a-4m-raio-x-national-vietnan-war-museum.jpg

 af-1-foto-cees-jan-van-der-ende.jpg

Mudando do mar para o ar, mas continuando a tratar de assuntos navais, a série “Fique por dentro” faz um pequeno intervalo nas “cutaways” de navios e mostra um raio-x bastante completo do A-4M Skyhawk, modelo similar aos A-4KU que, adquiridos em 1998 pela MB, são denominados AF-1 pela Força. Nesse momento em que se discute notícias sobre a modernização dos vetores do esquadrão VF-1, assunto que foi objeto de artigo do Poder Naval On Line, nada como analisar “por dentro” algumas características da aeronave.

Nesta “cutaway”, pode-se perceber detalhes interessantes do notável projeto do A-4, que alia simplicidade e funcionalidade: a posição do motor na fuselagem central, bem no centro de gravidade; o reforçado anel da fuselagem onde são instalados o gancho de parada e os freios aerodinâmicos; o espaço extra disponível para aviônicos na “corcova” da versão M (também presente nos AF-1); o espaço para aviônicos e radar no nariz (nesta versão, há apenas um radar de navegação dado que o espaço é ocupado principalmente por um designador laser); a boa capacidade de combustível (em relação ao porte do avião) proporcionada pelas asas em delta, cuja corda também permite que o longo trem de pouso seja articulado para a frente.

Outras características e observações sobre o “raio x” e a modernização dos vetores, ficam a cargo de vocês, freqüentadores do Blog do Poder Naval!

Foto: PNOnline – Cees Jan van der Ende    Ilustração: National Vietnan War Museum (vale a pena visitar a página do museu) 

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolfpack

Uma coisa eu gosto da Aviação Naval Brasileira, a pintura e esquema de camuflagem dos aviões é muito legal. Bem diferente da FAB e sua camuflagem de selva nos bicudos. E eu adoro os bicudos.
E daí rola ou não aviões do FX2 para a Marinha? Eu estou com dúvidas devido a intromissão da FAB na aviação do EB com estes Mil Mi35. Acho que não estão falando a mesma língua.

Baschera

Wolfpack,
Nunca falaram a mesma língua, estão sempre de bico !!
Quem conheçe sabe o que estou falando…..
Sds.

PS: Alguém aí sabe do M. Ostra, seu estado de saúde melhorou ??

Mauricio R.

Os Mi-35M na FAB, são p/ complementar aos A-29 dos Terceiros.
Qndo os Super Tucanos abordarem algum voo ilegal, essas tripulações não poderão mais se evadir pousando em qq lugar e fugindo p/ a selva.
Pelo menos em tese.

ronaldo de souza gonçalves

APE3SAR DE OBSOLETOS EM TESE PODEM SOFRER UMA MODIFICAÇÃO QUE ACHO OPORTUNA NO MESMO MODO DO F5BR.VAMOS TENTAR E BARATO E NO FUTURO QUANDO ADQUIRISMOS OUTRA AERONAVE AINDA VAI SERVIR DE UM BOM AVIÃO DE TREINAMENTO. OS EUA SABEM FAZER AVIAO ISTO ELES SABEM PENA QUE SÃO CHEIOS DE RESALVAR POIS A SUA POLITICA DE MEDO.POR EXEMPLO AQUELE PAIS E ALIADO DE 1 CLASSE DE 2,3 COMO O BRASIL NAO E MUITO CONFIAVEL PARA ELES ATUALMENTE , NÃO CONFIAMOS MAIS NELES FICA DIFICIL OPERAR AVIOESW OU QUALQUER MATERIAL DE ORIGEM EUA.ACHO ACERTADO DE O BRASIL ALIE COM A FRANÇA E… Read more »

Nelson Lima

Sou fã absoluto do capeta.Seus detratores denunciam que ele sofreu muitas baixas nas Malvinas. Isso ocorreu simplesmente porque ele foi um cavalo de batalha, que cumpriu a maioria das missões completamente cedo eletronicamente, mas com a confiabilidade de um jipão aéreo.Modernizado , ele vai dar o que falar.

Nelson Lima

Quis dizer cego eletronicamente

Robson Br

É uma pena que esta modernização está começando muito tarde, como foi o caso dos F5M. Mas, como no caso da FAB, vai ser um excelente vetor para a MB criar uma doutrina de operação de asa fixa em um ambiente de guerra moderna, principalmente com os S3 track’s. Reforçando o que alguns já comentaram, não vejo o motivo da FAB ficar roendo todo o “osso”. O EB (AVEx) poderia ter helis de ataque e pequenos aviões de asa fixa para transporte e observação como os Caravam e os C212 Aviocar. No caso da MB aviões de asa fixa baseados… Read more »

Wolfpack

Os A4 Skyhawk têm uma história longa, principalmente dentro da Marinha Americana, mas operou em várias Guerras pelo Mundo. Foi o Principal Treinador em Miramar – Top Gun – junto com os bicudos. Portanto não se pode desprezar seu histórico. Depende muito qual o papel a ser desempenhado na MB por este avião. Se for doutrina, formação, primeiro contato com aviaçào embarcada, etc. Tudo bem, concordo e acredito que não exista coisa melhor que os A-4M, porém deve-se para o raciocínio por ai. Embora modernizado, é muito difícil acreditar que um avião da década de 60 pode estar na ativa… Read more »

Ulisses

Já perceberam que o numero 12 é um pouco comum nas FFAA,vejamos:

12 Mirages 2000

12 AF-1

12 Casa 295

12 Piranha III(agora serão 30)

12 MI-35

A12 São Paulo

Será que é numero da sorte?Xiiiiiiii.

Ulisses

Completando,o C-390 virá em 2012!!!

cleber

e o A-12 ja ta em atividade?

Democracia

Isso é realmente estranho, alguém sabe porque ?

Viva a República!!!

Vassily Zaitsev

Capeta???????????????????????? essa é nova, vade retro, sai prá lá coisa ruim.

Eu o conhecia carinhosamente por “galinho de briga”, uma alusão ao seu pequeno tamanho, mas ENORME fome de combate.

abraços.

airacobra

em relação a modernização, alguem sabe como anda o desenvolvimento do radar scipio? será que ele realmente dará conta do recado para o a-4mod como o fará com o a-1M, pois a função primaria do a-1 é ataque, nesse caso cumpre bem sua função, enquanto a do a-4 na MB é interceptação, sendo o scipio um basicamente um radar com função ar-solo e ar-ar, será que esse radar será compativel com misseis bvr, pois seria muito bom vermos os nossos a-4 com um par de derby e outro par de maa-1b, pyton 5 ou a-darter, realizando uma pac, em parceria… Read more »

[…] A-4M, versão bastante similar aos A-4KU (AF-1 na MB), com detalhes como a instalação do motor, clicando aqui. Na mesma matéria, há links para posts anteriores a respeito do AF-1, que também podem ser […]

alex macahado

cara precise de fotos do interior do a4. pois fiz um cockpit do f16c com intrumentaçao e com uma plataforma movel. quero fazer um do a4 se puderes me ajudar agradeço se queres foto do meu cockpit terei o maior prazer em divulgalas

alex macahado

preciso de fotos do interior do a4

dhou

ésta desconfiança americana quanto ao brasil faz com que os brasileiros tambem desconfiem dos americanos,e quanto as bases americanas na colombia não acredito que sejam motivos para todos ficarem desconfiados pois eles tem bases pelo mundo todo e durante a segunda guerra mundial estiveram presentes no brasil,e acredito que a maioria até gostou pois se sentiram mais seguros contra a alemanha que éra a ameaça,eles tem uma politica forte o que asveses entra em choque com outras politicas mas são coisas da politica,o brasil sempre comprou armas americanas e sempre dependeu muito deles em armas,o poblema é que eles nunca… Read more »