Problemas técnicos que a Marinha terá de enfrentar no Scorpène

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scorpene-4

A análise abaixo é fruto do conhecimento obtido em visitas à força de Submarinos do Chile, publicações especializadas e conversas com oficiais submarinistas da MB que embarcaram e operaram em submarinos classe Scorpène.

1) Dificuldades de Manutenção:

  • os submarinos franceses possuem uma manutenção mais cara e complexa que os alemães; oficiais chilenos informaram que todos os sistemas possuem pressões e capacidades nominais maiores que os congêneres alemães, o que dificulta a sua manutenção. Ex. os disjuntores da propulsão nos submarinos alemães de 2 e 3 KVA, são de 10 KVA no Scorpene, potencializando as dificuldades e custos de manutenção.
  • Os oficiais mais antigos compararam as dificuldades de manutenção com os antigos submarinos classe Oberon ingleses, que foram operados tanto pela marinha do Chile e do Brasil.
  • A Marinha do Chile tem grande dificuldade para obter prazos e preços de fornecimento dos itens sobressalentes das indústrias francesas.
  • Os periscópios optrônicos dos dois Scorpenes chilenos ficaram inoperantes e a divisão responsável da SAGEM não conseguia atender satisfatoriamente à marinha daquele país.
  • Todos os sistemas são dotados de muito sensores, aumentando o custo de manutenção do navio.
  • A qualidade do material de construção é em geral muito inferior ao alemão (esta observação é uma unanimidade entre os chilenos).
  • Para se ter acesso a alguns equipamentos na livre circulação é necessária à retirada de partes do convés, dificultando e aumentando o tempo de manutenção.
  • Os scorpene chilenos estão em média com 150 sensores avariados cada um (sistemas de baterias, motores, hidráulicos …).
  • Os MAGE e Radar têm alto índice de falhas.
  • Uma avaria ocorrida nos dois navios na válvula de cúpula (equivalente do flap interno nos submarinos classe 209) ocasionou a indisponibilidade nos navios por mais de 30 dias devido as interferências que necessitaram ser desmontadas para se ter acesso as válvulas.

2) Dificuldades Operacionais:

  • Não existem ejetores de sinais pirotécnicos nos scorpene, obrigando o uso de sistemas externos de ejeção de sinais, que são mais caros e nunca foram operados pela MB, o que certamente aumentará também as dificuldades de manutenção.
  • Os periscópios SAGEM dos Scorpène não possuem estadimetro e o sistema eletrônico instalado não tem precisão e não funcionam na determinação da distancia periscópica.
  • É importante salientar que estes periscópios não são os utilizados pela marinha da França.
  • A câmara de salvamento dos Scorpene é de difícil acesso e não foi aprovada pelas tripulações chilenas.
  • O sistema de compensação de lastro do submarino é lento e não atende às necessidades operacionais de uma rápida imersão ou uma situação de emergência; foram observados tempo superiores há 20 minutos para um submarino retornar à cota periscópica, o que pode colocar em risco o submarino ou o sucesso de um ataque.
  • O Scorpène manobra mal na superfície, pior que o classe 209, porque o leme vertical fica 70 % fora da água.
  • O sonar SUBTICS tem um rendimento inferior ao CSU-90 (informação dos operadores sonar chilenos).
  • Os beliches do Scorpène possuem diversas restrições ao conforto da tripulação, tais como: São fixados no sentido BE/BB, ou seja quando o navio dá ponta o tripulante ou acorda ou cai !!! São 10cm menores em extensão e largura (deve ser porque os franceses são menores que os alemães). São insuficientes para toda a tripulação, caso o submarino embarque a sua dotação completa de torpedos.
  • Os compartimentos habitáveis são muito menores que os do classe 214, os banheiros incomodam um tripulante com mais de 1,70 m e a praça d’armas é extremamente pequena e mal comporta 5 oficiais.
  • A arquitetura pesada do SUBTICS obriga um enorme contingente de operadores sonar nos submarinos (7) o que desguarnece o departamento de máquinas do navio (informação confirmada pelos imediatos dos navios).
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pedro paulo

Socorro meu deus, entao porque q nao cancelamos esse contrato, senhores deputados e senadores ,agora deixo uma duvida no ar,sera q tem alguem levando alguma coisa extra pra forçar a compra desse subamrino, esse submarino problematico….

Rodrigo Cordeiro

imparcialidade?? isso ja foi um lema por aqui.

Robson Br

HORNET para editor chefe do poder naval para assuntos subaquáticos…

um bom dia a todos.
Faz bem para a saúde levantar e ler comentários impaciais como estes do Hornet.

Capitão

THe Greek Navy officially comunicated to HDW the decision to REFUSE acceptance of delivery of the Papanikolis type U214 submarine.
Among the reasons mentioned:

-Excessive roll on surface (up to 56 degrees).
-Excessive underwater noise generation.
-Periscope vibrations.
-Frequent falls of the ISUS combat system.
-Power losses in the AIP.
-Sea water leaks.

Meirelles

De uns tempo pra cá dificilmente comentei por aqui,mas numca deixei de acessar e acompanhar o blog(afinal ele é exelente). Mas ultimamente há muita informação e contra-informação por aqui a respeito da nova aquisição de Subs por parte da MB e confesso que até preferia ver o U214 na MB apesar de achar o Scorpene muito interessante,agora estou tão confuso que não sei mais qual oferta é a melhor pra MB. Devido aos últimos posts apenas suposiçaõ: Algém aqui lembra quando o Poder Naval foi convidado para conhecer as instalações do estaleiro alemão HDW em Kiel na Alemanha?? De duas… Read more »

RodrigoBR

Senhores, Eu gostei que tenha sido publicado este post sobre os problemas do Scorpene. Nós vamos participar do projeto dos nossos e vamos desenvolver os últimos inteiramente(assim se espera). É bom irmos anotando todos os problemas para que no futuro possamos saná-los. Mas em relação aos problemas do Scorpene Chileno, prefiro este ao U-214 com problemas muito mais sérios! Não devemos esquecer que ap contrário do que muitos “falam”, nós brasileiros quando queremos e nos empenhamos fazemos melhor do que qualquer um ou da maioria e gastando menos. Lembrem-se da tecnologia das Ultra-centrífugas para enriquecimento de urânio para combustível nuclear(a… Read more »

Capitão

E ele ainda balança de lá para cá uns 50 graus…só para assentar a carga!
Hahahahahahahahahahaha

Azul&branco

ô aliança cara esta vai ser !! pode ser ainda pior evoluindo para “””relações carnais”””…aí estaremo _________e mal pagos…

r2ribas

Será que ninguem do blog vai responder?

Capitão

Meirelles, Concordo plenamente contigo. Não um tratamento igual para ambos os subs alemão e francês. O que sempre ví foi este blog e seus editores ressaltarem problemas do Scorpene e não relatarem junto os problemas como o do PAPANIKOLIS, muito menos os GANHOS para projeto e construção própria de subs NACIONAIS. Acho que o simples fato de “ganhar uma visita” no fabricante de um deles já acaba com qualquer isenção nas opiniões de seus autores. Totalmente PARCIAL. Escrevo aqui somente para tentar fazer com que os que visitam tb sejam imparciais e analisem os prós e contras de todos o… Read more »

joao vaz bandeira

Bem, pelos problemas relacionados, acho que estamos comprando uma bela “M”, só falta aparecer agora, como fica a situação dos rema
dores, pois o descrito acima parece ser problemas de uma galé

Wolfpack

Por favor, existem alguns relatos duvidosos ai… Estes hermanos chilenos, algumas das cratcterísticas acima como número de operadores do sonor, capacidade de manobra na superfície, acomodações, capacidade do sonar/radar/periscopio. São itens básicos de avaliação e fácil mensuração quando dos testes e encomenda do equipamento. Desculpe a Marinha Chilena, mas esta lista demonstra um amadorismo completo de operação e conhecimento deste tipo de tecnologia e equipamento. São reclamações tão básicas, que me deixa desconfiado… Não sei, quando você embarca em avião para uma viagem de média distância, você vai reparar no mínimo no tamanho da poltrona… Este Chilenos compraram o Scorpene… Read more »

Claudio

Hola, a los hermanos brasileros, les comento, segun ha trascendido la clase scorpene ha sufrido de muchisimos problemas en la ACH, filtraciones diversas, inestabilidad en la vela, problemas con los motores, aca en la ARA, tenemos 2 submarinos alemanes clase TR1700, que han batido varios records, son muy fiables, silenciosos, y con una debida actualizacion electronica son de temer, yo compraria siempre tecnologia Alemana en caso de submarinos, los franceses no me parecen de fiar, solo un comentario, un abrazo desde Argentina!

CADU

Boa Noite Amigos
Pessoal, parem de chorar!!!, afinal de contas, vamos mudar de tecnologia, e para melhor, sai a salsicha, que tem o formato do submarino, e entra o escargô, que em síntese, e uma salsicha enrolada, rsrsrs, com mais tecnologia, pois não e mole enrolar a salsicha, para fazer o casulo e faze-lo ser estanque, portanto escopéne e o tal, ou será escargô??? rsrsrs.
Saudações.

Capitão

PAPANIKOLIS – U214

Gunter

Defeitos no u-214

-Rolagem excessiva na superfície (até 56 graus).
-Geração de ruído excessivo subaquática.
-Vibrações no Periscópio.
-Quedas freqüentes do sistema de combate ISUS.
-Perdas de energia no AIP.
-Vazamentos de água do mar.

São pequenos defeitos, mas nada comparado aos 10 cm a menos dos beliches dos scoperne.

Nunão

“r2ribas em 31 Ago, 2009 às 23:34 editar Será que ninguem do blog vai responder?” r2ribas, até ia responder, mas cheguei à conclusão de que não vai fazer diferença, dada a postura dos comentários. O post relata uma série de questões para serem discutidas, mas creio que o mais fácil é, ao invés de aproveitá-las, malhar o Blog. Por exemplo, a comparação com o 214 ocupa menos de uma linha no texto original, mas nos comentários, ganhou ares de de que o post faz uma defesa ferrenha do mesmo, e por aí vai. Mas, como escrevi, não vou continuar respondendo,… Read more »

sargento

Responde as perguntas Alexgalante.
Aonde você está?
Será que está na Alemanha comendo a salsicha dos alemães?
Quanto você tá levando ou o que você tá levando com a propaganda do u-214?
Você pensa que na marinha só tem idiota?

Nunão

Pois é, mais um exemplo do que eu acabei de escrever.

Lucas Calabrio

Prezado Nunão Uma coisa aprendi muito cedo com o meu finado pai. Credibilidade se constrói e leva tempo, mas o descrédito é do dia para noite. NNunão façamos o seguinte O Brasil, queiramos ou não, adquiriu uma experiência em sub convencional (exceto o da proa) com o projeto alemão e com os franceses verificarão os problemas que ocorrem com o atual projeto do sub francês. Não existe projeto perfeito, todos são falhos uns mais outros menos é simples. Os problemas existem para serem solucionados, mas não desanime, continue postando. A vida sem o debate, troca de idéias fica meio sem… Read more »

Hornet

Caro Bulldog, o relatório da MB sobre os Scorpenes, pelo o que se sabe (pois este relatório nunca foi publicado e só se tem especulações da imprensa sobre ele, mas nada de concreto), apresenta vantagens e desvantagens. Assim como seria com qualquer outro submarino, pois nada é perfeito neste mundo, ainda mais em se tratando de uma máquina de várias toneladas que navega debaixo d’água (hehe). O que eu sei sobre isso é o que a própria MB divulgou, apontando, inclusive, uma vantagem, para nossos intentos, do Scorpene sobre o U-214. Não se trata de saber “em abstrato” se o… Read more »

Muru

Meu comentário foi apagado?Não encontrei ele… ;D

Isso porque eu não falei nada demais,imagina se eu tivesse falado eim!rsrs

Espero que isso tenha sido feito por uma causa nobre,pois quem me conhece sabe que não xingo,ou uso palavras de baixo calão.O motivo eu não sei,mas vou rever meu comentário pois,os mais importantes,eu salvo no computador.Irei analisar o que foi escrito e ver se realmente deveria ter sido deletado…rsrs

Agora se eles estiver aqui e eu não tenha encontrado,a coisa muda e peço que desconsiderem este meu comentário. rsrs

Muru

É por incrível que pareça encontrei ele lá em cima.rsrs

desconsiderem ai o outro comentário,e peço desculpas aos editores.

Desde já agradeço.

Roberto CR

Parthenon em 01 Set, 2009 às 18:57

“… poderiamos partir para as Escoltas… ”
Concordo plenamente. E acho que esta discussão do submarino se esgotou.

Alexandre Galante em 01 Set, 2009 às 15:54

Foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos. É como se fosse uma autorização para discutir o assunto no plenário do Senado, que é o próximo passo no processo, onde serão votadas em regime de urgência, por conta de requerimento nesse sentido aprovado na CAE. Se vai ser aprovado ou não pelo Senado é outra história.

Abs

GUPPY

Bem, o mais importante agora(estou acreditando que no próximo dia 7 o contrato será assinado), é nos prepararmos para uma nova fase da Força de Submarinos. Os novos meios certamente apresentarão alguns problemas, como é natural, mas com certeza vamos nos debruçar em cima de qualquer problema e chegar a uma solução. É assim mesmo, equipamento novo traz desafios e a MB já passou por momentos assim várias vezes. Quando da chegada dos “Oberon” muita coisa era nova e problemas era o que não faltava. Ao mesmo tempo, recebíamos os “GUPPY”, que em nada se pareciam, outro fornecedor, outra logística,… Read more »

Baschera

Quanta má educação…. tem uns espertinhos, disfarçados por um nickname qualquer que deveriam voltar para a escola, se é que algum dia já foram a uma. Queria ver estes militares apócrifos se teriam coragem de dizer estes impropérios a seu comandante. Mas enfim…. tá na chuva é para se molhar.

Quero, abaixo, destacar três brilhantes posts desta matéria. Parabéns a seus autores.

Alte. doenitz em 01 Set, 2009 às 11:12

Corsario 01 em 01 Set, 2009 às 8:22

Felipe Cps em 01 Set, 2009 às 12:03

Sds do Yoda.

COMANDANTE MELK

Senhor Nunão em 01 Set, 2009 às 18:36,

de fato houve um equivoco, a sua colocação é valida.

Grato.

stavros

“Desculpe a Marinha Chilena, mas esta lista demonstra um amadorismo completo de operação e conhecimento deste tipo de tecnologia e equipamento. São reclamações tão básicas, que me deixa desconfiado… Não sei, quando você embarca em avião para uma viagem de média distância, você vai reparar no mínimo no tamanho da poltrona… Este Chilenos compraram o Scorpene por catálogo?”

Si, somos tan tontos que empresas chilenas participan en el equipamiento electrónicos de los scorpene.

Un saludo.

Guilherme Poggio

Wolfpack escreveu

“Este Chilenos compraram o Scorpene por catálogo?”

De certa forma sim. Os chilenos deram um passo ousado quando optaram por um produto que só existia no computador e nos catálogos. Eles foram os primeiros clientes.

PAulo

OLha, acho que esta matéria que esculacha o scorpene é coisa de alemão. Tem dedo de alemão ai. KKKKKK

PAulo

Quero salientar também que o SUB Brasileiro não vai ser um scorpene original, eles serão feitos com uma série muito grande de modificações pra atender a nosssa necessidade. Depois de tanto debate, depois de tanta pressão duvido que a MB não sabia o que esta comprando. Digo de novo, acho esta matéria parte do lobbin alemão de desqualificação do scorpene, afinal já disseram tanta coisa negativa dele. Nos foruns argentinos, eles estão morrendo de inveja da gente. No Chile também o scorpene, sofreu uma pressão enorme. O que acho é que o scorpene deve suprir nossa necessidade, confoio na MB.… Read more »

marinheiro

Duvido muito que os dados são de pessoas competentes, porque algumas coisas abaixo foram ditas por leigos ou pessoas sem nenhum conhecimento do Scorpene. O que se esperar de um submarino que é melhor, mais novo e mais complexo, que o IKL-209? É claro que o mesmo é mais difícil de manter, já em comparação com os 214…. Quanto aos periscópios, bom segue abaixo: 1- Os Periscópios chilenos são os mesmos empregados na Marine Nationale. 2- Os periscópios SAGEM dos Scorpène são extremamente sofisticados. 3- Todos os SNA e SSBN da França usam periscópios da SAGEN, por sinal o último… Read more »

Wolfpack

Os Chilenos não estão preparados para operar estes submarinos e apontaram itens realmente de um amadorismo completo. Coloco em dúvida a veracidade desta lista.
Pode ser até dissimulação, diversão. Oh, os submarinos chilenos estão no estaleiro cheio de problemas… ainda mais com um Peru se armando ao lado e babando na sua fronteira norte.

Joel

Gostei do argumento dos beliches daqui a pouco vão dizer que os marinheiros terão que usar pinico pq não existe sanitário.

Será que o centro de Comunicação da Marinha vai novamente se dar ao trabalho de rebater com a galhardia que tem feito até hoje, mais estes argumentos apresentados?

O CHORO NÃO VAI ACABAR NUNCA .

Wolfpack

Desejo que apareça cada vez mais relatórios de danos e problemas com os Scorpenes, no Chile, Índia e onde for. Assim a Marinha poderá atuar para sanar cada ponto e ter o melhor em suas mãos.

RODRIGO

A Grécia diz que que o U214 nao presta e agora os chilenos citam
inúmeros defeitos do Scorpene….! Afinal,qual é a verdade ??

pampa

A verdade?…… A verdade é que a $$$ está rolando solta.
Concordo com o comentário do “Wolfpack em 31 Ago, 2009 às 21:01”
q venham os problemas e os choros, pois isto permitirá que a MB tenha um sub mais capaz.
E a caravana passa, assim como a banda.
[]s

Gustavo

Boa noite a todos! Engraçado esta matéria, até uns 5 meses atrás, o scorpene era melhor em todos os aspectos em relação ao submarino alemão, tirando apenas o alto custo de manutenção. Isto era noticiado por quase todos os sites e blogs de defesa brasileira, era a “ferrari dos submarinos”. Agora, parace é a pior coisa do universo, ou o famoso ditado brasileiro, “gato por lebre”! A final de contas, para os editores e/ou moderadores do Poder Naval, na opinião de vocês qual o melhor submarino ou a melhor proposta? Pois já estou confuso com estas informações! Agradeço desde já… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores,

hehehe…me desculpem…hehehe mas tá dificil não dar risada…hehehe

Até tú Galante!!!!!!!!hehehe

Virou piada…

sonic wings

Agora entendi pq nos SSK serão 5m. maiores do que os chilenos!

Abs

sonic wings

*nossos

Robson Br

COMANDANTE MELK
Tá virando piada mesmo.
Porque não comentam do IKL U-214 que a marinha grega devolveu e ninguem quis. A Marinha alemã não quis, tentaram com portugal a troco do Offset e também não quis. Olha que era até um bom negócio. A MB vai agradecer a esta lista, já que os subs BR serão dentro da especificação nossa. Uma sugestão. Por que não colocar uma banheira de hidro nos banheiros para relax da tripulação.

WAR

Opa, parece que compramos gato por lebre… Ou será o “modus esperneandi” dos derrotados na concorrência? Será que a tecnologia francesa é tão inferior? O futuro dirá!

Felipe Cps

Ahahahaha, isso Galante, bate neles, bate neles, rsrsrsrs… Isso tá ficando muito legal: “quando o navio dá ponta o tripulante ou acorda ou cai” ahuahuahuahuahua… HAHAHAHA… Fiquei imaginando um monte de cucarachos caindo de ponta-cabeça e praguejando contra o Comandante, rsrsrs… eita ceninha mais quixotesca, rsrsrsrs… E o monte de cucarachos acordando com dor nas costas e torcicolo por causa dos confortáveis beliches gauleses???? Rsrsrsrs, pior que o “Leito de Procusta”, rsrsrs… To rindo até agora… 🙂 Caraca, e teve alguém aí em riba que perguntou se “alguém está levando algum”, rsrsrsrs… Ahahahahaha… Ai ai ai, tem nego que acredita… Read more »

carlos argus

Que se listem os defeitos agr, p serem comprovados juntos aos francos( francos rsrsrsrs)e feitas as necessárias correções..em tempo.Que droga.

URUTAU

Senhores

sera que entramos ou melhor embarcamos em canoa furada ou melhor ainda embarcamos em submarinos furados ?
bem em ultimo caso repassamos eles para o corpo de bombeiros do Rio para salvamento de banhistas ou ate mesmo surfistas aprendizes
rsrsrsrs

SDS Senhores

gerson

Caros amigos,

Eu que servi durante alguns anos no CT Maranhão D33 Classe Fletcher, achava muito legal as quedas dos beliches pois no navio desta classe nada para em pé!!! ou deitado! hehheeheeh

URUTAU

Felipe Cps

tu és uma bola camarada muito bem feita a colocação realmente as cenas seriam hilarias ja quanto ao ganhar por fora lhes digo uma unica coisinha tem muit gente nesse meio que os netos dos netos não irão precisar trabalhar ……………. entendem questão de herança
rsrsrsrsrs

SDS Senhores

Roberto Carvalho

Quando o Blog vai apresentar os problemas dos U214.

Ou será que estes não tem problemas!

Parece que alguns esquecem que o SBR será um Scorpene com as modificações propostas pela MB. Será que essas alterações não são exatamente para corrigir esses problemas!

Ou é falta de conhecimento, ou é má-fé

Hornet

Ehherrrr mundão véio de guerra!!!… como se diz no interiorrrr de Sum Paulo, que é onde eu moro, sô!… Gostei do argumento dos beliches também. E parece que o travesseiro do Scorpene também é bem inferior do oferecido pelos alemães no U-214…não é tão macio…hehe E o colchão oferecido pela França não é ortopédico. Já o oferecido pelos alemães e usado no U-214 é a última palavra em colchões ortopédicos…hehe As toalhas de rosto usadas no U-214 também são nitidamente superior às usadas nos Scorpene. Mas não se preocupem, teremos engenheiros brasileiros, camareiras brasileiras, cozinheiros brasileiros e faxineiras brasileiras que… Read more »