Reaparelhamento da Marinha irá para aprovação do governo federal

61

vinheta-clipping-navalO contra-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro, coordenador do programa de reaparelhamento da Marinha do Brasil revelou, durante o primeiro dia da conferência da Navalshore 2009, ontem (19), que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, irá apresentar o ambicioso programa de reaparelhamento da Marinha à presidência da República amanhã (21).
Os planos poderão ser reprovados, aprovados ou aprovados parcialmente.

Eisa ganha licitação para a construção do segundo lote de navios patrulha da Marinha

vig400cl54bresil

O almirante Frade anunciou também que a licitação do segundo lote de navios patrulha foi vencida pelo Estaleiro Ilha S.A (Eisa) – quatro navios patrulha de 500 toneladas cada.

O contra-almirante disse ainda que a entrega das duas primeiras embarcações do grupo estão previstas para 2011. As outras duas deverão ser entregues em 2012.

FONTE: Portos e Navios

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Capitão

A embraer sustenta uma cadeia incrivel de fornecedores…apoiar ela é apoiar muitos empregos especializados diretos e indiretos num campo estratégico.

Abs,
Alex

Lucas

Pessoal, com todo respeito aos amigos acima, por favor voltemos ao tópico, já estamos falando da Embraer e nosso assunto é a Marinha Brasileira, que aliás eu acho que este plano não será executado na íntegra pois uma simples compra de submarinos com transferencia de tecnologia já gerou inúmeras polêmicas e quase sempre infundadas, mas se o plano for aceitado pelo governo federal na ìntegra, aleluia, acordamos do nosso profundo sono que nos derrubou na década de 80, e daí pra frente ninguem mais nos segura!!!!

Baschera

Respondendo a algumas perguntas feitas acima…. Os 2 primeiros navios da Classe “Macaé” (NaPa 500), com cerca de 500 toneladas de deslocamento, encontram-se em construção pelo estaleiro INACE. Esses navios deverão ser entregues ainda nesse ano. Outras 4 unidades estão em licitação e outras 8 planejadas de um total que poderá chegar a 27 unidades. Na verdade os navios desta classe eram originalmente chamados de Vigilante 400 CL54 que já está em produção nos estaleiros cearenses, e que foi designado NAPA 500 pela Marinha do Brasil. Ele será um navio com 54,2 m de comprimento e 8 m de boca,… Read more »

Musashi

Resumindo Baschera, um ótimo meio para sua tarefa.
Vai ser uma ótima patrulha.

Alexandre Galante

Botelho, os administradores do Blog não são militares, mas temos colaboradores militares.

Eu, particularmente, fui militar da Marinha por 4 anos, sendo quase dois anos embarcado numa fragata.

Fui também colaborador das revistas Segurança & Defesa e Tecnologia & Defesa, trabalhei 12 anos no jornal O Globo, onde cobri assuntos de Aviação (os principais acidentes aéreos no Brasil, nos últimos anos) e de Defesa em geral.

Mauricio R.

“A embraer sustenta uma cadeia incrivel de fornecedores…”

Leia o blog c/ mais atenção, essa cadeia de fornecedores está em crise!!!

Roberto Carvalho

Voltando ao tema desse post…..

Espero que seja aprovado na íntegra. Precisamos levar a diante todos os programas da MB, independente do custo.

Alguem saberia dizer por que a MB não apresentou o programa de reaparelhamento em junho, como estava previsto?

Marcelo Tadeu

Ok!!

Mauricio R.

“Na boa, vamos criticar, mas não críticas gratuitas. Por favor.” Walderson, -Espero que vc tenha ações dela, vão dar um dividendo legal… -Pq tanto empenho em arrumar serviço p/ a Embraer??? -Esta não tem seus ERJ e ALX p/ vender no mercado??? -F-5; A-4; A-1 foi tdo dado p/ a Embraer de mão beijada independente de competência p/ tocar esses projetos. -É surpreendente que a despeito do lobby intenso, o programa do P-3, ainda continue. -E como fica o resto da industria aeroespacial, que se vc não sabe vai alem da Embraer??? -A Embraer mandou 4200 empregados p/ a rua… Read more »

Walderson

Caro Maurício R., explique-me, por favor, tirando-se esses medalhões, quem vc colocaria no lugar? Cara, não te entendo. O mundo inteiro considera a EMBRAER uma das maiores empresas no ramo de aviação – faz exatamente o que a boieng, a bombardier, a Dassault e a Airbus fazem. Nenhuma delas fabrica, apenas montam. Vc critica a EMBRAER por fazer isso. Diga-me o que estas fabricam. São, como diz vc, MONTADORAS. Na boa, pra mim, com todo o respeito que te devo, vc critica por criticar. Apenas pela vontade de criticar. Os seus argumentos não se sustentam. Se a EMBRAER É RUIM,… Read more »

gaspar

imaginem ter uma ex guerrilheira na presidencia ?!??!?!?! pelo amor de Deus neh galera !!!!!!!!!!!!!!!!! com essa nova divisao dos royaltes do pre sal a MB saira fortalecida, tera uma parte desviada para o seu reaparelhamento e manutencao dos meios… foi issi que eu entendi pelo menos… mas como todos nos sabemos, hj em dia a MB ja “recebe” uma “ajuda” por parte da Marinha Mercante… mas essa ajuda vai para o caixa do governo… se esse dinheiro que esta retido para fazer caixa pro governo PeTralha, a MB estaria ja com sub’s, navios escoltas, fragatas… basta liberar a grana… Read more »

gaspar

alguem sabe se estes navios terao algum tipo de radar ??
se sim, qual modelo ??

gaspar

esses barcos de 500 Ton, se eu nao me engano sao do projeto “vigilante”, frances…
a MB comprou o projeto…
a Inace ja fabricou 04 unidades…

Paulo

Eu antes era contra, achava que eram “mal armadas e obsoletas” (pra que continuar hoje a construir fuscas se podemos fazer golfs?? – no caso Visbys, Haminas ou outras) mas depois de pensar e repensar, ouvir a turma de comentaristas e depois de observar que serão patrulhas somente e que existe plano de obtenção de meios de combate de superficie efetivos (sejam FREMMs, KDX II ou III ou até outras) percebo que foi a melhor escolha PARA A PATRULHA do Pré Sal e litoral. Aguardemos então a aquisição dos meios de defesa, afinal nossa Constituição fala que temos uma Marinha,… Read more »

sonic wings

Srs.

Serão estas patrulhas da classe “Macaé”?

Qual a origem do projeto? Made in Brasil?

Abs

Flavio

Alguém sabe informar qual a configuração destes navios patrulha?

Espero que o governo aprove o programa de reaparelhamento, precisamos urgente de marinha bem equipada.

BRASIL!!!

latino

POXA ,,me parece que estamos no caminho certo ,,vamos esperar + noticias

sds

Mauricio R.

“Vamos de navios 0km e não USADOS e caindo aos pedaços como vc sugere.:)”

Corsari 01,

-Eu me referí ao DESIGN desses navios não a idade dos cascos, este é o de um navio de uns 20 anos atrás.
-Mas a MB não poderia, a partir da tecnologia obtida c/ a construção da classe Grajaú, desenvolvído um projeto próprio???

Henrique

Caro Latino, em referência à notícia que vc citou do FHC:
O FHC fez algumas coisas boas e outras ruins, uma das coisas ruins foi ter deixado nossas FAs ficarem em estado de obsolescência, a MB então nem se fala…
Pra ele criticar o outro agora é fácil, se for seguir a lógica dele o Brasil terá milicias ao invés de Forças Armadas.
Abraço.

Capitão

A PINÓIA FHC!!!! Latino, FHC é um demente, me desculpem a palavra. Demagogo irresponsável. Teórico de fundo de quintal. O Canadá não tem grandes forças militares pelo mesmo motivo do México tb não tem, USA. Vocês acham que alguem precisa de uma com o “grande irmão” ao seu lado. Mesmo se quisesse, não deixariam. Discutir com a sociedade???? Por que o mesmo não discutiu com a sociedade os juros bancários acima de 20% que FHC e turminha deixaram enquanto presidente?? Pq não discutiu com a sociedade o programa nuclear da Marinha??? Pq não discutiu com a sociedade a venda da… Read more »

Mauricio R.

Mais daquealas velharias francesas, de 20 anos atrás???

Corsario 01

Mauricio não são velharias nâo. Serão navios 0Km feitos aqui no Brasil com a configuração que a MB decidiu. Para o trabalho que irão fazer, eles são ótimos. Não precisamos de navios com 500ton melhor do que eles. Veja bem que estou me referindo para a função que eles irão desempenhar. Não estou nem de longe querendo comparar ele com os “sonhos” que aparecem por aqui no Blog. Esses sonhos não são o que a MB quer. Acredite! As razões são inumeras e já amplamente debatidas em tópicos anteriores aqui mesmo no Blog. Em suma: Vamos de navios 0km e… Read more »

Lucas

Pessoal é claro que o governo vai aceitar este plano, mesmo que ele seja parcial, pois temos o pré – sal e com a MB com os meios atuais fica difícil uma proteção “respeitável”, ou seja, este pacote de medidas como diz o texto acima é bastante ambicioso, por isso alguma coisa possa ser vetada, mais não ao projeto inteiro.
Abraços.

Capitão

Xiiii….deixa só dizerem que vão construir navios de apoio logístico e porta aviões que o Blog vai começar com aquele Lobby famoso do contra.
APOSTO!!!!
Porque listar os ganhos….ah isso todo mundo faz! É mais legal ser do contra e ser “único”.
Quero ver só quando começarem a dar o braço à torcer…

Capitão

Mas já que a unanimidade é burra…que tenhamos os do contra tb.

Anildo Silva

Corsario, concordo contigo. Esses estao de acordo com o que a MB PRECISA. Querer podem ate querer algo ‘melhor’ mas estes cumprem o objetivo certamente.

Abs.

Fábio Max

São navios de patrulha, com as limitações bélicas de navios de patrulha. O Brasil não tem condições de adquirir 50 FREMM para patrulhar nossos oceanos, então deve usar de inteligência e fazer o que pode.

Patrulhar não significa afundar ninguém nem ter ações ofensivas, patrlhar singifica eventualmente chamar reforços para atuação mais específica.

Um “mix” entre navios de 500 toneladas e navios de 1000 toneladas dá conta do recado. Pode não ser o ideal, mas é pode muito bem ser uma força respeitável.

latino

BOM AMIGOS GOSTARIA DE TRAZER ESSA NOTICIA ATE VC S deu em o globo FH critica governo federal por compra de submarinos Para ex-presidente, falta discutir investimentos com a sociedade O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou ontem os investimentos do governo federal na compra de submarinos e aviões de combate, antes de uma discussão com a sociedade. Em palestra sobre gestão de pessoas, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, o ex-presidente afirmou que o Brasil vive uma profunda desconexão entre o político e o social, o que levaria setores do governo a tomarem decisões que a sociedade não… Read more »

julio

Espero que ao inves de apresentar apenas uma plano ambicioso, o MD apresente um plano exequivel, que seja a médio e longo prazo, com dotação orçamentária para assegurar a execução do plano de reaparelhamento e sem contingenciamento. Pois, o que mais vemos são discursos, projetos mirabolantes e na hora H o contingenciamento de recursos ou desculpas para postergar o reaparelhamento da Marinha.

Angelo Nicolaci

até que finalmente temos uma boa noticia da nossa MB

Guilherme Poggio

Capião, Latino e outros

Por favor mantenha-se ao tema. O blog procura não entrar em questões políticas sobre a corrida precidencial do ano que vem. Existem blogs específicos para isso e os leitores não estão interessados (pelo menos não aqui) nestes assuntos.

Este aviso serve para todos os demais participantes. Falta aproximadamente um ano para a eleição e os moderadores trabalharão para que a questão não domine os comentários.

O Moderador

Rodrigo

FHC estúpido… Como que o Canadá não é uma potência bélica… O Canada é membro fundador da OTAN… Ele usou um exemplo com uma visão ofuscada para formar opiniões parciais de pessoas que desconhecem o assunto. Oras! O Canadá é aliado incondicional dos EUA e faz parte da comunidade britânica. A Coréia do Norte e o Irã estão inseridos em contextos completamente distintos com históricos beligerantes muito mais intensos que os do Canadá. O Brasil não faz parte da OTAN. O Brasil tem gigantescas reservas de minério, petróleo, água e terra para plantar. O Brasil é o cofre aberto com… Read more »

Capitão

O cobertor do mundo está cada vez menor. Lembrem se disso!!!

Quero uma vida digna para os meus filhos e netos. E que os filhos e netos destes ricos…bom…a vida pra eles continuará boa…só que terão que repartir o bolo.

Não sou nenhum pouco socialista quero aqui afirmar. Defendo um capitalismo responsável sem sermos subjulgados e escraxados. A China e a India já incomodam alguns, mas estes possuem um porrete forte. O Brasil buscará o seu. Amanhã saberemos o tamanho de sua força, ou não. É confidencial.

Abs

Capitão

Ok Guilherme. É que estava no comentário do Latino.

Sobre o tema, se tivesse uns 20 anos prestaria eng Naval ou alguma coisa assim. Com certeza trabalharia na construção destas embarcações.

Abs!

latino

Guilherme Poggio

desculpe o off topico

po + foi um tapa na cara das nossas f.a.

entendido seu recado nada de politica

Capitão

Pois é, e eu também não sou petista. Mas contra fatos NÃO há argumentos. O Brasil cresce de vento em popa com desenvolvimento de mercado interno devido à emprego e renda, poder de compra. Isso significa independencia. O que o PSDB fez?? Manteve altos juros, isso atravanca o país e ficamos na mesma para ficarmos facinho facinho ser força nenhuma para negociar de igual para igual com o resto do mundo. Levaríamos sempre a bota no traseiro. Se de agora em diante crescermos e tivermos um porrete forte, os interesses nacionais serão alcançados ou pelo menos considerados. Quem perde com… Read more »

Mauricio R.

“Toda notícia boa ele consegue afundar,…” Marcelo Tadeu, É que eu estou mto mal acostumado c/ coisas mal feita, feitas c/ 2ªs intenções e que tais!!! Pessoalmente eu iria adorar ver os upgrades dos “A-1/AMX”; dos “A-4” e dos “Bandeirantes” licitados no mercado, que a FAB se encheu dos aviônicos da Elbit e agora vai adquirir uma arquitetura comum no mercado e que, milagre!!!, a Carla Bruni vai finalmente permitir que se fabriquem realmente helos no Brasil; chega de kit CKD!!! Que quem vai construir a nova base de submarinos e o estaleiro será uma empresa brasileira selecionada em concorrência,… Read more »

latino

Henrique

isso que ele disse na palestra chega a ser um absurdo

deu a entender que ele ou o partido dele (psdb) são contra nossas f.a.

ate o fx2 ele citou

latino

Capitão

JOSE SERRA no governo ja me da arrepios so de pensar

não sou petista mas o molusco ta fazendo um bom trabalho no governo federal

Capitão

Chega um hora que alguns idosos deveriam se retirar da vida pública pois esclerozam.

FHC, Serra, Sarney, Maluf ( esse nasceu assim ), Garotinho…esses caras esclerozaram.

Se o PSDB assume a presidência, ADEUS país grande, ADEUS Brasil potência. Vendem até a Amazônia.

Crédo.

Ainda bem que assim não será!

abs

Paulo

Em tempo, se essas patrulas fossem apoiadas por um “guarda chuva de defesa” constituido por P3, ou R99 – vide caso AF447, e Su 32 FN ai sim teríamos uma defesa de litoral de primeiro mundo….
Qualquer problema um click no rádio e pronto….Su 32 na área pra mandar pro fundo o que viesse…

Lucas

Amigo capitão, concordo incondicionalmente com suas citações acima, estamos nos tornando influentes econômicamente em todo o mundo, temos recursos não só minerais, como o Petróleo, o gás, a água potável, a tão cobiçada amazônia, etc, estamos tomando conhecimento de nossa importância global agora, e temos que ter o pulso firme para que no futuro digamos NÃO a qualquer nação que vá de encontro com os interesses nacionais, e se for preciso o porrete brasileiro deve sim cair sobre aqueles desafiam nossa soberania, e se mesmo assim o Brasil decidir se manter um país que seja conhecido internacionalmente apenas por ter… Read more »

Marcelo Tadeu

Estes navios são lindos!!! Reparem no canhão de proa, parece um Bofors Trinity, se o desenho é de 20 anos, está muito atualizado.

Maurício, não foi a Embraer quem fez hein!!! Sinceramente, eu ainda não descobri se o Maurício é contra ou favor as FFAA deste país. Toda notícia boa ele consegue afundar, mas as notícias lá de fora, são ótima, deve ser da CIA ou Mossad, sei lá!!

Matheus

Vejo que teremos de ter muito cuidado nas próximas eleições para não colocarmos um Presidente não apóia a modernização de nossas Forças Armadas, de preferência que entre as perguntas feitas durante o debate, que se fale da Defesa Nacional, agora todos sabe quem manda no PSDB é o FHC então pensem bem antes de votar.

X-nobe

O neo-lieralismo não tem patria, o neo-liberalismo só serve a quem esta no topo da piramide, e mesmo a elite que é beneficiada pelo neo-liberalismo sofre quando as coisas não vão bem, como na crise de 1929 e de agora.

Um grande abraço a todos os patriotas.

Alexandre Galante

Sonic, sim, são a classe “Macaé” (NaPa 500). O projeto é da CMN francesa.
Tivemos um trabalhinho “fuçando” o site da CMN pra conseguir essa ilustração, eles não liberaram para a imprensa.

URUTAU

Senhores

é lamentavel mas o post e o debate se tornou palanque politico
torno a dizer é lamentavel pois era um assunto muito interessante
para ser debatido

SDS Senhores

[…] O contra-almirante disse ainda que a entrega das duas primeiras embarcações do grupo estão previstas para 2011. As outras duas deverão ser entregues em 2012. Clique no link para ver a matéria completa Blog Poder Naval. […]

Lucas

Pessoal, vamos deixar essas conversas sobre politica para o ano que vem, agora estamos mais interessados nesse novo plano de reestruturação da marinha não?

Nunão

“gaspar em 20 Ago, 2009 às 14:56 editar
esses barcos de 500 Ton, se eu nao me engano sao do projeto “vigilante”, frances…
a MB comprou o projeto…
a Inace ja fabricou 04 unidades…”

Gaspar, o projeto comprado pela MB é baseado no “Vigilante”, como você escreveu, mas ainda estão para ser entregues as unidades a cargo da Inace, e são duas, não quatro:

http://www.inace.com.br/novo/?pagina=categorias&id=16

Saudações!