon Suape Área (m2): 200000 Extensão do Cais (m): 935 Profundidade Cais (m): 15,5 Profundidade canal (m): 16,5 Mov. 2007 (TEUs): 230000 Produtividade (mph): 32 http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=suape&sll=-8.389125,-34.959912&sspn=0.022374,0.04549&ie=UTF8&ll=-8.354946,-34.961071&spn=0.089505,0.181961&t=h&z=13 ____________________ Sobre o R-99 e E-99, devemos possuir… Read more »

MOsilva

Como escreveu o Coralsea, ter bases navais mas não ter meios para ocupá-las de forma permanente é uma pena.
Acredito que a MB deveria contar com duas bases com meios marítimos permanentemente fundeados. Uma na Baía de Guanabara e outra no nordeste do país. Daria mais flexibilidade e poderia permitir melhor disponibilidade dos meios navais.
SDS.

Coralsea

Não é todo lugar no litoral que pode-se construir uma base naval…a localização estratégica é apenas um fator entre vários…
São necessários outros fatores como:
– profundidade e acesso fácil ao oceano
– proteção contra ventos e correntes marítimas
– se possível longe de áreas residenciais
– infra estrutura como estradas, ferrovias e aeroportos perto da base.

A MB está certa em construir uma base perto de Sepetiba…é o lugar ideal para a base do futuro SSN…outros lugares possíveis seriam Aratú/BA ou em algum lugar da baía de Paranaguá/PR.

Marcelo Ostra

Rodrigo, Cabedelo é max 9,14 m na mare alta ja ha um bom tempo, vivo tendo problemas com navios sairem carregados com ethanol de lá

Recife, nao sei não, os investrimentos são em Suaoe (ai sim, um excelente local, com espaço fisico , profundidade e caracteristicas geograficas

Natal, er … este é um caso a parte por causa da Foz do Rio Potengi (apesar de realmente nao estar sabendo de sua atual situação e suas perspectivas REAIS (não as de bla bla bla …)

Abs
Mod MO

Fabio Max

Só espero que não construam bases novas e esqueçam das que existem, coisa comum em terra brasilis.

Sem contar que o ministro constatou o óbvio, até parece que ele vive num país de costa pequena, não num continente inteiro voltado para o mar!

Parthenon

Já possuimos boas bases navais, faltam só por os meios, essa de construir bases novas, é promessa politica para beneficiar suas regiões e currais eleitorais.

Quem possui bases navais como AMRJ, ARATÚ E VAL-DE-CÃES não precis se dar ao luxo de construir outras, precisa é investir este dinheiro nos meios, e na capacitação da marujada, o resto é deixar a Esquadra desempenhar seu papel, porto de Recife é saturado, porto de natal n4ao tem profundidade, cabedelo poderia ser uma hipotese, Suape é porto comerçial, ent4ao deixamos de história, e vamos aplicar onde já existe.

JSilva

Um pouco de INTELIGENCIA OPEN SOURCE. Só falta um dado nessa foto: data Na foto existem tres ou quatro lanchas classe Meattini, a masma que esta sendo construida, sob licença no INACE, junto com os P-400. Nos anos 90 (97 ou 98) comentou-se muito que seriam construidas alguns minhões dessa lanchas em estaleiros no Pico do Jaraguá, mas até onde acho que sei foram só quatro. Dessas quatro apenas uma eu vi fisicamente a LP-01 Marlin que opera com os Gururu do 1º DN, as restantes nem em foto. Dai ficam as perguntas e o misterio. – De quando é… Read more »

Cabral

Vamos fazer algumas considerações: Geograficamente qual a é cidade mais bem localizada para nova base? Recife. Qual a cidade que tem dois grandes e importantes portos? Recife. Politicamente qual a cidade mais importante da região? Recife. No caso de um conflito qual cidade poderia abrigar o comando da três forças armadas para define estratégia de defesa? Recife. A Marinha tem uma estrutura na cidade do Recife? Um prédio para abrigar o comando do 3º DN? Prédio da Capitânia (antiga sede do 3º DN). Hospital Naval do Recife, já existe. Escola de Aprendiz de Marinheiro de Pernambuco, Já existe. Capitania dos… Read more »

RodrigoBR

Marcelo Ostra, Vc tem razão sobre a situação lamentável do Porto de Cabedelo, mas tudo foi culpa dos políticos paraibanos, em especial os governadores que não realizaram a dragagem e manutenção do canal por muitos anos. Notícias sobre Cabedelo: Deputado anuncia licitação para obras no Porto de Cabedelo em junho (17/02/09) “O prazo para a conclusão é de 12 meses e as obras devem começar já em junho. Isso significa que em junho de 2010 veremos realizado nosso sonho de fazer voltar à ativa nosso terminal portuário”, revelou Leonardo. O deputado explicou que o canal do porto passará por ações… Read more »

AlCar

Prezados Cabral, MO e RodrigoBR Em que pese ser pernambucano e querer o aumento da importância política, econômica e estratégica do Estado; apesar de Suape ter excelente localização geográfica e infraestrutura (inclusive com o Governo do Estado tentando criar um centro de manutenção naval, fora o estaleiro – ver matéria abaixo), quero dizer que Suape já vive uma crise por espaço próximo ao cais, não comportando uma base naval. Várias discussões já foram travadas a respeito da escasez de terrenos próximo a área no porto e do aumento excessivo dos seus preços, tanto é que várias indústrias estão se deslocando… Read more »

Marcelo Ostra

Muito bom Alcar, nada como alguem do local para passar o ponto de vista e fatos que realmente estão acontecendo qe não temos aceso ou divulgação

As imagens que vemos de Suape,demonstra emminh otica um do melhores locais possiveis, mas sempre tem especulações aproveitadores e afins, acho que alemde tudo seria excelente para Ipojuca, mas vamos ver

Muitissimo obrigado pela msg !

Abs
Mod MO

AlCar

MO

Não precisa agradecer, pois estou aqui, como todos, para colaborar com este excelente espaço de divulgação de informações e debate.

Cabral

Meus amigos, só para constar:

JA EXISTE O LOCAL PARA CONSTRUIR A BASE NAVAL DO RECIFE.

O Local fica depois do Porto do Recife, por detraz da Escola de Aprendiz de Marionheiro, na divisa com Olinda, tem até um dique seco, e o local está desabitado.

Fonte:
http://www2.uol.com.br/JC/_2000/2005/cd2005p.htm

AlCar

Prezado Cabral Realmente, Recife tem toda a estrutura para a construção de uma base naval, inclusive com local, como bem informou Cabral. Contudo, existe um projeto chamado “complexo turístico recife olinda”, que busca reorganizar desde o cais José Estelita (quem é do Recife sabe), passando pelo porto do Recife até a vila naval nos limites com olinda. Segundo esse projeto, o porto sairia e seriam construídos prédios etc., inclusive tem notícias veiculadas em diversos jornais (Jornal do Commércio e Diário de Pernambuco) que a vila naval será trocada por prédios de apartamentos. Assim, embora achasse muito interessante a idéia de… Read more »

AlCar

Vídeo do complexo anteriormente citado por mim:

Cabral

Prezado Alcar. O Projeto é muito bonito, mas sendo realista e pouco provavel que seja concretizado pelo menos proximo ao cais do porto e prédio da Marinha ( Capintania, Escola de Aprendiz, Vila Naval e terreno por detraz da Escola), Recife é uma cidade portuaria, práticamento toda sua história está interligada com o seu porto, toda via a área mostrada neste video petencem a Marinha e existe a posibilidade em que MB não abria mão deste local ( área militar que devem servir para a defesa do País) . Um conjunto habitacional pode ser construído em praticamento qualquer local que… Read more »

Cabral

Concordo em parte com o projeto, mas o porto de Recife é patrimonio histórico, cultural, econômico e estrategico do Estado de Pernambuco.

Ice

Senhores, em primeiro lugar quando se fala em verbas, no brasil sempre vem a lei do imperfeito e barato, tudo que fazemos é em visão do custo otimizado, não se preocupando com o próximo e nem com a qualidade, apenas em ganhar /desviar dinheiro, visto que esta cultura maldita deveriamos aniquilar de vez. Deveriamos ter no minimo 4 frotas navais espalhadas pelo brasil, poder de armamento e tecnologia de ponta, o governo deveria investir na formação de pessoas para criarmos nossa propria tecnologia, isso sim, temos capacidade além da imaginação, precisa construir base naval faraonica, vamos construir, vamos fazer e… Read more »