Jobim – acordo Brasil/França incluirá submarino nuclear

41

maquete_submarino_nuclear-brasileiro.jpg

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta segunda-feira (22) que o governo brasileiro assinará um acordo estratégico com a França no final deste ano que prevê, entre outros pontos, a construção do primeiro submarino nuclear do país.

A declaração foi dada nesta segunda-feira, durante a Operação Atlântico, realizada no estado do Espírito Santo. O evento consiste em exercícios de guerra envolvendo ações em conjunto do Exército, Marinha e Aeronáutica. Na ocasião, Jobim informou que a decisão de criar um acordo estratégico foi tomada em dois encontros entre os governos francês e brasileiro, realizados neste ano.

“Nestes encontros ficou definida claramente a parceria estratégica com a França. (…) A respeito da Marinha, vamos construir o submarino nuclear. Nosso acordo com eles é a construção da parte não nuclear do submarino. (…) O presidente Sarkozy deverá vir ao Brasil no final do ano para firmar este acordo, que deverá ser assinado no dia 22 ou 23 de dezembro”, disse.

Acordo prevê novo helicóptero

Dentre outros aspectos previstos no acordo está a construção de um helicóptero (E-725) que, segundo o ministro, é superior ao utilizado pelas Forças Armadas. “O terceiro quesito do acordo é o que eu chamo de capacitação do soldado do futuro, que é um soldado totalmente preparado. É o que queremos para a Amazônia”, disse, sem explicar quais seriam os treinamentos e equipamentos deste novo soldado.

Uma das principais vantagens do novo submarino em comparação aos usados atualmente estão o tempo de permanência embaixo da água, muito superior aos convencionais. “O Brasil não tem inimigo, mas nós temos que continuar em defesa da capacitação nacional, para o Brasil poder dizer ‘não’ em algum momento”, disse.

Acordo prevê quatro submarinos convencionais
O Comandante de operações navais, almirante Álvaro Luiz Pinto, informou que o acordo prevê a construção de mais quatro submarinos convencionais. “O submarino convencional é projetado para atuar em regiões próximas à costa. No entanto, os quatros nos darão embasamento para desenvolver o submarino nuclear aqui no país”, disse.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RL

Como tenho sido enfático nos meus últimos comentários, continuo acreditando no PND, aceitando o fato de ter sido postergado o seu anúncio em virtude de uma maior e mais detalhada lapidação. Agora as coisas parecem mais claras, em meios a águas turvas. Se realmente for firmado esta parceria, teremos a ganhar. A única coisa que incomoda seria o fator tempo. Porem, como disse o próprio comandante da marinha, não existem valores que façam os submarinos virem antes do tempo, em especial ao nuclear. Posso estar enganado, más com exceção dos Helis, tudo indica que os caças serão os Russos Sukhoy´s,… Read more »

pablo

mas que bela noticia…
agora so falta confirmar se iremos fabricar o Scorpne ou o Barracuda…
se eu nao me engano, iremos de Barracuda…

CorsarioDF

Pablo o Barracuda é bem mais atual, mas se eu não me engano o Scorpene é uma evolução convencional do menor Submarino nuclear do mundo a Classe Rubi. Eu particularmente acho o Barracuda mais atraente, mas e os interesses dos Franceses como fica nisso? Eles vão dar de maõ beijada o sub nuclear? Acho difícil mas vamos ver, é MUITO, MAS MUITO MELHOR DO QUE NADA!!! Agora RL, acho que vocÊ está absolutamente certo, pois em momento algum se falou dos Rafale, acho que o PND virá para agradar a Gregos e Troianos (Franceses e Russos, no nosso caso), aí… Read more »

pablo

entao CorsarioDF,

outro dia li(agora nao me lembro o site) num site de noticias militares de que o “casco” seria o do Barracuda. temos de esperar
sera que nos temos alguma industria capaz de produzir alguns dos eletronicos(radar, sonar…) do sub aqui no Brasil ??

pablo

bem citado Mauro,

ninguem comentou nada das FREMM…
os russos teriam alguma fragata que podesse ser adquirida no lugar das FREMM ??
mas acho que os modelos franceses sao mais moderos do que os russos…

Hornet

Amigos, vejo está noticia como uma grata surpresa. Acho que o Jobim andou lendo nossos posts por aqui, e de tanto reclamarmos, resolveu ir soltando o PND aos poucos e antes mesmo do dia 10 de outubro…rs. Se está mesmo com cheiro de Sukhoi SU-35 no ar, tem um aspecto que pode complicar isso aí. Ontem (após ler no defesabr.com) postei – na na matéria sobre o “Pedro, o Grande” – aqui do blog, essa informação (acho que muitos já leram, mas vou repetí-la): “O presidente Chávez continua trazendo os russos e americanos para um renovado confronto pela América Latina.… Read more »

WTF

Em minha opinião os EUA não adotariam nem um tipo de sanção comercial ou retaliação se o Brasil viesse a comprar equipamentos Russos e participar do PAK-FA. A tendência para o futuro é a dependencia dos produtos primários Brasileiros, tudo indica que seremos a “fazenda do mundo”, entre outros fatores importantes, a importancia da Amazonia, potêncial energético. Em suma, o Brasil deve fazer tudo aquilo que seja mais benéfico e proveitoso na área militar, podendo isto ser compra e investimentos em equipamentos Russos e Franceses desconsiderando á reação ou descordancia com os EUA, f!@#$% esses hipócritas, com o perdão da… Read more »

Douglas

Pessoal, pelo que entendi o acordo de subs é pela parte NÃO nuclear.
alguem acima disse que duvidava que iriam entregar a tec nuclear, e não vão mesmo. Essa parte é da nossa exclusiva conta.
Sobre avioes e escoltas, é sintomático a omissão.
Parece que vem sukoi por ai.
A FAB gostou do avião. mas tem um ponto, como ficam as parcerias entre as empresas nacionais e a Elbit, eles vão integrar avionica ocidental em um caça russo.?

Iuri Korolev

Amigos Mauro, Doulas e CorsarioDF Da Revista naval, por José Luiz Feio Obino Vice-Almirante (Ref) Ex-Comandante da Força de Submarinos : “O projeto “Scorpene” é, em outras palavras, um modelo convencional reduzido do novo projeto francês do submarino nuclear “Barracuda”. O “Scorpene” traz em seu bojo, muito do desenho de casco do submarino estratégico”Le Trionfant”; inúmeros equipamentos de controle de plataforma, empregados nos submarinos de propulsão nuclear; e sensores no estado atual da arte, integrados ao sistema de combate de última geração, SUBTICS, compatível com o emprego dos torpedos IF 21, “Black Shark”, franco-italiano, Mk 48, americano, e SUT, alemão,… Read more »

Marcelo

Com relação ao acordo dos subs nucleares com a França, será que o Jobin lembrou de combinar isso com o Sarkozy?

Com relação aos americanos ficarem enciumados e preocupados se viermos a comprar o SU-35 dos russos, eles que liberem o F/A-18 Super Hornet com transferência total de softwares, tanto do avião como dos armamentos!!!

edilson

Caro Mauro, sua preocupação procede, no entanto em participar de um programa como este nossa indústria temmuito a aprender e a dominar espero que não se comprem caixas pretas como tem sido feito até agora.
porém vejo no programa do PAK FA uma oportunidade de desenvolver um caça novo e mesmo que este nãos e equipare ao Raptor, porém duvido que alguem além dos EUA vá operar este avião. portanto se o PAK for o 2º melhor avião estaremos a frente dos outros atraz apenas dos EUA país o qual nunca seremos inimigos.

Hornet

Marcelo,

concordo contigo. Só faço um adendo: F-18 Super Hornet, que nada. Eles que liberem o F-22 Raptor, com transferência de softwares de armamentos e do avião e com um precinho mais em conta!

Mas será que temos esse cacife todo para peitar o Tio Sam nessa altura do campeonato? Pra falar a verdade, acho até que temos sim…vamos ver…

um abraço

marujo

Temo que o submarino convencional francês que venhamos construir não seja o Scorpene, mas o modelo derivado dos Rubis/Ametystes que, há muito tempo, foi oferecido à Turquia. Seria um meio caminho andado para o sub nuclear, já que o dimâmetro do casco maior permite sem maiores problemas a instalação de um reator nuclear.

edilson

caro marujo, acho que será escolhida a classe Marlin que se nao etsou enganado é maior que o scorpéne.
quanto ao nuclear se for o barracuda se ai será o deus nos acuda (só pra rimar) pois este navio é formidável eserá sem dúvida uma excelente escolha…

Nunão

Mauro, não tenho muitas ilusões de que a paixão pelas Zeven continuará platônica, no máximo. Abs!

Douglas

Bom, vamos ver o tal acordo.
Se sair mais 4 convencionais em 10 anos eu já tou lambendo o beiço.

Douglas

PS: espero que o proximo presidente leve a frente o acordo de reaparelhamento, assim como este que está aí levou a frente a politica macroeconomica do anterior, apesar da constante sabotagem das alas mais à esquerda.

pablo

o Marlin e capaz de lacar missil ??

edilson

Caro Pablo, os scorpéne podem lançar mísseis, em geral os subs modernos podem lançar por seus tubos.

RL

Scorpene já estaria ótimo. Se vierem os cascos do Barracuda, coloca Ótimo nisso.

Apenas uma dúvida. Quais seriam os eventuais pontos positivos e negativos quando comparamos Barracudas com
Armur.
Pergunto isso, pq o Chapolim Colorado óbviamente fará a escolha dos Sbus Russos para equipar sua força naval.

Jonas Rafael

O Baracuda não é exclusivamente Nuclear? Não acredito que vão fazer uma versão convencional dele apenas para nos agradar. O mais provével é Scorpene ou marlin, com eles nos dando algumas dicas do que e onde devemos mudar. Sobre o Rafale, eu não o descartria tão cedo. Arranjar um ocmprador é prioridade fundamental para as pretensões francesas e não vjo como nos dariam colaboração para um SubNuc apenas por 50 Helis e poucas coisas mais…

Leo

As vezes eu sinto que o pessoal não pensa um pouco, ou não procura se informar, antes de fazer certas suposições. O Barracuda é um sub de 4765ton de deslocamento. Não pode ser um sub convencional. Vai ter um reator de 150Mw de potência. O reator ora em desenvolvimento pela marinha tem 50Mw e foi projetado para um sub com 2.700ton de deslocamento. Não faz o menor sentido adaptar a planta do Labgene num Barracuda. São praticamente 2000ton a mais de deslocamento, para um reator equivalente a 1/3 do reator do Barracuda. Estas informações já foram discutidas inúmeras vezes em… Read more »

LEANDRO FURLAN

Demoraram 10 anos para construir uma (uma) Barroso… Imaginem construir 4 submarinos convencionais e 1 nuclear. Esperem isso lá pelo ano 2050, quando o Brasil e a América Latina já terão sido subjulgados por não terem acordado há tempo…

Fábio Max

É o que eu digo, dizer que vai construir é uma coisa, passar à prática, outra completamente diferente… acho que as escolhas são boas e tudo mais, mas me preocupa muito o andamento desses programas de construção de navios, sempre sujeitos à tesoura afiada do ministro do planejamento.

pablo

Edilson,
me expressei mal, quis dizer se ele(Marlin) somente lanca os misseis pelos tubos de torpedos ou se ele tera lancadores verticais.
alguem saberia informar ???

Iuri Korolev

Caro LEANDRO FURLAN
Isso é o resultado de uma democracia de araque em que vivemos, sem uma oposição de verdade que não quer moralizar nada, apenas a hora de mamar também nos milhares de cargos comissionados que existem no Brasil, para onde vai todo o dinheiro dos tributos.
Onde está a grana ?
95% em pagamento de funcionários, aposentadorias e juros da divida interna.
Sds
Iuri

Iuri Korolev

Caro Hornet Você que é da área de pesquisa Kant usava o termo “menoridade intelectual”, quando alguém ou um povo não sabiar usar seu discernimento. Pois uma coisa que eu não aceito é a “menoridade tecnológica” do Brasil. Estava no site da DCNS, a empresa francesa que faz de torpedos e barcos a submarinos atômicos e quase morri de inveja. Ela tem 12 mil funcionários e expertise em “high tech” na área naval. Ela era uma empresa estatal. Em 1990, quando descobriram um mar de corrupção fizeram uma espécie de privatização em 2002 com a Thales, etc. Gostaria que você… Read more »

Tiago Jeronimo

Preferiria os Subs convencionais alemães do que os franceses, se não estou enganado ninguém comprou o sub frances ainda, e além disso já temos o know-how de construção de subs alemães, mas entendo que para o frança cooperar com o brasil para a construção do sub nuclear a compra do Scorpene ou de qualquer outro sub convencional francês é necessária. Já ao meus amigos fãs dos SU-35BM queria lembra-los que o propio Jobim apesar de não ter falado nada sobre os Rafales nesse discurso ele praticamente já deu como certa a vinda dos Rafales em outro discurso numa base aerea.… Read more »

Hornet

Iuri, vc tem toda razão…a máxima kantiana era (é) “ouse saber” (“sapere audi”, pra gastar meu latim), daí a idéia da autonomia kantiana (sair da menoridade intelectual para alcançar a autonomia por meio do conhecimento, por meio da razão). Estamos ainda muito longe de qualquer autonomia kantiana no terreno da tecnologia. No campo da tecnologia militar, fizemos algumas coisas no passado, temos algumas coisas em andamento (como o projeto Aramar, Sub-Nuclear) e temos algumas instituições voltadas para a tecnologia, como o ITA e mais uma ou outra coisa em “estado larval”…mas ainda estamos anos luz de qualquer independência, ou de… Read more »

Hornet

Iuri, ainda sobre tecnologia… No caso da parceria do Brasil com a França, para construir os SUBs, precisamos ter em mente uma coisa: tecnologia de ponta ninguém passa (podem tirar o cavalinho da chuva, isso não existe). Já participei de vários congressos internacionais, compesquisadores do mundo todo, e os caras não te emprestam nem a caneta se vc precisar escrever alguma coisa (um pouco de exagero meu, mas serve como uma alegoria). O que eu creio que deva acontecer é a França cooperar com o Brasil na construção dos SUBs, mas utilizando uma tecnologia que já não é mais de… Read more »

Hornet

Iuri,

só pra completar o raciocínio…O Scorpene é um belo Sub, sem dúvida. podemos aprender muito construindo um bicho desses aqui. Só que ele já existe, de certo modo é uma tecnologia já “ultrapassada”. Assim penso que o ideal seria o Brasil, junto com a França, firmasse uma parceria para construir um outro submarino, um submarino que ainda não existe e que quando ficasse pronto fosse usado tanto pela marinha da França quanto pela MB. Isso garantiria que estaríamos desenvolvendo projetos realmente de ponta em parceria com a França…caso contrário, é o que eu disse acima.

um abraço

Iuri Korolev

Caro Hornet
Agradeço a resposta.

Uma coisa que eu não entendo é a América Latina. A Argentina tem um nivel cultural de primeiro mundo, mas tecnologicamente também é subdesenvolvida.Esse negócio de educar o povo parece que não resolve.

O que você acha :será que o nosso problema é questão de maturidade de uma nação ou somos mais burros (digo coletivamente) do que os povos do 1º mundo ?

Um forte abraço
Iuri

Hornet

Iuri, certamente não somos mais burros que ninguém, embora às vezes parece isso, né? (em época de eleição, como agora, fico propenso a achar que sim, somos mais burros que os burros, pois costumamos eleger cada peça rara, não é mesmo?) Mas a questão, penso eu, é bem mais complexa. Claro que a Educação é uma parte fundamental nesse processo…e nesse caso nós estamos muito, mas muito mal das pernas (na última avaliação da ONU, ficamos em penúltimo lugar…no mundo! Pode uma coisa dessas?!!!! perdemos até pro Paraguai e pra Bolívia, é mole?!!!)… Mas existe uma outra coisa a se… Read more »

Raimundo

Sr. Hornet, assim como o senhor também penso que doravante as coisas vão melhorar bastante no Brasil sob vários aspectos. Seus comentários acima também no meu entender foram bastante corretos e precisos, mas faria apenas uma ressalva: em relação à idéia de a França desenvolver junto com o Brasil um novo submarino nuclear que fosse usado por ambas as marinhas não seria algo factível tendo em vista que o projeto brasileiro para um submarino nuclear ainda não está completo e ainda não demonstra plena viabilidade, como é do conhecimento de todos, enquanto que a Marinha francesa, segundo já foi divulgado… Read more »

Hornet

caro Raimundo, também concordo com sua ressalva. A França não “daria” uma tecnologia de ponta pra nós, de jeito nenhum. Apenas conjecturei que o ideal seria o Brasil e a França desenvolverem juntos uma nova classe de Subs nucleares, pois aí teríamos uma tecnologia realmente de ponta, no estado da arte…Mas pra isso precisaríamos ter um outro tipo de acordo com os franceses, um acordo que envolvesse não apenas dinheiro, mas também vantagem estratégica (militar) para a França e para o Brasil…É possível fazer isso, mas acho difícil tal coisa acontecer. Pois como eu disse acima, ninguém passa tecnologia (de… Read more »

Radical_Nato

Mais uma vez concordo com Hornet. O futuro não será mais dos zeros e uns, serão dos spins. Mesmo que aja realmente transferência de tecnologia, O Brasil levará anos para se atualizar ( não digo nem plenamente ), satisfatoriamente. O Brasil está colhendo aquilo que plantou durante décadas de descaso com a educação. Parece que nesse governo eles estão acordando e, tomara que no próximo eles não durmam novamente. Temos tudo para sermos uma grande potência ( se a CIA não atrapalhar, vide o que estão fazendo na Bolívia para desestabilizar a AL ). Conhecimento não se compra, se adquire… Read more »

edilson

caro Pablo, não sei te dizer com certeza se os barracudas são capazes de lançar mísseis atraves de lançadores verticais. a menos que eu esteja enganado (e é bem possível) os barracuda não possuem silos verticais achoq ue você pode verificar neste esquema postado pelo blog algum tempo atras
http://blog.naval.com.br/album/default/3

espero ter ajudado, mas creio que os colegas podem lhe dar esta informação melhor.

pablo

caro Edilson,
esse link ajudou e muito.
pela foto do “esqueleto” do Barracuda vejo que o mesmo nao possui silos verticais.
Sera que seria possivel instalar nesses novos sub’s silos verticais ??
Ja li que o Brasil vai comprars o casco do Barracuda, e tb ouvi que vai ser o Scorpene.
o que poderia ser feito e ter um time de franceses nos ajudando num projeto de um sub nao nuclear, porem o casco seria de duplo uso ,entre o Scorpene e o Barracuda. ai teriamos um sub de ponta, SEM DUVIDAS.
seria possivel um projeto desse ??

edilson

Caro Pablo, não acho que será intenção da Marinha do Brasil possuir navios com capacidade de lançamentod e mísseis de cruzeiro. esta filosofia passa longe da cabeça dos nossos líderes. seriam sim armas de dissuasão e muito bem vindas. embora os novo Exocet possuam relativa capacidadede ataque (tomahawk de pobre) e erelativo alcance. creio que se esta capacidade for acrescida a nossa força quase que certamente estará delegada as forças de superfície as Fremm vem com esta capacidade e eu sugiro ao senhor uma boa leitura as novas fragatas médias da DCN as FM 400 de 4000 – 4500 toneladas… Read more »

Kelly

Hi. – acordo Brasil/França incluirá submarino nuclear was very well written.

Chirac

Como o Brazil não pode ter armas atômicas – conforme o Tratado de Trateloco – , esse aviõezinhos, submarinos , fragatinha , na linguagem militar europeia e americana e até mesmo russa e chinesa é “espingardinha e aviõeszinhos para matar tico-tico ” ! Não valem nada no cenário mundial com armas atomicas, misseis intercontinentaias, misseis nucleares de médio alcance, misseis nucleares de curto alcance, misseis nucleares transportáveis, misseis nucleares lançados de submarinos , misseis nucleares lançados de caminhões largatas , misseis nucleares lançados de silos, misseis nucleares lançados de caças , misseis nucleares lançados de porta-aviões , ….. !!!! Então,… Read more »