O primeiro navio da classe “Orizzonte” (Horizon) da Marina Militare, em visita ao porto francês. Essa classe de escoltas começou como um projeto conjunto entre o Reino Unido, França e Itália, denominado Horizon Common New Generation Frigate (CNGF). O Reino Unido acabou abandonando o programa, para criar sua própria classe de navios, a Type 45.
França e Itália prosseguiram, mas de 8 navios programados, só construíram dois cada, por causa do elevado custo. Os dois países partiram então para o projeto de navios menores e mais baratos, as FREMM.

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Alfredo_Araujo

Esses 3 canhoes são Trinity?? Igual ao das nossas fragatas Niteroi..

Francisco

Não, são Otobreda Super Rapid 76 mm.

Corsario-DF

As duas únicas “coisas” estranhas são os 3 canhões (2 já estavam de bom tamanho) e essa torre, que parece a de “PISA”, rsrssrsrsrsrs. Mas uma bela classe de navios.

Sds.

Fábio Max

EU pensava que Andrea Doria era um porta-aviões ligeiro…

Jorge

Alguém tem idéia da porcentagem de mão de obra no custo final de um navio desse porte.

Pergunto por que me veio à lembrança a fragata coreana KDX-III.

E ao que me consta tanto França como Itália tem um PIB bem superior à da Coréia.

Ainda não me conformo de não termos (MB) nada semelhante e nem previsto para incorporação a médio prazo.

Jorge.D.G-santos

Umas quatro dessa ja tava bom para a [mb] ok.

claudio
Excel

Ô coisa feia, parece uma fábrica flutuante.

direto do fundo do mar

Eu acho horroroso. Não tenho o menor tesão neste navio. Ele pode ser o que quiser de bom, mas é feio pra cacete!

Eloizio

Pode até ser feio, mas já pensou a MB com uns 2 desses, e para impor respeito !!!!!

Vassily Zaitsev

Eloizio,

Bravo! Bravo! Bravo!

Beleza não se coloca na mesa………………………….

Com 2 unidades dessas, a MB daria um novo salto na capacidade de escolta, desde que viessem com todo o recheio, sem tirar nada.

Vassily Zaitsev

Eloizio,

complementando,

Á uns três meses atrás, aqui mesmo no Blog Naval, o Galante postou uma matéria falando da Classe Frigdjad, sei lá, alguma coisa assim. É uma fragata construída na Holanda, com um enorme domo onde ficam instalados os radares do navio. Chamaram o coitado de Carmem Miranda, abacaxi, couve-flor, etc………………..

…………………… e se esqueceram das “capacidades” do navio.

Vassily Zaitsev

Quem quiser conferir a “fome” do OtoBreda 76mm Super Rapid, é só ir no YouTube e digitar: 76 SR ( Ou Super Rapid). O vídeo é fantástico.

Vejam a cadência de fogo, é simplesmente de cair o queixo. Parece que não tem fim.

ronaldo de souza gonçalves

Se são caros para a frança e italia são caros para nós também eu a freem boas para nós as vezes quantidades de belonaves são importantes ainda mais hoje aparecem misseis novos com maior alcance . E o Brasil com essa grande extensão litoranea favorece uma marinha numericamente grande.

rodrigo rauta

Alguem sabe se o sistema anti-aereo delas é o Herakles/Aster30?
3 dessas aqui hein…e melhor eu acordar!

rodrigo rauta

Vassily,
Fui la e conferi o video…to arrepiado ate agora…o negocio da medo..na ultima sequencia coloca 40 projeteis no “brinquedo”..so pra consta..ele levou 20 segundos pra disparar os 40..não sou especialista no assunto..mas acho q isso é bastante….

Nunão

Rodrigo, os mísseis são Aster, as o radar de acompanhamento / direção de tiro não é o Herakles, é o Selex EMPAR, de capacidade e preço bem superiores, operando em conjunto com o radar de busca de longo alcance Thales / Selex S1850M, também nada barato, mas é a combinação certa para uma defesa de área, digamos, “extensa” Nas FREMM, os Herakles 3D operam todas as funções desses dois radares das Horizon, mas obviamente, em comparação, a capacidade é limitada. Tanto que as FREMM planejadas esse tipo de radar utilizarão o míssil Aster 15, de menor alcance que o 30.… Read more »