090928-N-7241L-245

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) anunciou na última terça-feira, 13 de outubro, a decisão de desdobrar o LCS 1 USS Freedom para as áreas de atuação do Comando Sul e do Comando do Pacífico no início de 2010. O emprego do navio em operações estava originariamente planejado para 2012. 

De acordo com altos oficiais da US Navy, os LCS (littoral combat ships – navios de combate litorâneo) são necessários com urgência para fechar atuais brechas operativas, ou “gaps”, em operações litorâneas (que estão ganhando cada vez mais importância).

Conforme o Almirante J. C. Harvey, Jr., quanto mais cedo os LCS sejam integrados à esquadra, mais cedo poderão ser incorporados à ordem de batalha, e esse desdobramento oferece uma “oportunidade de ouro” de aprender fazendo.

Para atender a essa necessidade de antecipação, a US Navy ajustou o cronograma de testes do navio, priorizando os necessários ao emprego operacional, em detrimento de outros. Recentemente, o LCS-1 completou a avaliação industrial pós entrega número 2, que também apoiou a antecipação do emprego do navio.  

FONTE e FOTO: US Navy

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonas Rafael

Esses LCS cairiam como uma luva na Somália. Será que essa antecipação de emprego do Freedom o coloca como favorito sobre o LCS-2?

COMANDANTE MELK

Pois é meu caro Carpe(Carlos Augusto), o Brasil pode dormir de pijama, mas não de touca com os americanos…hehe, tem que ficar de “zoio´´ bem aberto com todas essas movimentações.

Grande abraço.

Mauricio R.

Será que o Butantã faz vacina contra antí-americanismo patológico???
Estamos necessitados, aqui pelo blog.

Diego

Esse já é o primeiro a sair do USA, quero só ver quando vierem porta aviões, destroyers e submarinos, é por isso eu já até tinha falado comigo mesmo, que se os EUA forem agir podem até agir antes mesmo de nos armamos até os dentes nesses próximos 10 anos, que é o previsto…Se for o caso, como falam aqui no Nordeste”LASCOU”

COMANDANTE MELK

Gostaria de dizer, exclarecer aos colegas, que “eu´´ por exemplo não tenho ódio ou sou anti-americano, ao contrario, admiro e sei do relevante papel dos americanos na historia da humanidade. Oque gostaria que os amigos entendessem, é que eu posso tomar coca cola, mais devo estar atento ao fato de que se eu exagerar na dose, ela tambem poderá me fazer mal… Traduzindo, podemos e devemos sim ter boas relações com nosso parceiro do Norte. Mas, jamais devemos esquecer que somos uma Nação, e eles outra Nação. Desta forma, sabemos que cada povo tem os seus anseios e interesses, assim… Read more »

Dalton

Tá…

entao porque “eles” estao transferindo navios do Atlantico para o Pacifico?

E o Golfo Persico? Os LCSs sao ideais para uso lá.

Mas…o que importa nao são os navios, a nova doutrina, as mudanças que tais navios trarão a US Navy.

Bom mesmo são as teorias conspiratorias, e o endeusamento do atual Presidente.

Dalton

Lucas,

fico feliz que pensemos da mesma forma…ao menos quanto a “ódios e nacionalismos que não levam a nada”.

abraços

Tiago Jeronimo

FUJAM PARA AS MONTANHAS OS AMERICANOS VÃO NOS ATACAR!!!

Lucas Calabrio

Prezado Dalton

Creio que tu avalias mal o que postei. A finalidade foi para realizar um exercício de reflexão, pois se tem falado muito sobre antitudo por aqui. Realmente, não deixas de ter razão quanto ao ódio e nacionalismo que não levam a nada, mas o argumento passa ao largo.
Abraço

Dalton

Também li o livro do Sun Tzu Lucas, mas continuo lamentando que tantos usem este espaço para “vomitar” ódios e nacionalismo exacerbado.

Não fosse pelos outros 50% que frequentam os blogs, não entraria mais aqui.

Lucas Calabrio

…aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;

para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais;

aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas…

Lucas Calabrio

… na dissimulação do combate, um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe……

Lucas Calabrio

Nunca confie na probabilidade do inimigo não estar vindo, mas dependa de sua própria prontidão para o reconhecer. Não espere que o inimigo não ataque, mas dependa de estar em uma posição que não possa ser atacada.

Rodolfo

Eu não consigo entender muito essa dos americanos invadirem o Brasil… pelo Pré-sal… hahahaha… rapaz explorar esse troço vai custar uma fortuna fora que todo mundo já sabe que essa história que o pré sal é sucesso garantido é conversa pra boi dormir…é muito mais vantajoso deixar o Brasil correr o risco da exploração e comprar os barris de petróleo que porventura a Petrobrás venha a exportar desses poços. A agenda americana de energia já é outra hoje, é auto suficiência energética e independência de combustíveis fósseis… Energia é o commoditie do futuro… leiam a entrevista do Delfim Neto publicada… Read more »

muscimol

HHAHHAHAHA …. isto parece uma novela do Orson Welles.

por favor nao parem 🙂

Sem saco

É muita viajem, voçes estão fumando o que??
Além do mais voçes estão colocando o Brasil no mesmo saco do Iraque, irã, coreia do norte e outros paísecos páreas que tem por aí. É muito complexo de inferioridade, arrêgo, PQP, ai meu saco. O Brasil merece muito mais.

Carpe

Comandante Melk as intenções deles pra quem tem desconfiometro, não dá pra gente rir. Na verdade sem antiamericanismo, esse povo do norte não passa é de piratas modernos com muitos Nae e muitos caças modernos, para poderem praticar toda sorte de injustiça.

Abs.Carlos Augusto

COMANDANTE MELK

Pois é meus camaradas, estão vendo para onde o “bicho´´ está sendo enviado em regime de urgência? “Para as áreas de atuação do Comando Sul e do Comando do Pacífico no início de 2010´´….

E sabem porque? “De acordo com altos oficiais da US Navy, os LCS são necessários com urgência para fechar atuais brechas operativas, ou “gaps”, em operações litorâneas´´….na America do Sul meus caros…na America do Sul, só faltou dizerem isso.

Vão prestando atenção….

Saudação a todos.

Operti

Já já, em águas brasileiras… hehehe

Abraços

COMANDANTE MELK

Meu caro colega Dalton em 15 Out, 2009 às 13:21, vamos contemporizar…hehe, rapaz fico imaginando a sua fisionomia crispada…hehe. Não sei se o colega percebeu mas o post traz informações não só para uma discussão tecnica mas tambem de ordem geopolitica, e isso claro que o amigo já deve ter notado é algo de que eu gosto de falar(Porque deixo para os mais entendidos na parte tecnica discutirem sobre os parafusos e diametros das helices e etc e etc…hehe) Aliás gostaria de lembrar ao colega, que a parte tecnica é decidida a partir do estudo de onde e como será… Read more »

Dalton

Marujo meu caro… o LCS será muito mais útil no momento nas aguas confinadas de um Golfo Persico por exemplo. Lembra-se que a guarda revolucionária iraniana “ameaçou” com pequenos barcos uma força tarefa americana ano passado? E o incidente envolvendo varios marinheiros de uma fragata inglesa sendo capturados pelos iranianos quando encontravam-se em uma missao de abordagem? Leve em conta que as fragatas Perry estarão sendo descomissionadas em breve e a USS McInerney recem deixou sua base para sua ultima missao. Ou seja, os LCSs terão que assumir muitas das funçoes das Perrys. Lembro a vc que os EUA, alguns… Read more »

marujo

A ameça americana é real.Senão porque eles enviariam um navio que terá sua incorporação adiantada para o Atlântico Sul? Só para mostrar bandeira?

João Curitiba

Os norte-americanos estão muito perdidos na sua estratégia de conquistar pelas armas a América do Sul. Ao mesmo tempo que vão “transferir sua frota para nossas águas”, querem empurrar goela abaixo do Brasil 120 F18 SH. Das 36 aeronaves iniciais, garamtem que 24 já serão fabricadas aqui. Sem falar na vasta gama de armamentos. Fora as compensações off-set.
Alguma coisa não está coerente nesta história.

marujo

Caro Dalton:Como o comandante Melk também não sou anti-americano, reconheço a sua constribuição à humanidade e tem muita coisa nas artes e no “americam way life” que admiro. Mas,mesmo desacreditando de qualquer teoria conspiratória, reconheço que os EUA tem uma estratégia global e o Brasil e seus vizinhos sul-americanos são abrangidos por ela. Senão, porque instalariam bases na Colômbia e sonhariam com o mesmo na Guiana francesa e em Recife? O interessante é, em seu último post, você revelou sua história e seus naturais envolvimentos e referências. Respeito profundamente isto. Mas, é fato que estamos discutindo porque o texto do… Read more »

Pedro Rocha

Olá senhores! Contornando a discussão ideológica esses navios são fantásticos! O conceito LCS é para mim o futuro das escoltas (fragatas e corvetas)! Navios multipropósitos adaptáveis à missão! O meu favorito e o LCS-2 Independence principalmente pelo seu grande Convôo! A única coisa que não gosto neles é o fraco armamento de tubo! Para mim deveriam ser artilhados com peça de no mínimo 120 mm e foguetes. Assim prestariam apoio de fogo com maior eficácia! Esse é um projeto que deveríamos olhar com maior carinho, pois é uma forma de projeção de poder sobre terra (ou plataforma em alto mar)… Read more »

Rudi

Sou anti-americano patológico, vou tirar um americano da cama da…

ESTE COMENTÁRIO FOI EDITADO POR TER CONTEÚDO ESCATOLÓGICO E OFENSIVO

Dalton

Caro Melk… acredite-me, torço pela nossa marinha também, mas é inegável que para quem gosta de historia naval nada compara-se ao que os EUA fornecem em termos de navios museus por exemplo. Voce e o Marujo irão continuar “batendo” na IV Frota, mas sejamos justos…a IV Frota tem seu aspecto humanitário também, vide o gigantesco navio hospital Confort e vários navios anfibios que tem contribuido para causas humanitárias no Caribe. A grande maioria das fragatas Perry da marinha americana encontram-se no Atlantico e a principal missao delas é o combate ao trafico de drogas. Quem fará este trabalho a medida… Read more »

Dalton

Melk… como sempre vc é impecavel na redaçao e sempre muito polido, o que certamente atrai admiraçao de muitos que leem o que vc escreve. Pergunto-me as vezes de forma simplista…se vc realmente gosta de “navios de guerra”? Talvez vc seja da marinha, nao sei…de minha parte nunca servi a bordo de um navio, como o Galante, o LM e mesmo o mestre Ostra que “trabalha” com navios mercantes. De minha parte, estive nas principais bases navais americanas, Norfolk, San Diego, Pearl Harbor, Mayport, Groton…visitei dezenas de navios entre outras coisas, como campos de batalhas da guerra civil etc… Isto… Read more »

Dalton

Marujo… Onde vc leu que este navio será enviado ao Atlantico Sul? Ele tem como base Norfolk que fica no Atlantico…apenas isso… e será empregado onde for necessário…talvez faça parte de um Carrier Strike group com destino ao Oceano Indico, ou opere independente. No mais…qual o perigo que um LCS representa para nós? Com certeza está longe de ser um dos navios mais poderosos da US Navy… Já escrevi e repito…se eles irão nos atacar, roubar o pré-sal… por que eles estao transferindo navios do Atlantico para o pacifico? Até mesmo os miseros caça-minas foram todos transferidos para o Pacifico…… Read more »

marujo

Bravo, Comandante Melk!

marujo

Caro Dalton: O Comando do Sul não engloga a América do Sul? Por se tratar de um navio, naturalmente o seu teatro de operações será também o Atlântico Sul.Os EUA terão uma base naval na Colômbia,que poderá dar suporte ao deslocamento desta belonave.O navio, em si, não representa ameaça.Mas seu desdobramento revela uma política mais agressiva em relação aos países sul-americanos e pode facilitar o uso do poder militar como instrumento político. Até hoje não ficou esclarecida a participação dos EUA no golpe de estado em Honduras. Mas, uma coisa é fato: o avião do presidente deposto pousou em uma… Read more »

Dalton

Caro Melk… coloquei o “bater” entre aspas até para suavizar nosso debate,e já entendi que vc não é antiamericano…nada de fisionomia crispada vc tambem! (rs) mas realmente o que vc escreveu ” envio em regime de urgencia do LCS1 para o comando sul” pareceu-me meio alarmanteo até porque o USS Freedom será enviado para o Pacifico via canal do Panamá. A urgencia é realmente grande…já que as fragatas Perry serão descomissionadas em bloco e há noticias de que varios navios serão descomissionados com um ano antes do estipulado. O “foco” americano é maior no Pacifico e por este motivo 60%… Read more »

COMANDANTE MELK

Dalton meu caro, não se trata de “bater´´ na IV Frota, mas apenas mostrar o óbvio que é a diposição dos USA de incrementar a sua presença no teatro de operações SUL, isso ficando evidente com o envio em regime de urgência do LCS 1 USS Freedom para as áreas de atuação do Comando Sul e do Comando do Pacífico no início de 2010. Gostaria de salientar ao colega que a parte “policial´´ e “humanitaria´´ é inerente a qualquer força desdobrada em qualquer teatro de operações, até para que se legitime a sua atuação na área…(É ingénuo achar que eles… Read more »