estreito-de-mindoro

Dois militares confirmaram que a tripulação a bordo do contratorpedeiro USS John S. McCain estava monitorando o submarino que colidiu com o sonar rebocado no último dia 10 de junho próximo às Filipinas.

Eles também confirmaram que o sonar, que estava cerca de uma milha do navio, foi atingido pelo submarino e o mesmo não emergiu. Mesmo danificado, o sonar foi recuperado e trazido a bordo. O contratorpedeiro seguiu para o porto de Sasebo após o incidente, mas já retornou ao mar.

Informações coletadas pela Associated Press dão conta que o incidente ocorreu no Estreito de Mindoro, cerca de 144 milhas da Baía Subic.

FONTE: Agências Internacionais

NOTA DO BLOG: O Estreito de Mindoro (imagem acima) possui importância histórica. Foi lá que ocorreram os primeiros desembarques aliados (conjuntamente com o desembarque no Golfo de Leyte) para a retomada das Filipinas, então sob o controle japonês. O Estreito de Mindoro é um verdadeiro cemitério naval. Foram afundados ali, dentre outros navios, o contratorpedeiro japonês Kiyoshimo e o USS Porcupine (navio-tanque classe Armadillo).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

A China parece que vai tomando o lugar da antiga URSS nas escaramuças entre unidades navais, mais comuns nas décadas de 60-80.
Interessante que mudam os dos leste… mas os EUA continuam lá.