cvn73-gw-com-arc-antioquia-e-caldas.jpg  

Colômbia exige explicação sobre navios russos no caribe

O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, assegurou ontem que um dos temas que tratará durante sua visita a Moscou será o propósito das manobras navais russas com a Venezuela nas águas do Caribe. Apesar disso, garantiu que os exercícios não preocupam Bogotá. “Essas manobras têm repercussões no nosso balanço de poder regional e na nossa estabilidade”, alertou. Em 22 de setembro, o cruzador nuclear Pedro, o Grande e outros três navios partiram da Rússia rumo à Venezuela para os testes que devem começar em novembro. O deslocamento da frota começou depois que dois aviões-bombardeiros estratégicos de Moscou realizaram uma visita de uma semana ao país sul-americano no mês passado.

Fonte: Correio Braziliense.

Foto: Navsource: Fragatas ARC Antioquia (FM53) e ARC Caldas (FM53) da Armada da Colômbia liderando o  Porta-Aviões Nuclear (CVN73) George Washington em exercício conjunto realizado em maio de 2006.

Comentário do Blog: o título escolhido para esta nota é uma “liberdade poética” do Blog do Poder Naval, assim como a foto que o ilustra. A Armada da Colômbia participa regularmente dos exercícios PANAMAX, em conjunto com a US Navy. A edição deste ano contou também com a participação da Fragata Liberal (F43) da MB.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João-Curitiba

Puro jogo de cena da Colômbia. O Chávez está conseguindo atingir seu objetivo, que é fazer barulho. A posição do Brasil deveria ser a de convidar o “Pedro, o Grande” a dar uma passadinha por aqui, para ser aberto à visitação pública.

Ivan - PE

Boa idéia,
Convidando “Pedro, o Grande” para uma visita pública tornaria o cruzeiro deles um passeio e desarmava toda este clamor populista e perigoso.
Se recebemos visitas de Norte-Americanos (regularmente), Franceses, Ingleses, Espanhoes e até mesmo Japoneses, por que não Russos.
Podiamos até convidálos para uma “peladinha” com o time da Marinha… terra do futebol é assim mesmo.
Valeu Jõao.

Hornet

Concordo com os amigos. Por que não convidar o “Pedrão” a dar o ar da graça por aqui?

e já adianto o resultado da “peladinha”:

MB 5 X 0 “Pedrão”…e fora o baile!!! hehehe

abraços

edilson

Se a colômbia chamar o seu irmão mais velho, o evo vai chamar o HUGO,o chavez… eheheeh
sem piadinhas mas agora acho que podemos ver que o chaveco está sofrendo uma pressão e um isolamento forçado.
vejo que até mesmo o brasil demonstra está se distanciando dele…
mas é bom, quem sabe assim teremos o nosso reaparalhamento levado a sério…

João-Curitiba

Prezado Edilson
Repare para quem o Evo pediu caminhões para as suas FAs. Não adianta. Capacidade industrial só nós.

edilson

bem lembra senhor João-Curitiba, a aproximação com rússia, como sempre postei aqui vai até o ponto em que os russos (que já dobraram os europeus) conseguirem a atenção da comunidade internacional, apartir dai eles vem com o discurso reconciliador e o chavez vai ficar gritando para orelhas mocas… tanto o cacique evo imorales, como rafael correia não conseguirão se reeleger, principalmente se estes continuarem no populismo de querer “bater no irmão mais velho”. o povo destes países sabem que dos males o menor, e vêem no brasil a esperança de mudarem suas situações até porque não acreditam no tio sam…… Read more »

marujo

Vou pegar uma carona, mas é para um assunto correlato: há a possibilidade de que a MB venha adotar um tipo mais leve de escoltas do que as FREEM e os KDX? A pergunta tem como base num post do blog, em que alguém postou uma matéria do site mer et marine, sobre o projeto francês FM 400 para uma escolta que, conforme a missão, tem a tonelagem variando entre 3.500 e 4.500 toneladas.

Jonas Rafael

Quer dizer que os EUA podem fazer exercícios a valer por aqui, mas se os russos vierem pra cá tem que dar explicações? É a volta da guerra fria mesmo…