bloqueioasw-2

Clicando nas imagens pode-se ver com mais detalhe um cenário tático que criei no simulador naval Dangerous Waters. Neste cenário, um CSG (Carrier Strike Group), representado pelos símbolos azuis, transita em águas internacionais, próximo à região do Pré-Sal.

Os símbolos em vermelho são três submarinos brasileiros da classe “Tupi”, que foram enviados para a área a fim de acompanhar a Força-Tarefa (FT) visitante.

bloqueioasw-1

O CSG  navega a 10 nós de velocidade, aumentando a 20 ou 30 nós quando está operando as aeronaves de asa-fixa.

O submarino mais próximo está 50 milhas de distância dos alvos e sua velocidade de patrulha é de 3 a 5 nós. Ela pode ser aumentada a mais de 20 nós, mas por um período de no máximo 1h, pois a essa velocidade as baterias se esgotam e obrigam o submarino a usar o snorkel.

Nesse cenário os submarinos ficam patrulhando em áreas de espera, até que a FT inimiga passe por perto e ele tenha a chance de engajar o alvo principal.

Ao contrário do submarino nuclear, o submarino convencional não tem a velocidade suficiente para correr atrás da FT inimiga por longos períodos e se posicionar melhor para o ataque.

bloqueioasw-3

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Azul&branco

Fica mais dificil para o leigo “chutar”. A que marinha pertence o CVBG? Qual sua missão? Precisariam se aproximar mais do litoral para atacar as bases dos sub? Como os SSk cobririam quase 100 km que os separam do núcleo inimigo? Poderia o Cmt inimigo lançar um ataque e depois se retirar antes dos sub o alcançarem?

Alexandre Galante

Marcos T, é errado atacar as escoltas, o alvo é sempre a UAV (unidade de alto valor).
Quando o submarino ataca ele revela sua posição e pode ser contra-atacado por helicópteros ASW vetorados pelos navios.

Marcos T.

Se fosse uma força de desembarque com certeza meus alvos prioritários seriam on navios de tropas, manda pro fundo uns 600 fuzileiros e veja oque acontece.
Contra uma força muito superior não adianta querer atacar o alvo mais óbvio, e sim aquele que dói mais.

Marcos T.

E caso não fosse esse o caso eu atacaria as escoltas uma a uma,e os navios de apoio, dane-se o nae. Iria criar com isso no mínimo uma baita confusão e deixaria o nae vulneravel, obrigando-o a se afastar.

LEÃO DO NORTE

Galante qual o nome do cenário que vc criou, tem como baixar?
Sou um jogador nato de DW baixei várias missões do site SUBGURU.COM
Ainda não aprendi a criar missões.

um abraço!!!!!!!!

LEÃO DO NORTE

COMO POSSO ADQUIRIR OS TEUS CENARIOS?

Alexandre Galante

Alfredo, no caso da FT inimiga, ela fica circulando naquele ponto, para realizar a ação de bloqueio. Se ela passar perto da posição de um sub, ele pode tentar o ataque e depois fugir.

Mas o cenário mostra como é difícil para os subs convencionais enfrentarem esse tipo de alvo em mar aberto.

Se fossem submarinos nucleares, eles teriam a iniciativa das ações.

BVR

Muito boa a iniciativa Alexandre.
Como sou leigo em DW, deixo a bola passar pra quem sabe.
Mas esse grupo de batalha, também, deve estar composto por sub´s, não é?
E esses sub´s não iriam deixar os nossos “comer” de graça ou tô errado?
Sugestão: a próxima poderia ser um cenário ao inverso. Nossos navios “ameaçados” por sub´s. Que tal?

Saudações aos do blog.

Alexandre Galante

BVR, que legal que gostou. Acho que com os cenários fica mais fácil para a maioria ver como a coisa funciona perto da realidade.

Boa a ideia de guerra ASW, aliás, quem tiver ideas de cenários é só passar, pois pretendo armar novos cenários táticos todas as semanas.

O próximo então vai ser um FT brasileira enfrentando ameaça submarina.

Alexandre Galante

Bronco, muito bom o seu comentário tático. BZ!

muscimol

Tem dois problems ai nessa simulacao:

o primeiro e que a frota inimiga nao vinha para tao junto da costa. A essa distancia esta ao alcance de misseis e aeronaves terrestres.

O segundo erro:

essa e a zona de passeio do Godzilla, o gajo vem e come o strike group!!!

🙂

Alexandre Galante

Leão do Norte, eu crio os cenários no editor do DW. Posso te mandar meu arquivo por e-mail.
Envie teu e-mail para alexgalante@naval.com.br que eu te mando este cenário e outros que criei.

Criei uns de Guerra ASW bem interessantes, com FT brasileira versus submarinos de vários países.

Corsario 01

Eu jogo até hoje. Muito bom o DW. O meu foi um presente do Galante, mas ele “morreu” num dos exercícios em que mandei uma penca de Harpoons nele. rsrsrsrsrsrs

Ele quer forra até hoje!!!:)

Fuiiii!!!

Alexandre Galante

Corsário, é verdade! Mas você esqueceu do seu submarino que bateu no fundo e explodiu, tentando fugir dos meus torpedos…rs
Então tá 1 x 1…rs

Precisamos marcar outra partida online.

Bronco

Alfredo_Araújo O posicionamento dos 3 submarinos é, na minha opinião, perfeito: Um permanece no caminho da FT inimiga esperando em silêncio para atacar o alvo. Outro permanece entre a FT inimina e o continente (E ESSE PRA MIM É O MAIS IMPORTANTE DOS SUBS, PORÉM O MAIS ÓBVIO DE SER POSICIONADO E PORTANTO SERÁ UM PONTO ONDE SE CONCENTRARÃO AS BUSCAS ASW) impedindo a aproximação para o ataque ao litoral com mísseis de cruzeiro e canhões de saturação de área (lembrando que pode ser uma FT inimiga de desembarque, com navios anfíbios mas sem PA, ou com anfíbios e PA)… Read more »

Alfredo_Araujo

Sugestao de um curioso… Axo q ja poderiamos descartar 2 submarinos nessa situação.. Pois o sub q se encontra atras, e o q se encontra a esqueda, do CG teriam q manter alta velocidade para alcançar seus alvos… assim ficando com baixa carga, em suas baterias, para a evasão após o ataque… E snorkel no momento da aproximação, corremos o risco de perder a surpresa… e no momento da evasão, corremos o risco de detecção por parte dos diversos navios q irão a caça dos nossos lobos… Ficando uma boa chance de ataque, apenas, ao sub q se encontra a… Read more »

GHz

Prezado Alexandre Galante,

Apenas uma retificação conceitual. Em vez de UAV, que pode ser confundido com a abreviatura em inglês Unmanned Air Vehicle, sugiro empregar o termo UMV, Unidade de Maior Valor (traduzido do inglês Highest Value Unit, HVU).

[[ ]]
GHz

LEÃO DO NORTE

GALANTE MEU EMAIL É harpoon911@hotmail.com por favor me mande o máximo de cenario que puder, obrigado!Estou de férias em fortaleza e só a título de conhecimento chega amanhã dia 18 /07  o NDCC ALTE SABOIA por vota da chegas 09:00, atracação será no porto do mucuripe próximo de onde estou.   obrigado!!!!!!

Guilherme

Alexandre, muito bom o cenário. já que está engatilhado o “combate ASW x ASW” gostaria de propor uma ação na região Norte ou Nordeste, para mostrar a necessidade de uma base nessa região. Seria interessante focar a dificuldade de aproximação vinda do sudeste, para o grupo de invasão/ataque vindo do norte/nordeste.

Mais uma vez, parabens, muito bom!

Corsario 01

Galante naquele momento eu ainda não sabia que o meu sub estava no raso. heheheh

Depois com o tempo é que peguei a manha do negócio. Hoje vc não teria aquela moleza não.rsrsrsrsrs

Alias, um sub x sub seria interessante, mas lá parece não ter o 214 x Tikuna ou Scorpene:)

Senão eu já teria te desafiado!!!

Vc iria virar amigo do Bob Esponja!!!! hahahahahahaha

Manda os caras da sonalist providenciar, mas não instala Subtics downgrade não. Coloca a vera que eu te mando mecha!!!! rsrsrsrsrs

Henrique

GALANTE muito bom o exercício! Também queria dar um “pitaco” para o exercício da semana que vem. Complementando a sugestão que já deram. O próximo exercício poderia ser a segunda parte deste primeiro cenário: Os submarinos da FT inimiga estariam de alguma maneira bloqueando a saída da frota da MB do Rio de Janeiro. E neste cenário, o governo brasileiro seria pressionado à duas situações: Cede à pressão da nação inimiga e concede o que ela está pedindo ou ordena que a frota brasileira tome a atitude de ataque. Porque neste caso, quanto mais tempo passar, maiores serão os prejuízos… Read more »

war

Muito didático. Está exemplificado, com clareza, a necessidade que temos de subs nucleares. Nossos almirantes não são bobos. Eles sabem das coisas. E é por isto que fecharam a compra com a França (que sabe fazer, e tem vários nucs). Vou dizer mais: vamos tê-los antes do previsto. É só o pré-sal começar a produzir e gerar divisas, bem como os olhos gordos mundiais se fixarem sobre nós. Não haverá governante brasileiro, por mais sovina (ou corrupto, ou idiota)que vá se negar a gastar na defesa desta área.

Paulo Henrique

Excelente exemplo.
Acho que com isso, todos conseguem entender quais são as reais necessidades da MB.

Sem mais.

Paulo

Marcelo Ostra

Boa !!!

Vamos ver as resoluções

Mod MO

Alexandre Galante

Karlus, pra quem gosta, é fácil. O manual tem 570 páginas!

Na minha opinião deveria ser obrigatório no Colégio e na Escola Naval para ambientar os aspirantes nos cenários de guerra naval e nas soluções táticas.

Nos EUA, a US Navy fornece o Fleet Command para os alunos.

karlus73

Ajuda…
Já tive para comprar o Dangerous Waters, é um simulador de fácil aprendizagem?
É um tipo de Flight Simulator, mas dos mares. 🙂
Obrigado a quem respomder.

karlus73

Bem, sou um bom utilizador do FSX e foi de fácil compreensão, penso que vou adaptar-me a este DW.
Vou esperar mais um pouco por mais informações que possam surgir e assim decido ou não pela compra. A mim parece-me muito bom e que vou gostar 😉
Obrigado Alexandre.

Musashi

Galante, e oque aconteceu na simulação?

Alfredo_Araujo

Perfeita a simulação !!

Isso serve para nos mostrar o quanto um submarino convencional é limitado em relação ao sub com AIP ou Nuclear…
1 hora a velocidade maxima é pouco !! Os lobos até teriam as chances de afundar o CV… porem na hora da fulga q seria uma !@#@!.

Rodrigo

Eu já joguei muito este joguinho, mas nunca tive muito saco pra aprender.

Eu vi a venda nas Casas Bahia, por R$25,00 e me deu vontade de comprar.

http://www.casasbahia.com.br/Game-Dangerous-Waters-p-Download-PC-195730.html#detalhes

Dá para rearranjar as unidades e colocar o P3 do lado do Brasil ?