Grupo finlandês Patria entregou dois navios-patrulha “Helsinki” à Croácia

0

O Grupo finlandês Patria entregou dois navios-patrulha lança-mísseis da classe “Helsinki” à Marinha da Croácia no dia 13/10.
Os navios Kotka e Oulu serão embarcados num navio de transporte. De acordo com o contrato assinado em julho de 2008, o Grupo Patria também treinará as tripulações croatas e fará a manutenção dos barcos.
Para saber mais sobre as “Helsinki”, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André

Achei esse navio um pouco parecido com os NPa da Classe Grajaú na segunda foto!

Xr

Realmente! Também vejo uma certa semelhança com os Classe Grajaú.
Será que nossos NPa poderiam, com alguma modernização, apresentarem um “poder de fogo” similar?

Xr

Ainda, a aquisição de um considerável número de lanchas CB-90H (talvez umas 120 para EB e MB), armadas, ou não, com canhão leve (já vi uma portando um morteiro)e mísseis não poderia prestar o mesmo serviço que esses navios? Teriam menor autonomia?
Sou leigo no assunto, porém muito interessado e este blog tem sido uma fonte de discussão e aprendizagem.
Abs a todos.

Vassily Zaitsev

Galante, 280 toneladas à plena carga??? 45 metros de comprimento??? como disse André e XR, é, mais ou menos equivalente à classe Grajaú, só que muito mais veloz que os da MB. Questão: com uma modernização, os “Grajaú” poderiam receber esses armamentos ( canhão 57mm, principalmente) + 2 MM-40 EXOCET ( ao invés de 4 ou 8 RBS-15 da classe Helsinki) + 1 ASPIDE 2000 óctuplo, e um Sky Shield 35mm como defesa terminal?????????????? ou seria demais para suas capacidades???????????????? Acho que tirando a questão “money” por parte da Marimha e ” pouca velocidade” por parte do projéto que o… Read more »

EMERSON FULLY

São maiores e bem mais equipados do que os Npa da classe Grajau.Acho que não seria uma boa opção,prefiro investir em escoltas maiores,com mais autonomia,e poder de fogo.KDX,cadê vocês?!

Vassily Zaitsev

Emerson Fully,

Meia dúzia já fariam uma tremenda diferença. Mas acho que a MB não irá interessar-se pelos KDX-II, são muito caros de se manter.

Paulo

O Area Militar traz uma discussão interessante justamente acerca das reais necessidades de armamentos para uma patrulha oceânica decente, à luz da guerra assimétrica atual.
Fica claro que só um canhãozinho e uma metraleca não vão servir para nada se o patrulha tiver que enfrentar o que vemos na Somália hoje (individuos em botes armados com foguetes anti tanque).
Mesmo para atividade de policia/patrulha seria de bom alvitre que os NAPAs tivessem mais “musculos”….

Paulo Costa

Com o canhão de 57,e com tres radares,navegação,vigilancia,e
controle de tiro,põe para correr muito barco,e lancha….
Pode ser um estudo para a MB,e talvez aproveitar as Grajau…

Alexandre F. Assemany

Concordo com o amigo Paulo, os NAPAOC, precisam ter mas ARMAMENTOS e CAPACIDADE, este NAPAs apresentados, sao bons para Filandia, Croacia E OUTROS, mas para o que queremos, tsc tsc, nao servem, principalmente sendo para defender plataformas a 300km mar adentro. Quanto a KDX II, bom se forem um pouco custosas, nada demais, poís se tratam de Destroyers (Contra-Torpedeiros), e nao de Fragatas, depois que mandamos a Classe Garcia (Classe Pará) ir para reserva, nao substituimos a mesma, em relaçao a nossa MB de 11 anos atras, vejo como a unica perda GRAVE. Gente, as POHANG (Corvetas Koreanas) sao uma… Read more »

CorsarioDF

Concordo com os amigos, sobre a área a ser patrulhada ficar a mais de 300 milhas da costa, daí exigir NaPa mais eficazes e robustos, mas essa classe realmente se assemelha muito a Grajaú, quem sabe em uma futura modernização elas não venham também a possuir mísseis! Sonho meu, nem para os navios maiores (leia-se Fragatas) temos mísseis suficientes quiça pra NaPa… É triste ser pobre!!! No índice de desenvolvimento da AL estamos em 5º (QUINTO) atrás até da Argentina… Sds.

tomas

Corsário, nós não somos pobres, ao contrário. Nosso problema é a péssima distribuição de riqueza real e o medíocre incentivo para um aprimoramento educacional de primeira linha.
Nosso PIB é superior ao de todos estes países juntos, entnao tem alguma coisa errada aí, não tem???
No Brasil vive-se uma ilusão de prosperidade, difundida atravéz do crédito exagerado que está acarretando o endividamento altamente perigoso das famílias. A crise mundial está aí a verdade vai aparecer!!!

KURITA

MB um dia , um século talvez vc terá um desses

Celio Andrade

O problema é que tudo leva seculos para ser decidido..qualquer dia a coreia oferece a argentina ou venezuela as pohang ai ficamos mais uma vez a ver navios…