Marinha deverá ser ampliada e dividida em três Esquadras

28

Vitória-ES (22/09/2008) – O Brasil deverá ampliar sua Marinha e criar bases no Nordeste e na Foz do Rio Amazonas. A informação foi dada hoje pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em entrevista durante a visita às atividades da Operação Atlântico. “A Marinha está concentrada no Rio de Janeiro, e há necessidade de se ter uma Força Naval na Foz do Amazonas, que é entrada fundamental do território brasileiro. E há também a necessidade de uma Força Naval no Nordeste, e aí nós teremos três grandes Forças Navais”, disse o ministro.
Segundo ele, na região Sudeste a parte prioritária a ser defendida é a plataforma continental, onde concentram-se as reservas de petróleo e as rotas de comércio exterior brasileiro. O ministro chegou em Vitória (ES) na manhã desta segunda-feira e assistiu a uma demonstração de resgate de reféns por tropas de operações especiais da Marinha e do Exército, na Praia do Pontal, em Itaoca, município de Itapemirim, litoral Sul do Espírito Santo. Ele ainda acompanhou uma demonstração de mergulhadores de combate, simulação de ataque aéreo e lançamento de 250 pára-quedistas.
No total, a operação usou 500 pára-quedistas em uma ação para bloquear a BR 101 e tomar um centro de suprimentos do país “Amarelo”, de modo a evitar reforços para as forças inimigas. A operação previa uso de 1.000 pára-quedistas, mas o número foi reduzido devidO à necessidade de deslocar homens para a Operação Guanabara, de suporte às eleições municipais no Rio de Janeiro.
Cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica participam da Operação Atlântico, que é coordenada pelo Ministério da Defesa. Em um exercício militar combinado, os militares treinam a defesa da região, rica em minérios da Serra do Mar e as bacias de petróleo e gás do litoral Sudeste. O exercício acontecerá até o dia 26 de setembro, nos litorais do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

FONTE: Ministério da Defesa

NOTA DO BLOG: Veja também no Blog das Forças Terrestres: “Estrutura orçamentária das Forças deverá ser alterada”.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
airacobra

nada + logico!!!
o melhor ainda é q vou poder servir perto de casa

Nimitz

Já podiam começar mandando as “Inhaúma” lá pra cima.

Hornet

Hoje o dia está cheio de boas notícias aqui no Blog…esta é mais uma delas.

Amigo Mauro, sem ter lido seu post, disse algo semelhante na matéria anterior: o Jobim é leitor do Poder Naval…nossas reclamações surtiram efeito…rs.rs.rs. (Vamos começar a pedir aumento de salário aqui também, o que acha? rs.rs.rs.)

um abraço

marujo

Brincadeiras a parte, alguém tem uma idéia da esquadra que será desdobrada em três? Se prevalecerem as oito escoltas previstas no PRM vão ser mais ou menos 2,5 escoltas para cada uma.Ou será que a divisão em pauta focará mais as forças distritais, essas já distribuídas ao longo do nosso litoral?

edilson

Lembro.me quando o colega Roberto Silva criador do site DEFESA BR postou uma matéria em seu site à uns 3 ou 4 anos atraz(se não me falhaa memória), foi recebida com chacotas e piadas de pessoal leigo mas também de autoridades, o resultado vejam só:
exatamente o que ele propôs além do fato dele dizer de onde e quantos por cento deveriam serinvestidos na defesa os tais 1% e suas fontes…
é meus caros o mundo dá voltas e as vezes os loucos fazem loucuras…

Brazil (DT)

Agora eu levo fé! Se não ficar só na intenção e no papel, era tudo de que o Brasil já vinha, a muito, no campo da defesa marítima, necessitando. POOOOOOOOOOOOOOOOORRR!!!!! ATÉ QUE ENFIM UMA BOA NOTÍCIA!!!!! ESSE BLOG É PHODA! AINDA VAI DAR O QUE FALAR………..

MO: Parece que tiraram do ar o site do PN. Entrei pelo link do blog na maior M. Veja isso, por favor!

konner

BRAVO !! BRAVO !!!! BRAVO !!!!!!!

MN-Hil

Até que em fim o Jobim teve eu idea logica de deixa de concentrar todo o pode naval de uma nação em um só lugar, porem ele só visa a região norte e nordeste e o sul será que ele vai esquecer afinal é litoral a beça para ficar desprotegido um grande abraço aos amigo

Brazil (DT)

Calma, MN-Hil! Tudo a seu tempo. Os russos não vão comer as nossas criançinhas, todas, de uma só vez. Esse rincão ainda nos pertence e, diferente do que você e outros podem pensar, esse país ainda tem muito cabra macho pronto pra revidar qualquer ameaça à nossa soberania. Be calm!

Wagner_ASW

Estou botando fé nesse Ministro da Defesa… o cara pelo menos esta interessado nas mudanças e esta fazendo o que pode para contretizalas.. Vamos torcer para que ocorra estas mudanças com nossa “concentrada marinha” !!!

Jonas Rafael

Embora o Plano Nacional de Defesa não tenha saído, parece que aos poucos vamos recebndo detalhes dele em conta-gotas… A idéia da descentralização é bem-vinda. Ao menos uma outra base no Nordeste seria essencial.

LEANDRO FURLAN

ISSO É PAPO FURADO!! TÔ CANSADO DE OUVIR PROMESSAS!!! Tiram os cidadãos que pagam seus impostos para otários e ninguém faz nada!! Há 10 anos a FAB espera o F-X. A Marinha pena com uma frota sucateada há muito tempo!! E para que comprar tecnologia se não somos capazes de utilizá-las depois?!?! Compramos o IKL e construímos os Tupis com supervisão alemã, o Tikuna muda o banheiro de lugar porque é a mesma porcaria, construímos 1 (UM!!!). As Niteróis e Inhaúmas nem preciso comentar, a segunda praticamente afunda em mar picado!!!! Baita navio de guerra… Nesse país nada vai pra… Read more »

Donald

É… lá pra 2090 essas bases estarão prontas e ativas.

Fábio Max

É uma dedução lógica, o Brasil precisa proteger toda a sua costa, não apenas o lindo litoral do RJ.

Mas é a tal coisa, daí a colocar em operação é outro assunto.

Pensemos bem:

Quantas escoltas em cada unidade?
Quantos navios de apoio?
Quantos barcos de patrulha de até 500t?
Quantos helicopteros estão disponíveis para essa divisão?
Onde e como vai operar o NAE São Paulo?

É algo com complexo… nada imediato.

Tiago Jeronimo

A questão e saber quando isso vai acontecer…

Nelson Lima

IHH! Nos vamos ter terceira frota!

João das Botas

Conversa fiada. A medida não visa em nada a operacionalidade ou a defesa do Brasil. É apenas medo que a Esquadraa unida possa fazer alguma reinvidicação em pró da marinha ou em defesa do país. Então os comunistas querem dividi-la para melhor infiltrá-la e se necessário jogar uma parte contra a outra. 3 Esquadras?? Não temos nem uma descentemente equipada,manutenida e armada, debalde o hercúleo esforço dos profissionais da MB.O pior é que o estado de prontidão só tende a enfraquecer,visto que os portos indicados não teriam as mesmas facilidades do Rio de janeiro e o adestramento vai minguar cada… Read more »

Mahan

Marinha não ocupa mar, é muito grande,não dá. Se de tamanho reduzido, melhor mantê-la concentrada, em apoio mútuo.

Radical_Nato

Só pra constar.
Durante os exercícios em Itapemirim, um paraquedista ficou preso nos fios de uma rede de alta tensão ( acho que São Pedro soprou pro lado errado ), mas foi resgatado em segurança e passa bem.

Sd.!

Diego

Axu que deveria ter uma no sul!Se vai ter uma na foz da amazonia e já tem uma no rio,para que uma no nordeste?Me parece mas certo.Se eu estiver errado gostaria que alguem me explicasse!Obrigado

Patriota

AGUEM CHAMA A “ARROCINHA”POR FAVOR!

Patriota

Digo…AlGUEM CHAMA A “CARROCINHA” POR FAVOR!

joao

Eta papo furado. Nao se preucupem nao. Em 2080 sai o fx,e em 2125 estas bases

Patriota

cerca esse.. pega…pega… pega!!!!

Raimundo

Eu pensei que a Marinha do Brasil já tivesse uma base naval no Nordeste: Base Naval de Aratu! Não é lá que fica baseada a frota de contra-minagem ? E onde se encontra todo um aparato para análise magnética de navios da Esquadra ? Acho que o ideal é expandir as instalações da Base Naval de Aratu (BAHIA) e criar outra base talvez no Rio Grande do Norte (com cobertura aérea da Base Aérea de Natal, que poderia ser também expandida e receber um esquadrão de combate – F-5MBR). Base Naval na foz do Amazonas ? Vai ser bom para… Read more »

João-Curitiba

Cada frota, para ser assim chamada, deve estar nucleada em um NAe, com suas respectivas escoltas e submarinos. Diferente disso é enganação.

[…] do Blog: notícias de aumento de recursos, em vista das iniciativas recentemente veiculadas, são bem-vindas. Mas é uma questão complexa. Segundo o mesmo jornal, o […]

RLobo

Eu acredito em: Saci-Parerê; Boitata; Curupira; Mula sem Cabeça; Saci…