Operação da Polícia Federal prende cinco empresários

73

A PF aponta esquema de compras subfaturadas de artigos de luxo importados e equipamentos para a indústria naval

vinheta-clipping-navalinace-pfArtigos de luxo, finos e sofisticados, consumo para poucos da alta sociedade cearense. Em caixas e contêineres importados, também vinham peças e equipamentos grandiosos e caros, específicos para a construção de navios civis e militares. No meio disso, a investigação aponta também grandes cifras e, pelo que foi apurado, o envolvimento de personagens que ganhavam licitações supostamente fraudulentas realizadas pela Marinha do Brasil e Petrobras. Tudo interligado, embora parecesse desconexo. Valores ainda não totalizados, muito menos divulgados. Ontem, a Polícia Federal do Ceará deflagrou a Operação Luxo, anunciando a existência de um esquema de milhões de reais envolvendo grandes empresários do Ceará, do Rio de Janeiro e de Miami (EUA).

Foram cumpridos cinco mandados de prisão, quatro no Ceará e um no Rio, e 12 de busca e apreensão em empresas e residências de vários investigados. Em nota divulgada ontem à tarde, a PF informou que as empresas apontadas no esquema são a Indústria Naval do Ceará (Inace), Nossa Casa, Empresa de Navegação Marimar, as três do Ceará, e a empresa Internave, do Rio.

No Ceará foram presos a empresária Elisa Gradvohl; o marido dela, empresário Gil Bezerra, e o filho deles, empresário Robert Gil Bezerra Gradvohl. Os três são proprietários do grupo Inace, que atua há 40 anos na construção de navios e nos setores pesqueiro e hoteleiro. Também em Fortaleza foi preso o empresário José Antônio do Carmo Nogueira, sócio da empresa Marimar, também do ramo de construção naval.

No Rio de Janeiro, a prisão foi de um almirante reformado da Marinha, hoje empresário, Euclides Duncan Janot. Ele é sócio da Internave, prestadora de serviços de logística em instalações portuárias e petrolíferas. Só Elisa e Gil foram presos preventivamente (sem prazo para soltura). Os demais tiveram ordem de prisão temporária, de cinco dias. Houve um sexto mandado de prisão, também temporária, que não havia sido cumprido até a noite de ontem. É contra o sócio de uma empresa em Miami, que continua sendo procurado.

O POVO apurou que a Inace aparece como elo nos dois esquemas investigados pela PF. Tanto o de compra de artigos luxuosos e de produtos e equipamentos navais subfaturados como para o das fraudes nas licitações. Através da empresa aberta nos EUA, Inace e Nossa Casa teriam feito compras em valores abaixo do registrado no mercado. Em notas verdadeiras, os valores preenchidos eram falseados, para enganar a fiscalização alfandegária. O imposto cobrado era irreal, em cima do valor registrado.

Na outra ponta, a das licitações, a Inace surge ao lado de Marimar e Internave. A PF confirmou, em nota à imprensa, a suposta fraude junto à Marinha e Petrobras, em contratos licitados. Nos imóveis vistoriados por ordem judicial, da 11ª Vara Federal, foram apreendidos computadores, documentos e mercadorias sem comprovação de origem.

O POVO procurou falar com os advogados dos empresários presos. O único localizado foi Cláudio Queiroz, que representava a família Gradvohl. Em quatro ligações, entre a tarde e a noite, ele pediu que retornasse mais tarde, porque estava acompanhando os depoimentos. Depois, seu celular deu sinal de ocupado ou desligado.

E MAIS…

– Em nota ao O POVO, a Gerência de Imprensa da Petrobras, no Rio de Janeiro, informou que a empresa “não tem detalhes da anunciada operação da Polícia Federal sobre licitações de empresas prestadoras de serviço à Companhia, conforme nota distribuída pela própria PF. Até o presente momento, a Petrobras identificou contratos com duas das empresas citadas pelas autoridades federais. Com a Miramar S/A, a Companhia tem contratos celebrados desde 1986. Ao todo, são 39 contratos, 13 deles ainda vigentes. São contratos de afretamento de embarcações. Com a Internave são dois contratos, um já encerrado em 2006 e outro vigente até 2012. Esses dois contratos se referem a reparos em sinalização flutuante para navegação”.

FONTE: O Povo online / FOTO: Evilázio Bezerra

NOTA do BLOG: O estaleiro INACE está construindo dois NAPA 500 para a Marinha do Brasil e concorre numa licitação para a construção de mais 4 unidades.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Farragut

e como está a apuração interna p/ ver se há algo errado nos processos presididos pelo alte Janot?

P/ alguns bagrinhos na ativa, chegou ao conhecimento de qualquer autoridade algo duvidoso, manda logo abrir sindicância p/ poder dizer depois que não foi omisso. Inclusive, é comum a frase: a sindicância é para apurar e não para punir.

DAJ

Meu lamento é pela costa brasileira. Pelo descaso na formação dos oficiais que estão saindo da E.N., recebendo um mau exemplo e que vão perder uma verdadeira experiência patriótica, na relação do cuidado com a nossa continentalidade, e por final, pela moral do nosso povo. A cada história que ouvimos do nosso comando nacional, passo acreditar em Charles D’Gaule – “Este pais não é sério”. Sou cidadão brasileiro que olha para o mar, gosta e quer preserva-lo para as futuras gerações. O NAPAS são mais importantes do que so submarinos negociados com a França. O valor nem se fala! Acho… Read more »

TMAC

Todo mundo está falando do Janot, mas se esquecem que ele não fez nada sozinho. Se houve fraude nas licitações, houve muitos capitães de mar e guerra, fragata e corveta, à época, que deram aval técnico para suas decisões, possivelmente (ou não) motivados por troca de favores ou comissões de maior prestígio. Já, no caso do subfaturamento de notas, caso comprovado, duvido que não haja conluio com membros da Receita/Aduana e Polícia Federal. Então, caso seja verdadeira e comprovem a fraude nas licitações, o Janot não deveria ser punido sozinho, e sim, trazer junto com ele, para os porões da… Read more »

ARCANJO

Eu só fico imaginando a hora que chegarem nesse patético processo de compra de SCORPENES … indefensável sob qualquer aspecto.

Zaroio

Até que enfim heim Sr. Janot!!!!!! Desde segundo tango. Quem faz isso como Alte. fazia como tenente. A diferença era o valor.

Tupinikin

Logo após a entrega do “Guanabara” e “Guaraujá”, tendo sido o primeiro estaleiro privado nacional a construir e entregar navios patrulha, o então governado do CE, Tasso Jereissati, premiou a INACE com uma proposta para desapropriação do estaleiro, visando construir um centro de convenções no local. Agora, logo após a INACE ter entregue o primeiro navio patrulha exportado pelo Brasil, construído pela iniciativa privada, para a Marinha da Namíbia, e entregue à MB a 2ª lancha da classe “Marlim”, recebe como prêmio uma invasão da PF. Dois dias antes a Prefeita de Fortaleza anunciou sua intenção de privatizar o Hotel… Read more »

Tango

E ainda fizeram o CF da Marinha de doido

Alexandre Azevedo

Não posso, nem quero, fazer julgamento sem conhecimento.
Por enquanto aguardo o necessário esclarecimento da única forma que poderia …estupefato…

Mengo

Furaca, você até que tem alguma razão. Só erra porque está falando apenas desse Senhor. E os demais? Essas autoridades tupiniquins gostam de muita mordomia meu caro: bajuladores querendo ascender na carreira, carros à disposição (chapa branca), jantares, presentes e etc.
É cultural essa desgraça.

bobinho

até quando seremos idiotas ao não reconhecermos que é altíssimo o número de almirantes envolvidos com o crime???
todos sabem… mas ninguem tem coragem de admitir…
querem fazer as estripulias? não tem problema… desde que não venham com o discurso moralista… não há diferenças entre a marinha e o congresso nacional…

Furaca

“Não basta à mulher de Cesar ser séria. Ela tem que parecer séria.” Esse tal de Janot parece estar mais sujo que pau de galinheiro. Como um caráter desses chega a almirante? Entendo que há pessoas que conseguem subir um pouco pisando em outras, mas a essa patente só se chega tendo em quem se agarrar além de pisar em outras cabeças. Nunca ninguém viu nada? Como alguém compra um barco de luxo com 15 conto por mês?? E ninguém viu nada?? Eu tive a oportunidade de falar certa vez com esse senhor. Ele me pareceu já bem velho. Vai… Read more »

Envergonhado

estou etendendo pelos comentários acima que este Almirante até ameaçava os seus?

Que vergonha tudo isso para nós!

Cadê o Almirantado que não fala nem toma nenhuma atitude????

Fernando

Realmente o Almirante Janot seria o Comandante da Marinha no lugar do Alm. Moura Neto, porém o o Almirante Guimarães Carvalho sabendo dos podres e da “patota”do Janot na Marinha ficou mais alguns meses no cargo de CM para o Janot cair para a reserva por antiguidade e só depois passou o cargo. O Alm. guimarães Carvalho salvou a Marinha de uma vergonha maior ainda.

Alex

Este almirante Euclides Duncan Janot já foi denunciado por muitas outras coisas: contrabando e venda de armas (pelo jornalista Pimenta); dois procesos na Justiça Federal por Corrupção passiva (art. 317) – Crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em Geral – Penal; Condescendência criminosa (art. 320) – Crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em Geral – Penal; Corrupção ativa (art. 333) – Crimes praticados por particular contra a Administração em geral. Safadezas de todo tipo da DDGM; Idem, idem no 8º DN. Etc; etc e tal! O seu envolvimento com INACE é público e notório, pois ele… Read more »

Alexandre

É bom lembrar que a PF estava investigando a pelo menos quatro anos segundo entrevista da própria PF. Muitos oficiais passam a carreira inteira sem um arranhão. No caso do citado almirante, já houveram vários indícios e denúncias. É no mínimo muito estranho.

Sérgio

Roberto Carvalho em 03 Jul, 2009 às 17:21

Dependendo da situação a coisa fica brava, mas brava mesmo, até com a ameaças a “saúde” d familiares.
Quem fica com compras pula miudinho, pq tem o “problema” hierárquico, e para o “bem” da carreira o cara c cala.

Lucas Prandtl

Olha, sonegação fiscal por notas frias é pouco para essa INACE.

Muita gente sabe que a empresa paga salários “por fora”, não registrados na carteira profissional, afim de reduzir o volume das contribuições patronais para a seguridade social:

20% sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a empregados e avulsos

O esquema é 60% na carteira, 40% por fora.

Os empregados aceitam, obviamente, para que o valor do IR retido na fonte seja menor. Estão sonegando junto com a empresa.

pereira

Fui oficial por muitos anos e além de engenheiro Naval, sou delegado Federal, a verdade seja dita, todo mundo comentava deste triste senhor, além disto tem uma história de um civil que fez uma denuncia anônima contra ele na época que era DGMM, oque a Marinha fez foi averiguar quem fez a denuncia e punir o denunciente.Quando acabarem com o uso do Codigo Penal Militar para crimes que não sejam militares propriamente dito ( deserção, insubordinação, motim etc) vai ter muita autoridade presa, é só ver quantos juizes, desembargadores, senadores, prefeitos, delgados fedrais que já foram presos nos últimos anos,… Read more »

Farragut

Denúncia houve. Proc. adm. 002.369/2001-8 do TCU que não deu em nada e gerou o mandado de segurança 24.405/DF do alte para que o TCU divulgasse o denunciante. A decisão do STF lhe foi favorável e considerou inconstitucional a manutenção do sigilo.

Farragut

o processo no TCU está em
http://www.tcu.gov.br/Consultas/Juris/Docs/judoc/Dec/20020325/TC%20002.369.doc

o alte seria o titular da DPC (concursos de prático).

Roberto CR

“Flal em 02 Jul, 2009 às 18:31
O Alte. Janot era o favorito para suceder o Alte. Guimaraes Carvalho como Comandante da Marinha. Porém, ele foi reformado e o Alte. Moura Neto assumiu.”

rsrsrs… o pior é que não dá mais nem pra ficar surpreso com esse tipo de informação. Dá nojo. Talvez a novidade seja a atuação da Polícia Federal. Deveriam, em caso de comprovação de culpa do Janot(a), dar uma pena que service de exemplo, como fez o juiz americano que condenou o Madoff essa semana, tascando 150 anos.

Abraços

Baschera

Na minha época os serviços de informação funcionavam…..
Podem aguardar, não vai acontecer nada, no máximo uma “cana” domiciliar, como aquele juíz que de repente ficou “doente” e teve prisão domiciliar aplicada….. com R$ 130.000.000,00 no banco.
Eta pena boa, assim até eu queria…..

Sds.

Roberto Carvalho

Alguns militares postaram ai em cima falando mal do almirante. Disseram que todos dentro da marinha sempre souberam de tudo.

Agora eu pergunto aos senhores. Se todos sabiam do envolvimento do almirante supramencionado com esquemas de corrupção, então por que ninguem denunciou ao MPM? Caso os senhores (militares)realmente tenham conhecimento, ao não denunciar, estão cometendo crime também.

Existem outros militares nesse ou em outro esquema? Tem alguem levando dinheiro com esse acordo com os franceses? Se alguém sabe as respostas para essas perguntas, e caso sejam afirmativas, devem procurar o MPM para que esse investigue.

Desculpe o desabafo!

Farragut

Antes do galo cantar tres vezes, varios negarao benesses e apadrinhamentos do citado almirante durante seu periodo na ativa.

Noel

Jonny Lima em 03 Jul, 2009 às 13:57 Meu caro, vou concordar contigo, ou seja um mea culpa. Pessoalmente, creio que quando um militar se envolve, ou é suspeito de estar envolvido, em alguma “picaretagem”, corrupção, etc… ele sempre arrasta consigo, o nome da sua corporação, e quanto mais alto o posto, pior, como é o caso do Almirante. Mesmo ele sendo inocentado, por alguma razão ele deu motivos para ter seu nome arrolado no processo. Vide o caso do Ten Brig Gandra, então Min da Aeronáutica, nos anos 90, na época de ser assinado o contrato do SIVAM, e… Read more »

Alexandre

Torpedearam o Bucaneiro do almirante. Parabéns a Polícia Federal.

Jonny Lima

É uma pena ler tantos comentários maliciosos e intempestivos. Por acaso algum dos que se manifestaram aqui tiveram acesso ao processo? Julgar as pessoas precipitadamente é irresponsabilidade, e pode também ser uma grande injustiça. Os fatos devem ser acompanhados com serenidade, e deve-se aguardar o posicionamento da Justiça, essa sim tem o poder legal e legítimo para condenar ou absolver. Gente; muita calma nessa hora!

Pedro

Senhores

A ligação do Alte Janot com o Estaleiro INACE é antiga…..
Nunca entendi como um almirante poderia ter um iate de luxo ( é só ir na Marina da Gloria / RJ ) e ver….
Este super barco foi fabricado pelo INACE e não foi com o soldo de almirante que ele comprou…
Tem também a historia de barcos de patrulha ( acho que para Nigeria) que vieram comprar nos estaleiros da Marinha e o Sr Janot os encaminhou para o INACE…
É só procura que vai achar….

Bittencourt

Triste……..

Sopa

Tem que ter pena de Morte, não pra Ladrão mas pra Corrupto,corrompeu morreu !! até rimou !!

Sds.

catraca

Situação difícil, difícil mexer com um Almirante sem deixar outros estressados, o espírito de corpo é muito forte.
Logicamente todos sabem e imaginam, que este fato envolvendo um Almirante, não é um fato isolado em nossa Marinha.
A causa de ter vindo a tona, pode muito bem ter sido a ostentação pura e simplesmente.

muscimol

fonix ….scho que o director da TAP nao ficou muito contete….
bom em todo o caso Brasil + Russia + India com outros paises poderiam desenvolver um 5a geracao com preco de amigo.

douglas

impressionante. Mas a turma vai dizer que as prisões são “encomenda” dos derrotados, que isso tudo é pra detonar os guardiães da defesa nacional e no fim acaba-se em pizza.

Sobre as canhoneiras, realmente precisamos de guarda costeira. Só acho que são lentas pro riscado. Se tivessemos uma cobertura aérea de 200 helos como tem a guarda costeira dos EUA, ok, a velocidade não seria tão importante assim, mas a falta de helos para cobrir toda a costa, me faz supor que essas canhoneiras deveriam ser mais rápidas.

Abraço

Sérgio

O AMRJ não estaria em condições de produzir os NAPA 500?
Não seria um projeto da ENGEPROM?

Precisamos criar diversificação de fornecedores, mas com a corda apertando, não se faz em casa!
Realmente com essa situação a “obra” é embargada. Só é retomada se houver isenção nas investigações, mas … o MD poderá alegar tratar-se de “Segurança Nacional” e tocar para outro, dispensando licitações, mas o problema é qual outro? Q embrulhada.

cfz

A verdade agora vem a tona. Alte Janot nunca foi flor que se cheire e quem queria saber disso na MB sabia. Como se diz, a fama (“o cheiro”) precede seu dono. Agora a casa caiu. Na época que se fechou onegócio da INACE ele era o DGMM. Basta correr atras e apurar. Obviamente, punir, como ele mandava fazer com quem atrapalhasse seus planos. Essa figura era tb Comodoro do ICRJ. Apuração e punição exemplar sim. Tem q obrigar a acabar os NAPAS em produção, devolver aos cofres públicos o dinheiro desviado e proibir de fazer novos NAPAs. Não foi… Read more »

Patriota

Enquanto isso no país da falcatrua…
Só falta dizer que a construção dos navios patrulha está sendo superfaturada.

Noel

cfz, se 1/5 do pouco q vc e outros citaram for verdade, esse cara não deveria ser nem Cabo, quanto mais Almirante; sendo ele Of Gal, deve ter influenciado na pindaiba da MB, será?
Sds

Flal

O Alte. Janot era o favorito para suceder o Alte. Guimaraes Carvalho como Comandante da Marinha. Porém, ele foi reformado e o Alte. Moura Neto assumiu.

Jonny Lima

Vamos aguardar as apurações do processo. Punir as pessoas, antecipadamente, costuma ser um grave erro.

Henrique

Já não é de hoje que surgem comentários sobre as tais “licitações” da MB … parece que foi sempre assim, já é pouca a verba da corporação e ainda fazem este tipo de coisa.. por isto que a penúria está aí instalada há décadas.
Enquanto não colocarem os “doutores” em cana nada irá mudar.
Abraços.

Alexandre

Até que enfim. O que muitos já sabiam está aparecendo. Essa estória é antiga.

douglas

isso ai é mole de se apurar.

ninguem nega que houve importação.

a questão é a seguinte foi descaminho ou contrabando??
cade as guias, contratos de cambio registrados no BC e declarações de importação. Se vc importa legalmente tem isso tudo arquivado à mão.

sobre o esquema da licitaçaõ isso sim vai demorar pois vai todo mundo negar que rolou uma “bola”

DV

Eu li em algum lugar que a Marinha pensava de qualquer jeito em distribuir os contratos dos navios patrulha entre mais de um estaleiro para acelerar entrega e distribuir conhecimento. Esse episódio é a prova de que os ovos não podem ficar todos na mesma cesta. O ministro Jobim sempre repete e está até na END, com razão aliás, que a defesa não se submete ao imediatismo de mercado, que preço não é o mais importante. Ok, mas se não há o controle do mercado, deve haver um pesado controle do Estado, senão vira festa da uva. Tem de haver… Read more »

Epaminondas Levis

Pessoal,

Vcs acham que a PF so trabalhou por coisa de boatos? Deve ter uma caralhada de audios de grampo. E depois que os estaleiros do Brasil começaram a produzir depois da entrada do Lula e que deve ter muita falcatrua mesmo. Péssimo para o Brasil e ótimo para a Coreia do Sul…

RodrigoBR

Era só o que faltava! Quando parece que as coisas vão começar a andar acontece uma coisa dessas! Lastimável!

Juarez Castro

Se mexerem no negócio dos estaleiro e no contrato dos SUBS(que ainda não foi assinado) vai voar m….a daqui até o polo norte, tem muita gente com a “cola” presa, mas no final de tudo viverão felizes para sempre, pois estamos no Brasil, onde o nosso amigo deputado contrutor de castelos acaba de ser absolvido e não terá seu mandato cassado e Jesus tá vendo tudo…….

Grande abraço

AJS

E quem sabe, mais pra frente, alguns planos em andamento, não sejam também enlameados, por essas e outras que temos que cuidar muito bem da Caboclo e do Paraguassu.

muscimol

geee….ai ainda prendem gente …em Protugal fica tudo em liberdade ou o processo prescreveu.

Matheus

Olha sinceramente isso é uma vergonha, mostra a estrema falta de compromisso com a defesa do nosso país, se isso tivesse ocorrido nos EUA nunca mais a Inace construiria um navio militar nem mesmo para outros países, essa indústria sabe que o orçamento da Marinha do Brasil é minúsculo e ainda tem coragem de cometer tais atos. Não duvido nada que a construção dos NaPas sejam paralisadas, mas acredito não ser a hora para isso só acho que tais valores deveriam ser corrigidos e repassado para MB, além de tudo que também seja repassado a diferencia a Marinha da Namíbia,… Read more »

Marco Antonio Lins

É essas coisas é que nos emtristece!.Me deixa preocupado sobre o futuro dos navios patrulha que estão sendo construido.Não vejo necessidade deste comportamento.