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No último dia 19 de setembro, conforme boletim do site Santos Export, o Diário Oficial da União publicou o parecer da SEP – Secretaria Especial de Portos – habilitando três concorrentes para a elaboração do Plano Nacional Estratégico dos Portos. Estão habilitados dois consórcios, um formado pelas empresas KPMG Structured Finance, Promom Engenharia e Latina Projetos Civis e Associados. Outro, formado por Enerconsult, Arcadis Nederland, Rotterdam Maritime Group Consult e Dzeta Engenharia. Além dos consórcios, uma terceira empresa foi habilitada: a Petcon Planejamento em Transporte e Consultoria, sem associações (vale lembrar que concorrentes não habilitados ainda podem recorrer da decisão).

A idéia é que o PNE/PORTOS trace um perfil dos portos brasileiros, apontando a vocação de cada complexo para que ações específicas sejam implementadas, além de indicar áreas para a instalação de novos complexos portuários, no caso desta carência ser identificada.

Para este Blog, além da necessidade de estratégias de médio e longo prazo que devem ser objeto do PNE/PORTOS, há também importantes gargalos a serem solucionados, e com urgência, em relação aos complexos portuários brasileiros. Quanto mais rápido forem solucionados, melhor se aproveitarão oportunidades em uma conjuntura internacional que pode apontar para desaceleração no comércio, colocando ainda mais peso na questão da redução dos custos: segundo o jornal A Tribuna, estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgado nesta segunda-feira indica que a redução em 10% dos custos de transporte no Brasil possibilitaria um aumento de 43% das exportações para os Estados Unidos.

Foto: MSC Tampa e rebocadores, fotografados por Nunão a partir do convôo da corveta Inhaúma (V30) da Marinha do Brasil, enquanto manobravam no Porto de Santos.

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Igor

Existem portos públicos eficientes, tanto é que sairam da lista de privatização. O problema é que depende do governo que está administrando. Hoje pode ser bom, amanha ruim. Sai governo, entra governo, a administração pode piorar ou melhorar. Para mim não importa se é público ou privado, basta saber administrar.

João-Curitiba

Um dos grandes entraves à modernização dos portos e diminuição de custos chama-se ESTIVADORES.